Não sei se o sinal satélite - que deve ser aquilo a que te referes - pode ser considerado hertziano, mas como vem pelo "ar", dou de barato.
Mas isso nem é o assunto que desenvolveu estes últimos posts, a questão é a da importância do sintonizador DVB-T como factor de compra de uma TV, o que discordei, porque acho que não se aplica à nossa realidade, nem se aplicará.
Mas insisto no assunto: esse sistema que dizes ter usa o sintonizador DVB-T do teu televisor? Seguramente, não!
O que usas então? Um outro sintonizador, idêntico nas funções mas não integrado na Tv, aquilo a que a TvCabo chama de PowerBox, e nos sítios onde arranjaste o que tens chamam de "deco".
Achas que no futuro vai ser diferente disto? Seguramente, não! O actual negócio é uma mina de ouro da qual não se abre mão, especialmente para quem aluga/vende PowerBox, e tem suporte legislativo para o fazer!
Portanto, a questão é da validade do sintonizador DVB nos televisores, e em Portugal, friso bem!
P.S.:
Por acaso, até considero masoquista aqueles que ficam às escuras por causa dos "apagões" da TvCabo (acho que sabemos do que estamos a falar, certo?) Então não é mais cómodo não teres que te chatear à procura de "sementes" para o teu "jardim florir"? O conforto paga-se.