Tópico sobre cães.

Tenho 2. [;)] [:cool:]

Mas fazes tu muito bem. O Golden não é cão para apartamento.

Precisa e gosta de muito exercício. É algo de excepcional.

Outra coisa. Cuidado com o pelo. Estão sempre a largar pelo e agora nesta pré-primavera, largam pelos aos tufos, o pelo começa a andar no ar e eles a quererem caçá-lo. Uma loucura. [:D]

Mas também gosto (porque já tive) do Pastor Alemão. [:cool:]

O meu cão de eleição ou o cão que sempre idealizei foi o pastor alemão, mas...

como aqui em casa fazemos sempre uma "gestão e conciliação de gostos pessoais", eu, neste caso, dou prioridade à minha cara metade de escolher o seu cão de sonho, que por acaso, também gosto imenso, os tais Golden retriever

São cães alegres, pelo que vejo têm muita tendência para a obesidade, daí que pretendo proporcionar-lhes uma vida dinámica e com alguma proximidade ao mar se possível [;)]

Será que um Pastor dar-se-ia bem com um Golden na mesma casa :confused:

Tive 3 pastores alemão em épocas diferentes. Mas só o último se mostrou bastante agressivo, mas era com pessoas de fora que tentavam entrar em casa.

Porque o Pastor tem um sentido territorial fantástico. É um excelente cão de guarda e de companhia.
Nunca tiveram problemas com outros cães.

E pastor e golden devem fazer uma parelha simpática. [:D]

conheco 1 pessoa que tem 1 pastor alemão, 2 labradores e 7 gatos, e convivem todos uns com uns outros sem problemas.
aliás, as brincadeiras do pastor com 1 dos gatos só mesmo visto[:)], contado ninguem acredita

Uma caixinha de surpresas....

Uma caixinha de surpresas....

Pois é, cá por casa mora um Chow Chow com 5 meses...o Yoshi.

Aqui com 3 meses e meio:

DSCN2892.jpg

DSCN2895.jpg

Extremamente limpo, muito meigo, excelente guarda e muito dedicado aos donos.
Um pequeno defeito...faz o que entende e quando entende....

Este FS defendeu os seus donos de um «ataque» de um pastor Alemão; prova de maior dedicação não há, tanto mais que, na rua, se um cachorro lhe ladra...logo fica assustado.
Mas em sua casa...agiganta-se. apr:)

só tive 2 cães até hoje,

uma pastola alemã, que morreu por velhice aos 16anos

e

uma cadela Fila Açoreana de São Miguel, que morreu prematuramente aos 4anos com uma aneurisma. Operação de emergência, mas nao aguentou.

Não quero mais animais...custa perde-los depois.

Cá por casa mora o Yanick, um Bearded com 5 anos, está conosco desde os 3 meses.

bearded_colloe.jpg

bea-2.jpg

bearded_collie.jpg

(Fotos exempleficativas)

História

A história do Bearded Collie começa em 1514 quando um marinheiro polaco atracou com os seus cães Pastores Polacos da Planície na Escócia. Um pastor escocês ficou bastante impressionado com os trabalho destes cães, pensa-se que eram dois ou três exemplares, e decidiu dar algumas ovelhas em troca pelos cães. Os cães foram cruzados com raças locais e deram assim origem ao Bearded Collie.

Durante centenas de anos, o Bearded Collie foi usado como pastor de rebanhos e gado. Um dos primeiros registos da raça data de 1771, num retrato do Duque de Buccleigh acompanho por dois cães desta raça. No século XIX, profileram nos jornais e publicações especializadas sobre caça e desporto, notícias sobre esta raça.

Em 1912 foi fundada a Bearded Collie Society em Edimburgo que não sobreviveu à Primeira Guerra Mundial. Devido a estas convulsões sociais que se arrastaram na primeira metade do século XX, o Bearded Collie esteve quase extinto. Contudo, conseguiu recuperar na segunda metade do século, mas ainda não é uma raça muito divulgada.

Temperamento

Vivo e Amigo do seu dono. Adora brincar e ser estimulado com jogos ou actividades (Agility ou obediência) é meigo e um saltador e corredor por excelência. Tem grande resistência física e instinto protector para com os donos, adoptando-os como o seu "rebanho". São óptimos com as crianças e muito sociáveis e populares junto das pessoas

O Bearded Collie é um pastor criado para ser mais independente do que as outras raças que lhe são parentes. É extremamente alegre e engraçado. Gosta de estar com a família e tende a tornar-se destrutivo se for deixado sozinho durante um grande período de tempo.

Activos, necessitam de bastante exercício. São teimosos, mas podem ser treinados com diversos fins. O treino é essencial para o desenvolvimento de animais equilibrados.

O Bearded Collie é um cão meigo, sensível e inteligente.

Descrição

O Bearded Collie tem ares que lembram o Antigo Cão de Pastor Inglês (mais conhecido como Old English Sheepdog, ou simplesmente Bobtail) devido à pelagem profusa, mas o Bearded Collie é mais pequeno, esguio e não tem a cauda curta.

O Bearded Collie é um de porte médio. As fêmeas têm de altura 51 a 53 cm e os machos medem entre 53 e 56 cm.

Apesar de ser um cão robusto, o Bearded Collie não tem um porte maciço, o que lhe confere maior agilidade. Tem um crânio achatado e largo e um focinho alongado. Os olhos são um pouco separados e têm a cor em sintonia com a cor da pelagem. As orelhas são pendentes, de inserção alta e tamanho médio, e estão totalmente revestidas de pêlo. As pernas são sólidas e estão revestidas de um pêlo cerdoso de tamanho médio. Os pés são ovalados e possuem pêlos entre os dedos. A cauda é de inserção baixa.

A pelagem é composta por uma dupla camada. A pelagem interior é suave e espessa. A camada exterior é mais áspera e algo farfalhuda. O pêlo é comprido, grosso e forte.

As cores admitidas são: todas as tonalidades de cinzento, louro-ruivo, preto, azul, castanho e areia, com ou sem malhas claras.

Higiene

O Bearded Collie exige bastante manutenção devido à pelagem longa. Alguns donos preferem tosquiar o pêlo mantendo o corte dos cachorros, para que a escovagem seja mais fácil. Este cão deve ser escovado todos os dias.

Esta raça larga bastante pêlo.

O banho só deve ser dado em casos excepcionais, pois a água danifica a camada oleosa que protege a pele do cão.

O Bearded Collie é um cão que arrasta bastante sujidade no pêlo e só o facto de beber água implica sempre um rasto de pingas nas proximidades da tigela. Tenha isto em mente se decidir adquirir um cão desta raça.

Adoro cães, sempre tive cães e já tive de muitas raças aqui apresentadas
São Bernardo

sobernardo.jpg

Engraçado no outro dia na Costa da Caparica passo por um homem que passeava o seu monstro São Bernardo quando de repente oiço uma mulher a gritar, olho pra trás quando não é o meu espanto ela estava a ser pisada pelo cão. No minimo devia ter uns 60 kg o animal.

Bem, lá vou eu tirar fotos aos meus! [:D]

EDIT:

Ora vamos lá apresentar as minhas:

Princesa:
fotos0017.jpg

fotos0014r.jpg

Pitucha:
fotos0016f.jpg

Ambas:
fotos0019.jpg

A Princesa é traçada entre Braco Alemão e outro que não me recordo.. A Pitucha, pronto.. Já toda a gente sabe o que é! :)
A Princesa está cá desde que vim morar para cá, cerca de 14 anos, e a pitucha à uns 10 anos. Têm sido cães impecáveis!

E o meu pai, leva a "Cesa", que é como nós lhe chamamos, para a caça e é muito boa. Já conhece o meu pai como a palma de uma pata.. hehe :)

Last edited:
Adoro cães, sempre tive cães e já tive de muitas raças aqui apresentadas
São Bernardo

sobernardo.jpg

Engraçado no outro dia na Costa da Caparica passo por um homem que passeava o seu monstro São Bernardo quando de repente oiço uma mulher a gritar, olho pra trás quando não é o meu espanto ela estava a ser pisada pelo cão. No minimo devia ter uns 60 kg o animal.

Gosto destes cães também, ar de pastelões! [:D]

Tive 3 pastores alemão em épocas diferentes. Mas só o último se mostrou bastante agressivo, mas era com pessoas de fora que tentavam entrar em casa.

Porque o Pastor tem um sentido territorial fantástico. É um excelente cão de guarda e de companhia.
Nunca tiveram problemas com outros cães.

E pastor e golden devem fazer uma parelha simpática. [:D]

conheco 1 pessoa que tem 1 pastor alemão, 2 labradores e 7 gatos, e convivem todos uns com uns outros sem problemas.
aliás, as brincadeiras do pastor com 1 dos gatos só mesmo visto[:)], contado ninguem acredita

Nesse caso para nós será o melhor de 2 mundos [:cool:]

Aconselham a comprar os dois cães ao mesmo tempo com por exemplo 3 meses de idade ou não? :confused:

Nesse caso para nós será o melhor de 2 mundos [:cool:]

Aconselham a comprar os dois cães ao mesmo tempo com por exemplo 3 meses de idade ou não? :confused:

Se crescerem os dois juntos óptimo, mas também se for caso inverso, ao fim de um certo tempo os cães aproximam-se criam laços, por norma não à crise.

o meu cão de eleição sempre foi o doberman, mas a minha esposa prefere o boxer, e tive que me render às evidências
é um cão muito brincalhão, inteligente e muito territorial[;)]
tive um casal de boxer's mas a minha cadela tevem que ser abatida com 3 anos, porque apareceu-lhe um tumor no utero e apesar de ter sido tudo feito para a salvar (operação e várias transfusões de sangue) passado um mês de ter sido operada, teve uma recaída e para que não sofresse mais, foi adormecida, o que me custou muito[s)]
agora tenho o macho em casa que é um grande maluco e só quer brincadeira, às vezes até chateia de tanto querer brincar[:D]
este é o meu Nino
450333606img1.jpg

e esta era aminha cadela Inga, que muitas saudades deixou, era muito inteligente
Img005.jpg

o meu nino numa prova de obediência
DSC00165.jpg

O meu Terry "White Socks" Fox da Villa das Taipas:

DSC01913.JPG

DSC01920.JPG

Para quem não conhece a raça, é um Shiba Inu!

Vou tentar fazer criação com o meu Yorkie!

E já escolhi a namorada.

Não pude deixar de reparar neste comentário...

NaoInteressa, aconselho-te vivamente a deixares a criação para os Criadores.
Criar cães é mais do que juntar um macho e uma fêmea e deixá-los acasalar... A Criação responsável, tem como objectivo o melhoramento da raça, e como tal, os progenitores devem preencher vários requisitos, nomeadamente:

• Ir a exposições a fim de serem avaliados morfologicamente por vários Juizes;
  • fazer exames medicos de despiste de várias doenças genéticas e/ou características da raça, não só o "está bem de saúde";
  • Escolher um parceiro que colmate os defeitos que existam um no outro, quer a nível morfológico, quer a nível comportamental;
  • Excluir da Criação qualquer exemplar que não esteja dentro do estalão, independentemente de ter ou não LOP. Esta é uma decisão que cabe a um Criador responsável.
Depois gostaria que desses uma olhada aos fóruns de adopções, e visses as DEZENAS de yorkies que estão para adopção, e muitos bem bonitos por sinal... Isto só significa que quem quiser um Yorkie, basta ir a um qualquer canil que os há ao molho...

Quero também desmistificar a questão das "necessidade de acasalar", isso não existe, as necessidades são exclusivamente HORMONAIS, e uma cadela não precisa de "ser mãe" para ser feliz, é outro mito.

A título de curiosidade, o teu Yorkie aparenta-se com este:
P3070626.jpg

Este é um exemplar de exposição, e só estes devem ser cruzados...
Caso contrário, aparecem yorkies com 10kg e de pêlo encaracolado, por exemplo, como tenho visto aí muitos...

Falando agora das "minhas raças"...

Dobermann. E aqui fica uma foto de um dos melhores Dobies que já vi:
Urbano2.jpg

Urbano del Diamante Nero

tysan.jpg

Tyson di Campovalano

Filha do Tyson:
Comtesse Chiara v. Turmhaus
femeacontesse.jpg

E outros dobermanns que há por aí[br:)]
Houve alguém que pediu um Dobermann de orelhas inteiras... cá está um de orelhas e cauda inteiras... para quem gosta...
Elektra%2023%20m.jpg

E os São Bernardos...
A minha Iva, mais concretamente a "Bella da Costa Lusa":
P2220539-1.jpg

O Clemens, propriedade do Canil Costa Lusa:
20050921010506.jpg

O veterano Clarens:
20041127000846.jpg

E o fabuloso Samuel com as suas mega patas!!
Sam1.jpg

Back