Boas,
Miguel mais em cima falas na ventoinha do AC poder ajudar a arrefecer o motor como se pode fazer!? colocando um switch no tablier que faça ligar quando o ponteiro da temperatura passar dos 90º? já agora a dita ventoinha encontra-se no meio dos dois radiadores? tenho um ZJ.2500
Como já foi dito em cima, isto são apenas hipóteses. Ainda não realizei nenhuma das hipóteses que vou apresentando apenas porque não tenho um Cherokee com o 2.5VM... (o meu tem o 2.1 Renault).
A ideia da ventoinha pode passar por aí, que será a maneira mais "simples" de se efectuar. Mas
bem feito era fazer como se fazem em alguns mercedes W124, que através de uma resistência em paralelo no sensor da temperatura da água "vicia" a leitura da centralina, fazendo crer que a temperatura da água está mais alta do que realmente está. Isto faz com que a ventoinha do AC ligue mais cedo, ajudando a arrefecer o radiador. Claro que isto no W124 funciona porque ele tem um sistema de arrefecimento por "estágios", ou seja, dependendo da temperatura lida, ele liga a ventoinha do AC, e mesmo assim, se continuar a subir, o acoplamento electro-mecânico da ventoinha principal atraca, obtendo assim 100% da capacidade de refrigeração.
A escolha da resistência, aqui, é fundamental. É ela que vai decidir quão "viciada" estará a leitura da temperatura. Dependendo dos óhmios (valor em que se mede uma resistência) podemos ter a ventoinha a ligar mais cedo ou mais tarde.
Como digo, desconheço se o VM já possui este sistema. Mas, mesmo que não possua, acho que com algum esforço, tempo e $$ se faz um sistema
stand-alone para controlar a ventoinha do AC.
Abraços