Tópico sobre cães.

Não te admito que me (nos) acuses ou sequer insinues tal coisa.

A minha participação neste tópico termina aqui, cumprimentos.

tu e outros deviam era ter mais calma, não os supra sumo da preservação do mundo animal.

Bem acho que as minhas meias palavras, foram mal entendidas...

Eu não queria referi-me ao Rafa especificamente.

Quando me referi, ao não saber nada de nada, referia-me exactamente ao desconhecimento total sobre as questões de criação, o LOP e essas coisas.

Por outro lado, a referência a campeões no Pedigree justificativo, revela um desconhecimento total sobre o assunto, até mostrando alguma ingenuidade.

O meu referi "O problema é mesmo não saber nada de nada", é uma constatação, onde não pretendo propriamente uma censura, mas é um facto, por tudo o que ele referiu. é revelado um desconhecimento completo que como proceder na criação de animais....

O restante foi um desabafo generalizado...de n situações identicas.

No entanto o meu post nem era bem dirigido ao Rafa, foi mais uma analise comparativa de acontecimentos iguais a estes que têm as mesmas origem e a mesma terminação.

Última edição:
Certamente se fosse uma criação responsável, garantidamente que saberias, pois isso envolve idas a expos, escolha acertada de progenitores, e não me parece que seja esse o caso.... infelizmente é só mais um cruzamento "à Lagardère"...:sh)

Desejo a maior sorte para esses pequenotes, esses sim, sem culpa nenhuma de terem nascido...

Desculpa lá Texuga, mas esta tua entrada a pés juntos foi mesmo infeliz.

Estás a querer insinuar que todos os cruzamentos que fogem desses parâmetros da "treta" para o comum dos cidadãos, são infelizes?

Qual é o passo seguinte? Se não tem LOOP castra-se?

Eu concordo em parte com a Texuga. E infelizmente tb posso dizer que ja' fiz uma vez um cruzamento "'a Lagardere" de labradores.
A principal razao foi porque queria que a minha cadela tivesse uma criacao pelo menos uma vez. Sabia que a minha cadela tinha LOP. Procurei um cao da mesma raca. Foi-me dito que tinha LOP, mas n confirmei documentacao. Tb devia ter feito testes especificos aos caes. Entretanto nasceram 9 belos labradores. Ate agora nenhum teve problemas. No entanto o dono de um dos labradores que ofereci quiz tb fazer criacao, e conscientemente fez os devidos testes para ver se era portador de alguma doenca e foi identificado o gene de displasia da anca. Posso n ter tido a culpa mas senti-me culpado por n ter sido mais rigoroso.

Mas pronto, agora estou bem mais consciente em relacao a estas questoes. Os caes de raca sao uma faca de dois gumes. Por estarmos sempre a fazer cruzamentos com material genetico semelhante, tornam-se bastante susceptiveis a doencas e diferentes cuidados comparativamente a caes de rua, que esses sim, sao bastante mais resistentes.

Última edição:

Estás a querer insinuar que todos os cruzamentos que fogem desses parâmetros da "treta" para o comum dos cidadãos, são infelizes?

Acho que o passo seguinte é a responsabilização, já que não abunda muito no que toca às criações "caseiras".

1º Infelizes são as criações "a Lagardére".

2º Não é "LOOP" é LOP = Livro de Origens Português (inscrito no)

3º Sim, todas as criações que "fogem" a estes padrões, deviam ser CONDENADAS e PUNIDAS.

No mundo já existem cães suficientes para se pôr cães a procriar só porque sim. Depois se alguém quer criar, deveria fazê-lo com um único objectivo: o apuramento da raça, a criação de animais cada vez mais fiéis ao estalão da raça.
O resultado das criações à balda, não só estragam as raças, estragam o trabalho de bons criadores, mas principalmente sofrem os cães.
Muitos dos que fazem essas criações, só se interessam em fazer uns tostões, estão-se a borrifar para os cães.
Não digo que não hajam criadores que se intitulam como tal, e de renome, e que só fazem porcaria, e é aí que entra a parte da escolha correcta do criador por parte de quem compra.

Agora queres um boneco para perceber as diferenças entre um Criador e um criadeiro/multiplicador de cães? Vê esta foto e vê lá se adivinhas qual é o cão do Criador e o cão do criadeiro:
ramona3m.jpg

Pois... O do meio é de criadeiro, os outros são de Criador em condições... as diferenças saltam à vista... Desde a estrutura óssea da cabeça, o tamanho e posicionamento dos olhos, a colocação das orelhas, tamanho das beiças, etc etc.....

Eu percebo a vossa lógica.

Mas esta "paranóia" com os genes mete-me confusão quando existem problemas de genética em humanos (cegueira, por exemplo) e os pais têm filhos na mesma. Vamos todos responsabilizá-los por terem filhos ou vamos impedi-los de os terem? Não, pois não. Mas se for um cão já parece que sim...

mas ninguém impede ou deixa de impedir um cego a ter filhos, é uma decisão tomada por eles na sua consciência, já numa criação de cães.......acho ainda ninguém fala com os cães para saber a sua opinião.
Eu percebo a vossa lógica

Mas esta "paranóia" com os genes mete-me confusão quando existem problemas de genética em humanos (cegueira, por exemplo) e os pais têm filhos na mesma. Vamos todos responsabilizá-los por terem filhos ou vamos impedi-los de os terem? Não, pois não. Mas se for um cão já parece que sim...

mas ninguém impede ou deixa de impedir um cego a ter filhos, é uma decisão tomada por eles na sua consciência, já numa criação de cães.......acho ainda ninguém fala com os cães para saber a sua opinião.

Mas se um humano com qualquer problema de genes pode decidir ter filhos na mesma e não ser responsabilizado, não poderá tomar esse tipo de decisões pelos cães?

É que não é preciso falar com cão nenhum. É apenas uma questão de terem oportunidade e quem a proporciona são os donos.

Mete-me confusão esta lógica de uma pessoa com qualquer problema genético, ser normal ter um filho porque assim decidiu. Mas ser um irresponsável porque decidiu criar com o seu cão independentemente das suas questões genéticas.

A comparacao de fazer um criacao de caes e ter filhos :sh):sh)

Primeiro o criador nao vai ficar com os caes ou vai? Depois, estamos a falar de eventuais problemas geneticos que vao causar SOFRIMENTO aos animais.
E' bonito fazer criacoes e dar os caezinhos ou vende-los a precos de feira. Depois admiram-se que uma operacao para corrigir uma displasia da anca custe 2000 ou 3000 euros. E pode nem resultar!

A comparacao de fazer um criacao de caes e ter filhos :sh):sh)

Primeiro o criador nao vai ficar com os caes ou vai? Depois, estamos a falar de eventuais problemas geneticos que vao causar SOFRIMENTO aos animais.
E' bonito fazer criacoes e dar os caezinhos ou vende-los a precos de feira. Depois admiram-se que uma operacao para corrigir uma displasia da anca custe 2000 ou 3000 euros. E pode nem resultar!

Tens toda a razão. E a comparação que foi feita é na Responsabilidade numa situação e noutra. Onde obviamente se pretende que a responsabilidade seja maior no caso dos humanos.

Mas o que acontece é que ter um filho com 90% de probabilidade de cegueira (decisão consciente de o ter) não provocará sofrimento nos filhos? Pois, aqui neste caso provavelmente os pais gastarão o possível para minimizar o problema. No entanto já sabiam à partida do enorme risco.

Como falas e bem, num cão, para além dos evidentes problemas físicos, há também a questão económica para minimizar eventuais problemas. Evitando os problemas evitam-se as despesas e tudo o resto.

Fiquei esclarecido.

PS: não tenho cães nem quero ter, a minha cara metade é anda/andava com ideias de ter um e daí o meu "especial" interesse nestas questões todas e nestes "preciosismos".

Tens toda a razão. E a comparação que foi feita é na Responsabilidade numa situação e noutra. Onde obviamente se pretende que a responsabilidade seja maior no caso dos humanos.

Mas o que acontece é que ter um filho com 90% de probabilidade de cegueira (decisão consciente de o ter) não provocará sofrimento nos filhos? Pois, aqui neste caso provavelmente os pais gastarão o possível para minimizar o problema. No entanto já sabiam à partida do enorme risco.

Como falas e bem, num cão, para além dos evidentes problemas físicos, há também a questão económica para minimizar eventuais problemas. Evitando os problemas evitam-se as despesas e tudo o resto.

Fiquei esclarecido.

PS: não tenho cães nem quero ter, a minha cara metade é anda/andava com ideias de ter um e daí o meu "especial" interesse nestas questões todas e nestes "preciosismos".

Como disseram é incomparável a questão colocada; mas entrando em offtopic na questão da responsabilização de um casal que com conhecimento decide conceber um filho com elevadas probabilidades de ser portador de deficiência. É uma assunto complicado de discutir. Mas de uma maneira geral não ficaria nada chocado se fossem responsabilizados (por exemplo, com despesas médicas, actuais e futuras; de acordo com a incapacidade da deficiência ou falta dela). Mas isto seria um tema muito complexo e que mexe com ética, liberdade de escolha, contribuinte, etc, etc.

Pois, eu percebi.

Basicamente como somos "donos" dos cães podemos controlar tudo sobre eles, se quisermos. E a questão da ética já não se coloca porque eles não têm voto na matéria.

mcabral,

Não se pode comparar cães a pessoas.
Se um casal de pessoas com deficiências genéticas decidir ter um filho, é da sua inteira responsabilidade, são eles que o vão criar e se necessário para o resto da vida, como acontece muitas vezes, e ponto final.

Se me disseres que tens uma cadela, que a cruzas e que te RESPONSABILIZAS por TODA A NINHADA para o RESTO DA VIDA DELES, então aí tens o meu apoio para cruzar a cadela.
A partir do momento que dás ou vendes os cães, então não tens o direito de fazer uma cruza só porque te apetece.

Os cães não sentem o "apelo à maternidade", sentem o poder das hormonas, nada mais, portanto não têm qualquer necessidade de cruzar.

Subscrevo o que disse o smithico.

E só mais um pormenor, se o cão é 100% dependente de nós, humanos, para tudo, então nós temos a obrigação de zelar pelo seu bem estar, e procriar sem razão concreta, não é zelar pelo bem estar dos animais. Já há muitos animais no mundo (cães e gatos).

E não esquecer dos possíveis problemas que podem advir de uma gravidez...

Para quem estiver interessado: So you want to be a breeder?

Eu percebo isso Texuga.

Mas não se pode atirar pedras a quem faz criação sem controlo. Simplesmente pode fazê-lo por ingenuidade, percebes?

E pelo que percebi, se forem cruzados cães de 2 raças distintas a probabilidade de sofrerem de qualquer tipo de problema é muito menor, certo?

Eu percebo isso Texuga.

Mas não se pode atirar pedras a quem faz criação sem controlo. Simplesmente pode fazê-lo por ingenuidade, percebes?

Sim percebo perfeitamente, mas por isso é que eu explico N vezes o meu ponto de vista. E de qq maneira hoje em dia só não anda informado quem não quer [;)]

E pelo que percebi, se forem cruzados cães de 2 raças distintas a probabilidade de sofrerem de qualquer tipo de problema é muito menor, certo?

Errado. Foram cruzados 2 Labradores ou supostamente 1 fêmea labradora e um macho supostamente Labrador.
Não se trata apenas das doenças genéticas, mas o problema de trazer mais rafeiros ao mundo, ou mais supostos labradores ao mundo, quando já não há espaço para mais animais, e quando não se consegue garantir o bom futuro de todos estes animais, isto para não falar no facto de estragarem a raça... É por isso que se vêm por aí Labradores agressivos que dói... E não só...

Sabes porque é que também sou contra? Não estou a falar do caso do user daqui do Fórum, mas vê estas imagens de cães à venda no OLX e diz-me se a criação de cães não deveria ser controlada com rigor:

Título: Excelentes Dobermans
1322612010_285213449_2-Fotos-de--EXCELENTES-DOBERMANS.jpg

"excelentes dobermanns"???? Nestas condições? Com esta fêmea neste estado deplorável?

Vendo: Cadela Doberman
1322608224_285199936_3-Vendo-cadela-Doberman-Animais-domesticos-Estimacao.jpg

Coitadinha, magra e de dobermann só tem mesmo a cor... pobrezinha...

Doberman - Cachorrinha
1322914480_261306688_1-DOBERMAN-Cachorrinha-Vila-do-Conde.jpg

Dobermann? Linda cachorra, mas daí a ser uma Dobermann...

Vendo Ninhada de Boxers PUROS
1323001167_288217164_5-Vende-se-Ninhada-de-Boxer-Lisboa.jpg

Puros??? Puramente rafeiros isso sim....

E exemplos destes há aos MILHARES, precisamente porque qualquer um é livre de pôr a sua cadela a parir e pedir uns trocos no OLX...

Mas Texuga, isso é o mesmo que dizer que só não sabe o Código Civil quem não quer. Afinal está disponível gratuitamente.

A questão é que a maioria das pessoas não estão sensibilizadas para estas questões (e confesso que também não estava) e podem fazer cruzamentos ingenuamente.

Quanto a haver muitos ou poucos animais, nós só temos e ser responsáveis por aqueles que ajudamos a vir ao mundo.

E quando se tem um animal sem LOP e se quer cruzar com outro sem "LOP" (da mesma raça), quais os testes básicos a fazer de modo a despistar possíveis problemas futuros?

Voltar
Superior