Tópico Peugeot

g_simoes, a revisão dos 80.000kms não levou nada do FAP. Levou filtros de pólen, de óleo, um outro não especificado, mudança de óleo e a revisão em si.

Ok! Muito obrigado! A minha foi a dos 60'000Km, mas vou ver se já levou isso. Depois vou ver se há algum prgrama de revisões recomendado pela Peugeot Portugal e ver se se justifica a minha revisão...

Peugeot 407 1.6 hdi sedan/sw

Peugeot 407 1.6 hdi sedan/sw

Boas.

Antes de mais, eu usei a pesquisa, mas não apareceu o que queria, é só 2.0...!

Assunto: opiniões acerca do 407 com o 1.6hdi montado.

Eu tenho um C4 com este motor, e pra mim é suficiente.

Sei que o 407 tem uma caixa mais curta para ajudar devido ao peso. Há aqui alguém que consiga opinar? O motor chega para o carro / carrinha?

O que me interessa é andar 70/80kmh em 5ª, acelerar, e o carro andar minimamente pra frente até aos 110kmh. Acham q é capaz?

Mais uma questão para os donos destes carros: problemazitos, o que têem a dizer? (bloqueio dos vidros traseiros, sensor de estacionamento, A/C dir esq, barulhos parasitas, rádio, CB, luzes automáticas e limpa pára brisas automático)

E já agora, a pé, já alguém ficou?

Andava a pensar trocar o C4 por um destes, mantendo o motor (é mais barato €€€). Não faço condução desportiva mas sei usar a caixa qd é preciso, interessa-me é a tal situação de rodar em 5ª devagar e saber se ele anda ou não...

Aconselham?

a intenção e subir de segmento ??

ou manter o segmento tb é opção ?

Subir.

Estou a falar de usados com 2 anos máximo.
E não quero Premium's, não me revejo neles.

No segmento só o C4 e Civic me agradam.
Se conseguisse uma skoda octavia Scout era por aí que ia, mas ao vir só com o 2.0tdi lixa-me tudo... Se viesse o 1.8t era séria candidata.

tive um sedan, com esse motor, só elogios! Nunca me deixou ficar mal, nunca teve ruídos parasitas, o motor, para quem não gosta de acelerações compre mais do que bem a sua função...
Só se foi embora porque a empresa me deu um alfa 159... Ainda hoje tenho suadades...

epaaaa se é para subir e se queres manter-te na PSA,

eu prefiro o 2.0, ja conduzi ambos e o 1.6 para o peso que tem não me agrada nada, é um bom carro, espaçoso confortavel, os que andei era full-extra logo a sensaçao de conforto com tanto gadjet aumenta, mas o motor 1.6 naquela carroçaria não é grande espingarda...

com 2 anos ainda estão carotes o preços, ja ponderas-te o 308 com algum paleio á mistura ???

epaaaa se é para subir e se queres manter-te na PSA,

eu prefiro o 2.0, ja conduzi ambos e o 1.6 para o peso que tem não me agrada nada, é um bom carro, espaçoso confortavel, os que andei era full-extra logo a sensaçao de conforto com tanto gadjet aumenta, mas o motor 1.6 naquela carroçaria não é grande espingarda...

com 2 anos ainda estão carotes o preços, ja ponderas-te o 308 com algum paleio á mistura ???

Se eu tivesse €€ é claro q era o 2.0.

Lá atrás eu disse que no segmento só o C4 e o Civic me interessam... [;)]

O 1.6 não te agrada nada? Já andaste?

Descreve o que achaste, pois é isso que me mete medo, o carro ficar mt lento... Se for só lento ou "pc mais que lento" já serve pra mim [:D]

EDIT: vi agora que já andaste em ambos. Mas achas muito mau o 1.6? Em relação ao teu 1.4 90cv, achas que equilibra em andamento normal ou fica pra trás?

Última edição:
A carrinha não é lenta. Um amigo tem uma e já fiz muitas viagens nela umas ao lado outras a conduzir.

Não podes esperar ir a 160 e meter o pé e ela ir embora, mas vai desenvolvendo até aos 190 com calma mas vai...

E um motor capaz para quem é consciente nas estradas, não abusa e previligia o conforto em deterimento da condução "racing".

Se um 407 pouco mais pesado é que uma 307 SW com o mesmo motor e ainda tem a caixa mais curta para compensar a diferença de pesos não deve ser mau. Segundo os dados da Peugeot um 407 sedan é mais rápido e com mais velocidade máxima que a 307 SW. A ser assim para mim chega.

Se um 407 pouco mais pesado é que uma 307 SW com o mesmo motor e ainda tem a caixa mais curta para compensar a diferença de pesos não deve ser mau. Segundo os dados da Peugeot um 407 sedan é mais rápido e com mais velocidade máxima que a 307 SW. A ser assim para mim chega.

Ainda não vi info's técnicas (n consigo encontrar medições 80-120kmh, q é o que me interessa), mas sendo melhor q 307sw pra mim tb deve chegar [:cool:]

Se eu tivesse €€ é claro q era o 2.0.

Lá atrás eu disse que no segmento só o C4 e o Civic me interessam... [;)]

O 1.6 não te agrada nada? Já andaste?

Descreve o que achaste, pois é isso que me mete medo, o carro ficar mt lento... Se for só lento ou "pc mais que lento" já serve pra mim [:D]

EDIT: vi agora que já andaste em ambos. Mas achas muito mau o 1.6? Em relação ao teu 1.4 90cv, achas que equilibra em andamento normal ou fica pra trás?

é assim ando regularmente em ambos, e o civic é mais rápido nao maioria das situações, sai mais rápido mas nao tem tanta velocidade de ponta.

cheguei a fazer um viagem com o meu sogro e ele tem uma 406 hdi tb de 110cv e quando ele brincava a tentar ir-se embora a coisa nao era muito favoravel, bastante reduzir para 2ª 3ª ou 4ª dependendo da velocidade e lá ficava colado ao PUG. depois para cima dos 180km/h é que começa a cavar o fosso e o PUG lá vai devagarinha mais vai.

em AE é mesmo o forte do 407 1.6, embala-se muito bem, não podes e esperar que mal carregue o vejas a progredir muito rápido, leva tempo...mas em AE mantive os 210 com CC sem grande dificuldade.

é um bom produto, mas exprimenta tu proprio que todos temos formas diferentes de avaliar a coisa.

Rui Soad, se tens q meter 2ª e 3ª pra ir atrás da 407 considero q o 1.6 hdi já mexe bem a carrinha.

Normalmente não viajo a mais de 160kmh, é sempre pelos 130/140kmh, e assim parece-me q o 1.6 tb cumpre. E para além disso é sempre bomsaber q pode chegar aos 180kmh (e mais uns pós)

Agradeço ao Edu Nuno as págs de comparativos, este elucidou-me bem:

(o rendimento do 1.5 dci surpreendeu-me!)
comparativo.jpg

Rui Soad, se tens q meter 2ª e 3ª pra ir atrás da 407 considero q o 1.6 hdi já mexe bem a carrinha.

Normalmente não viajo a mais de 160kmh, é sempre pelos 130/140kmh, e assim parece-me q o 1.6 tb cumpre. E para além disso é sempre bomsaber q pode chegar aos 180kmh (e mais uns pós)

Agradeço ao Edu Nuno as págs de comparativos, este elucidou-me bem:

(o rendimento do 1.5 dci surpreendeu-me!)
Ver anexo 41126

é como disse uns post´s atrás, tem tudo a ver com as necessidades.

o civic tem o binario maximo lá em cima, para lá das 5400rpm pelo que para andar bem tem de estar em altas. Ja o 407 nao precisa de tanto para recuperar, o binario 2x maior e a caixa curta aqui tem o lado mais forte...

posso dar-te um exemplo que nao sei se conheces, a subida da A5 no monsanto é onde se sente bem a relação potencia/binário/peso, tem um grande inclinação e cerca de 1.5km nao sei precisar bem...

posso dizer que entrando a meio em 2ª a 80km/h com o civic saiu no topo a 140km/h com o 407 1.6 a cerca de 130km/h e com o 2.0 a cerca de 170km/h...

eu para o que estou habituado e que nao é nada por ai alem, nao considero um motor adequado para o peso e tamanho.

Nota que faço melhores consumos com o 2.0 em AE. a minha ultima média deu 7.8km/h e fiz troços de AE bem para lá dos 180km/h numa viagem de 300km.

Nota que o 1.6 cumpre perfeitamente para o que queres, mas se vens do C4 com o mesmo motor, vais notar maior lentidão.

Dou-te o historial do meu.

Começando pelo motor, eu acho-o suficiente para os andamentos que EU (!) tenho com o carro. Mas para teres uma pequena noção, é um carro q em AE vai estabilizado nos 160 sem o menor problema e se meteres o pé a fundo responde com alguma celeridade. O motor aguenta-se muito bem, tem bastante pulmão, a título de exemplo faz a subida da A25 a caminho da Guarda a 155 sem vacilar. Mas como já referi numa série de intervenções, cada um sabe o q quer espremer de um motor. Acho q move o carro com a rapidez necessária e com algum esforço chega à sua velocidade máxima. Sempre sereno, sereno ...

Médias de combustível entre o muito bom e o aceitável, costumam andar entre os 5.5 e os 5.8 (de computador de bordo). Em uma centena de kms a velocidades obscenas em AE ( de 170 para cima ...) marcou-me 6.8l/100.
Problemas mecânicos, teve um tubo roto e um sensor de pressão do turbo pifado, ambos resolvidos na garantia.

A nível de interior, se conheces o historia da marca, esquece-o, pois o 407 foi um passo de gigante em termos qualitativos (na marca). Num carro com 110.000kms, q passa por todo o tipo de estradas imagináveis (e já quase fez de jipe), nem meia dúzia de ruídos parasitas tem. Os materiais parecem estar a aguentar-se bem, ainda q o rebordo dos comandos dos vidros da porta do condutor se risque facilmente (é um plástico com toque aveludado). Os comandos não têm ganho folgas e tudo parece bem sólido. A insonorização é muito boa.

A consola é de fácil habituação pois poucos são os botões q se usam no dia-a-dia, e é bastante prático esvaziar os bolsos no seu interior.
O conforto é muito elevado (até pela utilização dos comandos, bastante amortecidos) só acho q os bancos poderiam ser ligeiramente mais firmes, de preferência nas laterais, e o veludo é muito quente. Os sistemas de elevação, inclinação e apoio lombar não são dignos de um carro deste segmento. O banco do condutor ainda mantém a forma, apesar de eu não ser propriamente levezinho ...
O espaço é suficiente, excelente largura mas peca no espaço para pernas traseiro.

A electrónica deu um ou outro problema pontual (má ligação num farol traseiro, o écran central sofre muito com o calor perdendo definição, a abertura eléctrica da mala pifou uma vez), o rádio é de qualidade mediana e as colunas de péssima qualidade. O AC podia ser mais potente mas é eficaz.

Passando para o comportamento, apesar da inércia de um carro de 1500kgs, é extremamente eficaz. Tem uma tracção fabulosa, curva extremamente bem e "atirá-lo" de curva em curva revela uma enorme fluidez devido à suspensão evoluída. A direcção é precisa, mas um bocado abafada. O ESP dá alguma liberdade à traseira mas quando actua é um bocado bruto.
Novamente a inércia é o calcanhar de aquiles em subidas, pois é preciso acelerar um bocado para arrancar com convicção, até ele ganhar rotação. A dianteira não gosta de passeios e descidas, por ser demasiado longa para lá do eixo.

É um excelente complemento para todo e qualquer tipo de estrada, ainda hoje continuo a gostar dele e a recomendá-lo. Se bem q os seus concorrentes têm evoluído a olhos vistos, considero q o carro ainda consegue dar luta no seu segmento.

Para não me estar a alongar e a dar uma de completo fanático ([:D]), se precisares de mais algum esclarecimento (manutenção, etc), está à vontade para perguntar.

Última edição:
Voltar
Superior