Bem... feedback do cabrês (Halti ou Gentle Leader): é fenomenal. A diferença é da noite para o dia. A minha cadela já não puxa, é muito mais calma na rua, exceptuando quando vê outro cão/pombo, uma pessoa amiga, etc... e até no habitual ritual de a levar à rua, a excitação dela é muito menor, está contente por ir, sabe que vai, mas reage com tranquilidade, sem aquele stress.
Em relação ao passeio propriamente dito, hoje tive uma experiência do outro mundo (para mim claro). A meio, decidi trocar o cabrês pelo arnês (que lhe continuo a colocar para o caso de alguma emergência, mas é um específico que pára realmente o andar dos cães, não é dos "normais" que só potenciam mais o puxar deles) e não é que ela não puxou nada e quando se afastou de mim (meti a trela no máximo, cerca de 2 metros), estava sempre olhar para mim e quando eu andava, ela vinha ter comigo. Antes era puxar, puxar, puxar, mesmo que eu não deixasse. É uma evolução considerável tendo em conta que divido os passeios com a minha cara metade e ela não utiliza o cabrês, faz-lhe confusão e tem medo de magoar a bicha.
Portanto, só posso recomendar. Quem tiver problemas no passeio dos cães pode confiar, porque o cabrês realmente resulta. Só é preciso ter cuidado ao início na colocação do cabrês, porque eles não gostam (afinal quem é gosta de algo preso no nariz?), mas com uns biscoitos habituam-se facilmente. Se não se criar um ambiente harmonioso em relação ao utensílio, o mais certo é correr mal. Não é só pôr e está o trabalho feito.
E acho que até a nível psicológico, para a cadela, é melhor. Porque ela nota que eu estou mais satisfeito e feliz por poder passeá-la assim. Eu sou mais feliz e, pelo que vejo, ela também. A nossa relação melhorou muito. É óptimo. Ah, e cansa-se tanto ou mais do que quando ia com o arnês, mas sem puxar e magoar-se, o que é muito importante! [kiss][kiss][kiss]