Tópico JEEP

Boas,
Miguel mais em cima falas na ventoinha do AC poder ajudar a arrefecer o motor como se pode fazer!? colocando um switch no tablier que faça ligar quando o ponteiro da temperatura passar dos 90º? já agora a dita ventoinha encontra-se no meio dos dois radiadores? tenho um ZJ.2500

Boas,
Miguel mais em cima falas na ventoinha do AC poder ajudar a arrefecer o motor como se pode fazer!? colocando um switch no tablier que faça ligar quando o ponteiro da temperatura passar dos 90º? já agora a dita ventoinha encontra-se no meio dos dois radiadores? tenho um ZJ.2500

Como já foi dito em cima, isto são apenas hipóteses. Ainda não realizei nenhuma das hipóteses que vou apresentando apenas porque não tenho um Cherokee com o 2.5VM... (o meu tem o 2.1 Renault).

A ideia da ventoinha pode passar por aí, que será a maneira mais "simples" de se efectuar. Mas bem feito era fazer como se fazem em alguns mercedes W124, que através de uma resistência em paralelo no sensor da temperatura da água "vicia" a leitura da centralina, fazendo crer que a temperatura da água está mais alta do que realmente está. Isto faz com que a ventoinha do AC ligue mais cedo, ajudando a arrefecer o radiador. Claro que isto no W124 funciona porque ele tem um sistema de arrefecimento por "estágios", ou seja, dependendo da temperatura lida, ele liga a ventoinha do AC, e mesmo assim, se continuar a subir, o acoplamento electro-mecânico da ventoinha principal atraca, obtendo assim 100% da capacidade de refrigeração.

A escolha da resistência, aqui, é fundamental. É ela que vai decidir quão "viciada" estará a leitura da temperatura. Dependendo dos óhmios (valor em que se mede uma resistência) podemos ter a ventoinha a ligar mais cedo ou mais tarde.

Como digo, desconheço se o VM já possui este sistema. Mas, mesmo que não possua, acho que com algum esforço, tempo e $$ se faz um sistema stand-alone para controlar a ventoinha do AC.

Abraços

o meu irmaõ quer comprar um jipe e gosta muito da grand cherokee, mais a ler este topico parece que 90% dos comentarios falan mal da cherokee, pela sua falta de fiavilidade do motor, os altos preços en manutenção, a falta de pessoal capacitado, etc, alguem pode dizer quanto consome uma grand cherokee, com o mal falado motor 2.5 td?? e já agora é um jipe recomendavel? quais são os males cronicos? será melhor dizer ao meu irmaõ em desistir em comprar cherokee e começar a buscar mitsubishi ou nissan?
obrigado pelas respostas..........

o meu irmaõ quer comprar um jipe e gosta muito da grand cherokee, mais a ler este topico parece que 90% dos comentarios falan mal da cherokee, pela sua falta de fiavilidade do motor, os altos preços en manutenção, a falta de pessoal capacitado, etc, alguem pode dizer quanto consome uma grand cherokee, com o mal falado motor 2.5 td?? e já agora é um jipe recomendavel? quais são os males cronicos? será melhor dizer ao meu irmaõ em desistir em comprar cherokee e começar a buscar mitsubishi ou nissan?
obrigado pelas respostas..........

Eu tenho um de 1998 com esse motor 2500,
o meu nas voltinhas do dia a dia consome + - 10 Litros, penso não ser muito para os 1900kg de Tara.Comprei o meu à mais de 2 anos e os problemas que tive foi, o veio de transmição da roda direita da frente teve de ser substituído devido ao fole estar roto e danificou o cardam; a resistência dos bancos queimou e fiquei sem o quentinho na poltrona, de resto impek. Se eu já gostava do modelo depois do ter comprado fiquei a gostar ainda mais, não sei bem explicar o que se sente ao volante de esta bela máquina. Sim é verdade que preferia ter o 5.9 que vejo nos filmes do youtube mas a gasolina aqui é cara. Fiz algumas incruções pelo todo o terreno sem me esticar muito e passei por lamas, inclinações acentuadas e ribeiros e nunca me deixou ficar mal, agora em auto-estrada cuidado porque este menino é fogo anda que se farta, tem de se ter cuidado com o aquecimento, nestes dois anos pode-se contar pelos dedos de uma mão as vezes que dei mais de 130kh. Penso que a chave para o sucesso destes carros será manutenções a tempo e horas.

Se fosse hoje comprava-o outra vez.

Jeep é JEEP

woman-shovel-young-sexy-46068457.jpg

14 anos depois...Jeep é JEEP:

1624371750_rll3h8sqsz.jpg
1624371785_5id22lm9a3.jpg

1624371768_v8q41gw0v2.jpg
1624371814_8zrpwrlzau.jpeg

1624371827_gsq7dph8ud.jpeg
1624371755_gvh267n713.jpeg

1624371835_8hx48r8949.jpeg
1624371803_idjmbqew6h.jpg

1624371783_39n9hfilra.jpg

Não sei se haverá tópico aberto da nova geração do Cherokee mas como creio que não será comercializado na Europa talvez possa ficar apenas por aqui.
IMG-4685.jpg
IMG-4686.jpg
IMG-4692.jpg

Back