citação:
Originalmente colocada por Jacare
Excalibur, a tua posição pessoal pode não estar explicita mas está mais que implícita.
E porque é que estás preocupado em perceber exclusivamente os problemas do liberalismo (que os tem, como é óbvio) se nem os benefícios consegues entender?
Começar por perceber as origens do liberalismo "visto à distância" e sem preconceitos sería mais interessante.... a partir daí poderíamos tentar tirar conclusões pessoais, o que concordamos e o que não concordamos.
Coloquei um texto com o titulo "O Espectro Neoliberal" escrito por uma polémica Joana que ninguém sabe quem é. (tb não interessa quem é! o Texto fala por si e as suas refências são demasiado EXPLICITAS para serem postas em causa!)
Leste ao menos o texto? Sabes a que "espectro" se está a falar?
O texto responde a quase todas as críticas dos cavalheiros em questão. E principalmente responde às tuas dúvidas (supondo que são realmente dúvidas).
Retirei o texto mas deixo o link da página:
http://semiramis.weblog.com.pt/arquivo/2005/03/o_espectro_neol_1.html
Vale a pena ser lido na integra incluindo os comentários dos "comentaristas".
Jacare
A minha duvida é explicita, agora a minha opinião não está implícita, talvez faças esse juízo tendo em linha de conta a forma como tenho intervido noutros tópicos que afloram este assunto.
Os benefícios estou certo que os entendo, e eu pessoalmente como já o dei a entender várias vezes, serei um dos que terá a defender uma liberalização e um menor peso institucional na vida dos povos, disso tenho exemplos diários e disso diariamente tiro o meu ganha pão.
O minha questão é tão só a ideia que está implícita no texto, cito:
" Na satisfação dos seus próprios interesses, o homem, agindo livremente, conduz ao óptimo social.
Mas como enquadrar esses interesses decorrentes do individualismo humano numa estrutura partidária?
Ora há que sublinhar que nem só de economia vive o homem.
Há os valores da colectividade humana: a cultura, a solidariedade e a coesão social, a religião, a identidade nacional.
Neste entendimento, se a economia de mercado é o melhor sistema para desenvolver a riqueza material de uma sociedade, há outros mecanismos que devem ser adicionalmente implementados, embora de forma a não viciar a eficiência económica e a não se comprometer a prosperidade social, para criarem o consenso social necessário."
Fim de citação
E a duvida que continuo a manter e sobre a qual as "vozes liberais" ainda não quiseram perceber ou pronunciar, é se com a redução do peso institucional a sociedade terá capacidade de se auto regular de forma humana e justa tendo em conta que existe a probabilidade de continuarem existir grandes assimetrias sociais.
A duvida continuará a ser se o altruísmo liberal será suficientemente elevado para impedir e sanar o surgimento e a continuidade de casos de pobreza extrema aqui, na Grécia, Suazilânda ou Sudão. (falando de forma global).
JR
Se perceberes o que quero dizer acima ao Jacare fica só este registo.
Falando da uma forma que poderia fazer e não o faço por uma questão de sensibilidade e formação !
Eu estou bem
Na vida não tenho chatices (agora, o futuro é uma incógnita)
Se os outros o não estão pouco me rala, lutem para estar.
Por isso, nem sei porque me ralo em tentar perceber quais os perigos de uma liberalização a nível global, se estou bem não tenho que me ralar ou questionar.
Mas humanamente EU tenho duvidas, outros aparentemente só têm certezas.
Claro. isto numa qualquer conversa de Chacha num forum perto de si. [

]
Edit:
Post Scriptum (Analogias a PS dá molho)
Curioso é que esse texto provém de um blog que ainda á dias aqui no forum vi serem considerados como sem crédito.
Ficou somente a nivel de observação. [8D]