Toyota Hilux 4x4

Hoje fiz a primeira viagem pela AE na Hilux. Fiquei bastante agradado com o conforto e com os pneus que são super silenciosos(mas fora de estrada comprometem um bocado), uns Goodyear.
Para os 120cv que tem ate acho o motor bastante disponível, sem grande dificuldade chegou aos 150 numa ligeira subida. A 1230 não chega a ir ás 3000rpm, para um carro de 5 velocidades não está mau.
O único contra: já não estar habituado a pagar classe 2 :sh)

Novidades sobre a Hilux, mas indesejáveis.
Partiu o tubo de escape junto à primeira “panela”(não sei se posso chamar panela ou se é EGR ou outra treta qualquer).
Nunca me tinha acontecido tal coisa, é certo que a carrinha já tem 10 anos mas mesmo assim... Amanhã vou ver se dará apenas para soltar ou se tem mesmo de levar tubo novo.

A máquina tem andado bem, é só encher de gasóleo e andar felizmente. As médias andam na casa dos 10L, mas como não tem CB nem nos preocupamos com essa parte. Está quase a ir à revisão, não sei se dos 120 ou 130 mil e vamos pedir para trocar o rolamento de encosto para acabar com o grilar.

IMG-20190412-100120.jpg

IMG-20190412-100023.jpg

essa Toyota é para levar prisioneiros atrás?? [:D]

É um shuttle improvisado com capacidade todo o terreno...se fosse para prisioneiros as janelas teriam de ser bem encurtadas...e não seriam luzes rotativas amarelas no tejadilho...

epdm - empresa de perfuração e desenvolvimento mineiro...será?

Como são fãs de hilux...e VM é viatura mista...
http://www.epdm.pt/ver-equipamento.php?id_e=27&lang=pt

Last edited:
É um shuttle improvisado com capacidade todo o terreno...se fosse para prisioneiros as janelas teriam de ser bem encurtadas...e não seriam luzes rotativas amarelas no tejadilho...

epdm - empresa de perfuração e desenvolvimento mineiro...será?

Como são fãs de hilux...e VM é viatura mista...
EPDM - Viaturas Mistas

Está ali um belo caixote. :sh)

Pelas cadeiras que tem atrás, é mesmo para transporte de pessoas. Em termos de segurança como é que homologam estas "box's"?

Já agora porque raio é que tem snorkel?!

Estes carros não podem circular na estrada. Se reparares nem matricula têm [;)]. Basicamente é carrinhos para andar lá no "quintal".
Em relação ao Snorkel, já viste a quantidade de água que existe em determinas zonas do subsolo? Nem é preciso muito, basta um pequeno buraco e muita chuva de inverno.

Estes carros não podem circular na estrada. Se reparares nem matricula têm [;)]. Basicamente é carrinhos para andar lá no "quintal".
Em relação ao Snorkel, já viste a quantidade de água que existe em determinas zonas do subsolo? Nem é preciso muito, basta um pequeno buraco e muita chuva de inverno.

Reparei na ausência de matricula, mas achei que é por ser novo e ainda não estar matriculado.
Eu sei que o subsolo pode ser húmido, bastante, mas daí a andar submerso em água... até porque os pneus que tem não condizem com essas condições :sh)

Reparei na ausência de matricula, mas achei que é por ser novo e ainda não estar matriculado.
Eu sei que o subsolo pode ser húmido, bastante, mas daí a andar submerso em água... até porque os pneus que tem não condizem com essas condições :sh)

Ainda deve levar uns extras para os porradões do dia a dia na mina...repara nas chapinhas metalicas que seguram o parachoques à carroçaria...aqueles pneus derretem-se num instante depois logo colocam outros mais capazes...de qualquer modo dá para safar...o snorkel é porque sim, porque a maioria das máquinas daquela categoria na empresa têm snorkel...antes ter e não precisar do que não ter e precisar...
Não é para vips é para levar engenheiros e operários para a mina...

Não sei se apenas leva VIPs e Engenheiros, mas leva-os todos para as profundezas da terra, correcto.

Está ali um belo caixote. :sh)

Pelas cadeiras que tem atrás, é mesmo para transporte de pessoas. Em termos de segurança como é que homologam estas "box's"?

Já agora porque raio é que tem snorkel?!

Pessoal, uma das funções do snorkel é efetivamente de permitir circular em níveis de água superiores ao que a viatura suporta de série por curtos períodos de tempo.
Mas existe outra função que é a de recolher o ar num ponto mais alto (normalmente é na cava da roda no caso dos jipes, com os devidos mecanismos, não é assim direto) e ao recolher num ponto mais alto o ar é mais limpo e fresco. Logo vai permitir que o filtro de ar não se entupa tão facilmente. Além desse bocal existem outros bocais que permitem colocar um pré-filtro ciclónico que separa as poeiras mais pesadas do restante ar, antes de chegar ao filtro de série.
ftc1002z.jpg

Ou seja muito usado nas viaturas que fazem muito deserto ou caminhos poeirentos.
30-6.jpg

Como curiosidade... e atendendo que muitos desses carros que circulam em minas, não tem matricula.. serão supostamente mais "baratos".

Tanto mais, que alguns deles nem são vendidos em terras lusas, mas depois encontram-se em minas a circular... exemplo do Toyota "produzido" em Ovar.

Back