Topico Solidworks

a ideia é eu fazer mesmo. pq tenho meios e facilidades pra isso. e so irei comprar se encontrar um preço inferior ao meu orçamento entendes?

Ta fixe o móvel :) , deixo aqui o guarda sol que fiz pa anteprojecto 1.

aberto.jpg

fechado.jpg

citação:Originalmente colocada por hc80

ningm sabe se existe alguma forma ou programa para que converta, por exemplo, os solidos que fizemos ou linhas dwg ou dxf, para as maquinas CNC poderem executar na madeira? ou por exemplo, escrevermos textos no solidworks ou autocad, e converter para leitura CNC?

Viva,

hc80, eu trabalho com Software CAD CAM e máquinas CNC. Existem vários programas que fazem o que tu queres, sendo o PowerMill provavelmente o melhorzinho que anda aí, se bem que há outros bem populares como o MasterCAM.

Tens que pegar no ficheiro que crias em AutoCAD ou SolidWorks, gravar com a extensão IGS, STP ou STL, e abri-lo com um desses programas. Depois necessitas do pós-processador para gerar o código CNC que será utilizado pelas máquinas.
Este pós processador é específico de cada controlador das máquinas, conforme se tratar de um Heidenhein, Fanuc, Fagor, Ona... Também depende se estás a trabalhar com 3, 4 ou 5 eixos.

Contudo o melhor são as soluções integradas, em que fazes o desenho no programa de CAD e depois clicas num botão e ele abre imediatamente o desenho no programa de CAM, reconhecendo todas as features. Se for necessário alterar o Desenho ele actualiza no CAM. Não é necessário usar as linguagens de protocolo que acima referi. Continua contudo a ser necessário o pós-processador. Um exemplo é a solução Autodesk Inventor + EdgeCAM. O Inventor é praticamente igual ao Solidworks, mas também há soluções semelhantes para este software.

Os desenhos que vocês colocaram nesta página consigo fazê-los todos. E também o parafuso do Eliselotus, da 1ª página.

Reparei que és de Ovar. Eu sou de Vila do Conde. Qualquer coisa, manda PM.

Um abraço
Sepeca

citação:Originalmente colocada por neoxic

Não gosto da base... Mas o conceito é giro. É teu?

yep é meu :) aquilo na base é so uma protecção em plastico que serve pa embelezar tb , uma vez que por baixo tem uma estrutura para suportar o guarda sol , ve-se nesta imagem.

base_transparente.jpg

EStá bem bem mas está muito arredondado e não "cola". Tenta fazer isso tipo pirâmide tal qual o chapeu. Acho que ficria muito mais harmonioso... Meta lá tb um 3d de uma prespectiva sem ser de frente.

Deixo aqui também um pequeno projecto que fiz para uma cadeira que tinha mesmo o objectivo de aprender a trabalhar com programas CAD 3D.

imagem68el.png

Um pormenor..

imagem57ic.png

Agora o conjunto..
imagem72pn.png

Fiz uma tipo pirâmide mas como é colocado um pino que atravessa de um lado ao outro, teria que estreitar mt no topo e nao ficou la mt bem :| e além disso as hastes batiam nela quando fechado :| se calhar se tivesse perdido mais tempo teria conseguido pôr tipo triangulo mas nao desgostei desta deixei ficar. É um componente que pode ser alterado , nao altera o funcionamento :) Contudo obrigado pela sugestão:)

top.jpg

direita.jpg

O objectivo era fazer alguma coisa diferente , acho que ta porreirito :)

citação:Originalmente colocada por Sepeca99

ningm sabe se existe alguma forma ou programa para que converta, por exemplo, os solidos que fizemos ou linhas dwg ou dxf, para as maquinas CNC poderem executar na madeira? ou por exemplo, escrevermos textos no solidworks ou autocad, e converter para leitura CNC?

Viva,

hc80, eu trabalho com Software CAD CAM e máquinas CNC. Existem vários programas que fazem o que tu queres, sendo o PowerMill provavelmente o melhorzinho que anda aí, se bem que há outros bem populares como o MasterCAM.

Tens que pegar no ficheiro que crias em AutoCAD ou SolidWorks, gravar com a extensão IGS, STP ou STL, e abri-lo com um desses programas. Depois necessitas do pós-processador para gerar o código CNC que será utilizado pelas máquinas.
Este pós processador é específico de cada controlador das máquinas, conforme se tratar de um Heidenhein, Fanuc, Fagor, Ona... Também depende se estás a trabalhar com 3, 4 ou 5 eixos.

Contudo o melhor são as soluções integradas, em que fazes o desenho no programa de CAD e depois clicas num botão e ele abre imediatamente o desenho no programa de CAM, reconhecendo todas as features. Se for necessário alterar o Desenho ele actualiza no CAM. Não é necessário usar as linguagens de protocolo que acima referi. Continua contudo a ser necessário o pós-processador. Um exemplo é a solução Autodesk Inventor + EdgeCAM. O Inventor é praticamente igual ao Solidworks, mas também há soluções semelhantes para este software.

Os desenhos que vocês colocaram nesta página consigo fazê-los todos. E também o parafuso do Eliselotus, da 1ª página.

Reparei que és de Ovar. Eu sou de Vila do Conde. Qualquer coisa, manda PM.

Um abraço
Sepeca
excelente sugestão! qt ao power mill tenho a versao 7 ou coisa
assim. só que pede um hardware específico. penso que uma chave. arranjei uns cracks mas não funcionam. vou experimentar o master cam 10 depois de sacar. obrigado pela dica!

esse candeeiro ta fixe im4real. eu n mexia nada. deixava estar assim. tem uma estética fora do normal. ta mt fixe. mas pronto, gostos são gostos

voces vão achar estranho isto que irei colocar. irá ser a minha futura cama e da minha mulher. qual a vossa opinião?

a foto da vista geral houve um pequeno detalhe que falhei. se repararem os pilares do estrado ficaram mais longos cerca de 2cm a escala real. mas como sto é apenas um protótipo n emendei nada. que acham desta cama? demasiado futurista?

os cortes do cabeceiro vão ser vazados. isto pq atrás a parede vai ser pintada de vermelho. a parte do triangulo vai levar um acrílico com uns objectos la dentro que eu e a minha mulher ainda não decidimos. eu estava a pensar em ter algo que simulasse velas a arder. dp por baixo, no chão, irá levar uns focos de cor amarelo fraco pra iluminar a tal parede avermelhada. são só ideias! lol

ATENÇÃO!! só aceito críticas construtivas! lolol

Estás a ficar um mestre no SolidWorks!
Na minha opinião a cama está muito fixe. Que vos proporcione óptimos momentos ;)

Em relação ao MasterCAM 10 (ou X), está muito bom. Para além de ter um editor de sólidos muito semelhante ao SolidWorks, com features editáveis e organizadas em árvore, tem outra coisa porreira: quando mandas maquinar com uma fresa de um determinado diâmetro e ela não consegue atingir as partes mais fundas, avisa-te através de uma alteração na côr do sólido. Não sei se me faço entender.

Cumps
Sepeca

sim fizeste entender perfeitamente. tou ansioso k esse programa esteja disponivel. mas ainda falta muito pra sacar. achas k a cama ta fixe?? eu simplesmente acho k está bastante original

os cortes do cabeceiro vão ser vazados. isto pq atrás a parede vai ser pintada de vermelho. a parte do triangulo vai levar um acrílico com uns objectos la dentro que eu e a minha mulher ainda não decidimos. eu estava a pensar em ter algo que simulasse velas a arder. dp por baixo, no chão, irá levar uns focos de cor amarelo fraco pra iluminar a tal parede avermelhada. são só ideias! lol

ATENÇÃO!! só aceito críticas construtivas! lolol

Sendo assim não digo nada.. Hehe [:p]

Alguém tem uma chave de licença que permita instalar o programa [?]

Ficaria muito agradecido...

Back