Tópico dos Vinhos Portugueses

Há alguns anos li um artigo ciêntifico onde eram demonstradas as alterações que o alcoól metílico ( pelos vistos é este o alcoól que existe no vinho americano, ao contrário do alcoól etílico que existe nos restantes vinhos)provoca no fígado.
Nessa experiência efectuada em embriões de pintos, ficou demonstrado que, por influência do alcoól metílico, os pintos nasciam com Cirrose.
Daí que a conclusão foi que o alcoól metílico provocava,mais facilmente, cirrose hepática.
Estaria explicada a razão da proibição dessas vinhas e desse vinho.

Daí para cá, nunca li mais nada sobre o assunto.

Agora falando de vinhos e uma vez que há quem goste do Quinta de Cabriz, desafio-vos a experimentar o Dão do Jumbo.
É mais acessível e não me parece nada de deitar fora...

Última edição:
Eu actualmente , bebo e recomendo

Eugenio de Almeida Tinto (Cartuxa)

É um vinho que me satisfaz plenamente , com muito sabor característico e macio ao qual a fundação EA ja nos habitou. O preço em hipermercado ronda os 6€

Pago a garrafa a quem nao gostar ehehe

Rotulo para facil identificação :
ro_098.jpg

citação:Originalmente colocada por Maguire

É impressão minha ou em 7 páginas ninguém falou em....Monte Velho?

Um Mazouco cai muito bem com queijos.

Na semana passada bebi um Lima Mayer maravilhoso. Carote mas vale a pena.

Sinceramente não aprecio muito o Monte Velho.

Gosto mais do Monsaraz ou do Charamba.

citação:Originalmente colocada por Alpiger

citação:Originalmente colocada por Maguire

Um Mazouco cai muito bem com queijos.

Na semana passada bebi um Lima Mayer maravilhoso. Carote mas vale a pena.

Sinceramente não aprecio muito o Monte Velho.

Gosto mais do Monsaraz ou do Charamba.
de vinhos "base" perfiro periquita!

O Monte Velho (juntamente com os vinhos do Pingo Doce) foi um vinho que marcou de certa forma uma fase transitória dos vinhos portugueses, nos últimos 10 anos.
A sua popularidade coincidiu com o interesse crescente da população mais jovem e urbana pelo consumo de vinho, com a moda de beber vinho alentejano, etc, etc. Nesses anos o desconhecimento era muito e a qualidade de vinhos até aos 500$00 nas grandes superficies era na maioria muito baixa, muitos eram mesmo intragáveis, e vinhos como o Monte Velho eram uma marca na altura com uma boa relação preço/qualidade, mas eram sobretudo um valor seguro, pois para quem não conhecia vinhos era sempre uma lotaria arriscada comprar outro vinho qualquer. Nessa altura toda a gente levava Monte Velho para jantares de amigos e toda a gente pedia Monte Velho nos Restaurantes. Era quase uma maçada.

Mas nos últimos 3 anos muita coisa mudou, a qualidade da baixa gama aumentou consideravelmente, hoje em dia encontram-se muitos vinhos agradáveis no patamar dos 5€, e o Monte Velho para mim hoje até é um vinho um pouco caro para o que oferece e demasiado banal comparando a outras alternativas mais interessantes que vão aparecendo.

Eu actualmente , bebo e recomendo

Eugenio de Almeida Tinto (Cartuxa)

É um vinho que me satisfaz plenamente , com muito sabor característico e macio ao qual a fundação EA ja nos habitou. O preço em hipermercado ronda os 6€

Pago a garrafa a quem nao gostar ehehe

Rotulo para facil identificação :
ro_098.jpg

Este é tambem um dos meus vinhos preferidos.

O Piriquita, tambem aqui referido é um optimo vinho da região de Setubal.

O Eugenio de Almeida tinto é sempre uma boa compra para quem não quer gastar mto.

Para a sobremesa experimentem a companhia de um moscatel da JP...são mto bons, sem duvida. O que gosto de servir na sobremesa é tb um Grandjó branco ligeiramente fresco. Cai maravilhosamente bem...experimentem

O Eugenio de Almeida tinto é sempre uma boa compra para quem não quer gastar mto.

Para a sobremesa experimentem a companhia de um moscatel da JP...são mto bons, sem duvida. O que gosto de servir na sobremesa é tb um Grandjó branco ligeiramente fresco. Cai maravilhosamente bem...experimentem

Acho que a arte está no comprar bom e razoavelmente barato ... e aí o Eugenio de Almeida cumpre :)

Embora 5 ou 6 € por garrafa nao seja barato ... vai dar 20 no Restaurante :|

Pelo menos eu nao acho barato ...

Atenção que o Feira Nova andava a vender Reguengos Reserva 2003 por 3 euros a garrafa...Não está nada mal, mesmo que não seja vinho para pôr às visitas, dá bem para o dia-a-dia. Abraços

Pelo menos até há pouco tempo era proibida a produção e comercialização na Europa.

Como talvez saibas, quase todo o vinho que conhecemos é criado em videiras bravas ou selvagens (Vitis sylvestris) que são depois enxertadas com a especie Vitis vinifera, uma especie europeia. Todas as castas usuais (portuguesas, francesas, etc) que conhecemos na Europa são desta especie Vitis vinifera.

O vinho morangueiro, vinho de cheiro ou vinho americano como é chamado em vários locais do Continente ou das ilhas é feito a partir duma videira brava que de origem americana, a Vitis Labrusca, sem levar posteriormente qualquer enxerto.

É consensual que apenas a especie europeia Vitis vinifera consegue criar vinhos de qualidade. A maioria das pessoas diz que os vinhos sem ser desta especie não passam de sumos com Álcool, mais ou menos adocicados. Para além da qualidade, houve problemas de intoxicações há umas décadas o que levou À sua proibição em Portugal e na restante Europa. No tempo da ditadura houve mesmo estudos que concluiram que existia uma maior incidência de deficiência mental na população que consumia este vinho.

No entanto, o vinho continua a ser produzido de forma muito limitada e artesanal em países como Portugal, França, Itália entre outros.

Há cerca de dois anos lembro-me de ler que havia estudos que defendiam o fim da proibição pois na verdade este não era nocivo à saúde, que os problemas que ocorreram no passado tinham a ver com os processos de fabrico artesanal. Nessa altura houve mesmo um pedido no Parlamento europeu a pedir o fim da proibição, defendendo que perigoso não era o vinho em si, mas sim a falta de controlo sobre um produto que continua a ser produzido artesanalmente às escondidas. Mas não sei como ficou essa história.

Pelo sim pelo não, não é vinho que eu tenha qualquer interesse em consumir.

boa explicação.

Esse vinho que bebi no norte era feito artesanalmente com uvas de parreira trepadeira, não era nenhuma mixordia era feito como todos os vinhos artesanais as uvas é que eram diferentes(parecem gomas mas gostosas)

é um vinho forte(nada de sumos com alcool) mas bastante aromático e gostoso.... fiquei fan do vinho de morangueiro não sei é onde se vende[:cool:] a menos que descubra um particular que me venda umas garrafas[:blush:]

Uma vez bebi um vinho da Quinta de Santa Maria (Douro) e gostei bastante.

Andei à procura em vários sitios e não encontrei nada.
Alguém conhece esta Quinta? Acho que é para os lados de Muxagata!

Fico contente que o novo formato do forum tenha dado uma nova dinamica a este topico. Em poucas horas teve mais posts que em varios meses.:)

Já agora mais um contributo, provem um vinho do Douro chamado "Perfil".
É um pouco dificil de encontrar mas vale a pena perder algum tempo á sua procura.

Dar o nome aos bois

Dar o nome aos bois

Fico contente que o novo formato do forum tenha dado uma nova dinamica a este topico. Em poucas horas teve mais posts que em varios meses.:)

Já agora mais um contributo, provem um vinho do Douro chamado "Perfil".
É um pouco dificil de encontrar mas vale a pena perder algum tempo á sua procura.

Qual novo formato, qual quê...
Já viste que foi desde que eu descobri este tópico e comecei postar? O Modelo/Continente tem uma pinga californiana, acho que é Robert Mondavi a cerca de 12 euros... esqueçam! Nem para temperar a carne. Alías, como sabem, se o vinho não é bom p beber, tb não é bom p temperar.
Quando a dona pedir um vinhito p vinha d'alho toca a abrir um Pintas 99 e vai um copito p carne e os outros todos para o papo!

A minha última experiência foi um Tinto da Ânfora (alentejo) Tinto... Em restaurante a garrafa custou 15 ou 16€, não sei qt custa em supermercado... Mas que é bom é ! Para quem gosta de vinhos frutados !

A minha última experiência foi um Tinto da Ânfora (alentejo) Tinto... Em restaurante a garrafa custou 15 ou 16€, não sei qt custa em supermercado... Mas que é bom é ! Para quem gosta de vinhos frutados !
Cerca de 6 euros nas feiras de vinho que por aí andam.
Por falar em frutados, aqui à uns tempos numa prova de vinhos de uma garrafeira de um amigo meu bebi um tinto australiano que sabia a framboesa e lichias (não sei se é assim que se escreve... aqueles frutos que comemos nos restaurantes chineses e que há em calda à venda). Era qualquer coisa de diferente de tudo o que tinha bebido até então. Mas era fruta a mais...qualquer dia temos banana, maracujá, pera abacate...

Já agora, alguem me dá dicas sobre locais onde se possa beber bons vinhos de marca a copo? Em Matosinhos sei que há um restaurante ao lado do Vinho e Coisas

Voltar
Superior