Tópico webservers, fóruns, SQL, PHP, ASP, etc

citação:Originalmente colocada por KarmaCop213

citação:Originalmente colocada por pmct

citação:Originalmente colocada por SOneca-II
A teoria é bonito mas saber C n faz com que saibas PHP bem como o oposto.

and so on...

custa assim tanto perceber?

RR

O teu engano esta ai.
È que quem sabe C programa em qualquer coisa que lhe saia pela frente.

:D;)

Tretas.
Claro que são tetas.
:D

è por causa destas tetas que 90% de todas as aplicações nais usadas no mundo são C ou "Incremented C".

O problema do C , é que não é pra qualquer um, agora quem for fluente em C mexe em quanluqe liguagem de alto nivel e tem emprego garantido com ordenado acima da média.

Alias ainda ontem estive a fazer consultoria para a MPL revisando os curriculos enviados para a MPL a proposito da vaga para programador e notas-se que fluentes em C são meia duzia e estão todos empregados.

Let's C but not sharp :D

C é usado para problemas muito específicos, ninguém de livre vontade faz uma aplicação em C só porque lhe apetece (a não ser os die hard fans que não têm mais nada com que se entreter).
Em programas de grande dimensão memory leaks são um problema e corrigir um não é pêra doce.
E muitos mais problemas existem que eu não me recordo porque já não programo C há... 4 meses. :D

Tu vives num planeta diferente do meu.
no meu planeta as grandes aplicações, desde SO a motores de bases de dados e restantes aplicações servidor são 99% feitas em C, mesmo os objectos usados por outros dialectos de programação estilo BASIC[:o)] são feitos em C.

No teu planeta pelos vistos não.

Ha o meu planeta é o mundo empresarial de informatica e telecomunicações, qual é o teu?:D

pmct, permite-me discordar do teu ponto de vista.

O C é excelente para fazer software extremamente rápido e eficiente. Não há qualquer dúvida nisso.

A questão é que os computadores hoje em dia são tão rápidos, que o desempenho do código, na maior parte dos cenários, já não é problemático.

Assim, outros factores entram em cena, como a legibilidade do código, a sua capacidade de reutilização, a facilidade de introdução de novas funcionalidades, manutenção, etc.. etc.. etc..

Neste aspecto, as linguagens orientadas a objecto, embora mais lentas, são muito mais adequadas!

E quem sabe C tem sempre algumas dificuldades para programar por objectos. É que... programar em C++ ou Java "à lá C" não é programar por objectos.

Toda a modelação é completamente diferente! A parte fundamental da programação por objectos não é a programação em si mas sim a concepção dos diagramas de classes e relações entre elas.

E isto não tem nada a ver com a estrutura procedimental do C, NADA!

citação:Originalmente colocada por RedHeart

Atenção que eu estou a falar em cursos de inicição. São formações de 50 horas, ou coisa do género :)
tens aguma base de programação em qualqer coisa?

Nem por isso.
Tenho noções (autoadquiridas) de HTML e, quando andava no ciclo, curtia fazer programas para as calculadoras gráficas da Casio :D:D:D

citação:Originalmente colocada por mcag

citação:Originalmente colocada por jcpr

Então em vez de C considera o C++...

O PHP é bastante parecido com C++, assim como o é o java.

Mas mais importante que isso tudo é uma boa base de fundamentos de programação. Depois é vira o disco e toca o mesmo (C, c++, c#, .NET, php, asp, java, fortran, lisp, ...)

C++ não tem nada de parecido com java. Java é orientado a objectos e c++ não</u>.

[:0][:0][:0]

O C é muito bonito, mas no que toca a reutilização e manutenção de código é para esquecer.
Existem compiladores diferentes e uma coisa compilada com o gcc em linux pode não compilar com cc em sun (já vi isto acontecer). Um programa feito em C demora muito mais tempo a ser feito.
C é usado para problemas muito específicos, ninguém de livre vontade faz uma aplicação em C só porque lhe apetece (a não ser os die hard fans que não têm mais nada com que se entreter).
Em programas de grande dimensão memory leaks são um problema e corrigir um não é pêra doce.
E muitos mais problemas existem que eu não me recordo porque já não programo C há... 4 meses. :D

Q. Where did the names “C” and “C++” come from?
A. They were grades.
—Jerry Leichter

“If C gives you enough rope to hang yourself, then C++ gives you
enough rope to bind and gag your neighborhood, rig the sails on a
small ship, and still have enough rope to hang yourself from the
yardarm”

Isso só acontece se utilizares features próprias do compilador em causa. Se utilizares o standart, não deverás ter qualquer tipo de problemas.

Memory leaks podem acontecer, mas se tiveres cuidado, a gestão de memória é muito mais eficiente do que com uma linguagem com Garbage Collection.

citação:Originalmente colocada por eu

pmct, permite-me discordar do teu ponto de vista.

O C é excelente para fazer software extremamente rápido e eficiente. Não há qualquer dúvida nisso.

A questão é que os computadores hoje em dia são tão rápidos, que o desempenho do código, na maior parte dos cenários, já não é problemático.

Assim, outros factores entram em cena, como a legibilidade do código, a sua capacidade de reutilização, a facilidade de introdução de novas funcionalidades, manutenção, etc.. etc.. etc..

Neste aspecto, as linguagens orientadas a objecto, embora mais lentas, são muito mais adequadas!

E quem sabe C tem sempre algumas dificuldades para programar por objectos. É que... programar em C++ ou Java "à lá C" não é programar por objectos.

Toda a modelação é completamente diferente! A parte fundamental da programação por objectos não é a programação em si mas sim a concepção dos diagramas de classes e relações entre elas.

E isto não tem nada a ver com a estrutura procedimental do C, NADA!

O problema do desempenho ainda hoje se põe, apesar dos avanços dos computadores.

A questão é que muita gente está a pensar como tu, eu, e por isso, quando fazem os programas, estão-se a borrifar/"não sabem mais" para a optimização do código e da memória utilizada.

O rigor é essencial, quer seja OO, estritamente procedimental, declarativa ou o diabo a 4. E os programadores parece que se esquecem disso, porque os PC's hoje em dia são rápidos e têm muita memória.

citação:Originalmente colocada por jcpr
A questão é que muita gente está a pensar como tu, eu, e por isso, quando fazem os programas, estão-se a borrifar/"não sabem mais" para a optimização do código e da memória utilizada.
Acho que estás a misturar optimizações do programador com velocidade intrínseca da linguagem de programação;)

Eu estava a referir-me à velocidade intrínseca da linguagem de programação. As linguagens orientadas a objectos são sempre mais lentas, apesar de o C++ ser apenas ligeiramente mais lento que o C.

no meu planeta as grandes aplicações, desde SO a motores de bases de dados e restantes aplicações servidor são 99% feitas em C, mesmo os objectos usados por outros dialectos de programação estilo BASIC[:o)] são feitos em C.

Ha o meu planeta é o mundo empresarial de informatica e telecomunicações, qual é o teu?:D

O meu é aquele planeta em que há sistemas legacy feitos em cobol.

Vai a qualquer empresa que tenha projectos em curso e pergunta-lhes que tecnologias estão a usar. Os projectos que usam workflows, linguagens OO, modelos cliente-servidor via web e BDs relacionais estão provavelmente no topo da lista.

O "core" dos SO, BDs e aplicações dos servidores é feito em C? Sem dúvida. Mas tal como eu disse, são situações muito específicas.

E se formos mais cócós, podemos ir buscar assembly.

Site com tudo sobre asp.net

www.asp.net

Inclusive uma aplicação gratuita da microsoft para fazer
páginas em asp.net: Visual Web Developer 2005 Express Edition
E tem também o .Net Framework necessário para poder correr
aplicações .NET.

Para quem quiser fazer apenas aplicações Web, acho que não
precisa nada de C ou C++. É muito mais fácil
pegar no C# ou em VB.Net e começar a trabalhar.
PHP não conheço, mas a julgar pelo que já disseram deve ser parecido.

O RedHeart veio aqui perguntar de linguagens para fazer
aplicações Web, e vocês já lhe querem impingir o C e o C++ e Java.
Mas vocês estão loucos. :D Quer dizer o homem tinha que passar
anos só para aprender C e C++ a sério e só depois é que podia
fazer aplicações Web...

Quanto à discussão entre C e C++, acho muito mais importante
saber C++ do que C. Quer dizer, está implicito que quem
sabe C++ já tem que saber C. C++ é outro mundo de possibilidades.
Só com C hoje em dia não se faz grande coisa, e não se faz nenhuma
aplicação com interacção visual com o utilizador,
a menos que queiram voltar ao tempo do DOS :D.
C é mesmo só para coisas específicas.

citação:Originalmente colocada por XlPower

Microcontroladores puros e duros aqui neste canto.
Software de interface PC com equipamentos.
C all the way! [8D]

Site com tudo sobre asp.net

www.asp.net

Inclusive uma aplicação gratuita da microsoft para fazer
páginas em asp.net: Visual Web Developer 2005 Express Edition
E tem também o .Net Framework necessário para poder correr
aplicações .NET.

Para quem quiser fazer apenas aplicações Web, acho que não
precisa nada de C ou C++. É muito mais fácil
pegar no C# ou em VB.Net e começar a trabalhar.
PHP não conheço, mas a julgar pelo que já disseram deve ser parecido.

O RedHeart veio aqui perguntar de linguagens para fazer
aplicações Web, e vocês já lhe querem impingir o C e o C++ e Java.
Mas vocês estão loucos. :D Quer dizer o homem tinha que passar
anos só para aprender C e C++ a sério e só depois é que podia
fazer aplicações Web...

(...)

Ainda bem que leste a minha pergunta e não apenas a discussão que se instalou entre os gurus ;)

Estou decidido a fazer a formação em ASP... mas surgiu uma nova dúvida: há formação em ASP - Iniciação e há formação em ASP.net.
Como no meu caso, não domino nada disso, o ideal será fazer primeiro a iniciação e só depois, se houver oportunidade, fazer o ASP.net. Certo?

citação:Originalmente colocada por ClioII

Microcontroladores puros e duros aqui neste canto.
Software de interface PC com equipamentos.
C all the way! [8D]

Tenho a dizer-te que és um grande sortudo e que tenho muita inveja tua.
Eu tenho que trabalhar com: Visual C++ ( MFC's), Com, C#.Net,
Asp.Net, Javascript, Html, Xml, etc, uma carrada de tecnologias
e porcarias que só dão dor de cabeça...[8][8][8]

citação:Originalmente colocada por RedHeart

Estou decidido a fazer a formação em ASP... mas surgiu uma nova dúvida: há formação em ASP - Iniciação e há formação em ASP.net.
Como no meu caso, não domino nada disso, o ideal será fazer primeiro a iniciação e só depois, se houver oportunidade, fazer o ASP.net. Certo?

Eu nunca trabalhei com ASP. Passei a utilizar logo ASP.Net.
Sinceramente, não sei muito bem o que será melhor.
Como não tens bases nenhumas, se te queres meter mesmo no assunto,
se calhar o melhor mesmo é fazeres os 2 cursos.
Se tens que optar entre um deles, vai logo para ASP.Net.

O meu é aquele planeta em que há sistemas legacy feitos em cobol.

Vai a qualquer empresa que tenha projectos em curso e pergunta-lhes que tecnologias estão a usar. Os projectos que usam workflows, linguagens OO, modelos cliente-servidor via web e BDs relacionais estão provavelmente no topo da lista.

O "core" dos SO, BDs e aplicações dos servidores é feito em C? Sem dúvida. Mas tal como eu disse, são situações muito específicas.

E se formos mais cócós, podemos ir buscar assembly.
não é so o core, é 90% de tudo o resto.
È os motores de BD .
Essa dos modelos cliente-servidor via web, como se fosse algo de excepcional é que me parte todo.
penso que todos os servidores web são feitos em C, bem como o0 IE ou moziila que esta a usar.
No mundo UNIX então é 98% de tudo o que não seja apebnas scripting.

C é a linguagem do momento ponto final.

Exceptuam-se dois casos pontoais, o ensino onde o pascal para mim tem algumas vatagens relativamente ao C, e em calculo cinetifico, onde ForTran Rula.

Alem disso so no C o pessoal percebe o verdadeito significado de um apontador.

Quem saber C é um programador, quem não sabe C faz umas coisas
;)

È os motores de BD .
Essa dos modelos cliente-servidor via web, como se fosse algo de excepcional é que me parte todo.
penso que todos os servidores web são feitos em C, bem como o0 IE ou moziila que esta a usar.

Exceptuam-se dois casos pontoais, o ensino onde o pascal para mim tem algumas vatagens relativamente ao C, e em calculo cinetifico, onde ForTran Rula.

;)

Explica-me lá então em que situações usas C, porquê e que vantagens vês nessa utilização.

"Quem saber C é um programador, quem não sabe C faz umas coisas"

mas pq esta guerra interminável... Radicalismo do caraças... Já parece como os VAG's que têm 300.000 cavalos escondidos.. Irra!

Oracle 10G e externalProcedures em C: com blob's obtinhas memory leacks que nem os cromos da Oracle souberam resolvê-los a tempo. Espero que tenham corrigido o bug no Oracle 11...

Parece que a Oracle apenas contrata programadores de outras coisas para fazer C...

RR

È os motores de BD .

;)

Explica-me lá então em que situações usas C, porquê e que vantagens vês nessa utilização.
uso sempre que nãos eja scripting.
Alem disso a Internet tem mais bibliotecas ja prontas para C do que para qualquer outra liguagem.
E por fim co C é a mais portavel de todas.

Basicamente sempre que não é scripting so uso C / C++.

citação:Originalmente colocada por SOneca-II

Oracle 10G e externalProcedures em C: com blob's obtinhas memory leacks que nem os cromos da Oracle souberam resolvê-los a tempo. Espero que tenham corrigido o bug no Oracle 11...
e o que é que isso tem a ver com as qualidades do C?

e sim o C é A linguagem do momento.
e esta pra ficar

Voltar
Superior