Então mas se isto não é um erro de concepção, o que se lhe vai chamar? Divina providência?
Bom, por acaso até é capaz de nem ter sido um erro de concepção, mas sim um erro de implementação. É que esse motor foi desenhado por um ex-engenheiro da Ferrari (e da Alfa Romeo), que o Sr. Ferrucio Lamborghini, e muito bem, foi buscar a peso de ouro. Infelizmente as coisas não terão corrido bem, porque na altura em que o Miura foi construído já o fulano tinha saído da Lamborghini, não podendo por isso acompanhar os trabalhos de implementação do motor no chassis.
Vamos lá ver uma coisa: O Miura apresentava soluções brutalmente arrojadas para a época, e era sob muitos aspectos uma peça de tecnologia mais avançada do que qualquer Ferrari da época. Mas como todos os pioneiros, pagou um preço elevado pela coragem. Por exemplo, tinha um sistema revolucionário que integrava numa só peça caixa de velocidades, diferencial e motor, a nível de lubrificação. Resultado: a pontinha de um dente da embraiagem que partisse entrava no circuito do óleo e podia gripar o motor! Hoje em dia não vês esta solução em lado nenhum, nem sequer nos Miuras, porque todos os donos (ou a maioria), já mandou instalar 2 circuitos de óleo diferentes nos seus Miuras.
Outra coisa: As primeiras 300 e tal unidades eram construídas com um aço muito pouco expesso. Os chassis eram uma valente bosta para andar ás curvas. Mais tarde aumentaram a expessura em 30%, e consequentemente o peso, mas ao menso ficaram com um chassis melhorzinho.
Na prática, os Ferrari contemporâneos ao Miura acabaram por ser mais felizes. Mas isso não quer dizer que o Miura não fosse um espctáculo de Super Carro. Pois claro que era!apr
Já agora, ao fim de quantas unidades foram estas questões resolvidas? É que de facto a Lamborghini começou a resolver problemas quase desde a primeria unidade, mas ao que sei essa questão dos incêndios não foi uma delas.
O P400 (o primeiro, que pesava cerca de 1000kg) tinha uma velocidade máxima teórica anunciada pelo Ferrucio Lamborghini de 300km/h. O P400S, que já pesava mais uns bons 200kgs, tinha uma velocidade máxima de 270 ou 280, por aí.
Nota p.f. que não me dá gozo nenhum apontar defeitos ao Miura. Todos sabemos que os Ferrari da altura também estavam longe de ser perfeitos. Mas acho que, a bem da verdade, se devem ver as coisas como elas são, e não como queríamos que elas fossem.