O que pus a bold foi talvez a origem do escalar do mau comportamento... Ela rosnou, e tu "obedeceste"...
Na minha opinião, o que deves fazer, para além do que tens estado a fazer, e bem (as ordens, etc), é dar o osso na tua mão, numa área pequena, e deixá-la roer o osso mas na tua mão. Senta-te no chão e deixa-a roer o osso junto a ti, tira-o de vez em quando e depois devolve para ela perceber que tu tens o poder de tirar mas também de dar, se só tirares ela vai associar a tua "autoridade" ao fim do que lhe dá prazer.
Nunca recues quando ela rosna ou mostra agressividade, isso só lhe vai dar força a ela para perpetrar o comportamento agressivo.
Isto não é fácil de explicar por palavras...
Dá uma olhada a partir do minuto 6 neste vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=MTxSrfWYjW0
Aqui também tens boas dicas:
https://www.youtube.com/watch?v=i60q52DqIuc
Viva,
Só para dar um update da situação.
Ontem depois tudo correu dentro da normalidade com a ração e biscoitos, tudo na boa, comer à mão, mexer, tirar, tudo.
Tentei fazer o 1º exercício do 2º vídeo mas acontece que a cadela comeu um pouco mas não se interessou em comer mais. Acabei por retirar a ração toda (normalmente deixo-a lá, se calhar erradamente) e tentar hoje de novo.
Hoje não deu para fazer nada porque ela simplesmente não se interessou pela ração, nem sequer veio comer à minha mão. Fiz o mesmo, retirei a comida e vim-me embora.
Meia hora depois, voltei lá com um osso. Pensei em repetir o cenário de ontem mas desta vez não obedecer nem recuar. Assim fiz.
Levei umas luvas, um casaco velho, e lá fui. Obriguei-a a sentar e a esperar por autorização para me retirar o osso da mão. Depois, mais uma vez, lá foi ela para o canto roer o osso.
Comecei-me a aproximar, ela começou a ficar tensa, aproximei mais, e confirmei a situação de ontem: rosnar e tentar morder! Desta vez não recuei e continuei a avançar, segurando-a no pescoço com uma mão, dizendo "Não" enquanto ela tentava morder. Fiz isso mais 1 vez. Mesmo resultado. Levei-a para casa, para um canto onde por vezes dorme de noite, atirei o osso para o canto e ela lá foi. Aproximei, sempre direito, até reclamar o espaço do osso como meu. Ela sempre tensa, mas acabou por me dar o espaço. Entretanto ia-a deixando trincar uns bocados do osso na minha mão.
Voltei a repetir na rua, e depois de várias tentativas reparei que ela estava menos agressiva em ceder-me o espaço onde estava o osso, inclusive, por vezes bastava eu dizer "meu" e ela já não ia buscar o osso, ficava antes a olhar a uns 20 ou 30cm. Depois de ver que ela estava menos agressiva, sentei-me e deixei-a comer parte do osso na minha mão. Tudo na boa, podia mexer nela, na boa.
Quando faltava um pouco, levei-a de novo para a rua, mandei sentar, esperar, e acabei por dar o resto do osso. Reparei que desta vez já não levou o osso para o canto, mas deitou-se a comer o que restava à minha frente, e ainda lhe retirei o osso da boca 1 ou 2 vezes, e mexi nela na boa. Claro que a situação provavelmente está longe de ser resolvida mas acho que foi positiva a manhã.
Agora vou tentar continuar os exercícios do 2º video nos próximos dias, e depois então volto ao osso. Se bem que, ela não se comporta com a ração ou guloseimas da mesma forma. Deve considerar o osso como o pote de ouro no fim do arco-íris, lol.