Topico Suzuki

Wrangler e Toyota? Tou a ver que tens gostos caros... [:D] Não é puxar brasa à minha sardinha, mas Terrano não?

Se não tens pressa na compra, espera pelo Outono e Inverno que o preços são melhores.

eheh, o gosto ta lá, a carteira é que não acompanha. Gosto de Toyotas, mas a patroa não gosta e diz que prefere um Discovery 2.

Estacionámos no continente ao lado de um Wrangler longo e ela diz-me "então e destes, é mesmo giro!". Fui espreitar e ler uns reviews, fiquei a gostar mais ainda. Os meus amigos tem tudo Jeep Cherokees de 98.

Terranos gosto! Aliás, o meu vizinho da aldeia que tem o XL7 também tem um terrano 2 e um Patrol (a cair de podre). Cheguei a fazer passeios TT com ele, vou trocar umas impressões e experimentar.
Sim, não é para já, ainda vou meter 4 pneus no Vitara antes de o vender tá visto.
O mercado cá é mesmo terrível e os jipes está péssimo!

Boas. Nunca andei com esse motor, por acaso achava que fosse mais solto e suave que o meu. Tenho um parado no prédio à 1 ano, nem perguntei à vizinha o que se passa, pois dizem-me ser carros problemáticos e as peças caríssimas. Centralinas que pifam, etc etc. E dado esta fama (conversa de café) nunca lhes prestei atenção. é motor mazda certo?
O meu bebe 7.5/8L. Mas faz muita cidade e tá com um toque na bomba, bem despachado até aos 100.

Fazeres 9L em "má vida" é muito bom. Classe 1.

Ao dia de hoje ando com a bicla pendurada no gancho de reboque, mas gostava de ter longo para rebater e meter lá dentro, prefiro. Juntando ao facto de levar melhor a família e amigos (daí os 7 lugares).

Sim é motor Mazda. Dizem realmente que não é muito difícil de queimar juntas, etc. Mas por acaso tem-se portado bem e mesmo com um radiador que rebentou, acabou por não sofrer desse danos colaterais.

O que vou fazendo é manutenção preventiva a cada 5000km e assim pelo menos ando mais de consciência tranquila [:p]

eheh, o gosto ta lá, a carteira é que não acompanha. Gosto de Toyotas, mas a patroa não gosta e diz que prefere um Discovery 2.

Estacionámos no continente ao lado de um Wrangler longo e ela diz-me "então e destes, é mesmo giro!". Fui espreitar e ler uns reviews, fiquei a gostar mais ainda. Os meus amigos tem tudo Jeep Cherokees de 98.

Terranos gosto! Aliás, o meu vizinho da aldeia que tem o XL7 também tem um terrano 2 e um Patrol (a cair de podre). Cheguei a fazer passeios TT com ele, vou trocar umas impressões e experimentar.
Sim, não é para já, ainda vou meter 4 pneus no Vitara antes de o vender tá visto.
O mercado cá é mesmo terrível e os jipes está péssimo!

Porra está como a minha... Não fazem ideia do preço...

O Terrano em conforto não é o melhor de tudo e por dentro/fora está um pouco desactualizado, mas como não é carro para ir a casamento papa-se sem problema. Tens o motor que será dos mais fiáveis e capazes que existe, a suspensão da frente tem os problemas que se sabe, mas bem cuidado não tens problemas. O preço apesar de no geral estarem sobrevalorizados, é dos mais baixos entre todas as hipóteses. O problema aqui é a manutenção que teve ao longo da vida, mas isso é um problema transversal a todos os jipes...

Nem mais, adoro o jipe, subo coisas quase ao ralenti, é leve e tá afinadinho, mesmo fixe. Tou a falar de estradões, uns combros fácil, corta-fogos simples. Não me aventuro.
Mas no alcatrão ando ali nos 80, a 100 já custa a conversar dentro. Imagina que decido ir aos picos na Europa, ou um local que precise de rolar mais, é duro.

o XL7 equipa o 2.0HDI. Não é carro que me faça virar a cabeça, mas os preços são simpáticos e tem 7 lugares, com uns pneus BF fica fixe. Tenho um vizinho da aldeia com um desses de 2004, tenho de trocar impressões com ele.

Isto é terceiro carro, mas cada vez mais a família gosta de ir no "jipe", é praia, é piquenique, é passear, etc. E cada vez gosto menos de comprar carros "novos". A largar a nota forte e feio, por muito que goste de Toyota não começo a ver mais valias na coisa. Acho um Wrangler mais apetecível por exemplo. Agora vejo tudo, na altura certa quando souber que notas me sobraram, então aí o filtro fica activo.

Os problemas em TT que o vitara tem de fabrica, é a altura ao solo e o diferencial da frente ser em alumínio, que aliado a baixa altura, pode ser receita para o partires. Isto obviamente não é difícil de dar a volta... há quem meta o diferencial do 1.6 que já é em ferro, e pelos vistos é "plug n play".
O nosso cá de casa foi comprado novo em 97, conta com 180mil km, tem a embraiagem de origem ainda... e o facto de ter sido o carro onde aprendi a conduzir, atesta a robustez do motor (aquilo nas minhas maos de recém encartado chegou a dar 170 de ponteiro, imagina lá a loucura [:D] ), e neste momento é um 4º ou 5º carro, ele só anda quando me lembro de pegar nele. É um carro que muito dificilmente sairá cá de casa, tem um valor sentimental enorme [;)]
A uns anos cheguei a dar uma pequena volta num comercial 2.0 hdi (deduzo que fosse o de 90cv), e como é obvio, a diferença de andamento é abismal... no papel sao 75cv vs 90cv, mas na pratica parece mais do dobro. Nao entendo a suzuki com estas "esquisitiçes", so usarem o melhor motor no comercial, que teve vendas residuais ca em portugal, mesmo pela razao de ser comercial. O XL7 deduzi que seja o de 110cv, o que mesmo juntando ao maior peso, nao deve ser problema... é carro que tenho curiosidade em experimentar... para já tenho muito jipe velho cá em casa, vou me manter assim [:)].

Eu se o dinheiro nao fosse problema, adicionava um Land Cruiser 70 cá a garagem... adoro o raio do carro. Nos ultimos anos a toyota tem começado a ocupar grande parte do meu coração, e cada vez que vejo vídeos onde metam land cruisers, o bicho cresce mais. Para quem gosta de overlander, aconselho seguirem o canal 4xoverland, do Andrew st Pierre White, o homem é uma espécie de sabedoria ambulante.

Sim é motor Mazda. Dizem realmente que não é muito difícil de queimar juntas, etc. Mas por acaso tem-se portado bem e mesmo com um radiador que rebentou, acabou por não sofrer desse danos colaterais.

O que vou fazendo é manutenção preventiva a cada 5000km e assim pelo menos ando mais de consciência tranquila [:p]

Lá está, as coisas bem cuidadas a conversa é outra.

Aliás, tenho cá um exemplo em casa. tenho um bmw com o N47 que tem sido bastante fiável. trocas de óleo de 15 em 15 e mudei a distribuição aos 165mil, não fazia ruído, mas por prevenção. Gasóleo e pneus. E todos os mecânicos me dizem, seja dentro ou fora da marca, não troques o óleo de 30 em 30, isso é que os "mata".

O meu Vitara quando o comprei levou 4 velas novas, limpeza de todo o circuito de refrigeração e produtos adequados, tampa nova do depósito de refrigeração e termostatos. Troquei a distribuição o ano passado. tem sido mesmo um excelente carro, qual toyotas qual quê [:cool:]

Os problemas em TT que o vitara tem de fabrica, é a altura ao solo e o diferencial da frente ser em alumínio, que aliado a baixa altura, pode ser receita para o partires. Isto obviamente não é difícil de dar a volta... há quem meta o diferencial do 1.6 que já é em ferro, e pelos vistos é "plug n play".
O nosso cá de casa foi comprado novo em 97, conta com 180mil km, tem a embraiagem de origem ainda... e o facto de ter sido o carro onde aprendi a conduzir, atesta a robustez do motor (aquilo nas minhas maos de recém encartado chegou a dar 170 de ponteiro, imagina lá a loucura [:D] ), e neste momento é um 4º ou 5º carro, ele só anda quando me lembro de pegar nele. É um carro que muito dificilmente sairá cá de casa, tem um valor sentimental enorme [;)]
A uns anos cheguei a dar uma pequena volta num comercial 2.0 hdi (deduzo que fosse o de 90cv), e como é obvio, a diferença de andamento é abismal... no papel sao 75cv vs 90cv, mas na pratica parece mais do dobro. Nao entendo a suzuki com estas "esquisitiçes", so usarem o melhor motor no comercial, que teve vendas residuais ca em portugal, mesmo pela razao de ser comercial. O XL7 deduzi que seja o de 110cv, o que mesmo juntando ao maior peso, nao deve ser problema... é carro que tenho curiosidade em experimentar... para já tenho muito jipe velho cá em casa, vou me manter assim [:)].

Eu se o dinheiro nao fosse problema, adicionava um Land Cruiser 70 cá a garagem... adoro o raio do carro. Nos ultimos anos a toyota tem começado a ocupar grande parte do meu coração, e cada vez que vejo vídeos onde metam land cruisers, o bicho cresce mais. Para quem gosta de overlander, aconselho seguirem o canal 4xoverland, do Andrew st Pierre White, o homem é uma espécie de sabedoria ambulante.

Conheço esse canal, um gajo até se arrepia e sonha com Toyotas nessa noite. eheh.

Eu não faço TT, subo uns corta-fogos ligeiros, ou um combro suave, umas poças de lama. Gosto de ver os jipes de origem e apenas com pneus BF All Terrain, mais nada. Fiz muito TT a pendura e sempre estive ligado às motas e jipes, mas não tenho unhas para puro TT nem tempo e orçamento. Quero um jipe longo para passear com amigos, a visão mais alta e vidros maiores é mais divertido, passar pelo monte. Se calhar um CR-V chegava ou um SUV, mas home que é home tem redutoras e mama 12L de gasóil aos 100. eheh.

Falando do tema do mercado, eu acho que as coisas não se vendem simplesmente. Ou vendem-se por valores bem abaixo.

Lá está, as coisas bem cuidadas a conversa é outra.

Aliás, tenho cá um exemplo em casa. tenho um bmw com o N47 que tem sido bastante fiável. trocas de óleo de 15 em 15 e mudei a distribuição aos 165mil, não fazia ruído, mas por prevenção. Gasóleo e pneus. E todos os mecânicos me dizem, seja dentro ou fora da marca, não troques o óleo de 30 em 30, isso é que os "mata".

O meu Vitara quando o comprei levou 4 velas novas, limpeza de todo o circuito de refrigeração e produtos adequados, tampa nova do depósito de refrigeração e termostatos. Troquei a distribuição o ano passado. tem sido mesmo um excelente carro, qual toyotas qual quê [:cool:]

Andamos com o mesmo registo [:D]

Também tenho um N47, mas este mudou há pouco tempo (aos 218000km) o kit de corrente de distribuição.

Mas de resto é isso, carros, sejam mais ou menos sensíveis, convém andar sempre com a manutenção atempada e bem feita. [;)]

Fui atestar o animal. é aquela conta certa, 8L.

Fotos do mil e novecentos turbó diesel com carradas de cavalos.

Entretanto damos por nós em 2021 a apreciar charutada dos anos 90! Na boa, eu até gosto de Gameboys :D

Esse cofre está muito limpinho [:D]

Olha até nos kms os nossos estão parecidos. O meu rodou agora os 188888kms

Esse cofre está muito limpinho [:D]

Olha até nos kms os nossos estão parecidos. O meu rodou agora os 188888kms

Está sim, nunca fez TT, o antigo dono só fazia estrada e dizia ele que bebia 5,5L, acredito, era difícil chegar aos 100, nem de origem tava, sei lá. Horrores. eheh.
Quando o comprei o meu mecânico dei uma limpeza e o meu pai também e assim ficou, está porreiro.

Quase que podemos fazer a festa de aniversário no mesmo dia, ehehe. Grandes máquinas.

IMG-20211120-144748.jpg

[:)]

Fui atestar o animal. é aquela conta certa, 8L.

Fotos do mil e novecentos turbó diesel com carradas de cavalos.

Entretanto damos por nós em 2021 a apreciar charutada dos anos 90! Na boa, eu até gosto de Gameboys :D

Gameboys são os veículos de agora.
Nessa altura os jipes ofereciam aquilo que prometiam com a imagem que tinham
Aliás nos anos 90 qualquer jipe arrumava em equipamento e motorização grande parte do segmento C e D.
O conceito é que agora ficou desvirtuado.
É ótimo conduzir estes jipes sem os filtros dos modelos mais modernos.
Pureza de condução sem filtros, os verdadeiros herdeiros dos primeiros veículos que permitiram a mobilidade motorizada humana.

Back