Tópico dos telemóveis

1ª opinião:

Siga estes passos estruturados para limpar o seu telemóvel de anúncios:

1. Desativar o sistema central de anúncios (Xiaomi / Redmi / Poco)​

O sistema da Xiaomi (seja MIUI ou HyperOS) usa um serviço escondido chamado msa (Mi System Ads). Para o desligar: [3, 4, 5]

1. Abra as Definições do telemóvel.
  2. Vá a Definições Adicionais (ou Palavras-passe e segurança) -> Autorização e revogação.
  3. Procure o item msa e desligue o botão correspondente.
  4. Espere os segundos do aviso de segurança e clique em Revogar.
  5. (Opcional) No mesmo menu, desative também o GetApps para evitar publicidade na loja de apps nativa. [1, 3, 4, 5, 6, 7]

2. Desativar os Serviços de Anúncios e ID da Google​

Este passo aplica-se a todos os telemóveis Android (Xiaomi, Realme, Oppo, etc.): [8, 9]

1. Vá a Definições -> Privacidade -> Anúncios (ou Definições -> Google -> Anúncios).
  2. Toque em Eliminar ID de publicidade. Isto impede que as apps criem um perfil dos seus gostos para lhe enviar anúncios direcionados.
  3. Desative a opção Serviços de Anúncios ou Anúncios personalizados. [1, 10, 11, 12, 13]

3. Retirar a publicidade das Apps Nativas (Xiaomi e Realme)​

Muitas aplicações de fábrica continuam a mostrar anúncios individualmente. Terá de abrir as apps mais comuns e desativar as "recomendações": [4, 14]

• App Segurança / Otimizador: Abra a app -> toque na engrenagem (topo direito) -> desative Receber recomendações.
  • App Limpeza: Dentro da app Limpeza -> toque na engrenagem -> desative Receber recomendações.
  • Gestor de Ficheiros: Abra a app -> menu lateral (três traços ou engrenagem) -> Definições -> Sobre -> desative Recomendações.
  • App Temas: Abra a app -> toque em Perfil -> Definições -> desative Mostrar anúncios e Recomendações personalizadas.
  • App Downloads: Abra a app -> três pontos (topo direito) -> Definições -> desative Mostrar conteúdo recomendado. [1, 2, 4, 14]

4. Solução Global Avançada: Usar um DNS Privado​

Se quiser bloquear anúncios não só no sistema, mas também em jogos e sites enquanto navega na internet, pode configurar um filtro de DNS gratuito e seguro: [8, 15, 16, 17, 18]

1. Vá a Definições -> Ligação e partilha (ou Rede e Internet).
  2. Selecione DNS Privado.
  3. Escolha a opção Nome do fornecedor de DNS privado e escreva exatamente: ://adguard.com
  4. Guarde as alterações.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

2ª opinião:

A forma mais eficaz de desactivar publicidade em telemóveis chineses (sobretudo Xiaomi/Redmi/POCO, OPPO, Realme, Infinix) passa por desligar serviços internos de anúncios, remover permissões e ajustar apps do sistema.O essencial: não é preciso instalar apps externas — quase tudo se faz nas definições.

🎯 Resumo rápido (o essencial)​

A publicidade nos telemóveis chineses vem de três fontes principais:

• Serviços internos de anúncios (ex.: MSA da Xiaomi).
  • Apps do sistema com “Recomendações”.
  • Lojas próprias (ex.: GetApps).
Desactivar estes três pontos reduz 80–90% da publicidade.

📱 Xiaomi / Redmi / POCO (MIUI / HyperOS)​

• How to Check What Android Version is on Your Phone | Beebom Gadgets

• Xiaomi HyperOS 2.0 brings new design for the settings app - XimiTime

• Xiaomi MIUI Now Showing Ads in Settings App on Their Phones

• How to Remove Ads on Xiaomi Smartphones | Guide to Remove MIUI Ads

1)​

• Definições → Palavras‑passe e segurança
  • Autorização e revogação
  • Desligar msa
  • Se aparecer “não foi possível”, tentar 2–3 vezes.

2)​

Cada app tem o seu próprio interruptor:

• Segurança → ⚙ → desligar Recomendações
  • Downloads → ⚙ → desligar Mostrar recomendações
  • Temas → desligar Recomendações
  • Explorador de ficheiros → desligar Mostrar anúncios
  • Mi Browser → desligar Recomendações

3)​

• Pressionar no ecrã → Definições
  • Desligar Mostrar sugestões.

4)​

• Definições → AppsGerir appsGetApps
  • Notificações → desligar tudo.
  • Opcional: remover via ADB (avançado).

5)​

• Definições → Privacidade e segurançaAnúncios
  • Repor ID de publicidade.

📱 OPPO / Realme (ColorOS)​

• Oppo Color Os Settings

• ColorOS 12 Review: A Step In The Right Direction - Gizmochina

• oppo K10 5G ads settings Hidden features how to use - YouTube

• OPPO Reno15 5G Long Term Review - Full-package content-focused premium ...

1)​

• Definições → Privacidade
  • Anúncios personalizados → desligar.

2)​

• Gestor de ficheiros, Temas, Browser OPPO → desligar Recomendações.

3)​

• Definições → Notificações
  • Ver apps como App Market, Browser, Gestor de telefone.

📱 Infinix / Tecno (HiOS)​

• What Are BIOS Settings? - FlyingMachineArena

• How To change the Default Launcher on Tecno’s HiOS - TechArena

• Essential BIOS Settings To Change On Your PC

• 6 essential BIOS settings to optimise after building your PC | Club386

• Definições → Privacidade → desligar Anúncios personalizados.
  • Ajustar apps do sistema: Palm Store, XTheme, XManager → desligar Recomendações.
  • Notificações → desligar promoções da Palm Store.

🔒 Método universal (para qualquer marca)​

1)​

Funciona em Xiaomi, OPPO, Realme, Infinix, etc.

• Definições → Rede e InternetDNS privado
  • Escolher: dns.adguard.com Bloqueia grande parte da publicidade do sistema e apps.

2)​

Permite desinstalar lojas e serviços que enviam anúncios.Ex.: remover GetApps da Xiaomi.

🧭 Tabela rápida de acções por marca​

MarcaPasso principalSecundárioEfeito
Xiaomi/Redmi/POCODesactivar MSADesligar recomendações nas appsReduz 80% dos anúncios
OPPO/RealmeDesactivar anúncios personalizadosDesligar promoções do App MarketReduz banners e notificações
Infinix/TecnoDesactivar anúncios HiOSDesligar Palm StoreReduz notificações e recomendações
Qualquer marcaActivar DNS privado AdGuardRemover apps via ADBBloqueio universal

Ela tem Xiaomi e não tem nada disso
Penso que há uma opção nos menus para desativar isso.
Faz. A menos que tenhas os dados desligados.

No gestor de ficheiros, é certinho.

Entretanto, fui aqui

Screenshot_2026-08-14-22-36-09-335_com.android.settings-edit.jpg

E revoguei as apps como acima descrito e ficou supimpa!

Última edição:
Então como dizia, esse problema de bloatware resolve-se em minutos. Para os que tem.

Sobre a meta dos 300€, tirando a parte de software, um topo de gama "velho" é melhor que um novo de 300€.

Boas,

Sabem um site ou loja que compre equipamentos "antigos" a preço justo?
Quero entregar o meu iPhone 11, mas não está fácil. Se ficarem sem fazer perguntas e sem ser obrigatório comprar, estou disposto a vender mais barato.

Edd :)

Amigo DeceIi, por esse preço e novo não há milagres para ninguém.

No entanto dava uma vista de olhos aos Pixel 9a/10a ou via um 9/10 usado.

No meu 8a só tenho razão de queixa com fotos em ambientes com luzes LED, ficando um clarão à volta dos artefactos.

Boas,

Sabem um site ou loja que compre equipamentos "antigos" a preço justo?
Quero entregar o meu iPhone 11, mas não está fácil. Se ficarem sem fazer perguntas e sem ser obrigatório comprar, estou disposto a vender mais barato.

A CEX, podes simular online e ver q valores darão pelo teu.

Vendi lá os últimos 2 iPhones da minha filha e deram-me mais do dobro da iservices num e quase o dobro noutro, e foi a valores q seriam iguais ou muito perto do q venderia pelo OLX.

E só vendi, não precisei comprar lá nada.

Se optares por comprar lá o valor é ainda mais alto.

Quanto vale isso? 100€?
Vale mais um bocado. Os iPhone desvalorizam pouco.
Mas olha que ele não falhou muito a avaliação de algumas lojas online. Na Amazon é perto disso que dão, sujeito depois a avaliação deles que já sabemos vai sempre baixar.

Vendi lá os últimos 2 iPhones da minha filha e deram-me mais do dobro da iservices num e quase o dobro noutro, e foi a valores q seriam iguais ou muito perto do q venderia pelo OLX.

A CEX!
Bem lembrado, já lá vendi algumas coisas da PS3. Quando for ao DVT a ver se passo lá.

Amigo DeceIi, por esse preço e novo não há milagres para ninguém.

No entanto dava uma vista de olhos aos Pixel 9a/10a ou via um 9/10 usado.

No meu 8a só tenho razão de queixa com fotos em ambientes com luzes LED, ficando um clarão à volta dos artefactos.

Tens película na câmara ou alguma vez trocaste o vidro da câmara? Geralmente acontece nesses casos.

Na CEX dao quase nada por eles, para depois venderem por preços puxados.
E sao muito picuinhas com o estado do equipamento,

So la comprei uns filmes. Agora dispositivos eletronicos nao.

Na CEX dao quase nada por eles, para depois venderem por preços puxados.
E sao muito picuinhas com o estado do equipamento,

So la comprei uns filmes. Agora dispositivos eletronicos nao.
num iphone 11 de 2019 (com 7 anos) eles dão cerca de 100-120-140-160€ dependendo se é 64/128/256gb e o estado geral do mesmo (B ou C)
acho muito razoável !

Ontem troquei o meu Pixel 7 Pro por um Pixel 11 Pro XL 512GB. Aproveitei a campanha de lançamento na Fnac em que está com desconto imediato de 400€, mais uma oferta que tinha de um voucher na Fnac e ficou-me por 809€. Não vou estar aqui a fazer um review ao Pixel 11, porque a internet está cheia disso e ao contrário dos Youtubers a mim a Google não me oferece nada para os promover.

O que quero destacar é a comparação entre a experiência de utilização do meu Pixel 7 Pro e o novo Pixel 11 Pro XL. Ao nível da utilização da Pixel UI, consistência das animações, navegação pelos menus, total ausência de qualquer lag ou travanços e fluidez geral, não deixa de ser impressionante como o Pixel 7 Pro ainda consegue proporcionar uma experiência em tudo idêntica ao novissimo topo de gama que saiu há 2 dias.

Como é óbvio, havia problemas de nascença e outros decorrentes da velhice do meu Pixel 7 que o Pixel 11 resolve na totalidade, como o aquecimento em especial com 5G, bateria curta e no meu caso velha, com 4 anos de uso muito intensivo ou o leitor de impressões digitais ainda óptico e pouco consistente. A abertura de apps pesadas, ou processamento de video e edições em fotos, é muito mais rápida claro. Mas não deixa de ser impressionante como a utilização normal no dia a dia, ações como: desbloquear, consultar mensagens, whatsapp, ver noticias, tirar umas fotos, navegar pelas redes sociais, etc... é tão fluido num telefone comprado em 2022 e que já recebeu 4 major upgrades do Android, como o ultimo grito da Google. Agora que já não preciso dele, vou trocar a bateria e passar ao meu filho porque ainda está óptimo e como continua com suporte ainda vai receber o Android 18 no mesmo dia em que o meu Pixel 11 receber.

Tirando os iPhone que tradicionalmente eram campeões no suporte de longo prazo, mas mesmo ai, a transição para o iOS 26 está a ser muito problemática em aparelhos com mais de 3 anos, não conheço mais nenhuma marca que consiga manter esta consistência e nível de cuidado enquanto os seus telefones são suportados. Também por isso usei o Pixel 7 Por 4 anos, nunca o tinha feito com nenhum outro modelo.

Prometer x anos de suporte é muito fácil quando depois se limitam a fazer um blind merge/rebase do upstream do Android/AOSP ou da Qualcomm/MediaTek, corrigem só os erros que impedem a compilação, espetam a sua personalização gráfica por cima (HyperOS's e afins), fazem uns testes básicos de usabilidade e lançam cá para fora, sem afinar ou testar de forma realmente séria os drivers, a gestão térmica ou os consumos. Mas isso não é suporte sério. E a cada atualização do Android a experiência em vez de evoluir, degrada-se.

Sei que entre o bom e o muito mau, como as Realme, Motorolas e Poco's desta vida, existem vários níveis de suporte. A Samsung nas linhas topo de gama (Galaxy e Z) tem feito um trabalho cada vez melhor, em especial nos primeiros 2 anos, e a Oppo\OnePlus entre as chinesas estão claramente num patamar superior, embora quando deixam de ser o modelo mais novo recebam muito menos atenção, com atrasos e com muito abuso na estratégia de gerir de forma super agressiva a RAM e as apps abertas, em vez de apostarem na optimização real, para os telefones se manterem aparentemente fluidos. Agora, abaixo disso, mesmo na Samsung na linha A5x, esqueçam, mal atualiza pela primeira vez a versão base do Android, nunca mais são iguais.

Então como dizia, esse problema de bloatware resolve-se em minutos. Para os que tem.

Sobre a meta dos 300€, tirando a parte de software, um topo de gama "velho" é melhor que um novo de 300€.
Não
Reduzes mas nunca removes completamente.

E a cada update grande, corres o risco de ter de realizar o procedimento de novo.

Ontem troquei o meu Pixel 7 Pro por um Pixel 11 Pro XL 512GB. Aproveitei a campanha de lançamento na Fnac em que está com desconto imediato de 400€, mais uma oferta que tinha de um voucher na Fnac e ficou-me por 809€. Não vou estar aqui a fazer um review ao Pixel 11, porque a internet está cheia disso e ao contrário dos Youtubers a mim a Google não me oferece nada para os promover.

O que quero destacar é a comparação entre a experiência de utilização do meu Pixel 7 Pro e o novo Pixel 11 Pro XL. Ao nível da utilização da Pixel UI, consistência das animações, navegação pelos menus, total ausência de qualquer lag ou travanços e fluidez geral, não deixa de ser impressionante como o Pixel 7 Pro ainda consegue proporcionar uma experiência em tudo idêntica ao novissimo topo de gama que saiu há 2 dias.

Como é óbvio, havia problemas de nascença e outros decorrentes da velhice do meu Pixel 7 que o Pixel 11 resolve na totalidade, como o aquecimento em especial com 5G, bateria curta e no meu caso velha, com 4 anos de uso muito intensivo ou o leitor de impressões digitais ainda óptico e pouco consistente. A abertura de apps pesadas, ou processamento de video e edições em fotos, é muito mais rápida claro. Mas não deixa de ser impressionante como a utilização normal no dia a dia, ações como: desbloquear, consultar mensagens, whatsapp, ver noticias, tirar umas fotos, navegar pelas redes sociais, etc... é tão fluido num telefone comprado em 2022 e que já recebeu 4 major upgrades do Android, como o ultimo grito da Google. Agora que já não preciso dele, vou trocar a bateria e passar ao meu filho porque ainda está óptimo e como continua com suporte ainda vai receber o Android 18 no mesmo dia em que o meu Pixel 11 receber.

Tirando os iPhone que tradicionalmente eram campeões no suporte de longo prazo, mas mesmo ai, a transição para o iOS 26 está a ser muito problemática em aparelhos com mais de 3 anos, não conheço mais nenhuma marca que consiga manter esta consistência e nível de cuidado enquanto os seus telefones são suportados. Também por isso usei o Pixel 7 Por 4 anos, nunca o tinha feito com nenhum outro modelo.

Prometer x anos de suporte é muito fácil quando depois se limitam a fazer um blind merge/rebase do upstream do Android/AOSP ou da Qualcomm/MediaTek, corrigem só os erros que impedem a compilação, espetam a sua personalização gráfica por cima (HyperOS's e afins), fazem uns testes básicos de usabilidade e lançam cá para fora, sem afinar ou testar de forma realmente séria os drivers, a gestão térmica ou os consumos. Mas isso não é suporte sério. E a cada atualização do Android a experiência em vez de evoluir, degrada-se.

Sei que entre o bom e o muito mau, como as Realme, Motorolas e Poco's desta vida, existem vários níveis de suporte. A Samsung nas linhas topo de gama (Galaxy e Z) tem feito um trabalho cada vez melhor, em especial nos primeiros 2 anos, e a Oppo\OnePlus entre as chinesas estão claramente num patamar superior, embora quando deixam de ser o modelo mais novo recebam muito menos atenção, com atrasos e com muito abuso na estratégia de gerir de forma super agressiva a RAM e as apps abertas, em vez de apostarem na optimização real, para os telefones se manterem aparentemente fluidos. Agora, abaixo disso, mesmo na Samsung na linha A5x, esqueçam, mal atualiza pela primeira vez a versão base do Android, nunca mais são iguais.

No meu 7, na realidade, a coisa que mais me irritava ao ponto de perder as estribeiras, era o leitor de impressão. Colmatado um pouco com o desbloqueio facial, mas ainda assim irritante.

Quando passei para o 9 pro, a diferença foi abismal.

Tens película na câmara ou alguma vez trocaste o vidro da câmara? Geralmente acontece nesses casos.
Película não. Apenas uma protecção metálica.

Provavelmente deve ser o vidro. O telemóvel não anda propriamente em ambientes bonitos.

PS: Ainda fui corrigindo esses efeitos com as IAs, quer no GFotos, quer com outras LLMs, mas não é a mesma coisa

Última edição:
Voltar
Superior