Tópico sobre cães.

cães são cães, o grande problema é que continuam a existir pessoas que pensam que gostar de um cão é trata-lo como se ele fosse um filho ou alguém da família quando na realidade o bicho não passa de um cão, depois há os que mesmo com este comportamento absurdo têm a sorte do seu cão apesar de ser mimado é no geral bem comportado, e os que têm o azar de mais tarde ou mais cedo terem graves problemas devido aquele tipo de educação.

cães são cães, o grande problema é que continuam a existir pessoas que pensam que gostar de um cão é trata-lo como se ele fosse um filho ou alguém da família quando na realidade o bicho não passa de um cão, depois há os que mesmo com este comportamento absurdo têm a sorte do seu cão apesar de ser mimado é no geral bem comportado, e os que têm o azar de mais tarde ou mais cedo terem graves problemas devido aquele tipo de educação.

e acrescentaria aqueles que dão nomes de pessoas aos cães :sh)

Hoje o meu cão vai levar a segunda dose da vacina da Leshmaniose. Também vão dar aos vossos?

Um cão é um bicho, sim e?

É por isso que não pode ser da familia?

Vive com as pessoas na mesma casa, mas não é da familia, deve ser para a casa ficar bonita!

A ração não é cereal, é um alimento à base de carne.

Não te metas nessas aventuras, vais estragar o teu cão, desequilibrar a sua alimentação que está equilibrada com a ração, e dar carne cozida é a pior opção de todas.

Deixa-te estar como estás.

dependes das rações. Aqueles mais baratas tipo lidl leva muito mais cereais do que restos de animais (sim porque carne também não leva).

Há veterinarios que recomendam uma 1 refeição por semana sem ser ração. Arroz com frango é o que se costuma confeccionar

Mendes77,

A Illusion Collar só a vais arranjar se encomendares no website do Cesar. No entanto, e sendo que a tua cadela é PA, logo tem muito pêlo, é bastante fácil colocares a coleira imediatamente atrás das orelhas sem que ela descaia. Muito mais difícil se torna essa proeza quando falamos de cães de pêlo liso como os meus dobs ou um boxer por exemplo.
As coleiras que o smithico referiu, também funcionam muito bem, e não "picam" o cão, aquilo são pontas redondas, apenas o incomoda, e eles aprendem muito depressa.
No entanto terás de a treinar a ser mais submissa às tuas ordens, ou tentas métodos como os do Cesar, que eu sou apologista, ou tentas os das recompensas cativando a atenção dela para ti mostrando um biscoito enquanto caminhas, fazendo com que ela deixe de se focar no caminho ou numa pista qualquer, e sim em ti.

A coleira Illusion Collar não esta facil de encontrar pela bandas europeias. Estou a pensa fazer uma personalizada para o tamanho do pecoço da minha cadela, basta 2 coleiras devidamente distancidas coma ajuda de algum material mas rijo e umas argolas que sustentem o enforcador na pare alta do pescoço... como estou com alguma pressa deixo este projeto de monho.

Em relação coleira medieval que tu e smithico referiram até pode ser um boa solução, hoje de manhã fui a uma loja para comprar um só que as tais picos, alguns deles, estajam sem as tais proteções arredondadas, pode ser que mesmo assim não fira o animal, mas para já esta opção fica a aguardar novos desenlaces.

A solução que encontrei é um enforcador que tem um travamento que permite ajustar a coleira com o diametro certo e facilita que este se mantenha na parte alta do pescoço. Parecido com o da foto mas em cor preto:

enforcador+Z%C3%A9.JPG

Amanha vou testa-lo e depois digo alguma coisa.

Num futuro proximo, espero eu, vou procurar treinar a cadela para andar e correr junto com e sem trela, mas tera de ser com a ajuda de uma escola canina, ainda sou um bocado toto nestas coisas de treino, percebo a teoria basica por detras do comportamento e motivações dos cães mas falta-me calos, experiencia no terreno para poder treina-los com confiança. Em janeiro proximo vou buscar um PA macho que já reservei, e vou me iniciar com ele nos treinos.

Obrigado pelas sugestões. [;)]

Em relacao á coleira... mesmo que os picos n sejam tao arredondados ... so magoa se eles puxarem. Se eles andarem normalmente n sentem nada. Ainda por mais a tua que tem bastante pelo na zona do pescoco, por isso nao te preocupes. O problema e´que ha caes que mesmo a sofrer puxam! Por isso e´que tem de ser complementado com disciplina por parte do dono. Se calhar no teu caso ate podias experimentar a tecnica do Cesar. Um pancadinha com o calcanhar na anca da cadela para ela se concentrar em ti e se vires que esta a puxar mto. De qq das formas boa sorte!

Última edição:
Em relacao á coleira... mesmo que os picos n sejam tao arredondados ... so magoa se eles puxarem. Se eles andarem normalmente n sentem nada. Ainda por mais a tua que tem bastante pelo na zona do pescoco, por isso nao te preocupes. O problema e´que ha caes que mesmo a sofrer puxam! Por isso e´que tem de ser complementado com disciplina por parte do dono. Se calhar no teu caso ate podias experimentar a tecnica do Cesar. Um pancadinha com o calcanhar na anca da cadela para ela se concentrar em ti e se vires que esta a puxar mto. De qq das formas boa sorte!

De facto preciso aprender tecnicas que ponham a cadela mais atento em mim.
Mudar constantemente de direção durante os passeios a trela tem dado algum resultado, essa que sugeriste também parece boa, vou experimentar. [;)]

Não me parece que a elise humanize a cadela, apenas tem uma posição algo diferente da minha, e não querendo de modo algum gerar conflito, mas vejo nas palavras dela muitas teorias das correntes positivistas[;)] No entanto acho excelente que ela as aplique à cadela e fico contente por saber que nunca necessitou de aplicar uma técnica mais "aversiva", o que numa raça naturalmente dominante, é um excelente sinal[;)]

e acrescentaria aqueles que dão nomes de pessoas aos cães

Qual é mesmo o problema? Por acaso não fui eu que dei o nome à minha cadela, adoptei-a já com 3 anos, e chama-se "Catarina". A São Bernardo chama-se "Iva", and so what?

Os nomes são perfeitamente irrelevantes :sh) É que se há aqui quem NÃO humanize os cães, eu sou uma dessas pessoas...

De facto preciso aprender tecnicas que ponham a cadela mais atento em mim.
Mudar constantemente de direção durante os passeios a trela tem dado algum resultado, essa que sugeriste também parece boa, vou experimentar. [;)]

Experimenta com um "treat", um pedacinho pequenino de salsicha (um quarto de rodela chega por recompensa, tem de ser algo que ela engula sem sequer mastigar, não deve perder tempo a mastigar, isso quebra a atenção), seguras a trela, dás-lhe a salsicha a cheirar na tua mão fechada, e prendes a atenção puxando a mão para a tua cara, 1 ou 2 segundos depois, dás a salsicha, ela vai ficar à espera de mais, e repetes o exercício aumentando o tempo de intervalo entre as recompensas. Há-de chegar a altura em que ela aguenta tipo 30 segundos entre recompensas. Depois aos poucos começas a caminhar com ela ao teu lado, sempre puxando a atenção para a recompensa. Há quem ponha o pedacinho de salsicha preso nos lábios, quando eles já sabem o que é aquilo e que vão receber como recompensa, isso obriga-os a fixar a nossa cara, que é o pretendido. O objectivo a longo prazo é que ela deixe de precisar de recompensa e tenha esse comportamento naturalmente.

Isso de humanizar os cães é muito relativo. As minhas dormem na minha cama, ficam no sofá e fazem mais coisas muita gente pensa ser só de humanos e não é por isso que tenho problemas com elas.

Alias, não tenho problemas nenhuns com elas.

Um cão é um bicho, sim e?

É por isso que não pode ser da familia?

Vive com as pessoas na mesma casa, mas não é da familia, deve ser para a casa ficar bonita!

É claro que é da "família". O problema é que muitas pessoas atribuem aos cães posição/hierarquia igual (ou superior ate) aos restantes membros da família.

Para o cão ele vive numa "matilha" e tem de saber a posição que ocupa, que no caso de uma "família" deverá ser a mais baixa.

Alguem me pode dar contactos de criadores (serios) de labradores em Portugal? De prederencia perto da zona de Lisboa.

Perto de Lisboa não conheço, pelo menos em que confie. Não te devias limitar pela distribuição geográfica, não será por uma viagem um pouco mais longe que te devas coibir de ter um bom cão. Eu conheço um óptimo criador em Pombal e outro no Porto.

Perto de Lisboa não conheço, pelo menos em que confie. Não te devias limitar pela distribuição geográfica, não será por uma viagem um pouco mais longe que te devas coibir de ter um bom cão. Eu conheço um óptimo criador em Pombal e outro no Porto.

Pombal dá-me jeito. Podes partilhar o contacto?

um cão dormir na minha cama nunca na vida, primeiro por uma questão de hierarquia, segundo por uma questão de higiene.....isso e um cão comer primeiro do que eu ou ver-me a comer e não me dar sossego para terminar a minha refeição.....
quanto a nomes não gosto de nomes de pessoas em cães, há tantos nomes fixes para chamar a um cão, nunca chamaria mafalda ou josé a um cão, agora tenho um cão que se chama oscar, mas dei-lhe o nome pelos oscares do cinema, e quando me lembrei que há mesmo pessoas que se chamam oscar fiquei francamente degradado com a minha escolha......

Voltar
Superior