[Tourada] Arte ou Bestialidade? AVISO: PG 102

• Iniciador de tópicos Iniciador de tópicos imported_Rasec
  • Data de início Data de início

[Tourada] Arte ou Bestialidade? AVISO: PG 102

• SIM

Votos: 184 26,6%
  • NÃO

Votos: 460 66,6%
  • SEM OPINIÃO

Votos: 47 6,8%

• Total de eleitores
    691
Esta é uma questão objectivamente maniqueísta: há o lado do bem, o nosso, e o lado do mal, o vosso.

A tortura e a morte nunca, mas mesmo NUNCA, poderão ser vistas como entretenimento. Quanto muito poderão ser um mal necessário, um evento triste, mas mandatório.

Mas já há muito que deixei de travar batalhas por esta causa. Deixarei que o tempo, e por conseguinte a evolução natural preconizada por Darwin, façam o seu trabalho.

O próximo degrau civilizacional é já ao virar da esquina.

Comecei a ler este tópico e estou a ficar cheio de raiva, pelo que não consegui chegar ao fim. Não sei se vou repetir algum argumento já aqui postado. Mas cá vai:

1º Tradição cultural: Também a pena de morte e a escravatura o eram e foram ambos abolidos;

2º Manutenção da raça (dos touros bravos): Se a raça de um animal é mantida apenas para proporcionar um triste espetáculo sanguinário a algumas pessoas que decerto têm problemas psicológicos, então não vale a pena manter essa raça;

3º Interesse económico da actividade: Não sejamos hipócritas: as pessoas envolvidas nesta actividade, dispoem de recursos que podem ser utilizados noutras actividades. Já agora: pensam que abolir a escravatura não teve também grande impacto económico negativo? Foi necessário começar a pagar a mão de obra que até então era gratuita;

4º Arte? Mas aquilo é arte?

5º Eu não sou vegetariano. Também como carne. E gosto de carne. Não posso é tolerar de forma alguma que alguém sinta prazer com o sofrimento desnecessário de um animal. Quem assim o sentir tem concerteza problemas psicológicos.

6º O animal não sofre durante a tourada: Quem faz uma afirmação destas não sofre de certeza. O touro, esse sim sofre com toda a certeza.

Li em tempos, já não sei onde, que o grau de desenvolvimento de um povo se mede pela forma como trata os seus animais. Por aqui se vê como estamos... Pelo menos alguns de nós.

Alguns users falam de respeito, mas, e o respeito pelo animal (touro)?!
Ou o touro, por ser um animal irracional (se calhar não é menos irracional do que aqueles que o gostam de ver a morrer na arena), já não merece respeito?!

Pelo menos em Pamplona dão liberdade aos touros para se vingarem da "estupidez" de algum seres que se dizem humanos................

É incrivel a quantidade de extremistas que temos contras as touradas aqui no forum, pena é que nao reencaminhem essas ideias para coisas que realmente importam.

Eu estou plenamente de acordo com o Manuel Barbosa faço minhas as palavras dele, pena é que vivemos num país limitado onde todos sabem dizer mal por dizer, mas que ninguem se preocupa em fazer algo para melhorar, amigos deixem-se de tantas merdices e olhem mais para a vossa vida, pois nao acredito que as touradas tenham a minima influencia na vossa vida, e 90% do que li falam sem conhecimos nenhuns do assunto, se querem falar ao menos informem-se do que falam, nao falem porque ouviram o amigo da prima do amigo dizer, ja disse e volto a dizer nem tudo o pareçe o é, Irra que a gente que prefere viver na ignorancia a tentar informar-se melhor das coisas

mas que ninguem se preocupa em fazer algo para melhorar, amigos deixem-se de tantas merdices e olhem mais para a vossa vida, pois nao acredito que as touradas tenham a minima influencia na vossa vida

Para ja isso nao têm nada a ver.Se amanha te dessem um tiro na cabeça,isso nao influenciava em nada a minha vida mas como tenho cabeça para saber o que esta certo e errado e coraçao condenava viamente esse acto.E é por isso que condeno todo o tipo de violencia.

90% do que li falam sem conhecimos nenhuns do assunto, se querem falar ao menos informem-se do que falam, nao falem porque ouviram o amigo da prima do amigo dizer, ja disse e volto a dizer nem tudo o pareçe o é, Irra que a gente que prefere viver na ignorancia a tentar informar-se melhor das coisas

Apesar de nao me rever nestas palavras vou dar a minha opiniao.Sim nao percebo muito de touradas agora a minha opiniao é que nao é bonito ver pessoas a espetar ferros num animal,sinta ou nao sinta dor,ver aquele sangue a escorrer-lhe do corpo e ate ver o bicho a cair para o lado morto para bem do espectaculo e chamadas tradiçoes.
Quem gosta nada a dizer a gostos para tudo agora nao venham com desculpas que o bicho nao sofre e foram criados com este proposito etc...
Gostam mas deviam deviam concordar que é uma atrocidade o que fazem ao animal e ate humilhante mesmo sendo um animal.[;)]

É que pôr um animal a correr atras dos toureiros e estes a fugir e a ver se encontram a altura certa para espetar um ferro no animal e ainda recebem aplausos como se fosse um feito fantastico espetar um ferro num animal enquanto fogem eu pessoalmente nao aprecio.
Agora os forcados isso ao menos ninguem se magoa ou melhor so se magoa quem procura,mas aí quem arrisca tem que ter em atençao as consequencias agora espetar ferros no touro em cima de um cavalo sempre a fugir dele é mesmo de uma valentia enorme[:p]

De certeza que ha pessoas que concordam com o que eu disse outras nao,paciencia ninguem esta aqui para mudar mentalidades mas sim para fazer ver as nossas opinioes aos outros.

Minhas respostas a vermelho no inicio.

É que pôr um animal a correr atras dos toureiros e estes a fugir e a ver se encontram a altura certa para espetar um ferro no animal e ainda recebem aplausos como se fosse um feito fantastico espetar um ferro num animal enquanto fogem eu pessoalmente nao aprecio.
Agora os forcados isso ao menos ninguem se magoa ou melhor so se magoa quem procura,mas aí quem arrisca tem que ter em atençao as consequencias agora espetar ferros no touro em cima de um cavalo sempre a fugir dele é mesmo de uma valentia enorme[:p]

De certeza que ha pessoas que concordam com o que eu disse outras nao,paciencia ninguem esta aqui para mudar mentalidades mas sim para fazer ver as nossas opinioes aos outros.

Minhas respostas a vermelho no inicio.

so vi mesmo esta pagina acerca do topico, mas concordo com o que dizes.

contudo e nao querendo afectar ninguem, o que me veio logo a cabeça foi o seguinte: lembrei me do caso em que um cao se atirou para a frente do carro de um user aqui do forum e ele veio expor o caso a dizer que amolgou e perdeu uma peça e mais nao sei que e nem se referiu ao animal. aí o homem que nao teve culpa nenhuma da situaçao foi logo apelidado de desumano e insensivel e que o carro devia ter ficado pior, etc. o que eu gostava mesmo de saber é quantos desses estao aqui a defender as touradas. (e eu nao percebo nada de touradas. sou contra pelo simples facto do animal sofrer).

so vi mesmo esta pagina acerca do topico, mas concordo com o que dizes.

contudo e nao querendo afectar ninguem, o que me veio logo a cabeça foi o seguinte: lembrei me do caso em que um cao se atirou para a frente do carro de um user aqui do forum e ele veio expor o caso a dizer que amolgou e perdeu uma peça e mais nao sei que e nem se referiu ao animal. aí o homem que nao teve culpa nenhuma da situaçao foi logo apelidado de desumano e insensivel e que o carro devia ter ficado pior, etc. o que eu gostava mesmo de saber é quantos desses estao aqui a defender as touradas. (e eu nao percebo nada de touradas. sou contra pelo simples facto do animal sofrer).

Pois tirando o facto de o animal sofrer,uns dizem que nao,mas ate a barbaridade de espetar ferros ao animal acho desumano.As touradas ate nem tinham nada de mal,alias como referi no caso dos forcados ate acho engraçado pois estao de igual para igual.
Sobre esse caso ca no forum por acaso nao tive conhecimento,mas se um cao fosse contra o meu carro e visto isto ser um forum de automoveis também expunha a minha situaçao mais para o lado do carro do que o animal visto eu nao ter tido culpa.Se pudesse tentava ajudar o animal senao olha nada a fazer e o importante era mesmo os estragos que agora tinha que pagar.

064-pedrito_portugal.jpg

Pedrito de Portugal

Toureiro
Não compreendo.
Um homem com sapatos de ballet, meias-de-vidro, calçinha catitinha e lantejoulas na jaqueta, a dizer "olé" "olé" " anda cá touro lindo" e a espetar à canzana ferros ferrujentos em touros atordoados, chama-se arte?
E os ditos, os das lantejoulas, são heróicos artistas?
Percebo de touros, nasci no meio deles. O meu avô tinha centenas de animais nos pastos, em Santarém.
Coragem seria ver estes senhores tourearem um touro que já tivesse sido lidado duas ou três vezes. Que já soubesse as manhas.
Toureá-los sem lhes serrarem os cornos, sem os embolarem com pedaços de couro, sem os sangrarem antes da corrida...
Com a verdade de uma luta igual, num mano-a-mano, sem batota.
... Era ver as lantejoulas saltarem em todas as direcções e os "artistas" a saírem das arenas em cadeirinhas de rodas.
Olé.

retirado do site:http://www.libreopinion.com/members/badbank/cromos-quatro.htm

escrito por alguém com exactamente a mesms opinião que é a minha. espero que ninguém se sinta ofendido.

mais uma boa opinião:

Pedrito de Portugal

Pedrito de Portugal? De Portugal? Não seria Espanha? De certeza??? A cena é que ser toureiro tem aquela fama. De durão, homem com eles no sítio e não sei quê. Os forcados, ainda aceito. É preciso ser corajoso e também completamente idiota para se meter à frente dum bicho de 600 quilos. Assim estilo a Heloísa Miranda, que é aquela brasuca que apresenta programas palermas sobre astrologia no Sic Mulher/bicha.
Agora o toureiro, tipo, o “matador”… este pedrito começa logo naquela fatiota toda cheia de frenicoques. E cor de rosa, ou coisa assim. Ah e tal somos uns grandas homenzarrões, mas vestimos como fadas. E roupinha justa. O pedrito é um ganda méne, marialva e tudo, e curtimos andar à porrada e vestir à beto de alvalade (quando à civil) mas depois é rendas douradas. Jogamos râguebi e bebemos que nem a Ana Salazar, mas quando numa arena com cinco mil pessoas mostramos um gosto abichanado. Ao menos o forcado pronto, é uma cinta vermelha e um barrete cómico. Não parecem bibelôs da casa do Carlos Castro.
Depois lá está, uma toalha vermelha e uma espada. Com espada são todos muito valentes. Mas averdade é esta: este Pedrito quando foi para toureiro, foi com o único objectivo de lhe acontecer o que está na foto: um corno bem enterrado naquele cú até a meio do intestino delgado. O gritinho agudo parecia o gajo da Ala dos namorados a cantar. Gajo, ou quase gajo, pronto. Esse também tem uma casa naquele prédio de Sapadores que é lindo como uma poça de mijo. E eu já lá fiz uma poça de mijo no pátio.
Queimem-no *******, queimem-no com treze bandarilhas espetadas no traseiro!!!

esta da página:
http://aticador.wordpress.com/2007/04/11/40-pedrito-de-portugal/

Não gostam de touradas, não vão assistir. É o que eu faço. Não gosto, não vejo.

Eventualmente, e com a evolução da cultura das pessoas, elas desaparecerão.

mais uma boa opinião:

Pedrito de Portugal

Pedrito de Portugal? De Portugal? Não seria Espanha? De certeza??? A cena é que ser toureiro tem aquela fama. De durão, homem com eles no sítio e não sei quê. Os forcados, ainda aceito. É preciso ser corajoso e também completamente idiota para se meter à frente dum bicho de 600 quilos. Assim estilo a Heloísa Miranda, que é aquela brasuca que apresenta programas palermas sobre astrologia no Sic Mulher/bicha.
Agora o toureiro, tipo, o “matador”… este pedrito começa logo naquela fatiota toda cheia de frenicoques. E cor de rosa, ou coisa assim. Ah e tal somos uns grandas homenzarrões, mas vestimos como fadas. E roupinha justa. O pedrito é um ganda méne, marialva e tudo, e curtimos andar à porrada e vestir à beto de alvalade (quando à civil) mas depois é rendas douradas. Jogamos râguebi e bebemos que nem a Ana Salazar, mas quando numa arena com cinco mil pessoas mostramos um gosto abichanado. Ao menos o forcado pronto, é uma cinta vermelha e um barrete cómico. Não parecem bibelôs da casa do Carlos Castro.
Depois lá está, uma toalha vermelha e uma espada. Com espada são todos muito valentes. Mas averdade é esta: este Pedrito quando foi para toureiro, foi com o único objectivo de lhe acontecer o que está na foto: um corno bem enterrado naquele cú até a meio do intestino delgado. O gritinho agudo parecia o gajo da Ala dos namorados a cantar. Gajo, ou quase gajo, pronto. Esse também tem uma casa naquele prédio de Sapadores que é lindo como uma poça de mijo. E eu já lá fiz uma poça de mijo no pátio.
Queimem-no *******, queimem-no com treze bandarilhas espetadas no traseiro!!!​

esta da página:​

Uma opinião que exibe tanta ou mais ignorância que a demonstrada pelos toureiros.

Última edição:
para quem se ache no direito de ser informado:

flag_onu.gif
Declaração Universal dos Direitos do Animal

flag_onu.gif

• Art. 1°
    Todos os animais nascem iguais diante da vida e têm o mesmo direito à existência.
  • Art. 2°
    a) Cada animal tem o direito ao respeito.
    b) O homem, enquanto espécie animal, não pode atribuir-se ao direito de exterminar os outros animais ou explorá-los, violando este direito. Ele tem o dever de colocar a sua consciência a serviço dos outros animais.
    c) Cada animal tem o direito à consideração, à cura e à proteção do homem.
  • Art. 3°
    a) Nenhum animal deverá ser submetido a maltrato e a atos cruéis.
    b) Se a morte de um animal é necessária, deve ser instantânea, sem dor nem angústia.
  • Art. 4°
    a) Cada animal que pertence a uma espécie selvagem tem o direito de viver livre no seu ambiente natural terrestre, aéreo ou aquático e tem o direito de reproduzir-se.
    b) A privação da liberdade, ainda que para fins educativos, é contrária a este direito.
  • Art. 5°
    a) Cada animal pertecente a uma espécie que vive habitualmente no ambiente do homem tem o direito de viver e crescer segundo o ritmo e as condições de vida e de liberdade que são próprias da sua espécie.
    b) Toda modificação deste ritmo e destas condições impostas pelo homem para fins mercantis é contrária a este direito.
  • Art. 6°
    a) Cada animal que o homem escolher para companheiro tem o direito a uma duração de vida, conforme a sua natural longevidade.
    b) O abandono de um animal é um ato cruel e degradante.
  • Art. 7°
    Cada animal que trabalha tem o direito a uma razoável limitação do tempo e intensidade do trabalho, a uma alimentação adequada e ao repouso.
  • Art. 8°
    a) A experimentação animal que implica em um sofrimento físico e psíquico é incompatível com os direitos do animal, quer seja uma experiência médica, científica, comercial ou qualquer outra.
    b) As técnicas substutivas devem ser utilizadas e desenvolvidas.
  • Art. 9°
    No caso de o animal ser criado para servir de alimentação, deve ser nutrido, alojado, transportado e morto sem que para ele resulte ansiedade ou dor.
  • Art. 10°
    a) Nenhum animal deve ser usado para divertimento do homem.
    b) A exibição dos animais e os espetáculos que utilizam animais são incompatíveis com a dignidade do animal.
  • Art. 11°
    O ato que leva à morte de um animal sem necessidade é um biocídio, ou seja, um delito contra a vida.
  • Art. 12°
    a) Cada ato que leva à morte de um grande número de animais selvagens é um genocídio, ou seja, um delito contra a espécie.
    b) O aniquilamento e a destruição do ambiente natural levam ao genocídio.
  • Art. 13°
    a) O animal morto deve ser tratado com respeito.
    b) As cenas de violência de que os animais são vítimas devem ser proibidas no cinema e na televisão, a menos que tenham como fim mostrar um atentado aos direitos do animal.
  • Art. 14°
    a) As associações de proteção e de salvaguarda dos animais devem ser representadas a nível de governo.
    b) Os direitos do animal devem ser defendidos por leis, como os direitos do homem.

É incrivel a quantidade de extremistas que temos contras as touradas aqui no forum, pena é que nao reencaminhem essas ideias para coisas que realmente importam.
--------------------------------------------------------------------------
Eu não sou estremista. Sou apenas uma pessoa coerente e sensivel e que foi educada no sentido de respeitar quem o rodeia, até mesmo os animais.
Se há algo de que me orgulho na vida é de saber que a minha filha mais velha (com 8 anos) nutre um enorme carinho pelos animais, carinho esse que lhe foi incutido por mim.

Eu estou plenamente de acordo com o Manuel Barbosa faço minhas as palavras dele, pena é que vivemos num país limitado onde todos sabem dizer mal por dizer, mas que ninguem se preocupa em fazer algo para melhorar, amigos deixem-se de tantas merdices e olhem mais para a vossa vida, pois nao acredito que as touradas tenham a minima influencia na vossa vida, e 90% do que li falam sem conhecimos nenhuns do assunto, se querem falar ao menos informem-se do que falam, nao falem porque ouviram o amigo da prima do amigo dizer, ja disse e volto a dizer nem tudo o pareçe o é, Irra que a gente que prefere viver na ignorancia a tentar informar-se melhor das coisas

Mau.........
Que não tenhas respeito pelos animais (touros) já é mau, agora estar a dizer que vivemos num país limitado só porque existem em Portugal pessoas mais civilizadas do que tu; isso já é demais...:sh) :sh) :sh)

Portugal não é um país limitado; alguns portugueses é que são!!!

Era só o que faltava; lá por não perceber nada de touradas, já não se pode ter opinião?!

Em relação à Declaração Universal dos Direitos do Animal, se fosse para ser cumprida na integra, todos comiamos apenas vegetais, ninguém usava os animais na lavoura nem para trabalhar, nem poderiamos ter animais em casa, com a excepção daqueles que lá estão por sua própria vontade.

Eu sou contra as touradas, mas as posições extremas dos defensores dos animais nem sempre ajudam nos seus objectivos.

Ontem fui, vi e gostei. Não vou entrar em insultos (caso que já fizeram aqui comigo) até agora nunca ninguem me insultou cara a cara por eu gostar de touradas, esconder-se atrás de um monitor é muito fácil.
Não fiquei nem mais nem menos inteligente por ter assistido a tal espectaculo (ao contrário do que alguns pensam). É pena os anti-touradas não compreenderem que o nosso gosto pela Festa Brava não afecta em nada a nossa posição social; numa tourada vês todos os tipos de estracto social.

Pessoalmente acho uma tourada um espectáculo cruel !

Excepção seja feita contudo à pega de caras em que temos 600 kgs vs 600 kgs de luta de homem contra animal ! E gosto de ver uma pega.

E há uma coisa em que tenho muita dificuldade em perceber. Porque é que as pessoas aplaudem um ferro espetado no lombo de um touro, mas apupam o cavaleiro quando o touro dá com os cornos no cavalo ?!

Ou seja, porque se preocupam com a integridade fisica do cavalo e nao co a integridade fisica de um touro ?!

A tourada era mais gira se:
Não serrassem os cornos do touro.
Houvesse plateia também para os apoiantes do touro.
Não espetassem o touro antes da pega.

Aí sim gostava de ver os herois de collants...[:D]

Se chamam extremistas às pessoas que defendem os direitos dos animais então eu sou extremista.

Tenho dito

Que giro...

Mas giro,giro era ver os insultos que por aqui andam serem feitos cara a cara...isso é que era giro.

Não para alguns claro, por razões mais que óbvias, mas seria bem giro...tal como as touradas.

Voltar
Superior