citação:
Originalmente colocada por Sepeca99
citação:Originalmente colocada por hc80
ningm sabe se existe alguma forma ou programa para que converta, por exemplo, os solidos que fizemos ou linhas dwg ou dxf, para as maquinas CNC poderem executar na madeira? ou por exemplo, escrevermos textos no solidworks ou autocad, e converter para leitura CNC?
Viva,
hc80, eu trabalho com Software CAD CAM e máquinas CNC. Existem vários programas que fazem o que tu queres, sendo o PowerMill provavelmente o melhorzinho que anda aí, se bem que há outros bem populares como o MasterCAM.
Tens que pegar no ficheiro que crias em AutoCAD ou SolidWorks, gravar com a extensão IGS, STP ou STL, e abri-lo com um desses programas. Depois necessitas do pós-processador para gerar o código CNC que será utilizado pelas máquinas.
Este pós processador é específico de cada controlador das máquinas, conforme se tratar de um Heidenhein, Fanuc, Fagor, Ona... Também depende se estás a trabalhar com 3, 4 ou 5 eixos.
Contudo o melhor são as soluções integradas, em que fazes o desenho no programa de CAD e depois clicas num botão e ele abre imediatamente o desenho no programa de CAM, reconhecendo todas as features. Se for necessário alterar o Desenho ele actualiza no CAM. Não é necessário usar as linguagens de protocolo que acima referi. Continua contudo a ser necessário o pós-processador. Um exemplo é a solução Autodesk Inventor + EdgeCAM. O Inventor é praticamente igual ao Solidworks, mas também há soluções semelhantes para este software.
Os desenhos que vocês colocaram nesta página consigo fazê-los todos. E também o parafuso do Eliselotus, da 1ª página.
Reparei que és de Ovar. Eu sou de Vila do Conde. Qualquer coisa, manda PM.
Um abraço
Sepeca