Tópico JEEP

.... Cherokee... pffff...

Mais um brinquedinho para as senhoras irem às compras e levar os meninos à escola...

Ao menos o novo Wrangler ainda vai mantendo o sangue na guelra.

Oi, cheguei hoje de Atenas e vim estupefacto. Aquilo é só Jeeps por tudo quanto é canto!! Jeeps e Suzukis, principalmente Cherokees (os Liberty, não os xj) e Wtanglers (montanhas, paletes deles!!) e Jimnys e Vitaras.

Os Suzuky não me admiro muito que os haja em grande quantidade, agora fiquei foi boqueaberto com a quantidade de Cherokees e Wranglers que se viam em cada estrada e em cada esquina. Havia um ou outro Grand Cherokee, mas poucos e ainda vi um Commander, grande bicho mais parece um Hummer H3. Fico admirado principalmente por serem carros de uma marca cara e que ali parece que são perfeitamente comuns. Isto num país que só há pouco tempo nos conseguiu ultrapassar (nem sei como, a cidade é feia, porca, degradada, deprimente e os tipos são uns desorganizados dos diabos. Sinais vermelhos e capacetes nos motociclistas são mentira, nem a polícia os usa...)!

óleo

óleo

boas pessoal,
pergunta:
que óleo è que usam na caixa de velocidades, na de transferência e nos diferenciais?

obrigado

boas pessoal,
pergunta:
que óleo è que usam na caixa de velocidades, na de transferência e nos diferenciais?

obrigado
Caixa de vel. - Multigrade SAE 75W90 API G1-5 (3,3 Litros)
Caixa de transf. - ATF Dexron III (2,1 Litros)
Diferenciais. - SAE 75W90 (1,2 Litros) -> VER NOTA!!!!

NOTA:

Nos diferenciais com autoblocante (a ter é atrás!), é necessário adicionar um aditivo que se encontra à venda na Chrysler. Não é caro (10€), e dá para várias mudas de óleo. Para saber se o seu Jeep tem autoblocante (pelo menos nos antigos é assim), basta abrir o porta-luvas: Terá lá um autocolante a informar da presença do sistema de deslizamento limitado.

(se se quiser dar ao trabalho, pode levantar as duas rodas de trás, e girar apenas uma: se a outra rodar no MESMO sentido, tem autoblocante)

cumps e disponha,

Miguel

NOTA:

Nos diferenciais com autoblocante (a ter é atrás!), é necessário adicionar um aditivo que se encontra à venda na Chrysler. Não é caro (10€), e dá para várias mudas de óleo. Para saber se o seu Jeep tem autoblocante (pelo menos nos antigos é assim), basta abrir o porta-luvas: Terá lá um autocolante a informar da presença do sistema de deslizamento limitado.

(se se quiser dar ao trabalho, pode levantar as duas rodas de trás, e girar apenas uma: se a outra rodar no MESMO sentido, tem autoblocante)

cumps e disponha,

Miguel

Ou seja, o óleo da caixa e diferenciais é o mesmo. Quando comprei o meu andava sempre a fazer um toc-toc atrás por não ter o aditivo. Assim que o pus desapareceu o ruido.
Existe alguma vantagem nisso do autoblocante? Serve para alguma coisa (perdoe-se-me a ignorância)?

Ou seja, o óleo da caixa e diferenciais é o mesmo. Quando comprei o meu andava sempre a fazer um toc-toc atrás por não ter o aditivo. Assim que o pus desapareceu o ruido.
Existe alguma vantagem nisso do autoblocante? Serve para alguma coisa (perdoe-se-me a ignorância)?
Vantagem em que? em colocar o aditivo?

Não é uma questão de ser vantagem. Se nao se usar aditivo "queima-se" as embraiagens do autoblocante.

Hehe, não é isso. O que eu queria saber é o que é o autoblocante e qual a vantagem entre ter e não ter...

Estás a falar a sério?

Tens um Jeep há N tempo e ainda nao sabes o que é? ai, ai, ai... :P LOL.

O autoblocante é uma versão "soft" ou "civilizada" de um bloqueio de diferencial convencional (i.e. ARB, Detroit, etc...)

Os autoblocantes podem funcionar de várias maneiras, mas o do Cherokee é por anilhas / embraiagens. Acho que tem 2 conjuntos de anilhas na ponta interior de cada semi-eixo...

TJAxle_model35.gif

o que acontece é simples:

Em andamento normal (estrada, a andar a direito), as anilhas estão lubrificadas e permitem deslizamento entre elas. Se começares a abusar no TT (cruzamentos de eixos, rodas no ar, etc) o patinar de uma das rodas enquanto a oposta está parada vai fazer com que as anilhas aqueçam, dilatando, e (aqui o tal aditivo é importante) a temperatura faz com que o óleo fique mais fino, permitindo algum contacto não-lubrificado (ou seja, directo) entre as anilhas. Uma vez que há contacto não-lubrificado, vai haver atrito, atrito esse que se transformará em rotação da roda que estava imobilizada! Há quem tb utilize o travão de mão (ligeiramente) para acelerar este processo...

Este tipo de bloqueio tem vida util... mas é facilmente reparável.

Jeep Commander
jeep-commander.jpg

Jeep Compass
jeep%20compass.jpg

Jeep Grand Cherokee
2007-grand-cherokee-crd-diesel.jpg

Jeep Liberty (Cherokee)
liberty_small.jpg

Jeep Patriot
patriot_18.jpg

Jeep Liberty 2008
jp008_013lb_450.jpg

Jeep Wrangler
chrysler_jeep_wrangler_11_01_06.jpg

Jeep Wrangler Unlimited
Jeep-Wrangler-front-3-4-resized.jpg

É impressão minha ou o Liberty 2008 é uma cópia do Commander e o Patriot uma mistura do Liberty (até 2007) e Cherokee XJ?

Para mim pode vir um Commander e um Wrangler unlimited!!

vou aproveitar este topico para por umas duvidas quanto ao grand cherokee.

"fala-se" que o grand cherokee 3.1 td dá muitos problemas e que é pouco fiavel, afinal quais são realmente os seus problemas cronicos? é o motor VM? e quas são REALMENTE os pontos fracos deste motor?
quanto ao GC 4.7 V8? partilha dos mesmos supostos problemas que o 3.1 td ou é mais fiavel?

ja agora alguem tem noção dos consumos do GC V8? será que a GPL se equipara, falando em €, com o 3.1 TD?

obrigado

"fala-se" que o grand cherokee 3.1 td dá muitos problemas e que é pouco fiavel, afinal quais são realmente os seus problemas cronicos? é o motor VM? e quas são REALMENTE os pontos fracos deste motor?
quanto ao GC 4.7 V8? partilha dos mesmos supostos problemas que o 3.1 td ou é mais fiavel?

ja agora alguem tem noção dos consumos do GC V8? será que a GPL se equipara, falando em €, com o 3.1 TD?

obrigado

http://forum.autohoje.com/search.php :D

Mas a serio, esse assunto do 3.1 já foi muito discutido aqui. O WJ em si parece ser um Jeep sólido, sem grandes "stresses" conhecidos. Sinceramente não sei ao certo se o 3.1 é tão "sensível" como o 2.5... É uma questão de procurares bem na net.

O V8 é uma história completamente diferente. LOL. Desconheço se, por exemplo, as caixa de velocidades (auto apenas) são iguais na versão diesel e gasolina...

Consumos do V8? Eu não contaria com nada abaixo dos 15 (salvo raríssimas excepções). E o mais "engraçado" é que o 3.1 é outro bêbado que tal... fazendo facilmente consumos médios nessa ordem

obrigado

Ainda ante-ontem numa oficina onde fui tava um 3.1 com os motor aberto, cabeças estaladas e poucos mais de 100.000 kms.....

Berrar berram todos, é uma questão do pessoal andar neles e fazer kms, claro que parados na garagem, duram muitos anos, uns mais cedo outros mais tarde depende do tratamento tb, mas todos vão la bater com os costados!

obrigado

Vê este blog...

http://jeeptheblog.blogspot.com/

Ele tem um 4.7 V8 onde fez instalação GPL diz q passou dos 20-21 a gasolina para os 17 a GPL, parece-me muito bom....

Vê este blog...

http://jeeptheblog.blogspot.com/

Ele tem um 4.7 V8 onde fez instalação GPL diz q passou dos 20-21 a gasolina para os 17 a GPL, parece-me muito bom....

No blog diz:

"Quanto à "performance", num Jeep destes, com 220 cv e caixa automática, sinceramente, não noto nada. Os consumos a cada 100km aumentaram de 17 litros aos 100 para 20 a 21"

Parece-me mais ao contrário... de 17 a gasolina passou para 20 a gás... isso é que é normal :)

NOTA:

cumps e disponha,

Miguel

Obrigado Miguel,
só hoje consegui um tempinho para vir à net, e depois de tanto tempo sem posts no nosso tópico è com agradável surpresa que tenho mais posts para lêr com respeito ás nossas máquinas.
quanto ao autoblocante sinceramente não sei se tem autoblocante, è um GC de novembro de 98. Posso dizer que quando viro a direção toda para um dos lados sinto o que parece ser uma prisão, nos parques de estacionamento dos hipers fica tudo a olhar com o barulho do pneus, será normal!

Boas..
Então é assim....uma petit história:
O meu pai adquiriu em 2002 um Grand Cherokee 2.5td... os famosos VM dupla cabeça (duplicam os custos constantes... enfim)...
1º Mes nada de problemas e depois começa o sufoco... bombas de água foram 4 ou 5.... mudou-se radiadores, termostatos, enfim... sempre a dar problemas, se nao era um logo se tornaria o outro.

Ao fim de 6 a 8 meses resolveu despachar aquilo... o 2.5td até aos 100 kms passavam-se semanas sem dar problemas, mal se desse 120 ou mais (é verdade sim senhora, o 2.5 anda que se farta e muito rapidamente chega aos 170) começavam os problemas.... reboques foram sem conta.

Conversa na oficina... "é costume isto acontecer, os 3.1 sao um pouco melhores mas mantem-se com muitos problemas sempre do mesmo"... daqui tira a tua conclusao relativamente aos 3.1td, e um conhecido comprou um novo na marca e fartou-se tere problemas também (e que pena acho o jipe muito fixe mesmo, mto giro).

Entao: O meu pai vende o 2.5 e compra o 5.2 V8... QUE ESPECTACULO... o carro tem construçao americana (ao inves do 2.5 que era feito em espanha), nao faz barulhos, o fechar de portas é excelente e... O MOTOR DELICIOSOOOOO, viciante mesmo... as suspensoes sao muito melhores que as do 2.5, enfim TUDO!
O 5.2 v8 tinha era um pequeno (GRANDE) problema... é que.. gastar menos de 18 foi impossível!!!! Mesmo em estrada (80, 90 que ia em 1500 rpm ou menos, ou a 120) gastava quase sempre o mesmo.
Daqui a Pombal chegamos a gastar 50 euros a velocidades constantes de 220 / 230 que leva o jipe a umas excelentes nem 4.000 rpm.
É um canhao, anda que se desunha, curva espectacularmente bem, nas saidas de estrada do meu pai era delicioso, na areia era sempre em 4 rodas (o 5.2 v8 é 4x4 permanente), redutoras nunca se ligaram.

A GPL, os consumos aumentam-se 5 a 10% mas a 60 centimos o litro... o que a 22 litros aos 100 (nao fazes menos mesmo que devagar de 20) sao 13.5 euros cada 100 kms... talves de para fazeres 20 litros o que da 12 euros... no diesel fazes 10 a 12 em conduçao normal. Conta no entanto sempre com 20 a 30 euros por mes mais em gasolina, pois o GPL arranca sempre a gasolina e tens as coisas assim... o que falo de consumos é atraves do forum do GPL, e tem lá um membro que tem um 5.2v8 a gpl... procura la.

O V8 é um monstro lindoooo... uma vez um Mercedes M AMG, o E55 que nao estou em erro... foi super reunido em recuperaçoes, velocidade, etc...

Compra o V8, poe a gPL e usa-o no dia a dia se puderes, é um SUPER JIPE... e so aquele ronco lindo (no do meu pai meteu-se um filtro rendimento e panela central removida ficou sem comentários mesmo... resta dizer que ficou assim.. hehehe)

Abraços
Espero ter ajudado
BlackDog

obrigado

Last edited:
mesmo com a má experiência com o 2500 o teu pai continuou na marca; assim sim, pois a primeira coisa que a maioria dos tipos faziam era vender e começar a difamar a marca, seu pudesse também trocava por um commander.
Já agora a produção do ZJ ou foi em Detroit nos Estaits ou em Graz na Austria, ok!

Back