Tópico dos telemóveis

Não vejo o problema.

Por um lado, ninguém obriga a fidelização para se poder ser cliente.

Por outro, só se cai na fidelização quem queira ter acesso a determinados tipos de tarifário e equipamentos, que são mais baratos dos que os não fidelizados.

É uma contrapartida para te venderem o produto mais barato, da mesma maneira que o Sapo também vende router's que depois não funcionam com mais nenhuma operadora.

Em alguns países da UE, é obrigatório venderem uma versão desbloqueada, mas não necessariamente ao mesmo preço.

A optimus ao fim de alguns carregamentos fornece gratuitamente os códigos de desbloqueio (pelo menos antigamente era).

*Quem não gosta, a ensitel tá cheia de telemoveis desbloqueados.

Em contrapartida inflacionam o preço dos telemóveis desbloqueados para forçarem os consumidores a utilizarem (compra) desses ditos produtos mais baratos, ou seja a operadora tem sempre uma margem de manobra (escolha) superior ao consumidor.

*Há muito tempo!

Não vejo o problema.

Por um lado, ninguém obriga a fidelização para se poder ser cliente.

Por outro, só se cai na fidelização quem queira ter acesso a determinados tipos de tarifário e equipamentos, que são mais baratos dos que os não fidelizados.

Eu vejo uma medida proteccionista mesmo que seja nesses ditos pacotes de comunicação das operadoras vs modelos de telefone, algo impensável numa economia livre destas acções.

Em contrapartida inflacionam o preço dos telemóveis desbloqueados para forçarem os consumidores a utilizarem (compra) desses ditos produtos mais baratos, ou seja a operadora tem sempre uma margem de manobra (escolha) superior ao consumidor.

*Há muito tempo!

Ora bem,as operadores subsidiam os aparelhos que são comprados nas lojas delas,logo,paga-se mais barato,mas tens de te fidelizar à operadora durante x tempo e o bloqueio do telemóvel é uma maneira de desencorajar o cliente a trocar de prestador de serviços.Se eles não fizessem isso,a maior parte do pessoal ainda andava aí com telemóveis do tempo da pedra.E os preços dos livres sao PVPR logo,não tem nada a haver com as casas que os vendem.

A menos que compres online, muitos modelos são exclusivos de determinadas redes!

Os exclusivos são cada vez mais,é certo,mas mesmo assim são uma pequena parte da oferta.E a maior parte dos exclusivos referem-se a não estarem presentes no catálogo de outra operadora.

Última edição:

*Há muito tempo!

Os preços dos aparelhos livres são da única responsabilidade do fabricante/representante. Quem escolher adquirir um aparelho subsidiado, tem de aceitar as contrapartidas.

Eu vejo uma medida proteccionista mesmo que seja nesses ditos pacotes de comunicação das operadoras vs modelos de telefone, algo impensável numa economia livre destas acções.
Na minha empresa sou cliente TMN.

Tenho a hipótese de ter contrato sem ou com fidelização.

Nos equipamentos eles oferecem 150€ por cada cartão, com fidelização de 24 meses.

Nos tarifários tenho condições excelentes. 24 meses de permanência. [;)]

Eu é que escolhi.

Os preços dos aparelhos livres são da única responsabilidade do fabricante/representante. Quem escolher adquirir um aparelho subsidiado, tem de aceitar as contrapartidas.

Será?, bem deve ser então a carga fiscal que é variável no espaço comunitário, bem mas como sempre foi politica a aquisição de telefones desbloqueados neste lado do ecrã é uma questão de observar melhor as variações de preço final do mesmo modelo conforme a loja.

Ora bem,as operadores subsidiam os aparelhos que são comprados nas lojas delas,logo,paga-se mais barato,mas tens de te fidelizar à operadora durante x tempo e o bloqueio do telemóvel é uma maneira de desencorajar o cliente a trocar de prestador de serviços.Se eles não fizessem isso,a maior parte do pessoal ainda andava aí com telemóveis do tempo da pedra.E os preços dos livres sao PVPR logo,não tem nada a haver com as casas que os vendem.

Os exclusivos são cada vez mais,é certo,mas mesmo assim são uma pequena parte da oferta.E a maior parte dos exclusivos referem-se a não estarem presentes no catálogo de outra operadora.
Pessoalmente, e como consumidor, prefiro (e tenho desde há anos) apenas telemóveis desbloqueados. Mas faz-me alguma "confusão" esta limitação de apenas se poderem ter determinados modelos com fidelização, quando as operadoras poderiam apostar, com mais imaginação e empreendedorismo, em ofertas mais aliciantes no SIM - serviços mais vantajosos relacionados com a rede em vez de com o aparelho -!

Ainda bem que existem telemoveis bloqueados a uma determinada rede.. pq os preços dos telemoveis livres são absurdos.

So tenho pena de ainda não haver o Nokia N82 ou o SE K850i da Vodafone xD

Será?, bem deve ser então a carga fiscal que é variável no espaço comunitário, bem mas como sempre foi politica a aquisição de telefones desbloqueados neste lado do ecrã é uma questão de observar melhor as variações de preço final do mesmo modelo conforme a loja.

Será o quê? a operadora vende a um preço e as lojas vendem a outro, cada um sabe das suas margens.

Exclusividade essa que tem de ser paga ao fabricante, nesse caso, o operador pratica os preços que bem entender, dando-te a escolha para libertares o aparelho.
Claro, mas a libertação do aparelho (e não estou por dentro de valores actuais) muitas vezes tem valores absurdos, colocando-o mais caro do que se tivesse sido comprado livre!

Nos equipamentos eles oferecem 150€ por cada cartão, com fidelização de 24 meses.

Eu é que escolhi.

Mesmo a nível empresarial (neste caso em particular a operadora é diferente) vejo medidas proteccionistas (infelizmente!).

Num ponto concordo, noutros, discordo.

Creio que tudo isto surgiu com a competitividade do mercado de comunicaçoes.

Por um lado a operadora X, quer lançar um novo produto, ligeiramente mais barato, mas para se assegurar que nao compram os equipamentos, jogam o SIM fora, e colocam o sim de outra operadora, bloqueiam.

O que eu defendo, sao os contratos, um individuo, dirige-se á loja da operadora X, para comprar um equipamento XPTO com um desconto proporcional, e a meu ver, em vez de levar um aparelho bloqueado, deveria levar, sim, um contrato. Por exemplo, ser obrigado a gastar X€ em chamadas etc, durante X tempo.

Quanto aos restantes aparelhos, nao aplicar qualquer beneficio no acto da compra, tomando como contrapartida o bloqueio do aparelho, deveria ser dada a opçao ao cliente. Se de facto houver desconto em comprar um aparelho bloqueado, o cliente escolher se quer esse desconto, ou se quer comprar o aparelho desbloqueado.

Isto, para nao ir mais longe e restringir o campo das operadoras aos SIM's e nao aos equipamentos.

Eu é que escolhi.

24 meses é normalmente o valor a partir do qual o telemóvel pode ser considerado "pago". de certeza que não te sugeriram 12 meses de fidelização, pois não??[;)]

por isso eu acho estranho (ou não....) os operadores não desbloquearem os telemóveis a um preço simbólico após os 24 meses...como aconteçe noutros paises...

Voltar
Superior