Tópico dos Televisores (LCD/LED/OLED/UHD/4K/8K...)

Os tempos de vida anunciados para os plasmas andam pelas 60 mil horas, ou seja, o mesmo que nos LCD. Com a diferença que quando um LCD morre, morre mesmo, pois não dá luz nenhuma. No caso de um Plasma, às 60 mil horas ele apenas perdeu metade da luminosidade, mas continua a dar imagem.

Voltando ao assunto do contraste, é com alguma "tristeza" que ouço por vezes os Sr. da Worten a recomendarem este ou aquele LCD, em detrimento de outros, por causa do contraste. Coisas do género "não leve este Philips, leve antes este Samsung da série S que tem 7000 de contraste e o outro só tem 4000", quando o Philips tem um dos melhores processadores de imagem do mercado e o Samsung tem apenas um processador mediocre da Tridente... Isto é só para dar um exemplo.

Última edição:
A tecnologia plasma tem os dias contados, pelo que não será a melhor opção.

Porque é que acham que cada vez se vê mais lcd e menos plasmas?

A tecnologia plasma tem os dias contados, pelo que não será a melhor opção.

Porque é que acham que cada vez se vê mais lcd e menos plasmas?

Por causa das specs e porque está na moda...mas apenas isso. Se formos por aí podemos fazer a mesma pergunta mas utilizando os CRT (que para certo pessoal já é coisinha do passado).

É giro e tal ter uma TV que não é caixote e nem ocupa muito espaço. Mas ainda prefiro a qualidade de um CRT.

Mas prefiro ver os resultados práticos do que andar a olhar para o papel. Se há coisa que aprecio é nitidez da imagem, e o que vejo mais é granulados em LCD's.

Não é a mesma coisa estar a jogar e/ou a ver um filme do leitor, e ver televisão quando ainda não há nada sobre HD e para não falar no já referido no sinal da tvcabo e outras semelhantes.

Daí que o Plasma ainda faça sentido no mercado. A não ser que arranjes um LCD que consiga suportar resoluções baixas de forma decente.

Vem-se mais LCD que plasmas porque são mais baratos de produzir.
Os LCD no mercado são quase todos feitos com os mesmos componentes, comprados geralmente a empresas externas, que como têm volume produzem tudo mais barato. A título de exemplo, os Samsung usam processadores de imagem comprados à Trident, e paineis comprados à CMO e AUO. Os SONY também usam chips Trident. Qualquer tipo que queira abrir uma empresa de LCD, em pouco tempo tem um equipamento no mercado. É só comprar uma coisa ali, outra acolá e juntar tudo numa caixa bonita.
No caso dos plasmas, as coisas têm que ser desenvolvidas em casa. Um plasma Panasonic, por exemplo, tem tudo da Panasonic: painel + processamento. Não existem marcas externas a fazer paineis plasma para todos os fabricantes.
Assim, o sucesso dos LCD deve-se básicamente ao baixo custo de produção, e ao marketing que foi sendo feito.

Eu só posso dizer que tenho uma plasma Samsung de 42" em casa que custou 2500€ e tenho familiares com LCD´s Sony Bravia todas bonitas e a minha plasma fica em termos de qualidade a anos luz (para melhor) dessas LCD´s.

Na minha opinião, quem quiser tv´s abaixo das 40" o melhor é LCD, acima disso claramente Plasma, isto por enquanto, obviamente que isto tende a mudar. :)

reiszink, é sempre bom ouvir opiniões baseadas em visualizações, e não baseadas no que o amigo ou a loja disse.
Acrescentaria à tua opinião que Plasmas a partir de 37', LCD abaixo (porque não existem plasmas nesta gama de tamanhos).

Eu só posso dizer que tenho uma plasma Samsung de 42" em casa que custou 2500€ e tenho familiares com LCD´s Sony Bravia todas bonitas e a minha plasma fica em termos de qualidade a anos luz (para melhor) dessas LCD´s.

Na minha opinião, quem quiser tv´s abaixo das 40" o melhor é LCD, acima disso claramente Plasma, isto por enquanto, obviamente que isto tende a mudar. :)

Eu cá em casa tenho o mesmo exemplo, tenho um plasma 42 p da samsung e familiares meus têm Lcd´s da Sony e a diferênça é enorme (melhor para o plasma). A sensação que fico é que existe imagem ligeiramente esbranquiçada e não tão translucida nos lcd´s da sony.

rjt21, não me sabes explicar a importancia dos paineis nos LCDs? E como é que se pode identificar que tipo de painel usa determinado LCD?

Por causa das specs e porque está na moda...mas apenas isso. Se formos por aí podemos fazer a mesma pergunta mas utilizando os CRT (que para certo pessoal já é coisinha do passado).

É giro e tal ter uma TV que não é caixote e nem ocupa muito espaço. Mas ainda prefiro a qualidade de um CRT.

Mas prefiro ver os resultados práticos do que andar a olhar para o papel. Se há coisa que aprecio é nitidez da imagem, e o que vejo mais é granulados em LCD's.

Não é a mesma coisa estar a jogar e/ou a ver um filme do leitor, e ver televisão quando ainda não há nada sobre HD e para não falar no já referido no sinal da tvcabo e outras semelhantes.

Daí que o Plasma ainda faça sentido no mercado. A não ser que arranjes um LCD que consiga suportar resoluções baixas de forma decente.

Isso sem dúvida (a minha também é crt).[;)] [:cool:]

Há cada vez LCD's maiores e os plasmas estão claramente a perder terreno.[;)]

Mas é devido ao que o rjtd21 disse, é uma questão de custo de fabrico e de marketing. Só o facto da Sony ter abandonado a tecnologia dos plasmas e com a maquina de marketing tem por trás tem peso no mercado. Não quer isto dizer que os LCDs ganham terreno porque são melhores ganham terreno porque os custos de construção são menores e a situação financeira da Sony assim obrigou.

Há cada vez LCD's maiores e os plasmas estão claramente a perder terreno.[;)]

Mas isso tem a ver com custos de produção e culpa também do consumismo a todo o custo. Antigamente comprava-se uma televisão e era até o fim de vida, agora o mais provável (com a evolução que existe) é mudar de Lcd a cada 5 anos. [;)]

rjt21, não me sabes explicar a importancia dos paineis nos LCDs? E como é que se pode identificar que tipo de painel usa determinado LCD?

Os paineis influênciam directamente o angulo de visão efectivo, o contraste real e o brilho.
No caso das Samsung, por exemplo, podes ter paineis AUO AMVA, Samsung SPVA e CMO SMVA, por esta ordem de qualidade (do melhor para o pior). Consegues ver através da primeira letra do serial/model (uma coisa do género CMO1 ou SP01 ou AM01) que está do lado direito da TV.

Os paineis influênciam directamente o angulo de visão efectivo, o contraste real e o brilho.
No caso das Samsung, por exemplo, podes ter paineis AUO AMVA, Samsung SPVA e CMO SMVA, por esta ordem de qualidade (do melhor para o pior). Consegues ver através da primeira letra do serial/model (uma coisa do género CMO1 ou SP01 ou AM01) que está do lado direito da TV.

E então porque raio é que a Sansung pelo menos pode ter no mesmo modelo de TV paineis diferentes?

Acho que não estou a dizer nenhum disparate. Li em qualquer sitio que um LCD do tipo LE37S81B ou outro similar pode ter 3 tipos de painel.

Se influenciam as caracteristicas técnicas e o resultado final é preciso andar lá com atenção a todos os pormenores e pedir uma TV com o número de série iniciado pela letra da nossa conveniencia.

Será que isto acontece com outras marcas?

Mas é devido ao que o rjtd21 disse, é uma questão de custo de fabrico e de marketing. Só o facto da Sony ter abandonado a tecnologia dos plasmas e com a maquina de marketing tem por trás tem peso no mercado. Não quer isto dizer que os LCDs ganham terreno porque são melhores ganham terreno porque os custos de construção são menores e a situação financeira da Sony assim obrigou.

Estou a ver. Os plasmas até podem ser melhores, mas foram os LCD que vieram permitir que qualquer comum mortal pudesse ter acesso a uma tv dessa natureza.

É uma tecnologia que ainda está muito nova, mas espero que melhore nos próximos anos...

E então porque raio é que a Sansung pelo menos pode ter no mesmo modelo de TV paineis diferentes?

Acho que não estou a dizer nenhum disparate. Li em qualquer sitio que um LCD do tipo LE37S81B ou outro similar pode ter 3 tipos de painel.

Se influenciam as caracteristicas técnicas e o resultado final é preciso andar lá com atenção a todos os pormenores e pedir uma TV com o número de série iniciado pela letra da nossa conveniencia.

Será que isto acontece com outras marcas?

Na Samsung é comum, inclusivé nos monitores para PC.
Em outras marcas, nunca ouvi, mas acredito que mais façam isso.
E pelo que li, as diferenças ainda são algumas. Obviamente, não é uma diferença da noite para o dia, mas há diferenças. Na série R7X, a Samsung ainda fazia algo mais grave, que era colocar paineis MVA nas TV, que nada têm a ver a nível de qualidade com os SPVA que a Samsung anunciava.

Estou a ver. Os plasmas até podem ser melhores, mas foram os LCD que vieram permitir que qualquer comum mortal pudesse ter acesso a uma tv dessa natureza.

É uma tecnologia que ainda está muito nova, mas espero que melhore nos próximos anos...

A tecnologia nem é má... o que é mau é o sinal de da TV em Portugal.

Na Samsung é comum, inclusivé nos monitores para PC.
Em outras marcas, nunca ouvi, mas acredito que mais façam isso.
E pelo que li, as diferenças ainda são algumas. Obviamente, não é uma diferença da noite para o dia, mas há diferenças. Na série R7X, a Samsung ainda fazia algo mais grave, que era colocar paineis MVA nas TV, que nada têm a ver a nível de qualidade com os SPVA que a Samsung anunciava.

Então se a escolha for LCD e se a marca for Sansung é preciso ir ao pormenor para não levar gato por lebre.

Obrigado pelo esclarecimento.

Voltar
Superior