Tópico GOPRO e outras "action cam"

Boas pessoal ando interessado em adquirir uma coisa destas (action cam)

No entanto tenho algumas dúvidas, todas tiram foto? Não vejo grande referência a isso

As Kubo Denver etc são jeitosas? Pelo preço são bastante apetecíveis

Obrigado

Boas pessoal ando interessado em adquirir uma coisa destas (action cam)

No entanto tenho algumas dúvidas, todas tiram foto? Não vejo grande referência a isso

As Kubo Denver etc são jeitosas? Pelo preço são bastante apetecíveis

Obrigado

Sim praticamente todas as Action Cam têm modo fotografia ou então com a qualidade dos sensores das marcas/modelos de referência dão para tirares frames de um video como foto, por isso mesmo que estejas a filmar podes mais tarde usar um frame como foto.

Esse modelo não conheço mas pelo preço deve ser uma dos milhares de chinesices em que é tudo igual e feito no mesmo sitio mas vendido por "brandings" diferentes e não aconselho se queres alguma coisa com o minimo de qualidade de imagem.

Preferia dar mais por uma gopro ou equivalente usada de um modelo com mais tempo (anterior)

Malta

Preciso de um conselho aos entendidos nesta matéria.

Procuro uma "action cam" tipo all-in-one que desse para colocar no carro, na bicicleta e para levar para dentro de água.

Algum conselho? Obrigado desde já.

Eu tenho uma Gopro HD Hero das primeiras que faz 1080p e ainda funciona sem problemas.
Mas este ano um amigo, levou uma 11 para a neve e só posso dizer que a qualidade de imagem é de outro mundo.

Para quem estiver interessado, a GoPro Hero 12 Black está a 279€ na FNAC. É menos do que custam as Hero 10.

Para quem estiver interessado, a GoPro Hero 12 Black está a 279€ na FNAC. É menos do que custam as Hero 10.

Como o tempo passa rápido, comprei a minha 9 logo quando saiu, era a primeira GoPro com o ecrã na zona da frente, usei-a aí umas 4 vezes até hoje... 😬

Não a ligo há tanto tempo que devo ter várias actualizações por fazer... 😅

Malta

Preciso de um conselho aos entendidos nesta matéria.

Procuro uma "action cam" tipo all-in-one que desse para colocar no carro, na bicicleta e para levar para dentro de água.

Algum conselho? Obrigado desde já.

No meu grupo das biclas há um que anda de Gopro (não sei qual é o modelo, mas é recente) e outro que anda como uma barata de uma marca chamada "Acaso"! Nunca me esqueço desta marca porque se presta a piadas e trocadilhos.
Das poucas vezes que, em tainadas, vimos filmagens quer de uma quer de outra, eu honestamente não vejo diferença nenhuma de qualidade entre ambas. Claro que a durabilidade, autonomia, etc, da Gropro há-de ser melhor, mas também custou umas 4 vezes mais.
Isto para dizer que, caso eu estivesse no mercado à procura de uma action cam, iria procurar primeiro por soluções mais em conta que as Gopro.

No meu grupo das biclas há um que anda de Gopro (não sei qual é o modelo, mas é recente) e outro que anda como uma barata de uma marca chamada "Acaso"! Nunca me esqueço desta marca porque se presta a piadas e trocadilhos.
Das poucas vezes que, em tainadas, vimos filmagens quer de uma quer de outra, eu honestamente não vejo diferença nenhuma de qualidade entre ambas. Claro que a durabilidade, autonomia, etc, da Gropro há-de ser melhor, mas também custou umas 4 vezes mais.
Isto para dizer que, caso eu estivesse no mercado à procura de uma action cam, iria procurar primeiro por soluções mais em conta que as Gopro.

Eu praticamente só uso para filmar os miúdos, nada de coisas muito profissionais e já tive uma das mais baratas e agora tenho há uns anos uma Hero 8, podem dizer o que quiserem, mas todo o ecossistema da GoPro não tem nada a ver. A facilidade com que logo no telefone tenho vídeos editados e prontos a partilhar ou guardar não tem nada a ver.

Para quem editar no PC, quiser estabilizar no PC, endireitar o horizonte no PC, escolher os momentos para cortar... Bem... aí já não faz tanta diferença. Mas eu preferia cortar os pulsos a fazer educação de vídeo (deve ser das coisas mais aborrecidas que a vida nos pode dar), pelo que gosto imenso da GoPro.

PS: acabei por comprar uma Hero 12 na promoção. Não que a Hero 8 não seja do meu agrado, mas a gravação em 8*7 era algo que cobiçava há algum tempo, a 279€ foi quase por impulso.

Eu praticamente só uso para filmar os miúdos, nada de coisas muito profissionais e já tive uma das mais baratas e agora tenho há uns anos uma Hero 8, podem dizer o que quiserem, mas todo o ecossistema da GoPro não tem nada a ver. A facilidade com que logo no telefone tenho vídeos editados e prontos a partilhar ou guardar não tem nada a ver.

Para quem editar no PC, quiser estabilizar no PC, endireitar o horizonte no PC, escolher os momentos para cortar... Bem... aí já não faz tanta diferença. Mas eu preferia cortar os pulsos a fazer educação de vídeo (deve ser das coisas mais aborrecidas que a vida nos pode dar), pelo que gosto imenso da GoPro.

PS: acabei por comprar uma Hero 12 na promoção. Não que a Hero 8 não seja do meu agrado, mas a gravação em 8*7 era algo que cobiçava há algum tempo, a 279€ foi quase por impulso.

Estou nesse grupo em que às vezes apetece cortar os pulsos [:D], mas o que acontece mais é que muitos vídeos acabam por ficar a meio de editar "até um dia"...

E é que isto até atingir um resultado que satisfaça é sempre a gastar €...

No meu caso tenho uma Insta 360 R, comprei na altura pela ilusão de ser modular com lente 4k e lente 360. Na verdade utilizo sempre a lente 360 tendo em conta para o que habitualmente a utilizo, a 4k acaba por ficar na gaveta (motociclismo, alguns percursos em miradouros, eventos onde a "cana de pesca" vai buscar outra amplitude).

Em termos de imagem acho o resultado satisfatório, mas tive logo 2 problemas: edição muito morosa porque tenho de exportar primeiro de 360 para normal no PC (coisas mais pequenas e curtas dá para fazer de forma intuitiva no telemóvel), e a qualidade de som que na minha opinião é horrível com o vento.
Depois disto, por vezes ainda mais tempo no corte e costura do vídeo :(

Acabei por investir também num gravador (Zoom H1N) que me dá ainda mais trabalho: "obriga" a gravar/exportar trechos maiores de forma a ser mais fácil sincronizar o audio com a imagem.
Em termos de exportação já não me meto em mais do que 1080p, para ver num smartphone é mais que suficiente e acima disso torna as coisas um bocado incomportáveis.

Como por norma posso gravar de forma continua várias horas para depois editar, e como a câmara só tem autonomia para 1h e tal, o que faço é levar uma powerbank no bolso a alimentar continuamente a câmara, ou então ligar a outra tomada.

Fica um vídeo como exemplo do resultado que ando a obter:
https://drive.google.com/file/d/1wKVS4jPIX3jfUdWpTw5wliFUegV1uALw/view?usp=drivesdk

Se fosse agora, para o que faço provavelmente investia numa inta 360 X3. Ou uma GoPro Hero mini. O ecrã acaba por ser um bocado dispensável.

O que eu adoro na GoPro é que para fazer uns pequenos clipes de 2~3 minutos, com os pontos altos do dia, que é o que faço com 99% do que filmo, nem sequer preciso de editar nada.

Ligo a GoPro ao carregador, ela faz upload dos vários clipes para a nuvem e passado um bocado recebo uma notificação a dizer que tenho uma edição feita automaticamente.

Por norma perco mais uns 3 ou 4 minutos a mudar a música, há uma cena ou outra que forço a inclusão, ou que elimino e está feito.

Por isso volto a dizer, para quem tem paciência/jeito/meios para editar num PC, uma câmara do AliExpress faz em larga medida o mesmo efeito que uma GoPro, aliás, se é só fumar por filmar, até o telefone atualmente faz um trabalho brutal, com a estilização, também é à prova de água, etc... Etc... Mas para mim, o resto do ecossistema da GoPro é a diferença entre acabar com videos que gosto de partilhar com a família e amigos, ou acabar com um monte de clipes a ocupar um monte de GB's algures e por editar por falta de paciência.

Back