Tópico Porsche

959 esplendoroso...

959_002.jpg
959_003.jpg

959_005.jpg
959_010.jpg

959_009.jpg
959_007.jpg

959_008.jpg
959_004.jpg

O Carrera GT do Nitro dirige-se já, em encomenda especial, para Portugal!!! Uma vez que ele é um Porschista de eleição cá por terras lusas, a marca (que é uma boa marca!) decidiu doar-lhe o Cayenne e o atrelado...

2071008-PorscheFiendd.jpg

2071045-PorscheFiendd.jpg

2071029-PorscheFiendd.jpg

FranciscoM
917, Lindo.

Lambo
Aproveito aqui para te agradecer, mais uma vez, as imagens deliciosas.

JTS
Eu guiei um 911 bem mais antigo.
Devia ter uns 15 ou 20 anos e já foi à 11 anos.
E cá estou .... um dia...;).

citação:Originalmente colocada por jts

Amici forunisti,

Hoje foi o meu dia de conduzir pela primeira vez um Porsche :)

O modelo em questão é um 911 Carrera 4 (964), penso que de 1991. Negro, com as tipicas jantes Porsche
que desapareceram no 996 e prometem reaparecer no 997.

O primeiro contacto, o visual, não me agrada particularmente, devido à excessiva altura da saliência
que vem do pilar A aos faróis frontais. Por esta razão e para ser sincero, só comecei a gostar
(estéticamente) do 911 a partir do último 993.

Entrando no carro, gostei muito do interior, mesmo sendo um carro com mais de 10 anos. E já contava
com coisas muito interessantes, como o duplo airbag, vidros e retrovisores eléctricos, climatização,
rádio CD Porsche com excelente som, regulação eléctrica das acolhedoras bacquets em pele negra, entre
pormenores que me terão escapado. Não que alguma destas coisas interesse verdadeiramente num Porsche,
mas para dar uma apreciação global.

Já instalado (não achei o acesso demasiado complicado, ainda que sem dúvida baixo), disfruto da
regulação eléctrica para encontrar uma posição de condução favorável, embora lamente o facto de o
volante não ter qualquer tipo de regulação. Bem, mas que se lixe, ia conduzir um Porsche.

Dou à chave, tipicamente localizada à esquerda do volante. Atrás começa a ressonar um boxer de 6
cilindros. Penso que ressonar é mesmo a melhor palavra para descrever o seu som ao ralenti, que, de
novo confesso, não me soa fantástico, ainda que poderoso. Pé na embraiagem, encontro-a muito pesada.
A direcção, idem...

E arranco.

Eu não sou mesmo nada habituado nestas andanças, mas fico assombrado com a subida de regime, com a
resposta do acelerador à minima pressão. Escusado será dizer que o arranque foi bem maçarico, a fazer
mais barulho que sei lá o quê [8D]
Já na estrada, a única palavra que me ocorre para descrever a aceleração do carro é: brutal! Não se
assemelha a nada que tenha conduzido antes. E melhor, o som do boxer em carga transfigura-se... é
como se daquele "ressonar" acordasse mal disposto. Reclama, mas eu não me importo. Soa fantástico!

Bem, o percurso feito era de uns 6km e sem grande estrada aberta, predominantemente citadino, pelo
que não deu para grandes aventuras. Ao invés, deu para testar a praticabilidade do carro. E... não é
muita. A direcção e embraiagem pesadas são fortes handicaps, bem como a brutal resposta do
acelerador. Os comandos de um carro são o interface entre a máquina e o condutor, e por conseguinte,
achando-os eu de accionamento complicado, não consegui estabelecer uma perfeita simbiose, pelo que me
sentia algo inseguro. A falta de hábito também muito contribuiu para isto. Mas uma maneira de
contornar alguma "nabice" era utilizar uma mudança alta. Ele aguenta perfeitamente uma 4ª a 40km/h e
mesmo assim transmite uma constante sensação de força...

Foram 10 minutos e acabaram. É dificil de sumariar as sensações. Em todo o caso, a experiência foi
fabulosa, não haja dúvidas. Nunca senti tanto poder debaixo do pé direito.

Mas chego à conclusão que não sou grande apreciador de carros antigos (ainda que este o seja apenas
em pouca medida - imagino o contacto que teria com alguns mais «puros & duros», lembrando-me de um
extremo de impraticabilidade, Lamborghini Countach) De certeza que alguns mimos de um bem mais
prático 996 tornariam a experiência mais gratificante.

Espero no entanto ter uma segunda chance de apreciar devidamente o 964 Carrera 4, desta feita em
habitat que lhe seja bem mais favorável. :)

1 Abraço!

PS: A sensação de voltar à terra com um 147 a diesel é terrível: mas que arrastadeira! :D

Carrera-Front.jpg

[8D]
Que experiência fantástica, jts! [^][^][^] Se a inveja matasse, eu caia já da cadeira!!! Oh, Deus, para quando a minha vez???

Lambo, um abraço sentido, tu ajudas-me a dar razão à minha existência, trazendo-nos imagens de uma paixão intensa, que se resume numa só palavra:

PORSCHE!

Gostaria de partilhar convosco a minha experiência de conducao de um Porsche 911 há cerca de um mês atrás.

Tratava-se de um Carrera 2 de 98, com cerca de 60.000kms, para venda num "Porsche Zentrum" a sul de Estugarda. Depois de aquecer o motor de 3400 cm3, pude fazer um test drive de cerca de 100km, incluindo sobretudo estradas nacionais e uma seccao de autoestrada (40km).

Impressoes:
- Aceleracoes boas até às 4.000 rpm e fantásticas a partir daí. Confesso que esperava mais agressividade nas aceleracoes a baixos regimes, mas isto talvez seja devido às longas relacoes de caixa.

- Travagem boa, embora nao fabulosa. Deve notar-se que o carro encontrava-se imobilizado há alguns meses e acumulou sujidade nos discos e pastilhas, reduzindo a eficácia da travagem. Foi me garantido que quando o carro for vendido, os diversos elementos do sistema de travagem serao revistos a fim de garantir os elevados padroes de eficácia típicos da Porsche.

- Consumos perfeitamente aceitáveis (média de 11,5 a 12l/100km) durante o percurso de 100 kms. Conforme mencionado, incluiu vários kms em estradas nacionais (80 a 110km/h) e alguns em autoestrada em plena carga (até 230km/h).

- Aderência e comportamento parecem muito bons, mas confesso que nao me esforcei por procurar os limites do carro (nao fiz os pneus derrapar).

- Alguma sensibilidade aos ventos laterais (no dia do test drive estava muito vento - com rajadas estimadas em 90km/h), o que, conjuntamente com o transito existente, me impediu de andar a velocidades superiores a 230km/h.

Veredicto: um carro a sério para verdadeiros condutores/pilotos. Espero dentro de pouco tempo poder pertencer ao clube restrito de "Porsche drivers".;) Vou continuar a fazer test-drives para poder fazer comparacoes até encontrar um carro que me agrade por um preco apropriado. Eu mantenho-vos informados...

Voltar
Superior