Tópico dos Vinhos Portugueses

O Esteva é um tinto bastante aceitável para o dia a dia... e é um vinho q por acaso melhora bastante decantado !

Experimentem o Esteva acompanhado de um bom queijo da serra, transforma-se bastante.

Tapada do Chaves tem um branco muito bom (não conheço o tinto por acaso), assim como a Fundação Eugénio de Almeida !
Mas o meu branco preferido é o Herdade Grande, da Vidigueira !

Vinho algarvio nunca bebi !

Vinhos internacionais, só conheço 2 italianos correntes, cujos nomes não me lembro, mas q eram bem agradáveis.

Bebi há pouco tempo um Argentino monocasta Malbec (casta sul-americana que, pelo q dizem só se encontra na Argentina e no Chile) e um Malbec com Syrah. Muito bons, mas muito encorpados !

Gosto tambem muito dos vinhos italianos. Sempre que lá vou venho deliciado com aqueles vinhos. Ainda por cima costumo visitar uma zona fortemente vinicola (Piemonte) e conheco alguns produtoes e adegas.
Devido ao facto da Maria ter vivido muitos anos em Madrid e irmos lá frequentemente, tambem tenho conhecido e apreciado bons vinhos espanhois.
Como ja foi referido, a casta Syrah é muito boa pinga.
Mas gosto particularmente do Merlot.

Temos alguns vinhos com castas Syrah ;)

O Vida Nova da região do Algarve tem uma percentagem de Syrah assim como muitos vinhos Alentejanos.

citação:
O Vida Nova Reserva Tinto 2004 é composto de 85% de Syrah e 15% de Aragonês. A maturação foi feita em cascos de carvalho novo francês e americano durante 8 meses e continuou a sua maturação em garrafa por mais 9 meses antes de ser posto à venda em Março de 2006. A produção rondou os 4000 litros.
Este vinho esta apenas disponível para compra na nossa loja #8211; Adega e através da Internet. Se está interessado em adquiri-lo, contacte-nos.

Especificações Técnicas:
Região: Lagoa, Algarve
Classificação: Vinho Regional Algarvio
Estilo: Tinto
Castas: 85% Syrah. 15% Aragonês.
Vindima: 2004
Estágio e engarrafamento: 8 meses em carvalho novo. 9 meses em garrafa.Engarrafado Maio 2005.
Área da Vinha: 8Ha

Controlo Analitico:
Alc: 14.5 %v/v
Acidez vol: 0.55g/l
Acidez tota: 6.3g/l
pH: 3.77
So2 total: 60mg/l

Caracteristicas Organolepticas:
Visual: Profundo, cor vermelha/ roxa densa e escura.
Olfactivo: Aroma a ameixas frescas e secas com complexas notas
de especiarias de canela, baunilha e carvalho
Gustativo: O paladar mostra elegância, boa profundidade de fruta madura, extensos e finos taninos dando ao vinho uma excelente estrutura.
Temperatura: 18ºC
Acompanhamento: Carnes vermelhas, estufados, guizados e queijos.
Quantidade produzida: 5500 garrafas.
Preço da Adega: 17.50 Euros cada garrafa, 105.00 Euros a caixa de 6.

O Vida Nova Tinto 2004, é uma mistura das seguintes castas Aragonês, Shiraz, Trincadeira e Alicante Bouchet que foi efectuada nos finais de Fevereiro e engarrafado em Maio.
Este vinho recebeu recentemente uma medalha de bronze no International Wine Challenge em Londres, sendo que é o primeiro vinho oriundo do Algarve a ganhar uma medalha, nesta prestigiada competição.

Especificações Técnicas:
Região: Lagoa, Algarve
Classificação: Vinho Regional Algarvio
Estilo: Tinto
Castas: 70% Syrah. 15% Aragonês. 5% Trincadeira. 5% Mourvedre. 5% Alicante Bouschet
Estágio e engarrafamento: 6 meses em carvalho novo.
Engarrafado em Maio 2005.
Área da Vinha: 18Ha

Controlo Analitico:
Alc: 14.0 %v/v
Acidez vol: 0.48g/l
Acidez total: 6.3g/l
pH: 3.62
So2 total: 55mg/l

Caracteristicas Organolepticas:
Visual: Profundo, cor vermelha/ roxa densa e escura.
Olfactivo:Aroma a ameixas frescas e secas com complexas notas de especiarias de canela, baunilha e carvalho
Gustativo: O paladar mostra elegância, boa profundidade de fruta madura, extensos e finos taninos dando ao vinho uma excelente estrutura.
Temperatura: 16ºC
Acompanhamento: Carnes brancas e vermelhas, queijos
Quantidade produzida: 75333 garrafas
Preço da Adega: 8.50 Euros cada garrafa, 50.00 euros a caixa de 6.

Dizem que a Adega do Cantor é um luxo....
Em breve lá irei fazer umas provas[8D] A visita guiada e provas custa 7,50 Euros

barrels.jpg

citação:Originalmente colocada por Alpiger

citação:Originalmente colocada por 3com

Dizem que a Adega do Cantor é um luxo....
Em breve lá irei fazer umas provas[8D] A visita guiada e provas custa 7,50 Euros

barrels.jpg

Isso da visita guiada é interessante.:)

Alpiger, vou tentar ir lá este fim de semana;)
Se conseguir tiro fotos e faço um review do vinhos[8D]
(acho que vou sair de lá todo torto)[}:)]

Entretanto já abri a garrafita de Quinta de Cabriz 2004.
Pelos 3 Euros que costou é defacto muito porreiro mas revela um pouco de acidez(nada de preocupante).
É obvio que não se pode esperar milagres de um vinho de 3 Euros mas repito, pelo preço é uma optima escolha.(thanks pela dica)
Em vez de ter comparado com o Meia Encosta, vinho também do Dão e mesma faixa de preços, comparei com o Loios 2005 que tinha decantado.
O Loios (um vinho de João Portugal Ramos) revelou ser mais aveludado mas também não será justo comparar excessivamente com algo que é ~40% mais barato.

Ps: Amanhã vou decantar o restante que tenho de Quinta de Cabriz 2004, talvez se revele uma surpresa ainda maior[8D]

Já que falam em tempo quente, não gostam de Rosé ?

Um Rosé fresquinho com um bom prato de marisco ou peixe é uma delicia.

PS: O Planalto bebe-se bastante bem. Ainda há dias bebi uma garrafa dessas com o meu sogro, fez um optimo dueto com uns camarões fritos.

PS: Evel Branco e Granjó não gosto muito... Já alguém experimentou estes dois ?

O Planalto costuma ser o meu branco por defeito.

Como alternativa gosto tambem de Fundação Eugenio d'Almeida ou em casos especiais, Pera Manca branco.

Provei o Quinta de Cabriz e gostei. Bom para o preço.
Comprei para exprimentar um vinho da Argentina, Antonio Roca, um Merlot muito acessivel e de boa qualidade. +- 6 euros.

Fui ao Lidl buscar água Penacova e aproveitei para comprar uma de tinto australiana e outra californiana ;)
Vamos lá ver se são bons!

Já que este é o tópico sobre vinho, o que acharam da noticia sobre a possivel redução da vinha portuguesa em 10% e exportação de vinho ?
Parece que bruxelas quer entalar os portugueses[v]

Na California, especialmente em Napa Valley, produz-se vinhos da melhor qualidade, em directo confronto com os Franceses ou Italianos.

Agora estão a aparecer vinhos de locais atipicos, como Chile, Nova Zelandia, Australia e Costa Rica.

Na California, especialmente em Napa Valley, produz-se vinhos da melhor qualidade, em directo confronto com os Franceses ou Italianos.

Agora estão a aparecer vinhos de locais atipicos, como Chile, Nova Zelandia, Australia e Costa Rica.

Exacto, os de Napa são bastante conhecidos.

No Lidl também encontras vinhos do Chile.
Acho que esse vai ficar para a proxima[8D]

O Planalto costuma ser o meu branco por defeito.

Como alternativa gosto tambem de Fundação Eugenio d'Almeida</u> ou em casos especiais, Pera Manca branco.

Provei o Quinta de Cabriz e gostei. Bom para o preço.
Comprei para exprimentar um vinho da Argentina, Antonio Roca, um Merlot muito acessivel e de boa qualidade. +- 6 euros.

Este, juntamente com o Tapada do Chaves e com o Herdade Grande (Vidigueira) são os meus brancos de eleição !

Tb ando com curiosidade de provar vinho chileno, visto q anda tão afamado !

Apesar deste tópico ser "exclusivo" de vinhos portugueses, há que abrir excepções( ou melhor garrafas ) :D[8D]

Hoje abri uma garrafa de BayWood Cabernet Sauvignon 2004</u> [:p]
É verdade, encontrei esta garrafinha californiana num supermercado Lidl[:0]
Não é um Cabernet Sauvignon reserva da Baywood mas é um vinho bastante bom para o preço que custa [^]
Acho que nunca tinha bebido um Cabernet Sauvignon tão barato:D e o que é certo é que foi uma surpresa! Aliás, está a ser uma surpresa, pois, neste momento estou com o copo e garrafa ao lado do computador[}:)]

Aqui fica o site do produtor:
http://www.baywood-cellars.com/index.html

Quando forem o Lidl comprem uma destas;)
Agora só me falta experimentar o vinho chileno disponivel no Lidl.... não há duvido que o Lidl tem produtos únicos:D

PS: vão achar a rolha um pormenor interessante;)

Nos ultimos dias tenho andado entretido com o vinho branco, efeitos do calor.Bebi "Grandjó", já o conhecia,e nunca me canso dele.Alguem já o provou?

citação:Originalmente colocada por dm101

Nos ultimos dias tenho andado entretido com o vinho branco, efeitos do calor.Bebi "Grandjó", já o conhecia,e nunca me canso dele.Alguem já o provou?
Já aqui tinha falado dele;)
Não gosto muito, acho-o muito doce.

Voltar
Superior