Tópico Toyota

Há mercado para tudo até porque o mercado é cada vez maior e há cada vez mais dinheiro e mais oferta mas parece-me que a quota de mercado de carros desportivos hoje em dia é menor do que há 20 anos. Mas é apenas uma perceção.

Acho que depende um bocado daquilo que se considera desportivo, mas não é essa a minha percepção, marcas como a Porsche, Ferrari, Lamborghini e outras que foram aparecendo estão constantemente a bater recordes de vendas e depois nos carros mais acessíveis ao comum dos mortais também vejo mais carros desportivos do que antigamente, ainda no outro dia alguém abriu aqui um tópico a perguntar porque havia BMW M4 à "pazada" no mercado e nas estradas.
A mim parece-me é que os Japoneses perderam um bocado esse barco dos desportivos mais por opção própria do que por outro motivo, pois não deixaram de os saber fazer, talvez porque o consumidor não quer gastar esse dinheiro num carro não "premium" e não se torne rentável eles terem esses carros no seu portfólio, entre um Porsche ou um Nissan GTR vê-se bem onde a maioria das pessoas prefere gastar o seu dinheiro.

Por exemplo, nos anos 80/90 viam-se muitos mais hot hatches (GTTurbo, Turbo IE, G40, 205GTi, AX Gti, etc..) do que hoje em dia, eu não me lembro da última vez que vi um Clio IV RS ou um Fiesta ST na estrada, hoje parece-me que há muito mais preocupação com a economia, a segurança, o conforto e o equipamento/gadgets, além da imagem claro, nunca se venderam tantos carros premium porque as marcas premium também nunca tiveram carros tão baratos.

A questão dos BMW M4 e de carros premium acima dos 50k€ acho que é outro assunto, aí sim há cada vez mais porque há também cada vez mais dinheiro mas todos nós sabemos que os carros premium alemães vendem-se sobretudo pela imagem de marca.

A Toyota é uma marca generalista por isso um cliente de um M4 normalmente não olha para um Toyota, aliás nem sequer para um Lexus porque vivemos numa era e numa zona do mundo onde acima de 40k€/50k€ praticamente só existem carros alemães.

Agora falando do português de classe média que é o típico cliente de uma marca generalista com bom value for Money como a Toyota, tenho a perceção que há cada vez menos interesse por carros desportivos.

A questão dos BMW M4 e de carros premium acima dos 50k€ acho que é outro assunto, aí sim há cada vez mais porque há também cada vez mais dinheiro mas todos nós sabemos que os carros premium alemães vendem-se sobretudo pela imagem de marca.

A Toyota é uma marca generalista por isso um cliente de um M4 normalmente não olha para um Toyota, aliás nem sequer para um Lexus porque vivemos numa era e numa zona do mundo onde acima de 40k€/50k€ praticamente só existem carros alemães.

Agora falando do português de classe média que é o típico cliente de uma marca generalista com bom value for Money como a Toyota, tenho a perceção que há cada vez menos interesse por carros desportivos.

Percebo que queres dizer, mas lá está, volta a reforçar a minha ideia, o português de classe média não é que não tenha interesse em carros desportivos, normalmente não há é guito! [:D]

Só para terminar porque isto já é off-topic, o único hot hatch (nem sei se é considerado hot hatch) que eu tenho visto mais do que estava à espera é o Abarth 500. Talvez por ser um carro que está na moda e pelo preço bastante competitivo, muita malta deve tê-lo como segundo carro para as voltas de fim-de-semana.

Nenhum outro construtor de automóveis concilia fiabilidade, sofisticação e qualidade como o Grupo Toyota. Só lhes falta a estética.
As tens algum toyota ou já andaste em algum? Em casa da famila tenho um avensis de 2017, auris de 2015 e land cruiser de 99 e em comum tem apenas uma coisa, fiabilidade. Toyota é porreiro para os fanaticos dos hibridos e das modernas caixas cvt e para velhotes como o meu sogro que sò vê toyota á frente, ele pensa é que os toyota de agora sao como o corolla que ele teve em 92.

As tens algum toyota ou já andaste em algum? Em casa da famila tenho um avensis de 2017, auris de 2015 e land cruiser de 99 e em comum tem apenas uma coisa, fiabilidade. Toyota é porreiro para os fanaticos dos hibridos e das modernas caixas cvt e para velhotes como o meu sogro que sò vê toyota á frente, ele pensa é que os toyota de agora sao como o corolla que ele teve em 92.

Não, nunca andei, enfim.

Um Avensis de 2017 é um projeto de 2009 e nessa altura a Toyota ainda tinha um posicionamento demasiado conservador e aborrecido, o mesmo se aplica ao Auris, hoje a Toyota é uma marca muito diferente com muito mais argumentos do que apenas a fiabilidade.

Toyota WRC - Campeã Mundial!
dd32a57bdfab7ee553294a2d9e84f99e.jpg

Toyota WRC - Campeã Mundial!
dd32a57bdfab7ee553294a2d9e84f99e.jpg

Olha! Os gajos que só sabem fazer carros para andar devagar foram campeões do WRC?! [:)][:D]

Se eu fosse do departamento de marketing da Toyota tinha feito o carro do WRC com a carcaça do Prius, só para o gozo ser total! [:D]

Back