Tópico dos telemóveis

Como foi dito atrás, sem nenhuma assistência um GPS pode demorar até 12 minutos a obter posicionamento. Coloca-o num sitio com vista para o ceu e espera.. Depois de fixar a posição, o GPS guarda algumas informações que farão o inicio das próximas navegações muito mais rápidas..

Uma solução mais fácil é usar A-GPS.. [;)]

ah então vai já pra varanda, depois do jogo da final do mundial venho cá dizer..[;)]

A questão é a seguinte...

Os dispositivos GPS não se limitam a receber um sinal dos satélites, triangular e tá feito. Não é assim tão simples... Os satélites transmitem uma nova mensagem precisamente a cada 30 segundos, sendo que nessa mensagem vão diversas informações. A começar pela informação do relógio do satélite, depois são transmitidas informações conhecidas como as "Ephemeris", que grosso modo são informações sobre a rota precisa que o satélite está a seguir e os últimos segmentos de cada mensagem têm informações sobre o "almanac", que contem informações sobre a constelação de satélites GPS, ou seja, contem orbitas (não precisas) sobre os vários satélites da rede, o estado de saúde de cada satélite, informações para correcção de erros, etc..

Ou seja, num cold start, quando não é conhecido o UTC Time, nem os satélites em linha de vista, nem as ephemeris, nem o almanac, mesmo com o melhor receptor GPS do mundo, nunca obtens um fix em menos de vários minutos, geralmente 5 a 12 minutos. Porque primeiro há que procurar o sinal de mais do que um satélite, depois há que receber de cada um as ephemeris e por fim há que receber a informação relativa ao almanac. Tudo isto, leva tempo, já que os satélites transmitem de forma relativamente lenta.

Portanto.. Desde já te digo.. O teu HTC está a usar ajudas de software, ou a rede WiFi, ou a memoria para ajudar o chip do GPS, porque um fix em 10 segundos sem nenhuma ajuda é tecnicamente impossível. Se ele sincroniza informações sobre o sistema GPS, quando o ligas por WiFi, se ele guarda desde a ultima utilização, ou como faz, não sei, mas uma coisa te garanto, se tens um fix em menos de vários minutos é porque ele usa truques de software.

Um hot start ou Warm start é quando usas o GPS num sitio que já é conhecido pelo GPS e ele pode usar alguma informação que guardou em memoria desde a ultima utilização. como o almanac, o UTC time e os satélites em linha de vista e por isso tudo é mais rápido.

O que os telefones com A-GPS fazem é em vez de esperarem por toda essa informação dos satélites, fazem download dela pela Internet e guardam-na na memoria, assim, também poupam imenso tempo no arranque.

Com, ou sem A-gps?

Hmmm...Vejamos, eu bem sei que os chips utilizados nestes aparelhos devem ser um pouco "fanhosos", portanto ainda bem que temos todas estas ajudas. Na verdade é para isso que elas servem, certo?

No meu telemóvel, embora tenha a internet 3G desligada tenho o wi-fi sempre ligado, assim como a autorização imediata para qualquer aplicação utilizar o gps assim que precise (por isso, e por ter actualizações de sites de noticias, financeiros, etc etc, é que tenho que o carregar todos os dias! [:D]).

Um exemplo do que se passou no sábado: fui com uns amigos a um local em Gaia, ninguém sabia onde ficava, por isso à medida que ia descendo as escadas inseri a localização, ele calculou a rota e quando atravessei a rua, mesmo antes de abrir a porta do carro já tinha a minha localização e começou logo a dar as primeiras indicações. Aqui de certeza que tive um pouco da ajuda do wi-fi de casa e de ser uma posição conhecida pelo gps.

Contudo, no regresso, só o liguei em movimento (89/90km/h) e num local que nem sequer estava na rota anterior, sem nenhuma rede wifi, sem nunca ter ligado o gps ali (ou passado sequer com ele ligado). Apenas pousado no tabelier do carro não demorou mais de 30s a identificar onde estava. De certeza que são ajudas de software...agora quais, eu não sei...

Também fiquei surpreendido nas primeiras semanas (até porque os que tinha experimentado em telemóveis tinham sido o do N95 e do iPhone 3G, sendo este último sem qualquer sombra de dúvida o mais fraquinho de tudo o que já experimentei, demorava a ligar e perdia muito o sinal, vs o N95 que nunca perdia, embora demorasse a ligar...), mas agora é-me banal, já acho normal.

Tenho que deixar chegar o inverno e uns dias mais pesados para ver quão pior fica a navegação por exemplo no centro da cidade entre edifícios altos, mas para já estou muito contente neste aspecto (só queria uma bateria com 5000mAh [:)])

Esclareçam uma coisa.
Tenho um numero vodafone de um colega meu e tenho tentado ligar e a chamada cai, ou seja, nem sequer chama. Mas envio sms e om meus relatórios de entrega dão as sms como entregues[s)][s)][s)]

Entretanto, e no seguimento do meu post da pág. anterior deste tópico, vi que está agora no mediamarkt uma proposta que me parece interessante.

É o NDrive S400, a 139€, com WM6.1 Pro, e um duplo processador "Marvell PXA310 (624MHz) + Qualcomm MSM6280", wi.fi, gps com mapas da europa, bateria de 1500mAh, etc ......
Estive a mexer nele, e fiquei espantado :eek: com a velocidade de funcionamento daquilo. Ao nivel de pda's, nunca tinha visto tal rapidez. Confesso que este me deixou a pensar ...

Alguém tem algum feedback desta máquina?

ndrives400front.png

ndrives400spb.png
ndrives400spb2.png

Já cá canta!!! [:cool:]

Ora bem, passados que estão 10 dias de utilização, so far so good ... ou quase.
Gosto do funcionamento do aparelho, é rápido, e isso dá gosto :), mas reparei num pormenor que não gostei muito (ou mesmo nada) :(. A bateria ainda só foi carregada duas vezes (não andei todos os dias com ele), mas notei que quando chega aos 30% dali para baixo "morre" num instante (minutos). Li agora noutro fórum que há mais casos assim, só ainda não percebi se é geral em todos ou não. Mas caso assim seja, vou trocá-lo rápido (antes dos 15 dias), uma vez que este telefone é para trabalho, e não posso andar com algo que morre quando chega aos 30% de bateria [8b][8b]

A questão é que o telemóvel, nessa altura, já não tem 30% de bateria. O erro está nessa indicação.

Se trocares o telemóvel, a bateria não te vai durar mais tempo.

Isso da bateria pode mesmo ser feitio.

Por exemplo, no meu SE K750i, o telemóvel apitava a primeira vez por falta de bateria e podia andar quase um dia sem carregar.

No Samsung J200, o telemóvel apitava a primeira vez e minutos depois morria (tinha 3 traços de bateria mas quando chegava ao 2º carregava para não correr o risco de ficar sem bateria.

Mesmo assim, tem durado 2 a 3 dias?
O GPS apanha tão bem como um dedicado?

A questão é que o telemóvel, nessa altura, já não tem 30% de bateria. O erro está nessa indicação.

Se trocares o telemóvel, a bateria não te vai durar mais tempo.

Sim, presumo que seja isso, a indicação da % da carga da bateria não ser a real.
Quando digo que troco o telemóvel é por um diferente, de outra marca.

Mesmo assim, tem durado 2 a 3 dias?
O GPS apanha tão bem como um dedicado?

Sim, dura 2 ou três dias sem utilização intensa. Mas a prazo a utilização vai intensificar, e aí é que são elas [:D]
Quanto ao GPS não te sei dizer, uma vez que ainda não o experimentei.

Deste-lhe carregamentos completos?
O meu às vezes faz isso quando dei carga com um carregador que não o original, basta estar a receber mails ou conectar-se e vai logo a bateria num instante.
Se estiver ok e sem ser muito utilizado 30% dá para 1 dia praticamente...

Voltar
Superior