Traço continuo

jackp0t

New member
boas!

quando andava a tirar a carta de conduçao aprendi q em algumas situaçoes era possivel e permitido pisar (ou ultrapassar) o traço continuo.

nao sei se é a unica situaçao, mas uma q me recordo, é no caso de existir um obstaculo na via. por ex: um carro mal estacionado, obras, etc...

devido ao mau estado das estradas, e ao tentar estimar um carro de q gosto mto, é frequente pisar traços continuos para me desviar de algumas caracteras no asfalto.

a minha questao é:

encontrando um xor agente meio implicativo, posso ser multado por pisar um traço continuo por me estar a desviar de um buraco na estrada?
isto partindo do principio q ligo o pisca e tal...coisa q raramente faço pq qd encontro esses obstaculos nao estou propriamente a espera deles! so da tempo pra desviar.

Last edited:
boas!

quando andava a tirar a carta de conduçao aprendi q em algumas situaçoes era possivel e permitido pisar (ou ultrapassar) o traço continuo.

nao sei se é a unica situaçao mas a unica q me lembro é no caso de existir um obstaculo na via. tal como um carro mal estacionado, obras, etc...

devido ao mau estado das estradas, e a tar um carro q gosto de estimar, é frequente pisar traços continuos para me desviar de algumas caracteras no asfalto.

a minha questao é:

encontrando um xor agente meio implicativo, posso ser multado por pisar um traço continuo por me estar a desviar de um buraco na estrada?
isto partindo do principio q ligo o pisca e tal...coisa q raramente faço pq qd encontro esses obstaculos nao estou propriamente a espera deles! so da tempo pra desviar.
Nunca aprendi isso na escola de conduçao :confused: O que me diziam é que o traço continuo é como uma barreira de betao, e o duplo continuo era uma barreira ainda mais forte, nao sendo possivel, em caso algum, pisa-lo. [:D]

Ma se houver obras, ou algo parecido... Acho que sim... Nao sei :)

Exacto e por vezes encontramos obras a obstruirem a estrada, estacionamos o carro e esperamos 2 meses que as obras acabem [8b]

Essa é outra questão. e se as obras fossem bem executadas a sinalização horizontal estaria acautelada e alterada para amarela de maneira a que não se pise traços continuos, mas como estamos em portugal já se sabe:sh)

Mas é PROIBIDO PISAR qualquer traço continuo.

Num mundo perfeito, nunca seria preciso pisar linhas contínuas, pois o pessoal nunca estacionaria à campeão, as obras estariam devidamente sinalizadas, as estradas não teriam crateras em vez de buracos...

Como não é perfeito, lá tem de se pisar de vez em quando uma linha contínua ou outra...

Acredito q num mundo ideal as coisas funcionem assim... Q n se possa mesmo.

Agora posso afirmar q no meu exame de conduçao pisei um traço continuo. Encontrei um carro estacionado em 2 fila... abrandei, liguei o pisca e disse "vou pisar o traço continuo para ultrapassar um obstaculo na via". E aqui estou com carta de conduçao...

Realmente acho q vai depender do bom senso do xor agente...

De qq forma tenho de passar por 1 escola de conduçao e perguntar se nao existe mesmo 1 excepçao para estes casos...

Já agora... o mesmo conceito aplica-se aos traços continuos na direita da via? As chamadas... guias?

Last edited:
Faço o mesmo que tu, sempre que possivel claro, de modo a não andar a dar cabo do carro nas estradas, que estão atoladas de crateras...

Numa situação em que meta policia acho que vai depender apenas da boa vontade e compreensão da policia...

boas!

nao sei se é a unica situaçao, mas uma q me recordo, é no caso de existir um obstaculo na via. por ex: um carro mal estacionado, obras, etc...

devido ao mau estado das estradas, e ao tentar estimar um carro de q gosto mto, é frequente pisar traços continuos para me desviar de algumas caracteras no asfalto.

a minha questao é:

Acho que ao fazeres a pergunta já estavas a dar a resposta... [;)]

O que podes é, se isso acontecer, recolher de imediato provas (fotos) para poderes contestar, com os argumentos que referiste.

Eu não aprendi nada disso e não me acredito muito que se possa (legalmente) pisar o traço continuo.
Claro que nas aulas de condução (bem como no dia-a-dia) sempre que algum obstáculo aparecia eu desviava-me dele mesmo que para isso pisasse o traço mas porque não ia-mos la ficar o dia todo a espera e o meu instrutor disse que no exame se acontecesse uma coisa semelhante devia pedir ao Examinador pra cometer esse infracção e que eles diziam sempre pra o fazer, mas devia-mos pedir pra ele ver que sabia-mos o que estava-mos a fazer!

Abraço

Last edited:
Agora posso afirmar q no meu exame de conduçao pisei um traço continuo. Encontrei um carro estacionado em 2 fila... abrandei, liguei o pisca e disse "vou pisar o traço continuo para ultrapassar um obstaculo na via". E aqui estou com carta de conduçao...

Realmente acho q vai depender do bom senso do xor agente...

Ou do examinador... conheço um tipo que estava em exame e precisava de virar à direita a seguir a uma passadeira. Ora, ao se aproximar da passadeira, havia um traço contínuo (haviam várias faixas) e uns gajos que andavam a regar a relva ali à volta, deixando a mangueira a ocupar parte da faixa mais à direita possível.
Ora, este tipo desviou-se da mangueira, e para isso, pisou esse traço contínuo e uns 5 metros antes da passadeira, notando-se que não haviam mais carros na estrada...

...e chumbou por causa disso. OK, que eu saiba não pediu, é certo... mas acho que o bom senso tb era bom quando implicava 25 contos (nesses velhos tempos) para repetir o exame.

Ou do examinador... conheço um tipo que estava em exame e precisava de virar à direita a seguir a uma passadeira. Ora, ao se aproximar da passadeira, havia um traço contínuo (haviam várias faixas) e uns gajos que andavam a regar a relva ali à volta, deixando a mangueira a ocupar parte da faixa mais à direita possível.
Ora, este tipo desviou-se da mangueira, e para isso, pisou esse traço contínuo e uns 5 metros antes da passadeira, notando-se que não haviam mais carros na estrada...

...e chumbou por causa disso. OK, que eu saiba não pediu, é certo... mas acho que o bom senso tb era bom quando implicava 25 contos (nesses velhos tempos) para repetir o exame.

Eu no meu exame tive que pisar um traço contínuo, mas perguntei primeiro se podia fazer isso, por que o meu instrutor disse-me sempre para fazer isso.

Eu qd tirei a carta há uns anos, foi-me dito q nem assim se pode pisar o traço continuo, obviamente toda a gente pisa e segue-se uma regra de bom senso, mas no caso de se chumbar no exame por isso ou se levar uma multa somos chumbados/autuados segundo o código da estrada.

Eu no meu exame tive que pisar um traço contínuo, mas perguntei primeiro se podia fazer isso, por que o meu instrutor disse-me sempre para fazer isso.

por acaso, em conversa - o instrutor dele nunca lhe tinha colocado essa questão porque tb nunca tinha sido preciso... ou se foi (já nem se lembra), concordo com ele - é uma questão de bom senso... ainda por cima se ele estava na faixa dele e se desviou para não pisar a mangueira... simplesmente agiu com naturalidade, como se de facto estivesse a conduzir...
...das duas uma: ou o examinador achou que ele tinha pouco amor ao dinheiro e pouca vontade de tirar a carta e se mandou para cima do traço de propósito ou só quis "mostrar quem manda" (tipo "Ah, não me pediste? então espera lá que já te conto")...

boas!

a minha questao é:

Efectivamente em algumas circunstâncias pode-se pisar o traço contínuo.
Lembro-me de no código dizerem que o traço contínuo não pode ser visto como um muro. Lembro-me também do exemplo de um veiculo de grande dimensões que quer virar à esquerda e para ter espaço para o fazer tem que ocupar parte da faixa contrária e pisar o traço continuo.

A resposta foi afirmativa. [;)]

Não podes em caso algum pisar um traço contínuo.

Olhe que não, olhe que não.... [:p] [;)]

Mas cabe na cabeça de alguém não poder pisar um traço contínuo em caso algum?

Está um carro em 2ºfila com os 4 piscas ligados e sem ninguém dentro dele...vou ficar parado atrás dele à espera que ele venha? E acham que o polícia me vai multar?

Não cabe na cabeça de ninguém! No exame de condução pisei muitos traços contínuos! Não devia ser assim mas em cidade não há volta a dar! (E sim, claro que passei no exame).

num pesado podes pisar um traço contínuo para realizares uma manobra.

Atrevo-me a dizer.... que a maioria dos cruzamentos das povoações mais pequenas é o local ideal para se pisar os traços.

Tb podes pisar com um ligeiro ... desde que justifiques com algo no pavimento, etc e tal.

mas continuo sem saber, no caso de apanhar algum xor agente intolerante, se tenho alguma salvaguarda no codigo da estrada para estas situaçoes...

é q sejamos realistas: se apelo ao bom senso...lol enfim. ja sabemos qual é o resultado...

"como quer pagar a coima?"

Um traço contínuo é uma parede.

Não te pões para aí a atravessar paredes... [pois não?]

Back