Tópico sobre cães.

Pessoal, um dos meus idosos cá de casa começou a ficar inchado na zona abdominal assim do momento para o outro.

Já o levámos ao veterinário e está mesmo MUITO mal do coração. De 1 a 6 (sendo 6 o caso mais grave) o meu cão encontra-se no 6. [s)]

Já está a ser seguido, nunca pensei que fosse tão grave muito menos do coração visto que não apresenta tosse nem vomita.

Já tentei pesquisar na internet sobre isto não conheço o nome técnico. Gostaria de saber mais sobre a doença, principalmente o pormenor da drenagem (como é que eles tiraram o líquido e de onde)? A próxima vez que ele tiver de ir ao vet (penso que quinta-feira) se calhar eu vou com ele mas até lá gostaria de conhecer a doença um pouco melhor.

Agradecia ajuda.

Não te ponhas a adivinhar, pergunta ao vet o nome da doença e tudo o que queres saber sobre ela. Nem sempre o que lês na Internet corresponde à realidade, e podes estar a sofrer por antecipação.

Boas a todos,

Preciso da vossa ajuda, estou numa situação que já chegou ao limite.
Vou vos contar um pouco da minha história:
Tenho um cão, o Lucky, que faz neste presente mês 9 meses.
Foi encontrado abandonado na zona das Galinheiras, com o cordão umbilical ainda, tinha horas de vida. Estava gelado, guinchava no meio das ervas. Corrida para o veterinário e foi salvo.
Noites e noites às tantas da madrugada a dar biberão com leite de cabra e aquele preparado de pó do veterinário. Teve direito a tudo.
Sempre foi um cão super ligado às pessoas, quer sempre muita atenção, demasiada. Nunca teve contacto com pais ou irmãos, então é ligado às pessoas duma forma excessiva.
Moro num apartamento com quintal, é enorme. É maior que muitas casas.
Passeia 2 vezes ao dia, quando não são 3.

O cão tem direito a tudo.

Mas ele estraga-me tudo. Já me roeu 2 telemóveis, rouba me comida que meto a descongelar, estraga me carregadores, os meus óculos de ver (estavam na prateleira, nem sei como ele lá chegou) roeu os todos, agora ando sem óculos.
Vira-me a casa de pantanas.
A solução seria ele passar mais tempo no quintal. Mas ele arranha a porta do quintal, grita e chora que quer vir ca para dentro.

Umas vezes lá se cala, noutras torna-se insuportável.

Ontem foi a gota de água, eram 2h da manhã não me deixava dormir, já estava tão irritado que tive que descarregar a raiva e parti um vidro que não tinha culpa. Mais uma conta para pagar, acumulando com a que já tenho dos óculos.

Tenho sido rígido com ele. Pensei que se calhar não o era e decidi mudar a minha postura. Noto ligeiras melhoras mas várias vezes ele já me tentou atacar, tem sido frequente ultimamente.

Começo a ter medo de estar junto do cão. Quando ele é a coisa mais dócil do mundo e lambe outras pessoas na rua e dão lhe beijinhos sempre que o vou passear, metem-se com ele, dessa forma.

Já não sei que fazer mais. Dei tudo o que tinha de mim ao cão.
A continuar assim, vai ter que sair cá de casa.

Peço a vossa ajuda, por favor.

Obrigado.

Last edited:
Penso que um dos problemas, senão mesmo "o" problema, foi teres mimado em demasia o cão ao longo destes meses e não lhe incutiste a disciplina do que ele podia ou não fazer. Provavelmente cedias sempre aos caprichos dele e quando fazia algo condenável não o repreendias, ainda lhe fazias festas e carinhos, numa de "coitadinho, ele é pequenino", não?

Se já te tentou atacar dentro de casa, é porque no prisma dele ele é o superior hierárquico e convém dares a volta à situação o mais depressa possível. Bater não vai resolver nada, tens de ser rígido e no inicio ignora-lo em várias situações, por exemplo quando entras em casa e ele vem logo pedir as festas, não olhas para ele, fazes de conta que não está lá.

Se o puderes começar a socializar com outros cães só lhe fazia bem, pede a amigos que tenham, vizinhos, etc... Os benefícios dos passeios não dependem tanto da quantidade mas sim da duração e da energia que ele gasta em cada um. Muitas das vezes quando eles destroem coisas em casa é devido à energia acumulada, têm de descarregar as pilhas em algum lado.

Caso ele não tenha, convém arranjares brinquedos, principalmente aqueles próprios para eles roerem, mantém-nos entretidos e fá-los gastar energia. É bastante importante o cão ter as suas coisas, assim como nós temos as nossas para os momentos de lazer.

Mas, acima de tudo, tem de imperar a disciplina, ele tem de saber que um não é um não. Nunca ceder, fazer carinhos quando tu queres e não quando ele pede e insistir sempre na mesma coisa/rotina, até ele perceber que o comportamento não é desejável.

Nem quero saber do nome, sinceramente. Ele pode morrer a qualquer altura devido ao estado que está e foi de um momento para o outro.

A idade não perdoa. Agora é tomar os medicamentos até o coração não dar mais.

Sim foi exactamente isso que se passou. Sempre o vi como o pequenino, e o facto é que ele tem 9 meses e está enorme, de pequenino não tem nada.
Eu sabia que o mal era meu mas o temperamento dele também nunca foi fácil de lidar. Ontem foi a gota de água, decidi mudar.
Desde que cheguei a casa e tenho estado com ele, alterei totalmente o meu comportamento com ele.
Falei sempre num tom autoritário, a repreende-lo.
Quando o fui passear fiz igual, passeou calminho e sem andar a puxar desalmadamente como dantes por certa vezes fazia.
Ele até costuma socializar com outros cães.

Notei uma grande diferença.

Vou continuar assim com ele.

Ele tem sempre os seus brinquedos mas continua sempre a roer outras coisas. Espero que esta mania lhe vá passando

Cães e crianças educam-se da mesma forma...

Deixa-me rir. [:)]
Ri-me.

ShakesBeer, é normal que o teu cão te ande a roer tudo. Tens de ter mais cuidado com as coisas. Eu também sou preguiçosa, as vezes esqueço-me de arrumar a mala (deixo-a em cima da mesa da cozinha) e lá vai a minha gata e arranha. Ou as botas de pele, lá vão os gatos e arranham.

Mas com os cães isso é uma fase. O meu velhadas roeu tudo o que apanhava do meu pai, o meu relógio swatch (era tão giro [s)]) e móveis. Passou-lhe... [;)]

A minha cadela anda na fase que come tudo (ela é doida, rouba-me chocolates da minha mala!), até velas de cheiro ela lambe para ver se é comestível.

O cão da minha tia (labrador) até as paredes, nas esquinas lhe roeu.... E eles bem que foram avisados.

Last edited:
Sim foi exactamente isso que se passou. Sempre o vi como o pequenino, e o facto é que ele tem 9 meses e está enorme, de pequenino não tem nada.
Eu sabia que o mal era meu mas o temperamento dele também nunca foi fácil de lidar. Ontem foi a gota de água, decidi mudar.
Desde que cheguei a casa e tenho estado com ele, alterei totalmente o meu comportamento com ele.
Falei sempre num tom autoritário, a repreende-lo.
Quando o fui passear fiz igual, passeou calminho e sem andar a puxar desalmadamente como dantes por certa vezes fazia.
Ele até costuma socializar com outros cães.

Notei uma grande diferença.

Vou continuar assim com ele.

Ele tem sempre os seus brinquedos mas continua sempre a roer outras coisas. Espero que esta mania lhe vá passando

Acho que essa é mesmo a pior fase, a minha passou pelo mesmo, a fase da destruição, agora aos 2 anos quer é brincadeira e dormir.
De resto eles têm de saber o lugar deles.

Boas a todos,

Preciso da vossa ajuda, estou numa situação que já chegou ao limite.
Vou vos contar um pouco da minha história:
Tenho um cão, o Lucky, que faz neste presente mês 9 meses.
Foi encontrado abandonado na zona das Galinheiras, com o cordão umbilical ainda, tinha horas de vida. Estava gelado, guinchava no meio das ervas. Corrida para o veterinário e foi salvo.
Noites e noites às tantas da madrugada a dar biberão com leite de cabra e aquele preparado de pó do veterinário. Teve direito a tudo.
Sempre foi um cão super ligado às pessoas, quer sempre muita atenção, demasiada. Nunca teve contacto com pais ou irmãos, então é ligado às pessoas duma forma excessiva.
Moro num apartamento com quintal, é enorme. É maior que muitas casas.
Passeia 2 vezes ao dia, quando não são 3.

O cão tem direito a tudo.

Mas ele estraga-me tudo. Já me roeu 2 telemóveis, rouba me comida que meto a descongelar, estraga me carregadores, os meus óculos de ver (estavam na prateleira, nem sei como ele lá chegou) roeu os todos, agora ando sem óculos.
Vira-me a casa de pantanas.
A solução seria ele passar mais tempo no quintal. Mas ele arranha a porta do quintal, grita e chora que quer vir ca para dentro.

Umas vezes lá se cala, noutras torna-se insuportável.

Ontem foi a gota de água, eram 2h da manhã não me deixava dormir, já estava tão irritado que tive que descarregar a raiva e parti um vidro que não tinha culpa. Mais uma conta para pagar, acumulando com a que já tenho dos óculos.

Tenho sido rígido com ele. Pensei que se calhar não o era e decidi mudar a minha postura. Noto ligeiras melhoras mas várias vezes ele já me tentou atacar, tem sido frequente ultimamente.

Começo a ter medo de estar junto do cão. Quando ele é a coisa mais dócil do mundo e lambe outras pessoas na rua e dão lhe beijinhos sempre que o vou passear, metem-se com ele, dessa forma.

Já não sei que fazer mais. Dei tudo o que tinha de mim ao cão.
A continuar assim, vai ter que sair cá de casa.

Peço a vossa ajuda, por favor.

Obrigado.

Disciplina, um osso do Jumbo Natura (uns pretos muito rijos e difíceis de roer para dar luta) e uma bola de ténis.

No caso da disciplina, há alguns pontos fundamentais. O primeiro é ele nunca ver o que pode fazer para te irritar, pois "ganha" argumentos para lutar hierarquicamente contra ti. Ou seja, mesmo que ele tenha feito a maior asneira do mundo e tu não estavas presente no momento para o repreender, reage naturalmente e prende-o nalgum sítio para conseguires limpar a porcaria sem ele ver. Segundo, só dão festas quando vocês querem e não quando ele pede e quer. Ele pode pedir e vocês quererem dar, tudo bem, mas não pode ser sempre. Terceiro, tens de o fazer sentir que ele é o último da hierarquia. Exemplo: vão sair de casa, ele é o último a sair. Pequenas coisas deste género que o façam ver que ele está abaixo de vocês.

E um conselho para a situação do quintal. Metam-no lá fora. Ele vai chorar, arranhar, etc. Quando parar, recompensem-no logo com uns biscoitos que ele adore, através de uma janela ou abrindo a porta muito rápido (sem ele se assustar claro) desde que ele não entre! Se for preciso saltem uma refeição dele antes do exercício para ele estar com fome e vontade de comer tudo e mais alguma coisa.

Em relação aos roubos, não há muito a fazer tirando haver mais cuidado da vossa parte. Eu com a minha cadela tenho esse cuidado, mas a minha namorada é despistada e graças a isso ela já comeu várias vezes bifes crus, bem temperadinhos. Já para não falar de umas costeletas em casa da "avó". [:D][:D]

O meu com meses também gania por dormir lá fora. Não se pode ceder neste momentos cruciais em que estão a aprender e o meu foi introduzido em casa progressivamente, divisão em divisão já perto de 1 ano de idade. Há mínima repetição de asneira marchava para o canil.

Em relação ao "dentro de portas" a coisa pia fino:
- às refeições (engloba colocar a comida na mesa, comer, tirar a loiça, tomar o comprimido para o colesterol[:D], etc), fica quieto e deitado ao lado do sofá.
- não salta para cima dos sofás.
- não entra na zona dos quartos, no escritório e numa sala.
- não vai cheirar o caixote do lixo da cozinha (esta foi difícil), nem se mete quando uma pessoa vai ao frigorífico, dispensa, etc.
- não salta ou coloca as patas/focinho nas bancadas da cozinha (com ou sem comida, cozinhada ou crúa)
- não toca em nada dentro de casa (comandos, revistas, jornais, loiça, etc, etc), excepto se lhe der para brincar
- avisa a "surda" da minha cota quando a chaleira começa a apitar ou toca o telefone (não faz isso com mais ninguém)
- quando há aperitivo espera sentado e afastado da bancada da cozinha, sem saltar mesmo que uma pessoa comece a brincar ao dá e não dá.

ShakesBeer,

Para além dos bons conselhos que já te deram, aconselho-te a fazer 2 coisas:

- Marca uma consulta na Fac. de Med. Vet de Lisboa com a Prof. Ilda Rosa. - Não são caras e vão valer-te muito a pena, acredita[;)].

- Compra 2 livros e lê o quanto antes: "A Paixão de César" de Cesar Millan e "A Encantadora de Cães" de Jan Fennell. - Lê que te vai ajudar a perceber muito melhor o que se está a passar e como reagir.

Se tiveres essa possibilidade, ou faz corridas com ele de meia hora no mínimo, diárias, ou arranja uma passadeira eléctrica e obriga-o a fazer bastante exercício físico, isso tá aí uma bomba relógio prestes a rebentar de tanta energia acumulada...

Obrigado a todos! Aprendi certas coisas. Não era que eu não as soubesse mas precisava de as ouvir.
Hoje o dia foi totalmente diferente.
Andei sempre em cima dele, a repreende-lo, quis lhe mostrar sempre quem manda. Quer seja dentro de casa ou quando passeamos.
Notei diferença. Sempre cabisbaixo, respeitou a todas as ordens no geral.
Foi para a rua, nem há coisa de 5 min [:D] tá calado. deve estar a dormir na sua casota.

Vou continuar sempre assim, vamos mudar os 2.

Gostei especialmente "E um conselho para a situação do quintal. Metam-no lá fora. Ele vai chorar, arranhar, etc. Quando parar, recompensem-no logo com uns biscoitos que ele adore, através de uma janela ou abrindo a porta muito rápido (sem ele se assustar claro) desde que ele não entre! Se for preciso saltem uma refeição dele antes do exercício para ele estar com fome e vontade de comer tudo e mais alguma coisa."

Eu tenho uma janela virada para o quintal, posso fazer isso. O problema é que ele gane que quer mais biscoitos
[:D] eu sei que ele eventualmente acaba por se calar de tanto arranhar portas e ladras mas caramba é chato.
Ele também passa é tempo demais em casa. Vai passar a estar lá fora mais tempo.

Seria injusto estar a difamar o animal sem meter pelo menos uma foto do bicho [:D]

Não sei por as fotos visíveis mas aqui vai. Só para ter uma ideia.

521277_450323465030968_1366153373_n.jpg

Em grande estilo.

Seria injusto estar a difamar o animal sem meter pelo menos uma foto do bicho [:D]

Não sei por as fotos visíveis mas aqui vai. Só para ter uma ideia.

View attachment 111648

Em grande estilo.

É muito giro o sacaninha!

111648d1358468489-topico-sobre-caes-521277_450323465030968_1366153373_n.jpg

Back