Eu praticamente só uso para filmar os miúdos, nada de coisas muito profissionais e já tive uma das mais baratas e agora tenho há uns anos uma Hero 8, podem dizer o que quiserem, mas todo o ecossistema da GoPro não tem nada a ver. A facilidade com que logo no telefone tenho vídeos editados e prontos a partilhar ou guardar não tem nada a ver.
Para quem editar no PC, quiser estabilizar no PC, endireitar o horizonte no PC, escolher os momentos para cortar... Bem... aí já não faz tanta diferença. Mas eu preferia cortar os pulsos a fazer educação de vídeo (deve ser das coisas mais aborrecidas que a vida nos pode dar), pelo que gosto imenso da GoPro.
PS: acabei por comprar uma Hero 12 na promoção. Não que a Hero 8 não seja do meu agrado, mas a gravação em 8*7 era algo que cobiçava há algum tempo, a 279€ foi quase por impulso.
Estou nesse grupo em que às vezes apetece cortar os pulsos [

], mas o que acontece mais é que muitos vídeos acabam por ficar a meio de editar "até um dia"...
E é que isto até atingir um resultado que satisfaça é sempre a gastar €...
No meu caso tenho uma Insta 360 R, comprei na altura pela ilusão de ser modular com lente 4k e lente 360. Na verdade utilizo sempre a lente 360 tendo em conta para o que habitualmente a utilizo, a 4k acaba por ficar na gaveta (motociclismo, alguns percursos em miradouros, eventos onde a "cana de pesca" vai buscar outra amplitude).
Em termos de imagem acho o resultado satisfatório, mas tive logo 2 problemas: edição muito morosa porque tenho de exportar primeiro de 360 para normal no PC (coisas mais pequenas e curtas dá para fazer de forma intuitiva no telemóvel), e a qualidade de som que na minha opinião é horrível com o vento.
Depois disto, por vezes ainda mais tempo no corte e costura do vídeo
Acabei por investir também num gravador (Zoom H1N) que me dá ainda mais trabalho: "obriga" a gravar/exportar trechos maiores de forma a ser mais fácil sincronizar o audio com a imagem.
Em termos de exportação já não me meto em mais do que 1080p, para ver num smartphone é mais que suficiente e acima disso torna as coisas um bocado incomportáveis.
Como por norma posso gravar de forma continua várias horas para depois editar, e como a câmara só tem autonomia para 1h e tal, o que faço é levar uma powerbank no bolso a alimentar continuamente a câmara, ou então ligar a outra tomada.
Fica um vídeo como exemplo do resultado que ando a obter:
https://drive.google.com/file/d/1wKVS4jPIX3jfUdWpTw5wliFUegV1uALw/view?usp=drivesdk
Se fosse agora, para o que faço provavelmente investia numa inta 360 X3. Ou uma GoPro Hero mini. O ecrã acaba por ser um bocado dispensável.