Tópico sobre cães.

Bem pessoal hoje venho aqui pedir a vossa ajuda:

- Vivo numa vivenda em Lisboa com 4 andares, várias divisões e dois grandes jardins (da casa).
- Durante os meus primeiros 12 anos tive um arraçado de Serra-de-Aire que, como foi o meu pai que o adoptou e como queria um cão de guardar, contratou um treinador para o educar para essa função. Infelizmente o treino foi tão severo (e mal feito) que fez com que o cão não gostasse de ninguém. Chegou a morder uma pessoa (por pouco que não ficava sem mão) e ninguém se aproximava dele sem ser o meu pai;
- A minha namorada tem um cão, também arraçado com 1 ano, e que tem treinos de obediência desde que nasceu. Treinos esses nos quais eu estive sempre presente.

Dito isto, agora que estou a pensar adoptar um cão preciso da vossa ajuda. Por um lado eu gostava de ir a um canil adoptar um cãozito, contudo tenho algum receio em ter como primeiro cão um animal arraçado, sendo assim o comportamento mais díficil de esperar do que num com uma raça pura. Eu sei que o comportamento varia bastante, mas é diferente comprar um Golden Retriever do que adotpar um arraçado de Pitbull.

Eu tenho algum receio do comportamento e do background que um cão arraçado (ainda mais um cão de canil) pode trazer, dificultanto assim o processo de entrada na minha vida.

Gostava por isso das vossas opiniões Será que é seguro adoptar um cão de canil e um cão arrançado? Será que eles são mais violentos ou mais instáveis? Ou será melhor escolher como primeiro cão um de raça pura, onde o comportamento seja +/- esperado e depois no futuro adoptar outros cães que posso treinar com a ajuda da experiência obtida com o primeiro cão?

Obrigado [;)][;)]

P.S. O cão que gostava de ter seria para passar algum tempo em casa, sempre com a possibilidade de ele ir lá fora das umas corridas.

Qwe76,

Os cães adoptados, na sua grande maioria, vêm com "manias", vêm com um passado que pode ser bom ou mau, e cabe a nós moldá-los e reeducá-los ao nosso dia-a-dia. Mas sim, é sempre um "ovo kinder", não sabes o que lá vem dentro...

Por outro lado podes sempre adoptar um cachorro, ainda que não conheças os seus antepassados genéticos e poder na mesma sair-te o tiro pela culatra.

Outra hipótese é ir a uma associação e tentar adoptar um cão que as voluntárias conheçam bem o temperamento, e ver se se adequam às tuas necessidades.

Passando agora para os cães de raça e de criador, sou absolutamente a favor desde que escolhas muito bem o criador, não vás por pechinchas do OLX, não compres àqueles criadeiros que vendem todas as raças, não compres aos que fazem "entregas em todo o país", não compres em lojas, não compres aos que "não criam pelo dinheiro mas pelo amor aos animais" e depois têm o casal em casa que servem para todas as ninhadas, etc etc...

Que tipo de cão queres mesmo?

Tamanho mini, pequeno, médio, grande ou gigante?
Pelagem curta, média ou longa?
Alto ou baixo nível energético?

Que experiência tens e que conhecimentos tens de cães e respectivo treino de cães?

[;)]

Qwe76,

Os cães adoptados, na sua grande maioria, vêm com "manias", vêm com um passado que pode ser bom ou mau, e cabe a nós moldá-los e reeducá-los ao nosso dia-a-dia. Mas sim, é sempre um "ovo kinder", não sabes o que lá vem dentro...

[;)]

é uma maneira de ver as coisas, outra é:

adoptando um cao pequeno, ainda nao sabes que animal se vai tornar, que personalidade terá, no caso de caes rafeiros, nao sabes tamnho etc...
adoptando um cao ja crescido, é mais facil saber essas caracteristicas.
Tenho mesmo a ideia e experiencia que os caes adoptados crescidos, são muito agradecidos aos donos e excelentes amigos... para a vida.

Qwe76,

Por outro lado podes sempre adoptar um cachorro, ainda que não conheças os seus antepassados genéticos e poder na mesma sair-te o tiro pela culatra.

Outra hipótese é ir a uma associação e tentar adoptar um cão que as voluntárias conheçam bem o temperamento, e ver se se adequam às tuas necessidades.

Passando agora para os cães de raça e de criador, sou absolutamente a favor desde que escolhas muito bem o criador, não vás por pechinchas do OLX, não compres àqueles criadeiros que vendem todas as raças, não compres aos que fazem "entregas em todo o país", não compres em lojas, não compres aos que "não criam pelo dinheiro mas pelo amor aos animais" e depois têm o casal em casa que servem para todas as ninhadas, etc etc...

Que tipo de cão queres mesmo?

Tamanho mini, pequeno, médio, grande ou gigante?
Pelagem curta, média ou longa?
Alto ou baixo nível energético?

Que experiência tens e que conhecimentos tens de cães e respectivo treino de cães?

[;)]

Antes de mais obrigado pela ajuda! [;)]

"Que tipo de cão queres mesmo?"

- Bem não tenho grandes preferências, o que eu gostava mesmo era de um cão que fosse, naturalmente, o mais fácil de treinar. Eu sei que muito depende do treino e da educação que se lhe dá, mas eu queria um cão que dessa para levar a passear sem trelas e que não fosse muito agressivo.

Dito isto, o tamanho pode ser pequeno, médio ou grande (dentro de limites, exemplo: Pastor Alemão). Pelagem é me igual, não me importante de pentear o rapaz!

Nível energético... hunm... nem alto nem baixo. Ele vai ter que ficar umas horitas sozinho no jardim, mas quando for para ir passear não quero um cão "morto" [:D]

Já pensei em Golden ou Labrado Retriever, Border Colie, Pastor Alemão (se bem que acho que este não deve ser o melhor 1º cão) ou qualquer outro mais pequeno.

A experiencia que obtive dos treinos que fui observando foi à base do obediência, manter o cão perto quando se passeia, os cuidados a ter quando é novo, como abordar um cão estranho, como controlar a energia e gastar a mesma de forma saudável, etc. Fica aqui o site do treinador em causa, pode ajudar:Tiago Patel | Desde 2002 a cuidar dos seus câes

é uma maneira de ver as coisas, outra é:

adoptando um cao pequeno, ainda nao sabes que animal se vai tornar, que personalidade terá, no caso de caes rafeiros, nao sabes tamnho etc...
adoptando um cao ja crescido, é mais facil saber essas caracteristicas.
Tenho mesmo a ideia e experiencia que os caes adoptados crescidos, são muito agradecidos aos donos e excelentes amigos... para a vida.

Pois, eu tenho noção disso. Como o user Texuga referiu, eu já visitei algumas associações, e tenho dois Huskys (com 6 anos) que estão no abrigo da União Zoofila em Lisboa, "debaixo de olho". Contudo, e sem querer ser ingrato para os pobres animais dos abrigos e associações, eu acho que preferia um cão mais novo, que desse para educar à minha maneira, para estabelecer um laço forte e para acompanhar o seu desenvolvimento.

Contudo, como segundo cão não hesitaria em ir buscar um mais velho a uma associação.

Antes de mais obrigado pela ajuda! [;)]

"Que tipo de cão queres mesmo?"

- Bem não tenho grandes preferências, o que eu gostava mesmo era de um cão que fosse, naturalmente, o mais fácil de treinar. Eu sei que muito depende do treino e da educação que se lhe dá, mas eu queria um cão que dessa para levar a passear sem trelas e que não fosse muito agressivo.

Dito isto, o tamanho pode ser pequeno, médio ou grande (dentro de limites, exemplo: Pastor Alemão). Pelagem é me igual, não me importante de pentear o rapaz!

Nível energético... hunm... nem alto nem baixo. Ele vai ter que ficar umas horitas sozinho no jardim, mas quando for para ir passear não quero um cão "morto" [:D]

Já pensei em Golden ou Labrado Retriever, Border Colie, Pastor Alemão (se bem que acho que este não deve ser o melhor 1º cão) ou qualquer outro mais pequeno.

A experiencia que obtive dos treinos que fui observando foi à base do obediência, manter o cão perto quando se passeia, os cuidados a ter quando é novo, como abordar um cão estranho, como controlar a energia e gastar a mesma de forma saudável, etc. Fica aqui o site do treinador em causa, pode ajudar:Tiago Patel | Desde 2002 a cuidar dos seus câes

Bem, o Golden é naturalmente mais calmo que o Labrador, o Lab não parece mas é muito energético, e tem muito "poder de destruição" se a energia não for gasta. Border Collie esquece lá isso, só se tiveres várias horas por dia para CORRER e de preferência praticar agility ou obediência. O Pastor Alemão pode ser um belíssimo cão, equilibrado com tudo o que precisas, mas escolhe bem as linhagens, podem também ser um pouco dominantes.

Tens também uma boa opção para o que queres, o Cão de Água Português.

Atenção ao "passear sem trela", desaconselho-te vivamente, nomeadamente na cidade, se fores para o campo ou serra ou floresta, tudo bem desde que não saias dos trilhos, a nossa fauna e flora têm de ser respeitados[;)].

Edit: Os husky's são desaconselhados para apartamento, são muito energéticos (demais mesmo) e se tiveres criação ou vizinhos com criação ou gado, é melhor esqueceres mesmo a ideia dos husky...

Só acrescentar ao que a Texuga esta a dizer que tanto o Lab como o Golden não gostam lá muito de ficar sozinhos e podem "vingar-se" no que apanharem à mão(boca lol), tenho o caso de um casal conhecido com um Golden que ao inicio cada vez que ficava sozinho em casa abria buracos nas paredes, com treino e paciência a coisa esta agora resolvida e a minha Lab(que saudades dela...) chegou a dar-me cabo de um armário e tudo o que lá estava dentro e nem esteve muito tempo sozinha.

Bem, o meu bichinho começou a ir à rua há cerca de uma semana, mas hoje foi a primeira vez que eu o levei, já que durante a semana ele "vive" com o meu pai.
É um cachorro com 4 meses, e é de tamanho pequeno.
Acontece que na rua, tudo o que seja lixo ele tenta apanhar, embora já tenha sido pior nesse aspecto e está a resolver-se aos poucos. Agora o que tenho de tentar corrigir nele é o facto de "fazer-se" a tudo o que é cão. Mesmo que outro cão se aproxime só para o tentar cheirar, ele enerva-se logo e ladra e rosna bastante. Ainda agora de tarde saí com ele e a todos os cães que ele viu, ladrava e rosnava, desde pequenos a grandes.
Ora como não tenho grandes conhecimentos no que toca a educação de animais (apesar de já terem passado anteriormente duas cadelas aqui por casa) gostava que me pudessem dar algumas dicas e partilhar algumas das vossas aventuras a educar os vossos bichinhos a irem á rua. Já sei que assim é complicado de se ensinar um cão, mas não perco nada em tentar com algumas das vossas ideias. :)

Bem, o meu bichinho começou a ir à rua há cerca de uma semana, mas hoje foi a primeira vez que eu o levei, já que durante a semana ele "vive" com o meu pai.
É um cachorro com 4 meses, e é de tamanho pequeno.
Acontece que na rua, tudo o que seja lixo ele tenta apanhar, embora já tenha sido pior nesse aspecto e está a resolver-se aos poucos. Agora o que tenho de tentar corrigir nele é o facto de "fazer-se" a tudo o que é cão. Mesmo que outro cão se aproxime só para o tentar cheirar, ele enerva-se logo e ladra e rosna bastante. Ainda agora de tarde saí com ele e a todos os cães que ele viu, ladrava e rosnava, desde pequenos a grandes.
Ora como não tenho grandes conhecimentos no que toca a educação de animais (apesar de já terem passado anteriormente duas cadelas aqui por casa) gostava que me pudessem dar algumas dicas e partilhar algumas das vossas aventuras a educar os vossos bichinhos a irem á rua. Já sei que assim é complicado de se ensinar um cão, mas não perco nada em tentar com algumas das vossas ideias. :)

Só vais conseguir corrigir esse comportamento se tiveres alguém com um cão equilibrado que saibas que não responde à agressividade com agressividade. Deixa que os outros cães cheirem o teu por trás, sem o deixares confrontar frente a frente com os cães, isso pode despoletar uma briga.

Hoje foi dia de passeio.

Fomos até um depósito de água da barragem do Alqueva com uns amigos. 5 pessoas, 5 bicicletas, 1 cão, 2 cadelas e uns 10~12 km de caminho (ida e volta). Foi uma boa tarde e o meu cão fartou-se de nadar, coisa sobre a qual eu tinha as minhas dúvidas se ele era capaz de tentar ou não. Pelos vistos adorou a água e é algo a repetir.

Deixo umas fotografias:

SAM_2462Large.jpg~original

SAM_2465Large.jpg~original

SAM_2466Large.jpg~original

SAM_2467Large.jpg~original

SAM_2474Large.jpg~original

SAM_2486Large.jpg~original

SAM_2496Large.jpg~original

SAM_2498Large.jpg~original

SAM_2508Large.jpg~original

SAM_2520Large.jpg~original

Algo a repetir, sem dúvida.

Obrigado! Como disse, é definitivamente algo a repetir. Eu próprio gostei muito de ver o meu cão solto sem me ter que preocupar com trelas, carros, pessoas ou cães estranhos. Foi muito bom. [kiss]

Obrigado! Como disse, é definitivamente algo a repetir. Eu próprio gostei muito de ver o meu cão solto sem me ter que preocupar com trelas, carros, pessoas ou cães estranhos. Foi muito bom. [kiss]

É um prazer que só quem tem cães e o privilégio de os poder soltar em zonas como esta é que sabe o que é e dar o devido valor[;)]

É um prazer que só quem tem cães e o privilégio de os poder soltar em zonas como esta é que sabe o que é e dar o devido valor[;)]
A minha velhota não dá grande valor é isso. Agora é mais isto:

48413252470060423942492.jpg

Correrias já não são para ela, a simples proximidade com tal desassossego só serve para que a moça fique com um ar de poucos amigos. [:D]

Voltar
Superior