Tópico Porsche

Ainda essa, o LaF dos 3 é que tem pneus piores.
Outra questão é o motor V12 NA ser uma obra fantastica, com um cantar, uma linearidade magistral, mas infelizmente só contam os cagagesimos de segundo e como todos sabemos um motor Bi-turbo é imensamente mais disponivel que um NA (ainda que este seja um V12)
Um dia a Ferrari eventualmente vai ter de abandonar os NA porque simplesmente não é possivel acompanhar os Bi-turbo, já muito vai fazendo o velhinho 6.3l. Pode ser que um dia seja corrido com 2 turbos e 4WD, eu não desejo isso, mas nesta guerra uns andam de Blackhawk com tudo e mais alguma coisa só tendo em vista milesimos de segundo e a Ferrari vai de arco e flecha... lol
Vejam o efeito dramatico nas prestações que o adicionar de 2 turbos fez na linha V8 Ferrari, mas tem de ser...
Os V12 não sei qual o Futuro, mas potencias maximas ás 9000rpm´s já não dá para se bater de igual para igual com motores que ás 1500rpm´s tem o binário maximo disponivel e as 2000rpm's tem 90% da potencia disponivel. Milagres não existem.

A quantidade de proprietários de LaFerrari's que andam em pista é baixíssima. Duvido bastante que a Ferrari se tenha preocupado em preparar o Laferrari(normal) para uso intensivo em track days

Sabes qual é o ADN da Ferrari não sabes?
Sei perfeitamente o ADN da Ferrari, foi por isso que criaram o FXX-K que combina o melhor dos 2 mundos, um carro totalmente orientado para uso em pista e com supervisão e apoio da marca sempre que fores para a pista.
Achas que um proprietário de um Laferrari(sem ser um destemido) vai para uma pista abusar de um carro que está valorizar de uma forma absurda e que pode correr correr o risco de perder o carro e eventualmente a valorização.??

Não prestar, ser aviado, perder... vocabulário empregue porque outro carro consegue fazer melhor tempo numa volta em pista(s) [:)]

Eu já vi em parte esta história no tempo do 959 e do 288 GTO, depois o passar do tempo mostrou.

Alguém imagina o que seria o V12 turbinado? [:D]
Aspirado anda o "mesmo" que os outros turbinados!

A política de elevar a melhor por tempos pode ser traiçoeira.
Ainda no outro dia o Giulia Q versão de caixa manual de 6 e tornou-se o familiar mais rápido no mundo no Ring, sendo que uns tempos depois a Porsche conseguiu com o novo Panamera bater esse tempo.
A ALFA voltou lá com o Giulia Q mas na versão de caixa automática de 8 e voltou a bater.

parece que nestes topicos sobre estes 3 carros o pessoal só se preocupa em denegrir os modelos que não gosta, e parece que todos usam o carro em pista

O que importa se isso do 918 de 1 volta for verdade??? não devem haver muitos a usar em pista
O que importa fazer menos 1 segundo?? andam em todos os sinais a ver quem tem a pilinha maior??

No fundo são todos uns bons carros, agora depois cada 1 que tenha o dinheiro escolhe o que gosta mais

parece que nestes topicos sobre estes 3 carros o pessoal só se preocupa em denegrir os modelos que não gosta, e parece que todos usam o carro em pista

O que importa se isso do 918 de 1 volta for verdade??? não devem haver muitos a usar em pista
O que importa fazer menos 1 segundo?? andam em todos os sinais a ver quem tem a pilinha maior??

No fundo são todos uns bons carros, agora depois cada 1 que tenha o dinheiro escolhe o que gosta mais

O segredo destes carros é esse... não basta ter dinheiro. As marcas é que decidem quem os recebe, com mais ou menos dificuldade. :sh)

isso é mais no momento inicial, a partir dai o dinheiro fala mais alto, podem haver muitos contratos etc etc, mas se eu quiser vender quem me vai impedir???

Quanto a mim a Ferrari só cometeu 1 erro.

Foi não ter pedido á Pirelli uns Trofeo R de evolução.
Ficava com 2 alternativas de pneu, uma delas especialmente boa para estes duelos em pista.

Como a Ferrari já sabe que 90% deles vão estar na garagem a apanhar pó, nem se deu ao trabalho.
Como aquele stand suiço que tem 5 ou 6 ligados à tomada para não morrerem... Daqui a 5 ou 10 anos faz cashout. Que desperdício de carros.

Outra questão é o motor V12 NA ser uma obra fantastica, com um cantar, uma linearidade magistral, mas infelizmente só contam os cagagesimos de segundo e como todos sabemos um motor Bi-turbo é imensamente mais disponivel que um NA (ainda que este seja um V12)
Um dia a Ferrari eventualmente vai ter de abandonar os NA porque simplesmente não é possivel acompanhar os Bi-turbo, já muito vai fazendo o velhinho 6.3l. Pode ser que um dia seja corrido com 2 turbos e 4WD, eu não desejo isso, mas nesta guerra uns andam de Blackhawk com tudo e mais alguma coisa só tendo em vista milesimos de segundo e a Ferrari vai de arco e flecha... lol

Alguém imagina o que seria o V12 turbinado? [:D]
Aspirado anda o "mesmo" que os outros turbinados!

O 918 tem motor atmosférico...
Se o motor do 918 fosse turbinado nem o FXX K o conseguia acompanhar [:D]

Last edited:
isso é mais no momento inicial, a partir dai o dinheiro fala mais alto, podem haver muitos contratos etc etc, mas se eu quiser vender quem me vai impedir???

Houve quem vendesse logo, curioso que houve uma chamada a fabrica 1 ano depois e claro que alguns já tinham mudado de mãos. Nessas situações ficas excluído da lista para um próximo hyper carro da marca.

Eu gosto do 918, já vi 3 ao vivo e gostei muito ... Não eram essas decimas que faz a menos em algumas pistas que me faziam pagar 1M por ele, se pudesse comprava porque gosto do carro, o mesmo para os outros 2.

Eu gosto do 918, já vi 3 ao vivo e gostei muito ... Não eram essas decimas que faz a menos em algumas pistas que me faziam pagar 1M por ele, se pudesse comprava porque gosto do carro, o mesmo para os outros 2.

Claro. Mas o que eu tenho dito é que o 918 foi o mais rápido nestes testes. Não estou a dizer que é o melhor em todos os parâmetros. Todos os 3 têm os seus pontos positivos e negativos.

Esse Stand Suiço tem 10 LaFerrari. [;)]

Ainda pior. Isso é um crime [s)]

Como a Ferrari já sabe que 90% deles vão estar na garagem a apanhar pó, nem se deu ao trabalho.
Como aquele stand suiço que tem 5 ou 6 ligados à tomada para não morrerem... Daqui a 5 ou 10 anos faz cashout. Que desperdício de carros.

O 918 tem motor atmosférico...
Se o motor do 918 fosse turbinado nem o FXX K o conseguia acompanhar [:D]

a Ferrari faz mais dinheiro com o FXX K e com o que fatura em assistências, e eu percebo isso[:D]
Mas isso de carros ficarem em garagens a apanhar pó já é transversal a todas estas marcas. mesmo que isso não encaixe bem na tua narrativa.

a Ferrari faz mais dinheiro com o FXX K e com o que fatura em assistências, e eu percebo isso[:D]
Mas isso de carros ficarem em garagens a apanhar pó já é transversal a todas estas marcas. mesmo que isso não encaixe bem na tua narrativa.

Infelizmente é verdade. Acontece o mesmo a muitos P1/918/911R e afins. Qualquer edição limitada hoje em dia é grande parte das vezes usada para investimento.

Por falar em edições limitadas, anda por aí o boato que a Ferrari está a desenvolver um LaFerrari "Speciale".

Da maneira que as coisas andam, com os países Europeus e os EUA a apertarem com a dita legislação verde, vai ser bonito ver a turbulência de preços neste género de carros durante as próximas décadas.

Consultando a bola de cristal, acho que vão acontecer duas coisas:

- os "normais" (tipo 964, 993, NSX, BMWs M, etc), comprados maioritariamente pela classe média alta ou alta inferior, ao verem a sua circulação altamente limitada e condenados a garagens, devem perder bastante valor.

- os fora do comum (964 RS, 993 RS, Turbo S, GTs, Scuderias, Speciales, hipercarros, etc) vão trepar por aí acima, porque nunca mais vão ser feitos modelos semelhantes e pertencem a pessoas que se podem dar ao luxo de os ter em garagens e que os encaram como investimento.

Da maneira que as coisas andam, com os países Europeus e os EUA a apertarem com a dita legislação verde, vai ser bonito ver a turbulência de preços neste género de carros durante as próximas décadas.

- os "normais" (tipo 964, 993, NSX, BMWs M, etc), comprados maioritariamente pela classe média alta ou alta inferior, ao verem a sua circulação altamente limitada e condenados a garagens, devem perder bastante valor.

- os fora do comum (964 RS, 993 RS, Turbo S, GTs, Scuderias, Speciales, hipercarros, etc) vão trepar por aí acima, porque nunca mais vão ser feitos modelos semelhantes e pertencem a pessoas que se podem dar ao luxo de os ter em garagens e que os encaram como investimento.

acho que o mercado de carros de colecção vai manter-se com valores sustentados e com a subida de 5-10% ao ano.

no entanto a legislação "verde" vai sobretudo penalizar os carros populares com mais de 20 anos, os carros mais comuns assim como os utilitários vão rapidamente acabar na prensa. estes terão um baixo valorde acquisição mas um elevado custo de utilização devido sobretudo à carga fiscal. acho que será um sufoco manter um simples volvo 240.

de todas as formas mesmo os carros de colecção normais tem uma utilização muito relativa raros são os carros que fazem mais de 5.000km/ano.

quantos aos especiais, a situação não é nova (?), o comprador usa o carro durante os primeiros meses e depois vai para o choco à espera que a especulação faça o seu trabalho. quantos F430 Scuderia se vêem com mais de 20.000km?

a tendencia é ter (com muita pena) um mercado de classicos cada vez mais elitista.

para a pequena historia sobre os classicos, tenho cá um vizinho com os seus 70 anos, e tem um carro normalissimo e um porsche 911 rs touring de 1973, uma rara versão com tecto de abrir e vidros electricos. adquiriu esse carro há cerca de 20 anos a pensar ter o carro de sonho quando fosse para a reforma. assim o adquiriu pelo equivalente de 50.000 euros, e agora nem pode sair de casa com ele, a companhia de seguros começou por deixar de assegurar o carro fora da suiça, agora enviou-lhe o premio de seguro, que representa-lhe um terço da reforma anual, fora que estando a falar de um carro que é avaliado em 400.000 euros é contabilizado para impostos .....

não acredito muito nisto, mas até era bom, que há alguma inflação exagerada nesse segmento de mercado

Back