Não sou pessoa que crê em tudo o que lê até porque já sou crescidinha e considero-me uma pessoa inteligente. Contudo, não sou cega.
Nem eu quis de modo algum insinuar o que estás a dizer.
Que o homem incentive os donos a exercitar os cães, acho muito bem, aplaudo até; que se dê uma palmada quando fazem uma asneira, não discordo - não são extremista. Mas não concordo com pontapés no focinho ou na barriga dos animais, colocar coleiras de choque em animais stressados, provocar animais para que errem só para os corrigir. E é neste último ponto que mais discordo.
Nunca vi o Cesar a dar um "pontapé", muito menos no focinho, e tal como disse atrás, vejo-o a dar toques aos cães, mesmo usando o calcanhar, isso está muito longe de ser considerado um pontapé.
Coleira de choque vi-o usar UMA única vez, numa cadela que vivia numa fazenda, andava sempre à solta e teimava em perseguir o tractor, e um treino presencial, junto a ela, era impossível pois ela não parava de correr e só o fazia atrás do tractor. Portanto ele aí usou uma coleira de choques, que são choques relativos, não é electrocussão, e só precisou de a usar 2 vezes, a cadela aprendeu logo que perseguir o tractor = choque. Não precisou de mais.
Como donos, devemos prever o mau comportamento do nosso cão ANTES deste acontecer, para deste modo evitá-lo.
Sim mas o Cesar ensina donos e reabilita cães, precisamente para que os donos possam prever as atitudes do seu cão.
O césar faz exactamente o contrário. Incentiva mau comportamento, faz com que os animais errem, mete-os em situações de stress extremo com o único intuito de os corrigir (além das audiências televisivas, mas isso já são outros 500) e mal. Não faz sentido.
Ele não incentiva nada, o mau comportamento está lá, e é óbvio que ele só pode corrigir um comportamento se o cão o estiver a ter, daí ele chamar por exemplo outros cães se o cão for agressivo com cães, para poder ensinar. Se o cão que é agressivo com cães, não tiver cão nenhum à frente, como é que se corrige o comportamento?? Acho que tem lógica. Mas incentivar não é o mesmo que proporcionar as circunstâncias ideais para que o cão reaja naturalmente (para ele claro), só assim se corrige. A alternativa era o Cesar mudar-se para casa dos donos e esperar que o cão se comportasse mal para o corrigir...
Quais são as situações de stress? Contrariar o mau comportamento? Voltamos ao mesmo, tratar tudo com biscoitos não funciona...
Não sei que escolas conheces ou então devo ter tido muita sorte porque na escola de Queila nunca nenhum animal foi recusado, por pior que seja o comportamento. O treinador é o primeiro a dizer que não existem cães irrecuperáveis e concordo. Tenho conhecimento de casos bem piores que os do programa e nesses casos usou-se o método positivo. É preciso paciência, consistência, e tempo.
Lá está, aquilo que muitos cães e donos não têm, sob pena de ver os animais abatidos.
Quem quer resultados rápidos não os vai obter nem através deste método ou nenhum outro. Stressar o animal não é solução.
Já referi atrás que não há stress nenhum, além do mais os cães não vivem agarrados ao passado, não guardam rancor, e contrariar um comportamento por forma a tornar o cão mais equilibrado e tranquilo, para mim é benéfico.
Quantos dos animais "tratados" pelo césar não voltaram a ser problemáticos quando ele virou as costas? Até porque muitos dos problemas comportamentais dos cães é culpa dos donos, que na maioria não sabem tratar dos seus animais.
Tal como referi atrás, ele treina donos e reabilita cães.
O que nós vemos é apenas meia hora de um treino, os treinos não duram obviamente meia hora, mas a tv é outro mundo, nunca se mostra tudo, e há inclusivamente cães que ele leva para o centro de reabilitação dele e os donos quando regressam, ficam abismados com a mudança, para melhor claro.
Já vi episódios onde eles vão fazer reportagens a cães reabilitados pelo Cesar há anos atrás, e continuam perfeitos, sem os problemas que tinham antes.
Obviamente que os donos têm de ser consistentes e aplicar os ensinamentos por muito tempo, se esperam o milagre do dia, então desiludam-se. Mais uma vez relembro que o dia a dia não é um programa de televisão.
Quanto à asfixia de animais, vi eu, não foi o disse que disse, o césar a asfixiar um cão até que este desmaiou. Ele vira-se para o dono/a todo confiante e diz: " Está a dormir, está relaxado". Pois devia estar...
Nunca vi nenhum cão a desfalecer. Estás a falar deste vídeo:
Quantas pessoas punham a mão num cão deste porte, agressivo e com esta frieza?
Há mais um que eu não encontro, mas que também é muito falado.
No entanto também não concordo com esta solução que ele propôs:
Aqui considero que ele errou, ele venceu pelo cansaço, mas não reabilitou o cão, neste caso em particular por exemplo, eu digo que há mais soluções, e aqui o método de reforço positivo é sem sombra de dúvida, o ideal.
Atenção que não sou apologista de tudo o que ele faz, há situações em que os métodos podiam ser outros, mas poucas, no entanto reconheço que ele tem sempre pela frente casos extremos de mau comportamento, que têm de ser contornados.