Trabalhar custa?

Sempre tive a ideia de mudar-me para um país onde a nossa mão de obra tivesse um reconhecimento monetário mais justo mas o facto de ter emprego a efectivo mais a mulher, a solidão e principalmente o receio de me dar mal faz com que ainda prefira viver remediado em Portugal do que viver melhor fora.

Pode ser que mude de ideias...

Se queres vir para fora esquece essas coisas.

O emprego hoje é efectivo amanhã está falida a empresa. Enquanto trabalhei em Portugal não queria ser efectivo pois se quisesse mudar tinha de esperar 2 meses! Ou nos valorizamos ou ninguém o faz.

Se quer-se mudar não se pode ter medo. Tem de se sair a pensar: "eu vou vencer!" Foi assim que vim e vai ser sempre assim. Se alguma vez não correr bem só tenho de me levantar e voltar à luta..

Vir já derrotado à partida? Não obrigado..

O emprego hoje é efectivo amanhã está falida a empresa. Enquanto trabalhei em Portugal não queria ser efectivo pois se quisesse mudar tinha de esperar 2 meses! Ou nos valorizamos ou ninguém o faz.

Se quer-se mudar não se pode ter medo. Tem de se sair a pensar: "eu vou vencer!" Foi assim que vim e vai ser sempre assim. Se alguma vez não correr bem só tenho de me levantar e voltar à luta..

apr:)apr:)apr:)apr:)apr:)

Partis-te a loiça toda com esta...

Não há dúvida que os bons topam-se à légua. [;)]

E vão longe. [:cool:]

Sempre tive a ideia de mudar-me para um país onde a nossa mão de obra tivesse um reconhecimento monetário mais justo mas o facto de ter emprego a efectivo mais a mulher, a solidão e principalmente o receio de me dar mal faz com que ainda prefira viver remediado em Portugal do que viver melhor fora.

Pode ser que mude de ideias...

Muda de ideias[;)]

Eu trabalhei numa empresa 2 anos e 7 meses, passaram-me a efectivo e rescindi para vir para cá[:D]

Estive efectivo menos de duas semanas[:D]

Havia pessoal a chamar-me maluco....a dizer que já tinha emprego para toda a vida:sh)

Eu, que tinha 28 anitos, formação na área , e ganhava pouco....[:D] emprego para toda a vida[8b]

Aqui também ja estou efectivo, e a minha namorada que chegou 3 meses depois também está. Continuo a ganhar pouco[:D] mas um pouco mais do que antes[;)]

E ando já a pensar no próximo destino[:blush:]

Se não fosse a ***** da crise, que afecta bastante a minha área, seria mais fácil, e quase de certeza que sairia agora em 2009....neste momento não sei.....mas assim que surja uma oportunidade apetecível....lá vou eu[:blush:]

Cá vai mais um tópico (de encher chouriços).

Pois bem, com o panorâma nacional (português), muito mau no que o desemprego diz respeito, quem diz desemprego, pode falar em falta de meios/dinheiro, previsões de futuro muito fracas/ou não muito boas (é o mesmo), etc, etc, etc.

O que me levou a criar este tópico, não só tendo interesse em falar sobre o assunto (a malta no msn está off [:)]), para perceber também o porquê.

Encontro-me na Suíça e com felicidade que recebemos a notícia após muita procura, a "Maria" tem emprego a começar em breve.

O que acontece é que precisam de mais pessoal para a mão-de-obra a que vão estar sujeitos.

Ora sabendo que uns familiares meus (não são os únicos), estão apertados e sem jeito de dar a volta por cima, convidei-os a se lançarem no "projecto" [:)].

Os mesmos estão desempregados e ambos "ganham" uma m3rda ao fim do mês, nem aos 1000 euros chega e acho (ACHO!) que estão em vias de entregar o apartamento (prestações em atraso).

Os ganhos para ambos, ascendiam aos 4000 euros, apenas por 8 meses, apenas tinham de vir para cá, bulir [;)] e voltar para casa (no fim do tempo) com os bolsos cheios, MAS NÃO.

Ambos têm 50 anos, mais coisa, menos coisa e em Portugal para a área deles, não têm hipótese (infelizmente/não têm estudos) e por aqui, tendo 50 anos ou 30 anos, pouco importa, desde que faça um bom trabalho, mesmos os trabalhos puxados ou não.

Todos sabemos que em Portugal, muitas pessoas com 50 anos, pouco têm por onde se virar, muitos patrões não querem empregados novos com 50 anos de idade.

Resultado e como disse, recusaram a "oferta" e continuarão a contar tustões ao fim do mês e a coça-los e a queixarem-se que a vida está má [:)].

Lembro que ambos têm filhos crescidos e que nada lhes impede de viver esta pequena aventura, para um "futuro" melhor.

PS: Porquê que tendo possibilidades de subir á tona (estando no fundo, mesmo no fundo), se recusam e depois fartam-se de queixar que a vida não lhes sorri.

Não estou a ver onde lhes custa trabalhar. Se já têm 50 anos, para quê mudar para outro país?

Podes explicar isso em detalhe? [;)]

eheh

A minha irmã é emigrante na Suiça, já lá passei uns tempos, e sei qual é a realidade de lá.

Embora a gasolina e os carros sejam bem acessíveis, o resto das despesas são muito caras, como a alimentação, renda da casa (lá é muito difícil comprar casa), etc.

No entanto, é um país muito evoluído socialmente, tecnologicamente...

Pessoalmente, preferia viver na Suiça com 2000€ do que em Portugal com 700€ [:p], mesmo que no fim o saldo não fosse positivo. Lá as condições de vida são muito melhores. Quem lá vai não quer vir embora. Nada a ver com esta bandalheira que é Portugal.

Aquilo que quis salientar com esse meu comentário foi que, não devemos comparar o dinheiro ganho cá com o dinheiro ganho lá, pois o preço da maior parte dos bens indispensáveis é bem mais cara lá!

Procurar uma vida melhor deveria ser um dever cívico de cada cidadão!

Parabéns pelo acto que tomaste Wolfman

Boa contribuição para o tópico! NOT!

Respondendo ao tópico em si, tens de ver que a mentalidade das pessoas mais idosas muda. A maneira de ver o "mundo" já não é a mesma e ao pensarem que a vida deles já pouco mais tem para dar, tem medo de embarcar numa aventura dessas. Mesmo não tendo "nada" que os prenda cá, há sempre aquelas valentes frases que toda a gente conhece do tipo "Hei-de morrer na minha casinha" ou "Desta terra nunca mais hei-de sair" e coisas deste tipo que os (idosos) prendem por cá. Mas sim, definitivamente é uma mente muito fechada!

Cumprimentos,

Mike_121
Idosos?! têm entre 45 e 52 anos! como isto anda, possivelmente têm mais 50 pela frente[:)][:)]

Se não se mexem estão bem ******s

Na suiça, ganhar 2000€ é como ganhar cá 700€

Exacto, muitos pensam só no ordenado e esquecem o custo de vida depois lá. É os portugueses a irem se embora, e os estrangeiros virem para cá! [8b] Admiro tua coragem que tiveste em arriscar ao ir para aí trabalhar, começar do zero. Fico contente por estares num país justo como dizes, e que valorizam o teu trabalho e pagam excelentes ordenados. Mas valorizo MAIS os que por cá ficam lutar diariamente, trabalhar arduamente conseguir sobreviver a esta crise, e a dar volta por cima! Sem nunca abandonar o seu país, e encarar os problemas que actualmente o país enfrenta. [;)] É de louvar não?!

Mas se não têm vontade de trabalhar não vai ser no estrangeiro que a vão ter.
O que toda a gente busca não é trabalho, mas sim emprego. preferem ter um emprego a ganhar 500€ mes do que trabalhar e ganhar 750€.
Cansa, mas logo disfrutas, não cansa mas também não disfrutas.
Eu estou umas ilhas mais ao lado do Tiago Leal, e foi mesmo a crise que atrasou bastante alguns projectos. Mas felizmente a coisa corre, melhor que julgava.
Custa bastante abandonar o país(not) mas sim amigos e familia. estou cá com a namorada/esposa já tivemos cá os nossos contratempos ( os dois no desemprego)mas nunca deixamos morrer a vontade de vingar. O que creio que falta a muito português é a ambição de ir comprovar que em certas ocasiões realmente o relvado de vizinho é mais verde.[;)]

O Tuga sempre foi emigrante e explorador. Por isso essa história do tuga não procurar melhorar o nível de vida é treta...

Digo o mesmo.

Independentemente do que se faça.

Só o facto de abandonar tudo para se ter uma vida melhor merece os meus parabéns.

eheh

A minha irmã é emigrante na Suiça, já lá passei uns tempos, e sei qual é a realidade de lá.

Embora a gasolina e os carros sejam bem acessíveis, o resto das despesas são muito caras, como a alimentação, renda da casa (lá é muito difícil comprar casa), etc.

Pessoalmente, preferia viver na Suiça com 2000€ do que em Portugal com 700€ [:p], mesmo que no fim o saldo não fosse positivo. Lá as condições de vida são muito melhores. Quem lá vai não quer vir embora. Nada a ver com esta bandalheira que é Portugal.

Aquilo que quis salientar com esse meu comentário foi que, não devemos comparar o dinheiro ganho cá com o dinheiro ganho lá, pois o preço da maior parte dos bens indispensáveis é bem mais cara lá!

Tendo um exemplo muito próximo e mesmo ter experimentado o mesmo, sabes melhor do que muitos, que não só os ordenados estão em cima da mesa, na altura de comparações.

Em Portugal, para teres uma boa casa, ou com crédito ou tens dinheiro.

Um casal nuns meros 5 anos e tendo como principal objectivo a construção de uma casa (tal como o meu), consegue-o, em Portugal não.

Em Portugal o pessoal vai ao "fim do mundo" para a compra daquele carro e gasta mundos e fundos, apenas num pedaço de metal e borracha (prazer e emoção não são para aqui chamados [:p]).

Aqui esse pedaço de metal e borracha, não é só um bocadinho mais barato, é muitíssimo mais barato e sabes bem que sim.

Um T2/T3 que consigas por 1000€ já com as despesas pagas (água/luz) e num casal a ganhar 4000€ (hã aqui N, que ganham bem mais), sempre sobra muito mais, do que em Portugal com os tais 1400€ [;)] e para comprar carro novo, até podes disponibilizar (crédito e com permi B) uns 500€ mensais que compras um carro do c........, e ainda te sobram 2500€ para despesas do carro, comida, saídas e enviar money para Portugal [;)]...

Obrigado [;)].

Que corra tudo pelo melhor com o teu novo projecto [kiss], estamos contigo...

Exacto, muitos pensam só no ordenado e esquecem o custo de vida depois lá. É os portugueses a irem se embora, e os estrangeiros virem para cá! [8b] Admiro tua coragem que tiveste em arriscar ao ir para aí trabalhar, começar do zero. Fico contente por estares num país justo como dizes, e que valorizam o teu trabalho e pagam excelentes ordenados. Mas valorizo MAIS os que por cá ficam lutar diariamente, trabalhar arduamente conseguir sobreviver a esta crise, e a dar volta por cima! Sem nunca abandonar o seu país, e encarar os problemas que actualmente o país enfrenta. [;)] É de louvar não?!

Mas lutar para o quê??? O que é que o país nos dá em troca???
O que tem dado??? o magalhães??? mais impostos, apertar mais o cinto.
Tens segurança??? podes andar sem medo de ser assaltado e o tens bens furtados e o vandalo na rua a rir da tua cara.
Podes ir ao centro de saúde e ter de aguentar 2 horas para ser atendido, e o medico ser obrigado a atender-te a correr porque ainda tem muita gente a consultar, isto se não tiveres de fazer 100km para ir ao centro porque fecharam o que tinhas á porta.

Estou a ser egoista com o meu proprio país, sim estou, mas há muito tempo que o país falhou comigo e com todos nós.

eheh

Tens razão no conceito, mas falhas redondamente nos números.

Senão explica-me como eu ganhando um pouco menos de 2.000€ consigo poupar 800€ por mês.. [:D]

Números muito redondos:

Portugal

Ordenado: 1500€ - casa 400€ - carro 300€ - despesas dia a dia 300€ = 500€ que se poupa por mês

Fora de Portugal (num dos muitos destinos que o permitem):

Ordenado: 3000€ - casa 700€ - carro 300€ - despesas dia a dia 500€ = 1500€ que se poupa por mês

Queres mesmo comparar custo de vida e ordenados??

Números muito redondos:

Portugal

Ordenado: 1500€ - casa 400€ - carro 300€ - despesas dia a dia 300€ = 500€ que se poupa por mês

Fora de Portugal (num dos muitos destinos que o permitem):

Ordenado: 3000€ - casa 700€ - carro 300€ - despesas dia a dia 500€ = 1500€ que se poupa por mês

Queres mesmo comparar custo de vida e ordenados??

Se me permites corrigir, todos sabemos que um carro em Portugal é dos mais caros da Europa, senão no Mundo, portanto tirando uns 100 euros aos gastos em carro fora de Portugal, ficar-se ia com 1600€ de poupança...

Back