Tópico dos telemóveis

A quem tem um Nokia N95:

Ofereceram-me ontem um mas ainda não mexi muito nele porque a parte do slide onde está o ecrã, quando o telemovel está fechado tá mais junto de um lado do que do outro se bem que o slide funcione normalmente, tem só aquela folgazinha. Os vossos também estão assim?
Amanhã a ver se vou ao RioSul trocá-lo.

bem pessoal a indecisao de um novo Nokia acabou no dia 23, quando recebi um Nokia N80 com 3 meses de uso, esta completamente novo, pergunto-me se foi utilizado ate

ate agora adoro o telemovel, excelente som, muito boa camara ao contrario que as review dizem pelo menos é muito boa para o uso que lhe dou com o flashzinho e tal, um bocado lento mas com o uso esta a ficar melhor agora o que nao percebo e pedia para me explicarem:

1- quando bloqueio o teclado o ecrã fica todo preto, sem nada, queria saber se da para por a horas e a data como tinha no meu 6630, se é alguma opçao ou se é assim mesmo

2- quando ligo o WLAN e ligo a net atraves do WI-FI pah da sempre erro diz: '' Falha ligaçao getaway'' o que é isto, como se configura a WLAN

3- quando acedo ao vodafone live! da erro de dados de pacote, diz que nao tem permissao, como meto aquilo a dar, ate agora so consegui aceder ao google e mais nada

de resto esta excelente, hoje teve um uso bom e ainda tem a bateria no maximo, para mim a capacidade de bateria esta muito boa para o uso que lhe dou, vamos ver quando tempo ela aguenta, queria era saber como se configura o WLAN e o acesso a internet que ate me dava geito, e o E-MAIL tambem como se configura?

A quem tem um Nokia N95:

Ofereceram-me ontem um mas ainda não mexi muito nele porque a parte do slide onde está o ecrã, quando o telemovel está fechado tá mais junto de um lado do que do outro se bem que o slide funcione normalmente, tem só aquela folgazinha. Os vossos também estão assim?

Não tenho o N95, mas era capaz de jurar que isso é um pormenor sem importância (não deve ser defeito... é feitio)

A quem tem um Nokia N95:

Todos os telemóveis com slide acabam por ter uma pequena folga.. É natural, e se não fosse assim o mecanismo de deslize teria muito mais fricção e desgaste....

No caso do N95 também já reparei que a folga não é simétrica.. De m lado praticamente não tem e do outro tem qualquer coisinha..

Todos os telemóveis com slide acabam por ter uma pequena folga.. É natural, e se não fosse assim o mecanismo de deslize teria muito mais fricção e desgaste....

No caso do N95 também já reparei que a folga não é simétrica.. De m lado praticamente não tem e do outro tem qualquer coisinha..

Fui agora à worten e tive a ver outro N95 e embora com um bocadinho menos folga que o meu também a tem e o vendedor disse que todos eram assim porque as teclas do teclado são arredondadas.
A questão agora põe-se relativamente ao facto de a folga ficar sempre assim ou acabar por abrir mais.

Fui agora à worten e tive a ver outro N95 e embora com um bocadinho menos folga que o meu também a tem e o vendedor disse que todos eram assim porque as teclas do teclado são arredondadas.
A questão agora põe-se relativamente ao facto de a folga ficar sempre assim ou acabar por abrir mais.

depende do uso e do trato que o telemovel tem, mas o meu N95 8GB tambem tem folga de um lado e tem uma utilizaçao diaria e intensivia e esta na mesma que a 1 ano, em principio nao abre mais, de todos os telemoveis com slide que tive( 5300, N95 8GB e agora N80) todos tiveram folga, ligeiras mas com folgas é mesmo assim

nao te preocupes com isso desfruta da maquina [;)]

tou com o problema com o meu N80

cada vez que vou instalar uma aplicaçao/tema ele diz-me sempre ''certificado caducado'' e nao consigo instalar nada, como se mete isto a funcionar normalmente?

Não consegues instalar mesmo nada ou apenas alguns é que dão essa mensagem?

nao consigo instalar nada mesmo, dao sempre aquele erro

''Certificado Caducado''

ja me disseram para mudar a data do telemovel para 2006 mas nada fez diz a mesma coisa e ainda diz que a data esta incorrecta

como se mete isto a dar?

edite: deixo tambem ja agora uma dica, para quem tem o N73 ou N80 ou outro telemovel que tenha a mesma funcionalidade e que esta farto da luzinha azul a piscar quando se bloqueia o teclado em baixo onde diz N80, a uma maneira de tirar isso é a seguinte:

Menu - Ferramentas - Definiçoes - Ecra - Modo de suspensao: desactivado; e ja esta malta [kiss] ficam com a data e hora ou o que meteram na poupança de energia e a luzinha off, quando a quiserem de novo é fazer o mesmo processo

Última edição:
Já tive um N80 e na altura, o único programa que me dava esse erro era aquele de shoutcast da nokia para rádios online, e mudar a data resolveu o problema. De resto, consegui instalar tudo o que estivesse certificado.

Tens a certeza que estás a instalar programas para esta versão do sistema operativo?

nao consigo instalar nada mesmo, dao sempre aquele erro

''Certificado Caducado''

ja me disseram para mudar a data do telemovel para 2006 mas nada fez diz a mesma coisa e ainda diz que a data esta incorrecta

como se mete isto a dar?

edite: deixo tambem ja agora uma dica, para quem tem o N73 ou N80 ou outro telemovel que tenha a mesma funcionalidade e que esta farto da luzinha azul a piscar quando se bloqueia o teclado em baixo onde diz N80, a uma maneira de tirar isso é a seguinte:

Menu - Ferramentas - Definiçoes - Ecra - Modo de suspensao: desactivado; e ja esta malta [kiss] ficam com a data e hora ou o que meteram na poupança de energia e a luzinha off, quando a quiserem de novo é fazer o mesmo processo

Experimenta fazer assim:
Ferramentas- Definições-Aplicaçoes-Gestor de aplicações e onde diz Instalação de software coloca em Todos

Já tive um N80 e na altura, o único programa que me dava esse erro era aquele de shoutcast da nokia para rádios online, e mudar a data resolveu o problema. De resto, consegui instalar tudo o que estivesse certificado.

Tens a certeza que estás a instalar programas para esta versão do sistema operativo?

sim sao programas para o N80, para o OS S60 3rd, entao quer dizer que todo o que nao estiver certificado nao da para instalar é?

porque ja tentei com programas certificados e da de resto da-me esse erro

Experimenta fazer assim:
Ferramentas- Definições-Aplicaçoes-Gestor de aplicações e onde diz Instalação de software coloca em Todos

sim ja fiz isso, tambem pensava que era disso, porque antes de usar o telemovel formatei-o e quando fazia isso no meu 6630 tinha que fazer isso do gestor de aplicaçoes que me fica a dizer nao a todas as aplicaçoes

este ja tinha em instalaçao de software na opçao todos

Os Symbian S60 V3 por defeito só aceitam aplicações assinadas digitalmente. Havendo tres tipos de assinatura digital..

Há os programas "selfsigned", e qualquer um pode assinar assim, havendo imensos programas na net para isso. Mas como estes programas não passam pelo processo formal de certificação dos programas, são considerados pouco fidedignos e o sistema bloqueia o acesso a muitas areas do telemovel a estes programas, pelo que normalmente são programas algo limitados em funções distribuidos como freeware..

Depois há os programas assinados com um certificado digital emitido pela Symbian. Esse programas têm que passar todos por um processo de certificação de qualidade e é verificado se não são de alguma forma prejudiciais para os telefones/utilizadores.. Este processo ainda custa umas dezenas/centenas de euros. Pelo que normalmente só programas de empresas são lançados assim. Se os programas que estás a tentar instalar se enquadram nesta descrição deves recorrer ao suporte técnico da empresa que te vendeu o software.

Existe ainda um 3º tipo de certificados digitais, que são os "developer certificates" que permitem assinar as aplicações sem limitações, mas só funcionam num determinado terminal. Qualquer telemóvel com um IMEI diferente já não aceita esse certificado.

Como em tudo na vida isto tem vantagens e desvantagens...

A grande vantagem é que para Symbian V3 não prolifera a quantidade de virus que havia para as primeiras gerações. Já que só é possivel instalar programas de qualidade certificada.. E uma ligeira alteração ao programa que seja, faz com que a assinatura digital não corresponda..

A grande desvantagem é que para "crackar" os programas é preciso altera-los e os certificados deixam de funcionar.

Posto isto.. Há 2 soluções para o teu caso:

1º Instalas um novo servidor de instalações no teu telemovel que passa a ignorar os certificados digitais e passa a aceitar tudo, como acontecia com o 6630.

2º Arranjas um certificado de programador, e passas a assinar digitalmente as tuas aplicações antes de as enviares para o telefone..

Eu recomendaria vivamente a 1ª alternativa. Existem imensos tutoriais na net sobre como faze-lo.. Fica aqui um exemplo:

http://symbrainclone.blogspot.com/2008/10/hackeando-seu-symbian-2-mtodos.html

O metodo mais simples e rapido é o do HelloCarbide.

Última edição:
Bom, já instalei o Nokia Maps 2.0 e dá-me licença para mais 85 dias, trazia de 90 portanto!

Estou muitíssimo contente com ele.

Agora só queria era arranjar umas coisinhas fixes para ele (Jogos e temas), sim porque jogos trás uns demos de tempo limitado [8b][8b][8b] Mas isso com o tempo vai aparecendo, actualmente ainda é raro, porque é um S60 V3 FP2 e ainda não há muitas coisas. [s)]

Outra coisa, queria meter as horas no ecrã a descer e a subir, pois passado um pouco ele fica como se tivesse desligado, o único sinal de vida que dá é a luzinha do "joystick" a acender e apagar, e para ver as horas tenho que carregar no botão de desligar ou no de desbloquear.

De resto impec.

Agora só queria era arranjar umas coisinhas fixes para ele (Jogos e temas), sim porque jogos trás uns demos de tempo limitado [8b][8b][8b] Mas isso com o tempo vai aparecendo, actualmente ainda é raro, porque é um S60 V3 FP2 e ainda não há muitas coisas. [s)]

OS programas para S60v3 regra geral funcionam bem em qualquer S60v3, seja um normal, seja com o feature pack 1 ou 2...

Como raio é que eu sincronizo os contactos da minha agenda?
É que tive de estar a passar um a um do cartão para o telefone e queria apagar alguns numeros que já não estão correctos e agora tenho de apagar no telefone e depois no Cartão?:sh)
O telefone é um N95

EDIT: Já vi a aopção de marcar/desmarcar todos ou só um contacto:sh)

Última edição:
é disto que eu gosto...grandes telemóveis e com montanhas de funções e depois não podem lá meter o que querem ou em conseguem sincronizar agendas[:p]

j/k nelio[;)]

na tua agenda, algures nas opções tens lá algo que diz, copiar/mover... isso refere-se a passar ou copiar do Sim para o telemóvel ou vice-versa...

depois é selecionares a opção de ver todos os contactos(tlm e sim) quando abres a agenda... e só tens de eliminar duplicados e editar o que queres...

no SE é muito mais fácil... sinconiza automáticamente e qualquer coisa que faças de um lado ele faz automáticamente do outro[;)]

Não tenho nada de ver as duas directorias:sh)
Tenho marcar/desmarcar tudo e depois é só copiar para onde quero, mas como ainda só tenho o telefone há 2 dias ainda não sei tudo sobre ele[:D]

Mas ainda alguém usa os contactos do SIM?

Eu desde que uso Nokias com Symbian (e se o paradigma não mudar vou manter-me fiel) quando mudo de telemóvel, na primeira vez que o ligo ele pergunta-me se quero migrar de outro telemovel.. Eu digo que sim, e automaticamente por bluetooth são transferidos todos os meus dados, contactos, notas, agenda, fotos, musicas, etc.. etc.. etc...

As memorias dos SIM são extremamente limitadas, só permitem meia dúzia de caracteres e o numero. Não permitem guardar a morada, as coordenadas GPS, o email, notas relativas à pessoa.. E toda a parafenália de informação que se exige da lista de contactos de um smartphone actual.. Pelo que é natural que os telemoveis permitam aceder à lista do cartão por questões de retro-compatibilidade, mas não faz sentido usar algo que é tão limitado.

Quanto à questão de não se poder instalar o que quer... Isso acontece tanto nos Nokia como nos SE... Desde que o SO seja o Symbian 9.x...

O proposito central prende-se com a segurança e com os virus.. Ultimamente já apareciam muitos virus para telemovel. Muitos transmitiam-se por MMS, outros por bluetooth.. Mas lembro-me que havia uma altura em que não podia andar na rua com o bluetooth ligado que era só telemoveis a tentar mandar-me virus.

A verdade é que nenhum desses virus se aproveitava de falhas de segurança do sistema, mas todas elas se aproveitavam do tradicional descuido do "Joe Average".. E para instalar os virus normalmente era preciso o utilizador aceitar uma série de avisos que indicavam que a mensagem poderia não ser segura.. Mas mesmo assim eles proliferavam cada vez mais.

Então resolveram acabar com o mal pela raiz.. O que os developers do Symbian dizem é que uma aplicação por defeito não deverá poder gastar dinheiro (enviando por exemplo mensagens) ou por em causa os dados guardados no telefone sem ser digitalmente assinada, e por consequencia, possivel de determinar com precisão a sua origem..

Assim, uma aplicação das duas uma.. Ou usa uma assinatura generica e que dá apenas acesso a funções que não permitem por em causa a integridade dos dados no telemovel, nem gastar dinheiro de maneira nenhuma.. O que acaba por limitar muito as aplicações, porque nem acesso directo ao cartão de memoria, ou à galeria de fotos têm.. Ou então, terão que passar pelo processo SymbianSigned, e não só a identidade do autor terá que ser conhecida e localizavel, como as aplicações são atribuidas a entidades independentes para fazerem um review da segurança e qualidade da aplicação..

Isto é como tudo... Tem vantagens e desvantagens.. A verdade é que o objectivo principal foi atingido. Não há virus ou trojans para os Symbian 9.x.. E desse ponto de vista acho que é optimo..

A conseguencia negativa, para alguns.. É dificultar o uso de programas pirateados. Mas em 2 minutos desactiva-se essa plataforma de segurança num Symbian e passa a aceitar tudo.

Voltar
Superior