Tópico Ferrari - Il Cavallino Rampante

A Ferrari raramente vai desenvolver seja o que for para o Nurburgring...
E isso implica que o seu setup stock não se adapte a situações tão abrangentes como as presentes em Nürburgring? E que a sua diferença de potência não chegue para colmatar isso? É que não são mais 10 cavalos, põe-lhe mais um zero à direita!

Só se mudou muito... Vou ver[kiss]

Humm, é a mesma... Vê lá bem a pista :)

Laguna Seca tem um sector muito rápido (rectas intermediadas por curvas rápidas desde a curva 3 até à curva 8)... Depois da curva 8A até à curva 2 o ritmo volta a ser rápido...

Laguna-Seca-MAP.jpg

Última edição:
Depende do tipo de asa.

As asas dos GT3 são tradicionalmente «user friendly», mas as do GT2 (sobretudo no 993) já deixavam antecipar que as asas dos GT1 (993 e 996) eram resolutamente as asas da competição que causavam «estranheza» aos incautos que circulavam acima dos 200 km/h em tais modelos...

Além disso, devido a essas mesmas asas proeminentes, o GT1 era muito sensível às mudanças de vento. E aí a exploração do efeito de solo permite minimizar a exposição da aerodinâmica à influência problemática do vento, além de permitir uma distribuição mais regularizada das forças verticais pela maior área disponível no fundo do carro (comparativamente à superfície de uma asa) para o efeito de sucção e de Venturi (escoamento).

O problema dos efeitos de solo, com já disse atras é que não "avisam" o condutor de quando o carro vai perder aderencia, essa perda da-se de forma brusca pondo os mais inexperientes em grandes dificuldades.

Pegando nesse mapa, vais flat-out na recta da meta (bem grande por sinal), vais a full throttle das curvas 5 à 6 e 6 à 7. A 9 é feita em apoio também com o gás todo que lhe consigas dar. E até a 4 curva é relativamente rápida.

De scooter talvez consigas....eu não considero a recta da meta grande mas pronto....vê este video e vê o piloto a fazer as coisas que dizes ai...ou não...
http://www.youtube.com/watch?v=UPfhIb0114c

E isso implica que o seu setup stock não se adapte a situações tão abrangentes como as presentes em Nürburgring? E que a sua diferença de potência não chegue para colmatar isso? É que não são mais 10 cavalos, põe-lhe mais um zero à direita!

O setup, em ritmo de circuito, é quase tudo! O Enzo tem 12 posições de setup! Certamente que o setup stock da Porsche (para os vários modelos)para o Nurburgring está muito mais apurado que o setup stock dos modelos da Ferrari.

«Ao nível de circuito uma mudança de setup de 5% pode anular uma vantagem de potência de 50%!...» (Mauro Forghieri)

Eu estou louco então.....fazes a curva da recta a fundo e termina ai....as outras não dá mesmo....

As curvas rápidas não tem que ser feitas a fundo: são feitas é travando pouco e não tendo que descer mais que uma ou duas velocidades comparativamente aos dados da recta que a precede.

De scooter talvez consigas....eu não considero a recta da meta grande mas pronto....vê este video e vê o piloto a fazer as coisas que dizes ai...ou não...
http://www.youtube.com/watch?v=UPfhIb0114c

Tou a deixar "loadar" tudo, tou em wireless. Anyway, posso já começar por dizer que akilo tem uma aceleração mt grande, logo a recta da meta encurta-se bastante.
Bem, já vi... Na minha opinião aquilo são rectas longas. A recta da meta é grande mesmo, chega e tem mesmo de travar. Curva a esquerda, aceleração total e trava para a direita. Acelera até à curva 4 e praticamente levanta pé (nao é incisiva a desaceleração) até à curva 5 (da 4 à 5 olha a distância!). Trava, alinha e flat-out para a curva 6, LEVANTA um pouco o pé e Flat-out de novo!! (olha o tamanho do espaço entre curva 5 e 7!!). Depois é uma das zonas mais lentas a curva 8 e na 8A dá-lhe gás, levanta um cadinho na curva 9 (sem travões) e trava na 10. Curva e gás até à 11. E tá feito. Bastante rápido o circuito. N gastava mtas pastilhas n fosse a travagem na recta da meta, na curva 8 e na 11...

O setup, em ritmo de circuito, é quase tudo! O Enzo tem 12 posições de setup! Certamente que o setup stock da Porsche (para os vários modelos)para o Nurburgring está muito mais apurado que o setup stock dos modelos da Ferrari.

«Ao nível de circuito uma mudança de setup de 5% pode anular uma vantagem de potência de 50%!...» (Mauro Forghieri)

O enzo foi lá testado? Acho que não. Seja como for, todos os outros também têm montes de ajustes e modos, ou seja, o que vou dizer aplica-se a eles: como tantos modos de setup não têm UM que dê cartas nessa pista mundialmente famosa pelas suas qualidades? Mas também já disse, se não gostas de falar no Nurburgring diz-me outra que seja digna de comparação.

As curvas rápidas não tem que ser feitas a fundo: são feitas é travando pouco e não tendo que descer mais que uma ou duas velocidades comparativamente aos dados da recta que a precede.

Exactamente. Não é um circuito que se trave imenso, mtas curvas são em apoio, e akela distância entre a curva 5 e a 7/8 é enorme e é 95% flat-out!!

Tou a deixar "loadar" tudo, tou em wireless. Anyway, posso já começar por dizer que akilo tem uma aceleração mt grande, logo a recta da meta encurta-se bastante.
Bem, já vi... Na minha opinião aquilo são rectas longas. A recta da meta é grande mesmo, chega e tem mesmo de travar. Curva a esquerda, aceleração total e trava para a direita. Acelera até à curva 4 e praticamente levanta pé (nao é incisiva a desaceleração) até à curva 5 (da 4 à 5 olha a distância!). Trava, alinha e flat-out para a curva 6, LEVANTA um pouco o pé e Flat-out de novo!! (olha o tamanho do espaço entre curva 5 e 7!!). Depois é uma das zonas mais lentas a curva 8 e na 8A dá-lhe gás, levanta um cadinho na curva 9 (sem travões) e trava na 10. Curva e gás até à 11. E tá feito. Bastante rápido o circuito. N gastava mtas pastilhas n fosse a travagem na recta da meta, na curva 8 e na 11...

Então e consideras isso curvas feitas quase a fundo? olha eu não.

Porque a Ferrari aposta nos efeitos de solo para conseguir apoio aerodinamico mas o efeito de solo também tem os seus contras, por alguma razão foram banidos da F1, e a principal razão foram as muitas queixas dos pilotos que os carros tinham um comportamento muito estranho e que nos limites eram impossiveis de controlar porque era impossivel de perceber onde era o limite dos carros. Os carros quanto mais depressa entrarem numa curva maior é o vacuo provocado pelo efeito de solo que suga o carro contra o chão, só que tudo tem um limite e quando o carro atinge o limite perde aderencia de forma drastica e repentina.

é favor abrir outro topico Ferrari VS Porsche , em vez de vir praqui poluir este topico....!

O efeito de solo foi proibido na F1 para diminuir a velocidade em curva!

...é sempre melhor tem o fundo do carro carenado e ter efeito de solo do ke ter um aileron enorme ke além de ser feio aumenta de muito o "drag" e logo dominui a velocidade max.

é favor abrir outro topico Ferrari VS Porsche , em vez de vir praqui poluir este topico....!

O efeito de solo foi proibido na F1 para diminuir a velocidade em curva!

...é sempre melhor tem o fundo do carro carenado e ter efeito de solo do ke ter um aileron enorme ke além de ser feio aumenta de muito o "drag" e logo dominui a velocidade max.

Por causa dos acidentes e das criticas dos pilotos a forma como tinham de pilotar aqueles carros.
Mas a Porsche não tem asas enormes (excepto o GT3 RS, mas esse em um carro de corridas) e não é por isso que é menos eficaz, a velocidade maxima interessa para alguma coisa a direito qualquer carroça anda e o mais engraçado é que os Porsche com as suas asas, e com tal "drag" e menos potencia conseguem sempre tempo identicos aos dos Ferrari.

Poluição é o titulo deste topico "60 anos a inovar"

Voltar
Superior