Tópico JEEP

Bem, lá o deixei no mecânico para grande mágoa minha. Antes de o levar estive a espreitar o motor e não vi nada de mais: o líquido de refrigeração está no nível, não há qualquer fuga no motor, a ventoinha funciona normalmante, o som do motor é normal, não perda de rendimento...

O mecÂnico falou na possibilidade do termostato. Vamos lá ver...

Era precisamente no termostato que eu estava a pensar. Começa-se sempre pelo mais simples... e menos dispendioso.

Epá, eu espero bem que seja uma coisa simples, porque de facto se forem as cabeças, então a situação é muito preocupante porque já não depende apenas do tratamento dado ao veículo tornando-se completamente arbitrário. Ou seja, tanto se pode tratar bem como mal que as cabeças lá rebentam quando acharem bem rebentar.

Epá, eu espero bem que seja uma coisa simples, porque de facto se forem as cabeças, então a situação é muito preocupante porque já não depende apenas do tratamento dado ao veículo tornando-se completamente arbitrário. Ou seja, tanto se pode tratar bem como mal que as cabeças lá rebentam quando acharem bem rebentar.

Tou a apostar no termostato ou no viscoso da ventoinha.

;) calma... vamos ver o que diz o mec. ;)

Espero sinceramente ke n seja nada mais que o termostato. Como te disse uns posts atras n deseperes ke pode n ser nada de complicado, mas fizeste mto bem em ir ver rarpidamente....

Mas o ke e facto e ke esses motores (esses e todos, mas ha mais azares nos VM's) mesmo ke bem tratados podem dar raia... E mal tratados podem n dar, a arbitrariedade é uma caracatristica dos VM, o jaac sabe bem, disso.

esse é que é o aspecto "X" dos VM: a aleatoriedade do comportamento dos VM na matéria de fiabilidade. O Leonel já relatou casos de VM tratados "à mão" usando as palavras dele que berraram logo após a primeira reparação, mas também há VM com 300000 sem nada de especial...
o VM é o Dr Jeckyl e o Mr Hide dos jipes :sh)

esse é que é o aspecto "X" dos VM: a aleatoriedade do comportamento dos VM na matéria de fiabilidade. O Leonel já relatou casos de VM tratados "à mão" usando as palavras dele que berraram logo após a primeira reparação, mas também há VM com 300000 sem nada de especial...
o VM é o Dr Jeckyl e o Mr Hide dos jipes :sh)

Podes crer, foram 2 cmgo pra Marrocos e n deram problemas.... de motor....

Por enquanto não tenho novidades. Só lá o deixei ficar ontem à noite, mas depois de almoço vou ligar para a oficina para ver se me dizem já alguma coisa.

Outra coisa... Se tivessem sido as cabeças, não devia acender alguma luzinha no painel? Tipo check engine ou check gauges ou outra coisa do género...?

Por enquanto não tenho novidades. Só lá o deixei ficar ontem à noite, mas depois de almoço vou ligar para a oficina para ver se me dizem já alguma coisa.

Outra coisa... Se tivessem sido as cabeças, não devia acender alguma luzinha no painel? Tipo check engine ou check gauges ou outra coisa do género...?

acho que não... nos RR não acende nada... nos JEEP não sei, mas creio que não... nunca vi nenhum conector eléctrico a sair das cabeças dos VM...

Boas,
O meu tem um conector electrico que sai da 2ª cabeça, se não me engano...
Está lá para, em caso de akecimento, desligar a Bomba Injectora, e assim evitar ou pelo menos minorar os estragos...

O Motor só volta a ligar quando a temperatura voltar a baixar...
Mas isto foi uma adaptação, de origem não trazem este dispositivo...

Há ainda a possibilidade de, em x de desligar o motor, emitir um sinal sonoro ou luminoso para avisar o condutor mais distraido... :)

Boas companheiros,
Tenho novidades. Pelo menos o termostato está nas couves e já está encomendado um novo. Agora vamos lá ver se não há mais nada. Mas já posso respirar um pouco de alívio (não muito porque nunca se sabe...)!

Boas companheiros,
Tenho novidades. Pelo menos o termostato está nas couves e já está encomendado um novo. Agora vamos lá ver se não há mais nada. Mas já posso respirar um pouco de alívio (não muito porque nunca se sabe...)!

Tas a ver como não é nada de especial!!!

Ja agora sabes de quanto é que vai ser o estrago?

Não sei, mas estive a ver num site alemão e um termostato para o Jeep custa ceraca de 16€. Cá multiplico esse valor por 2 ou 3 junto-lhe a mão de obra e nunca fico à espera de pagar menos de 100€

vamos aguardar as novidades.

ainda bem que é de fácil resolução.

p.s.: gostei do teu raciocínio nas "contas":

"Não sei, mas estive a ver num site alemão e um termostato para o Jeep custa ceraca de 16€. Cá multiplico esse valor por 2 ou 3 junto-lhe a mão de obra e nunca fico à espera de pagar menos de 100€"

é que infelizmente é assim mesmo :mad:

Boas, 100€ para substituir um Termostacto? Era melhor...
O termostacto para o Motor VM (pelo menos o do RR) custa 20€, de mão de obra, a trabalhar devagar, e com a cerveja incluida, leva 1 hora de trabalho!

Pelo que, 50€ já é pagar caro...

Boas, 100€ para substituir um Termostacto? Era melhor...
O termostacto para o Motor VM (pelo menos o do RR) custa 20€, de mão de obra, a trabalhar devagar, e com a cerveja incluida, leva 1 hora de trabalho!

Pelo que, 50€ já é pagar caro...

Logo vos digo, logo vos digo... O homem trabalha bem mas não é nada barato, por isso, estou desconfiado que vai ser mais que isso. Se para me abrir o capot do corsa que tinha ficado encravado levou-me 25...

Back