Tópico sobre cães.

ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz
535808_354806647909173_100001395217149_1009371_499911653_n.jpg

No que toca a cães, gosto particularmente de duas raças...

Para vocês, qual consideram melhor cão o Pastor Alemão ou o Boxer?

Em termos de temperamento, inteligência, cão de guarda, fiel...

Também prefiro o Pastor Alemão, por várias razões, mais resistentes, mais possantes, mais barulhentos! Julgo que os Boxer são cães mais frágeis, mais dados a "maleitas". Das coisas que gosto dos Boxer é o olhar que fazem prós donos!

Last edited:
Também partilho da mesma opinião. Considero o Pastor Alemão um melhor cão.

No entanto, tenho ouvido testemunhos de várias pessoas que me dizem que, o pastor alemão é um cão ciumento e que vive somente para o seu dono. Esta informação é credivel?

Também partilho da mesma opinião. Considero o Pastor Alemão um melhor cão.

No entanto, tenho ouvido testemunhos de várias pessoas que me dizem que, o pastor alemão é um cão ciumento e que vive somente para o seu dono. Esta informação é credivel?

Não sei, mas tenho um pastor alemão e o bicho é mesmo muito ciumento e um bocado chato (quando não lhe fazem festas), mas por outro lado é do mais piegas que existe.

Não sei, mas tenho um pastor alemão e o bicho é mesmo muito ciumento e um bocado chato (quando não lhe fazem festas), mas por outro lado é do mais piegas que existe.

Quantos anos tem o teu Pastor,Joana?

Será que essa faceta de ciumes, poder tornar o cão agressivo?

O bicho tem 8 anos e meio +-, penso que sim, mas o meu é só ciumento, não passa daí, e quando tem tudo o que quer vai à vidinha dele.

Essas questões nos cães, mesmo tendo em conta qualquer predisposição genética, são sempre evitáveis. Basta não alimentar esse tipo de comportamento. E isso acontece muito, quer seja porque as pessoas com que o cão se dá, além dos donos, não tenham qualquer noção de como educar um cão e alimentem o comportamento sem querer, quer porque pode ocorrer um momento em que isso é despoletado e logo reforçado sem que o dono tenha essa intenção. Etc.

Dou-te o exemplo da minha cadela. Não a consigo educar como deve ser. Fomos busca-la ao canil (diziam que era completamente calminha, a mais calma do canil). Pura mentira, claro, e não posso deixar de criticar todas as pessoas com quem falei no canil. Era um furacão autêntico. Resolvemos ir para uma escola de cães, um investimento, pensava eu, mas não. Ficou praticamente na mesma e aqui assumo a culpa, não tenho paciência para essas coisas, nem a minha namorada. Mas coisas simples, como ela não saltar para cima de mim, sentar ou ficar quieta enquanto eu como sem que salte para cima de mim ou ponha as patas na mesa, já consegui. Só que só funciona quando não recebemos visitas. Quando recebemos é como se não tivesse aprendido nada, porque as visitas encorajam todo o tipo de comportamento desviante que ando a tentar cortar. É inadvertido e as pessoas fazem porque não sabem.

Tenho ainda outra história. A cadela de uns amigos nossos ladra para pedir comida e só pára quando lhe dão. Isto porque em churrascadas alguém se lembrou de lhe dar frango enquanto ela ladrou. A partir daí ela ficou a pensar que ladrando lhe davam comida e têm resultado bem para ela, as pessoas realmente dão-lhe comida... mas depois em casa o problema é dos donos e dos vizinhos...

Pastor Alemão ou Boxer, tudo depende do gosto pessoal de cada um e para que quer o cão.

Todos os cães com funções de guarda, como os acima citados, são tendencialmente dominantes, e o que por exemplo a Joana1984 definiu como "ciumento", eu defino como dominante, e muito mesmo. A questão é que as pessoas tendem a confundir dominância com agressividade, e nem sempre isso é verdade.

Um cão exigir festas e não largar o dono enquanto não as recebe, é ser dominante.
Um cão não parar de ladrar ou pular, ou raspar as pernas do dono, ou chamar a atenção de outro modo qualquer enquanto não lhe dão de comer, é ser dominante.
Um cão ir à frente no passeio, a puxar a trela, a "guiar" o dono, é ser dominante.
Um cão saltar para cima do dono quando este está no sofá, sem ser a seu pedido, é ser dominante.
Um cão ladrar à porta quando alguém toca à campainha, à frente do dono, é ser dominante.

Sempre que um cão faz o que quer, desrespeitando o que o dono lhe manda fazer ou se impõe de algum modo ao dono, está a ser dominante.

Todos estes comportamentos são indesejáveis, o que não quer dizer que se transformem em agressividade, mas também se podem transformar...

Genericamente prefiro o Boxer e raças parecidas pela forma como se comportam e se apercebem do estado de espírito de quem está à sua volta.

Mas são muito dominantes, uma mastiff de porte grande é bem capaz de controlar um grupo de machos ( labrador, pastor alemão, etc ) e de, se for preciso, lhes mostrar quem manda.

Sabem quando podem esticar a corda e ficam de trombas se nos exaltarmos perante aquilo a que eles considerarem uma "infração leve" .

Last edited:
Pastor Alemão ou Boxer, tudo depende do gosto pessoal de cada um e para que quer o cão.

Todos os cães com funções de guarda, como os acima citados, são tendencialmente dominantes, e o que por exemplo a Joana1984 definiu como "ciumento", eu defino como dominante, e muito mesmo. A questão é que as pessoas tendem a confundir dominância com agressividade, e nem sempre isso é verdade.

Um cão exigir festas e não largar o dono enquanto não as recebe, é ser dominante.
Um cão não parar de ladrar ou pular, ou raspar as pernas do dono, ou chamar a atenção de outro modo qualquer enquanto não lhe dão de comer, é ser dominante.
Um cão ir à frente no passeio, a puxar a trela, a "guiar" o dono, é ser dominante.
Um cão saltar para cima do dono quando este está no sofá, sem ser a seu pedido, é ser dominante.
Um cão ladrar à porta quando alguém toca à campainha, à frente do dono, é ser dominante.

Sempre que um cão faz o que quer, desrespeitando o que o dono lhe manda fazer ou se impõe de algum modo ao dono, está a ser dominante.

Todos estes comportamentos são indesejáveis, o que não quer dizer que se transformem em agressividade, mas também se podem transformar...
Ok, mas quando disse que este era ciumento é porque tenho outro cão com 10 anos e o mais novo tem ciúmes do mais velho.

Ok, mas quando disse que este era ciumento é porque tenho outro cão com 10 anos e o mais novo tem ciúmes do mais velho.

Joana,

Foi na sequência desta tua afirmação:

O bicho tem 8 anos e meio +-, penso que sim, mas o meu é ciumento, não passa daí, e quando tem tudo o que quer vai à vidinha dele.

que eu fiz o meu juízo.

Quando tu afirmas que ele é "só ciumento" e que "quando tem o que quer, vai à vidinha dele", eu volto a dizer que isso não são ciúmes, é dominância. Repara, ele "quer" e só pára com a atitude que tu interpretas como "ciúme" quando tem o que quer. Percebes a lógica?

GansoLFM,

Entre eles (cães) não há nada de anormal em haver hierarquias, é mesmo assim que deve ser, e é saudável. O que não pode haver é um cão hierarquicamente superior aos humanos da casa, TODOS os humanos[;)] Quem está acima domina, e os cães não podem dominar os humanos[;)]

Uma das coisas que um treinador de cães me disse para fazer quando eles tendem a ser dominadores face aos donos, é por exemplo entrar em casa depois do trabalho e ignorar o cão, fazer de conta que ele não está presente.

Diz o tal treinador que, assim os cães tendem a ficar mais submissos, porque percebem que afinal nós podemos viver sem eles, e com o tempo mudam um pouco o seu comportamento.

Pelo menos foi o que me disseram, verdade ou não, não sei...

Uma das coisas que um treinador de cães me disse para fazer quando eles tendem a ser dominadores face aos donos, é por exemplo entrar em casa depois do trabalho e ignorar o cão, fazer de conta que ele não está presente.

Diz o tal treinador que, assim os cães tendem a ficar mais submissos, porque percebem que afinal nós podemos viver sem eles, e com o tempo mudam um pouco o seu comportamento.

Pelo menos foi o que me disseram, verdade ou não, não sei...

Sim é verdade. Isso ajuda a diminuir a ansiedade nos cães, eles não se sentem tão "responsáveis" por nós. Quando eles fazem uma grande festa quando nós chegamos, é como se fosse uma mãe/pai que deixa um filho por sua conta e risco, e de repente percebe que afinal ele chegou são e salvo. Mal comparado é mais ou menos como eu expliquei. A dominância, neste caso em particular, o das "boas vindas", pode degenerar rapidamente em ansiedade por separação, precisamente porque os cães sentem que nos dominam, e como líder, têm a obrigação por zelar pelo bem estar da matilha. Percebeste o conceito?

Back