Tópico dos Televisores (LCD/LED/OLED/UHD/4K/8K...)

Era o que vinha dizer.

Para quem se está a despachar dos trambolhos veja o que esteja a fazer, pois para alguns ainda tem valor.

Eu acho que a própria PS2 dava-se melhor com os CRT, em detrimento dos LCD que vieram substituir.
Podes emular jogos da PS2 em 4K60 inclusive, o que engraçado :)

Mas se ligares uma PS2 a uma TV moderna e a um CRT diria que o CRT é melhor. Isto porque 480p em TVs modernas fica horrível, mas num CRT fica muito bem disfarçado.

Adaptadores de cabo composto ou SCART (em partes da europa, onde se inclui Portugal) para TVs moderna podem dar para o gasto, mas se fores mesmo fã destas coisas acho que uma TV CRT é outra coisa.

Não tendo uma TV CRT é interessante correr jogos da PS2 no PCSX2. Na verdade só corri um único jogo, Gran Turismo 4. Fica muito bom em 4K@60.

É aproveitar um desconto igual ou dobro dos kg. Não sei se ainda há estes descontos. A Mediamarket fazia esses descontos. Ainda consegui um desconto de 180 EUR na entrega de uma CRT de 90Kg, há uns anos valentes.

Que modelo é, sabes? Para mim isso não é necessariamente um trambolho (embora mesmo que quisesse não tenha local para meter uma TV desse tamanho). Hoje em dia não é de facto prático.

Agora, muita gente não sabe mas atualmente há uma trend de voltar às TVs CRT para certos usos.

Por exemplo para retro gaming visto certas consolas e jogos terem sido feitos com a tecnologia CRT em mente e isso significar em muitos casos pior qualidade aparente em LCDs modernos.

As linhas dos CRT escondiam bem certas limitações do hardware da altura.

Depois, acho que há um (ou uns) modelo(s) da Sony em concreto (topo dos topos na época) super procurado e há gente a dar €1000 por essas TVs.

Para ver filmes e até para jogar jogos modernos que, diz-se, dá um look super realista devido ao contraste e luz mais perto do real.

Sim eu sei, a tecnologia OLED tem pretos perfeitos, excelentes cores e bons tempos de resposta, mas falha no brilho.
Na minha S95F tenho quase tudo em modo IA e automático, o brilho está abaixo dos 50% e funciona perfeitamente, talvez por ser ecrã mate mas com o brilho no máximo até me faz confusão.

Por isso acho essa questão do brilho em 2026 algo a não ser interpretado como downgrade

Voltar
Superior