Tópico sobre cães.

Agora tenho umas perguntinhas:
Quando é que tem de ir ao veterinário? O mais depressa possível?
Veterinários na zona do Seixal, com os 2 B's(bons e baratos[:D])?
É preciso marcar consulta ou basta ir lá ao vet?

Se tiver mais dúvidas depois digo[:D]

Vet: já.
No Seixal não conheço nenhum, se alguém te aconselhar, ligas para lá e perguntas se é preciso marcar. Por norma não é [;)]
Não há vet's baratos.[;)]

Ok, obrigado Texuga.
Outra coisa, banho ao cão é preciso de quanto em quanto tempo?

Isso varia muito... depende da raça, do sítio onde vive e das exigências do dono...

A minha S. Bernardo toma praí 2 ou 3 banhos por ano. Vive no quintal (rua portanto) e tem um manto que a protege do calor e do frio, nem convém dar muitos banhos para não estragar a protecção natural.

Os Dobermanns, tomam quando me lembro, muitas vezes não chega a 1 vez por mês. Vivem durante o dia, no verão, no quintal, e assim que chegamos vêm para dentro de casa. Nos dias de mais calor e no Inverno, ficam dentro de casa. No Inverno dou mais vezes banho porque eles estão mais tempo dentro de casa, tomam aí uma vez por mês com champô próprio para não lhes dar cabo do pêlo, e para não cheirarem mais a cão[;)]

Para a caríssima user Texuga, ou para quem quiser responder

Para a caríssima user Texuga, ou para quem quiser responder

Viva.

O Nosso cachorrito, do qual aparecem umas fotos aí para trás, fez agora 5 meses. É o nosso primeiro canito e apesar de tudo temos conseguido ir dando conta do recado [:D], apesar das dúvidas, dos desesperos e das surpresas. [;)]

A questão é então esta :

Neste momento o cachorro, já está habituado a fazer as suas necessidades na varanda - APENAS NA VARANDA/Terraço, nem sequer na rua faz nada, quando vai passear, só quando chega a casa é que vai à varanda (de salientar que ainda só faz "pequenos passeios") - no entanto a minha varanda não tem qualquer cobertura e se agora no verão, mesmo com alguma chuva, por ser verão, consigo deixar a porta da marquise dia e noite aberta, para que o animal consiga aliviar-se sempre que quiser, no inverno...

É que no inverno vai ser impossível deixar a porta aberta, pois com o temporal que se forma neste 8º andar, não é posssível, PONTO !

Assim, como habituá-lo a fazer as necessidades, APENAS quando lhe abrir a porta ?

Sim porque pelo que ouço, os outros cães fazem o mesmo, apenas com a diferença de irem à rua.

Neste momento o cachorro ainda come 3 vezes ao dia, eu sei, é difícil controlar os "cocós", que chegam a ser 3, 4 ou 5 por vezes em 24 horas.

Assim como os "xixis" que apesar de ainda não andar a marcar território, os faz de forma aleatória e não como ouço dizer, ao acordar e após as refeições (apenas).

Então pergunto qual a melhor técnica para que o bicho se aguente ?

Vá lá, tenho cerca de mês e meio para atingir os objectivos [:D]

[;)]

Algumas fotos tiradas hoje

Algumas fotos tiradas hoje

attachment.php

attachment.php

attachment.php

Anexos

• IMAG0016.jpg
    IMAG0016.jpg
    53,6KB · Visualizações: 0
  • IMAG0017.jpg
    IMAG0017.jpg
    49,7KB · Visualizações: 0
  • IMAG0018.jpg
    IMAG0018.jpg
    42,5KB · Visualizações: 0
Chama-se Piccolo (pequeno em italiano).
Nós agora vamos ensiná-lo[:p]
Tava a jantar e ele começou a roer os meus chinelos[:D]
O que vale é que os dentes ainda são pequenos[:cool:]

Eu para evitar que a minha cadela estrague alguma coisa com os dentes, tenho sempre o cuidado de ela ter sempre por perto um osso para roer, ou um brinquedo, assim ela já não se aventura muito.

O pior que ela já roeu foi um relogio da swatch skin que a minha mae tinha oferecido pelo natal, quando vi aquele trabalho, acho que até fiquei doente. Agora tenho muito mais cuidado, mas mesmo assim ela consegue apanhar algumas coisas para roer. [:D]

Viva.

O Nosso cachorrito, do qual aparecem umas fotos aí para trás, fez agora 5 meses. É o nosso primeiro canito e apesar de tudo temos conseguido ir dando conta do recado [:D], apesar das dúvidas, dos desesperos e das surpresas. [;)]

A questão é então esta :

Neste momento o cachorro, já está habituado a fazer as suas necessidades na varanda - APENAS NA VARANDA/Terraço, nem sequer na rua faz nada, quando vai passear, só quando chega a casa é que vai à varanda (de salientar que ainda só faz "pequenos passeios") - no entanto a minha varanda não tem qualquer cobertura e se agora no verão, mesmo com alguma chuva, por ser verão, consigo deixar a porta da marquise dia e noite aberta, para que o animal consiga aliviar-se sempre que quiser, no inverno...

É que no inverno vai ser impossível deixar a porta aberta, pois com o temporal que se forma neste 8º andar, não é posssível, PONTO !

Assim, como habituá-lo a fazer as necessidades, APENAS quando lhe abrir a porta ?

Sim porque pelo que ouço, os outros cães fazem o mesmo, apenas com a diferença de irem à rua.

Neste momento o cachorro ainda come 3 vezes ao dia, eu sei, é difícil controlar os "cocós", que chegam a ser 3, 4 ou 5 por vezes em 24 horas.

Assim como os "xixis" que apesar de ainda não andar a marcar território, os faz de forma aleatória e não como ouço dizer, ao acordar e após as refeições (apenas).

Então pergunto qual a melhor técnica para que o bicho se aguente ?

Vá lá, tenho cerca de mês e meio para atingir os objectivos [:D]

[;)]

Ora bem... adorei o título da tua mensagem[:D]

Um passo que eu considero muito importante, e já o alcançaste, é o facto de o habituares a fazer os xixis e os cocós na varanda. Ele com 5 meses, ainda é catraio, por norma só a partir dos 6 ou 7 meses, ou mais, é que eles se conseguem controlar a fazer as necessidades.
Aquilo que eu te aconselho a fazer, é quando estiveres em casa, tipo aos fins de semana, manter a porta da varanda fechada durante o dia, para ele deixar de ter um acesso livre à mesma, e estares muito atento aos movimentos dele, para que assim que o vires a pôr a jeito para fazer alguma coisa, agarras nele e leva-lo para a varanda. Não ralhes, senão vais metê-lo na varanda e corres o risco de ele achar que é o fazer xixi que é errado, e não faz, nem na varanda, depois faz às escondidas algures pela casa...
Mas mete-lo na varanda para ele fazer o xixi e fecha a porta, ele vai aprender a pedir para entrar. Depois, com o tempo, ele vai aprender que pode também pedir para sair, e no fundo é isso que desejas, que ele peça quando quer ir fazer as necessidades.
Portanto, e em resumo: Dás de comer na divisão que tem a porta para a varanda e manténs a porta fechada. Assim que ele acabar de comer o vires que está numa de esvaziar a bexiga, agarras nele, abres a porta e mete-lo lá fora. Fechas a porta e esperas que ele peça para entrar (ele vai pedir[;)]). Assim que ele faz as necessidades e entra em casa, felicitas com festas, assim ele vai associar o fazer xixi e entrar em casa a algo agradável. Com o tempo, ele vai aprender a pedir para sair para fazer as necessidades, e quando vires que ele está a pôr-se em posição para fazer alguma necessidade, põe-no sempre na varanda de porta fechada. Com o tempo ele vai aprender as novas regras [;)]

Eu para evitar que a minha cadela estrague alguma coisa com os dentes, tenho sempre o cuidado de ela ter sempre por perto um osso para roer, ou um brinquedo, assim ela já não se aventura muito.

O pior que ela já roeu foi um relogio da swatch skin que a minha mae tinha oferecido pelo natal, quando vi aquele trabalho, acho que até fiquei doente. Agora tenho muito mais cuidado, mas mesmo assim ela consegue apanhar algumas coisas para roer. [:D]

Que tipo de osso?

Ora bem já arranjei um chinelo velho e um boneco para ele roer.
Põe-se a andar, a ganir, deita-se e dorme até que passado um bocado acorda outra vez, é normal:confused:

Ele ainda faz xixi e cocó em qualquer sitio, qualquer a melhor maneira de o ensinar?
A minha irmã viu num site que assim que se vir que ele está a fazer xixi, diz-se "Não!" e leva-se o cão para o sitio correcto, pode ser assim?

Só mais uma coisa[:D]:
Ele ainda bebe um leitinho de vez em quando, mas a água do bebedouro não lhe pega muito, também é normal?
E a comida? Pomos quando ele tem fome ou deixamos lá o dia todo no comedouro? É que a comida dele é um paté e depois fica seco. E a comida mais recomendada para ele para depois ir misturando com esta?

Obrigado e desculpem ser chato:sh)

PS: A minha irmã disse-me que não dormiu nada durante a noite por causa do cão ganir[:D]

Ora bem já arranjei um chinelo velho e um boneco para ele roer. - Errado: Ele nunca vai distinguir entre um chinelo velho e um sapato a estrear. Não dês sapatos para ele roer, a não ser que desistas de andar com sapatos "normais", e passes a adoptar a moda "trash"...
Põe-se a andar, a ganir, deita-se e dorme até que passado um bocado acorda outra vez, é normal:confused: - Sim é normal, ainda é muito bebé, é normal que se sinta estranho longe dos irmãos e da mãe.

Ele ainda faz xixi e cocó em qualquer sitio, qualquer a melhor maneira de o ensinar?
A minha irmã viu num site que assim que se vir que ele está a fazer xixi, diz-se "Não!" e leva-se o cão para o sitio correcto, pode ser assim? - Evita o "Não" para ele não se retrair no xixi e não associar o xixi a algo errado. Deves sim agarrá-o ao colo e levar para o sítio onde queres que ele o faça, ele ao agarrares vai instintivamente parar de fazer por se sentir incomodado. Quando ele acaba o xixi no sítio certo, fazes uma festarola, com festinhas, eventualmente um biscoito ou o brinquedo preferido.

Só mais uma coisa[:D]:
Ele ainda bebe um leitinho de vez em quando, mas a água do bebedouro não lhe pega muito, também é normal? - Que leite? Ele não precisa de leite algum, tira-lhe o leite e mete só água.
E a comida? Pomos quando ele tem fome ou deixamos lá o dia todo no comedouro? É que a comida dele é um paté e depois fica seco. E a comida mais recomendada para ele para depois ir misturando com esta? - Esquece o paté... ainda matas o cão com uma gastroentrite:sh). Dá-lhe uma BOA ração seca para puppy, tipo uma Purina Pro Plan, uma Hill's, uma Eukanuba, uma Royal Canin, qualquer uma que seja boa e para cachorro. Se ele tiver os dentinhos ainda muito pequeninos, molha a ração com um terço de água morna (um terço da ração, ou seja, 3 partes de ração para uma parte de água). Deves dar a ração dividida em 3 ou 4 partes, e deixá-la no chão apenas por 10 ou 15 minutos. Se não comeu, paciência, come da próxima, a fome é óptima professora[;)]

Obrigado e desculpem ser chato:sh)

PS: A minha irmã disse-me que não dormiu nada durante a noite por causa do cão ganir[:D]

Respondido [;)]

Ah, e não és chato, mais vale perguntar do que fazer asneira[;)]

Respondido [;)]

Ah, e não és chato, mais vale perguntar do que fazer asneira[;)]

Ok. obrigado, vou comprar ração seca, tirar o leite e o chinelo[:D]
Mas água ele cheira e bebe muito pouco ou nada:(

EDIT: Pergunta completamente idiota, a ração se ele não comer tiro e deito fora?
O cachorro tava a dormir no chão, pu-lo na cama e nem 5 mins aguentou lá, veio dormir para debaixo da cadeira do meu pc[:D]

Última edição:
Ok. obrigado, vou comprar ração seca, tirar o leite e o chinelo[:D]
Mas água ele cheira e bebe muito pouco ou nada:(

EDIT: Pergunta completamente idiota, a ração se ele não comer tiro e deito fora?
O cachorro tava a dormir no chão, pu-lo na cama e nem 5 mins aguentou lá, veio dormir para debaixo da cadeira do meu pc[:D]

A ração tiras e guardas no saco dela [;)].

Deixa-o dormir onde ele se sentir melhor, desde que não seja um local onde mais tarde não queres que ele permaneça. Ele deve ter calor, e procura sítios frescos para dormir [;)]

A ração tiras e guardas no saco dela [;)].

Deixa-o dormir onde ele se sentir melhor, desde que não seja um local onde mais tarde não queres que ele permaneça. Ele deve ter calor, e procura sítios frescos para dormir [;)]

Mais uma vez obrigado com direito a pontinhos que bem mereces[:p], ele deve achar a cama algo quente, é uma alcofa com uma toalha lá para não sujar a alcofa.

Obrigado[;)]

Ora bem... adorei o título da tua mensagem[:D]

Um passo que eu considero muito importante, e já o alcançaste, é o facto de o habituares a fazer os xixis e os cocós na varanda. Ele com 5 meses, ainda é catraio, por norma só a partir dos 6 ou 7 meses, ou mais, é que eles se conseguem controlar a fazer as necessidades.
Aquilo que eu te aconselho a fazer, é quando estiveres em casa, tipo aos fins de semana, manter a porta da varanda fechada durante o dia, para ele deixar de ter um acesso livre à mesma, e estares muito atento aos movimentos dele, para que assim que o vires a pôr a jeito para fazer alguma coisa, agarras nele e leva-lo para a varanda. Não ralhes, senão vais metê-lo na varanda e corres o risco de ele achar que é o fazer xixi que é errado, e não faz, nem na varanda, depois faz às escondidas algures pela casa...
Mas mete-lo na varanda para ele fazer o xixi e fecha a porta, ele vai aprender a pedir para entrar. Depois, com o tempo, ele vai aprender que pode também pedir para sair, e no fundo é isso que desejas, que ele peça quando quer ir fazer as necessidades.
Portanto, e em resumo: Dás de comer na divisão que tem a porta para a varanda e manténs a porta fechada. Assim que ele acabar de comer o vires que está numa de esvaziar a bexiga, agarras nele, abres a porta e mete-lo lá fora. Fechas a porta e esperas que ele peça para entrar (ele vai pedir[;)]). Assim que ele faz as necessidades e entra em casa, felicitas com festas, assim ele vai associar o fazer xixi e entrar em casa a algo agradável. Com o tempo, ele vai aprender a pedir para sair para fazer as necessidades, e quando vires que ele está a pôr-se em posição para fazer alguma necessidade, põe-no sempre na varanda de porta fechada. Com o tempo ele vai aprender as novas regras [;)]

Antes de mais, Obrigado !

Por acaso, já diversas pessoas me disseram estarem admiradas que o cachorrito - Desde os 3 meses e pouco - vá "voluntariamente à varanda", sendo que a única coisa que fizemos, foi aproveitar o verão, tirar o jornal de dentro de casa e ralhar-lhe sempre que fazia dentro, colocando-o na varanda durante um bocadito.

Tanto fizemos, que agora, só um descuído "inconsciente", o leva a fazer um xixi (cocó é quase impossível), que não seja lá fora !

O problema, é efectivamente o acompanhamento e o que mais me preocupa é a noite, quando ninguém está com ele.

Dorme na cozinha, com a marquise e porta da varanda abertas, pelo que sempre que lhe apetece mesmo de madrugada, lá vai ele [:D]

Mas vou tentando o que disseste - apesar de não nos apetecer andar novamente a limpar o chão da cozinha e da marquise (já não estamos habituados [:)])

Curioso que apanhamos uns dias de chuva há cerca de 2 meses atrás e ele receava ir à varanda, um dia, "chateado", coloquei-o lá à chuva de castigo e a partir daí até vai para a chuva brincar [:D]

Dizem que ps cães não se lembram para além do momento, o certo é que quando chegava a casa e lhe ralhava, mostrando-lhe os "presentes" e focando as palavras xixi e cocó, junto com AQUI NÃO e o colocava na varanda repetindo as palavras com AQUI, parece que ele percebia.

Outra curiosidade, foi ser um pouco mais severo com o vício de nos morder (sim, a nós), não era com intenção de fazer mal, mas o certo é que magoava e não parava, só sabia fazer isso quando estava à nossa beira.

Agora, lembra-se e apenas lambe [:D]

Enfim, falta-me que ele agora passe a mais "pachorrento" e menos irrequieto, ainda não consigo que ele conviva normalmente dentro de casa, fivcando cinjido a uma ou duas de divisões mais terraço.

[;)]

O problema, é efectivamente o acompanhamento e o que mais me preocupa é a noite, quando ninguém está com ele.

Dorme na cozinha, com a marquise e porta da varanda abertas, pelo que sempre que lhe apetece mesmo de madrugada, lá vai ele [:D]

Mas vou tentando o que disseste - apesar de não nos apetecer andar novamente a limpar o chão da cozinha e da marquise (já não estamos habituados [:)])

É normal que ele não aguente uma noite inteira sem fazer xixi, ele ainda é um bebé.
Durante a noite, faz como tens feito, e com o avançar da idade, tipo daqui a um mesito p.ex., começa a fechar a porta da marquise para ele se habituar. No entanto certifica-te que ele faz xixi antes da hora de ir dormir, e no outro dia de manhã, tenta acordar cedo para ele ir esvaziar a bexiga [;)]

Dizem que ps cães não se lembram para além do momento, o certo é que quando chegava a casa e lhe ralhava, mostrando-lhe os "presentes" e focando as palavras xixi e cocó, junto com AQUI NÃO e o colocava na varanda repetindo as palavras com AQUI, parece que ele percebia.

Não, garanto-te que não percebia.
O que tu interpretas como "ele percebia", é tão somente uma resposta dele à tua energia. Tu ralhas, estás danado e tens atitudes "violentas" para com ele, e ele reage como qualquer cachorro reage, com submissão, e tu interpretas isso como "ele entende"... mas ele não entende, entendes?[:D]
O cão vive o momento presente, nunca duvides disso [;)].

Outra curiosidade, foi ser um pouco mais severo com o vício de nos morder (sim, a nós), não era com intenção de fazer mal, mas o certo é que magoava e não parava, só sabia fazer isso quando estava à nossa beira.

Agora, lembra-se e apenas lambe [:D]

Enfim, falta-me que ele agora passe a mais "pachorrento" e menos irrequieto, ainda não consigo que ele conviva normalmente dentro de casa, fivcando cinjido a uma ou duas de divisões mais terraço.

[;)]

O facto de ele já não vos morder, é porque vocês associaram o acto de morder a algo desagradável para ele, e atenção que o facto do cão viver o momento presente, não é sinónimo de amnésia... ou seja, quando eu digo que ele vive o presente, é no sentido de ele não associar a atitude dele no passado, a uma repreensão no presente, mas se tu agires no momento certo, como certamente fizeste quando ele vos mordia, então aí está a cadeia completa, a de acção -> reacção, e ele sabe que aquela determinada acção por parte dele, vai originar uma reacção da tua parte, que não lhe é agradável. Percebes?

É normal que ele não aguente uma noite inteira sem fazer xixi, ele ainda é um bebé.
Durante a noite, faz como tens feito, e com o avançar da idade, tipo daqui a um mesito p.ex., começa a fechar a porta da marquise para ele se habituar. No entanto certifica-te que ele faz xixi antes da hora de ir dormir, e no outro dia de manhã, tenta acordar cedo para ele ir esvaziar a bexiga [;)]

Não, garanto-te que não percebia.
O que tu interpretas como "ele percebia", é tão somente uma resposta dele à tua energia. Tu ralhas, estás danado e tens atitudes "violentas" para com ele, e ele reage como qualquer cachorro reage, com submissão, e tu interpretas isso como "ele entende"... mas ele não entende, entendes?[:D]
O cão vive o momento presente, nunca duvides disso [;)].

O facto de ele já não vos morder, é porque vocês associaram o acto de morder a algo desagradável para ele, e atenção que o facto do cão viver o momento presente, não é sinónimo de amnésia... ou seja, quando eu digo que ele vive o presente, é no sentido de ele não associar a atitude dele no passado, a uma repreensão no presente, mas se tu agires no momento certo, como certamente fizeste quando ele vos mordia, então aí está a cadeia completa, a de acção -> reacção, e ele sabe que aquela determinada acção por parte dele, vai originar uma reacção da tua parte, que não lhe é agradável. Percebes?

Pois ele está connosco desde os 1,5 meses e parece que para nós ele já cresceu MUITO (só pesa 8 vezes mais [:)]), mas na verdade ele é apenas um Bébé, que quer brincadeira e fica "eléctrico" quando nos revê ao fim de algum tempo.

Está na lista, agora, ensinar-lhe alguns truques básicos, como deita, senta, fica, etc, assim como conseguir que pare de ladrar quando lhe mando - APESAR DE QUE É UM CÃO QUE SÓ LADRA QUANDO NOS VÊ, NEM SEQUER RESPONDE AOS CÃES DA VIZINHANÇA (lembrem-se porta para o exterior sempre aberta e imensos cães nas redondezas a fazerem festival [:D]) - é que por norma vamos ter com ele de manhã (durante a semana), às 06.00h e de modo algum queria ter problemas com os vizinhos.

[;)]

Pequena correcção... a raça da tua cadela é Retriever do Labrador [;)]

Ela não irá reagir mal ao bebé, são raríssimos os casos de cães que rejeitam bebés, na realidade não conheço nenhum [:p]

Agora uma coisa devo avisar-te: se vais arranjar um macho, das duas uma, ou castras o macho quando ele tiver idade, ou esterilizas a fêmea [;)]

Cuidado com a vinda do bebé para ela não fazer uma gravidez psicológica, ela pode adoptar o bebé e querer tratar dele como um filho, e o problema não está no tratar como um filhote, o problema existe se ela começar a criar leite :sh)... Só estou a prevenir, para no caso de acontecer, não achares estranho [;)].

Agoa força com a adopção[kiss]

Obrigada Texuga!
A ideia é castrar o macho ;)

ó nélio despacha o cão men dá -mo a mim!!![:D][:p]
olha é paté mas que paté?!?! é ração á home men,leitinho qual leite meio gordo que o bicho não tem dentes ,queres ver?!?!?!?[:)]
ainda não te encheste!!!!
[:D][:D][:D] [:p][:p][:p]

ó nélio despacha o cão men dá -mo a mim!!![:D][:p]
olha é paté mas que paté?!?! é ração á home men,leitinho qual leite meio gordo que o bicho não tem dentes ,queres ver?!?!?!?[:)]
ainda não te encheste!!!!
[:D][:D] [:p][:p]

O gajo água não quer, acho que nunca o habituaram a beber água:sh)
Ração vou comprar esta semana, que aquele paté faz-lhe um hálito horrível[:D]
E agora tá farto de ganir na cozinha porque não tem ninguém ao pé dele para dormir[:)]

Voltar
Superior