O estendal no 911 turbo tem como obejectivo principal captar ar fresco para os intercoolers.
é por coisas destas que argumentar com fanáticos não resulta. Seja qual fôr o lado da barricada.
mas lá vai...
A forma base do 911 é baseada em principios explorados sobretudo na década de 30, sobretudo devido ao emergir do movimento Styling nos EUA na definição de linhas dos automóveis, expandido-se depois para uma panóplia de outro tipo de produtos. Na Europa, esse movimento assumiu um carácter mais cientifico, tendo sido feitos os primeiros testes aerodinâmicos nos tuneis de vento utilizados pelos dirigiveis da altura.
O problema dessa forma (gota de água) e das resultantes, é que, apesar de permitir bons valores aerodinâmicos, devido ao perfil que descai ininterruptamente para a traseira, a alta velocidade, provoca valores demasiados altos de sustentação negativa sobre o eixo traseiro, o que pode provocar em desacelaração ou travagem a velocidades mais altas, o desiquilibrio do carro e consequentemente o seu despiste. Basta referir o caso do Audi TT ou estão todos com memória curta?
daí a asa que apareceu no 911, se não estou em erro, o 1º foi o 2.7 RS.
Com o aumento da performance, é uma necessidade.
Mas como tudo na vida, também tens razão quando dizes que pode ajudar a captar ar fresco. Um componente pode ter várias funções.
Mas a porsche pode retirar a asa. Ou segue um caminho semelhante à Ferrari com a zona inferior esculpida e ainda pode recorrer das cortinas de ar, como se viu em alguns concepts franceses, como o Citroen C-SportLounge.
Mas a asa já faz parte do historial da Porsche e é uma solução que funciona. Estou-me a marimbar se é uma solução tradicional/antiquada. O 911 é dos poucos em que a asa até resulta razoavelmente bem...
deixem-s de picardias tótós. Ninguém chega a conclusão nenhuma.
Fanáticos acabam sempre por denegrir mais do enaltecer aquilo que acreditam.