Traço continuo

boas!

quando andava a tirar a carta de conduçao aprendi q em algumas situaçoes era possivel e permitido pisar (ou ultrapassar) o traço continuo.

nao sei se é a unica situaçao, mas uma q me recordo, é no caso de existir um obstaculo na via. por ex: um carro mal estacionado, obras, etc...

devido ao mau estado das estradas, e ao tentar estimar um carro de q gosto mto, é frequente pisar traços continuos para me desviar de algumas caracteras no asfalto.

a minha questao é:

encontrando um xor agente meio implicativo, posso ser multado por pisar um traço continuo por me estar a desviar de um buraco na estrada?
isto partindo do principio q ligo o pisca e tal...coisa q raramente faço pq qd encontro esses obstaculos nao estou propriamente a es
pera deles! so da tempo pra desviar.

ok..tb aprendi o mesmo...em alguns casos para contornar obstaculos nao havia problema[br:)]

Eu vivo em Paço de Arcos há um ano e fico espantado todos os dias. Há dois sítios que têm traço contínuo que são "pisados" todos os dias.
Um é em frente à Segurança Social. Para quem não conhece há uma via que se divide em duas à frente da SS e que tem um traço contínuo. A uns poucos metros mais à frente há uma passadeira. Ora há sempre uns chico-espertos que estacionam lá e, por vezes, um gajo não vê os que estão mal estacionados e la tem que pisar o traço contínuo para seguir o percurso. Se não se fizesse como fazer? Com esta concordo em pisar.

No entanto há uma outra situação que não concordo nada. Quem passa à frente da estação da CP em Paço de Arcos, quem vem do centro, há uma via que se divide em dois, mesmo antes de chegar aos semáforos. Ora essa via que se divide em dois encontra-se com traço contínuo. O problema é que os apressados quando vêm que há fila nos semáforos de 2 ou 3 carros pisam o traço e vão para a outra fila. Isso já condeno.

Pois, mas o facto de não existir 'alternativa' não torna o pisar do traço contínuo legal, e se te quiserem multar multam e a multa é legal.

Ora - já se disse antes... se fores multado, a multa é legal, sim... mas há uma diferença entre legalidade e legitimidade... como o código da estrada não pode cobrir todos os pormenores do dia a dia, "confia" no bom senso dos agentes na sua aplicação, dadas as circunstâncias.
Quando este falhe, podes sempre levar a multa a tribunal.

Sinceramente, custa-me muito a acreditar que, numa zona onde haja obras e que o trânsito não esteja cortado, restando uma faixa de 1 metro para os carros circularem, apareça um polícia para multar quem quer que seja...

Atenção:

Está o caldo entornado:

No CE, artº 146 (Contra-ordenações muito graves), alinea o (ó), lê-se:

"o) A transposição ou a circulação em desrespeito de uma linha longitudinal contínua delimitadora de
sentidos de trânsito ou de uma linha mista com o mesmo significado;"

Tou tramado porque farto-me de pisar linhas destas para facilidade de condução.

Então junto ao Oeirasparque quem vem da Quinta da Fonte é sempre. É que na distância exacta para uma pessoa se encostar à faixa da direita sem entrar a matar nos que vêm da AE nem nos que estão a chegar à rotunda, nesse espaço entre a junção dos que vêm da AE e os 30 metros antes da rotunda, está uma linha dessas.....toda apagada porque são muitos os que a pisam.....enfim engenheiros de estradas....bem feitas....

Bom, quando tirei a carta tb me ensinaram que em caso de haver um obstáculo qualquer a ocupar a via, se podia ultrapassar a linha, sob pena de termos de ficar ali parados ou fazer marcha-atrás até ao cruzamento anterior e ir por outro lado. Estão a ver o filme não é.

Se um dia for multado numa situação semelhante à do início do tópico (obstáculo ou qq coisa que não deixe passar), lá terá que ir mais uma para entupir o tribunal....

esta hipotetica situaçao nao se passou cmg. felizmente nunca fui multado por pisar 1 continuo...

mas por o fazer frequentemente (nao a ultrapassar!!!) apenas quis trocar opinioes... isto pq ao ritmo q o cinto anda a apertar sobre as infracçoes, nao me admira nada q comecem a andar atras destes detalhes...

Bem,plo que estou a ver se algum carro estacioanr em 2ºa fila depende do bom senso...
Mas e esta situação:estar um camião com cones a rodea-lo(estando o camião a ser carregado,como acontece muitas vezes quando podam as árvores e plantas junto aos nós das AEs) e tivermos que pisar/transpôr um traço continuo?

Bem,plo que estou a ver se algum carro estacioanr em 2ºa fila depende do bom senso...
Mas e esta situação:estar um camião com cones a rodea-lo(estando o camião a ser carregado,como acontece muitas vezes quando podam as árvores e plantas junto aos nós das AEs) e tivermos que pisar/transpôr um traço continuo?

Não podes passar por baixo do camião, pois não? E por cima também não deve dar jeito porque é alto. Então, terás que passar de lado, pisando o traço continuo. Ou vais ficar eternamente parado atrás do camião à espera que este saia da frente para não pisares o traço?

Bem,ontem em Viseu,como era feriado municipal e dia sem carros no centro da cidade e a juntar isto a rumaria à feira de S.Mateus,na zona da Central de Camionagem era todos os que lá passavam a pisar os traços continuos(da raias)...
Os carros paravam e estacionavam em 2ªa fila...

sobre este assunto tenho a dizer que vou ficar sem carta 1 mes por ter pisado um traço continuo! Segundo o Sr guarda que veio atrás de mim com as luzes ligadas e tudo (foi espetáculo), mandou-me parar e disse que eu tinha iniciado uma ultrapassagem imediatamente antes do traço descontinuo! Paguei 50 euros de multa, contra ordenação muito grave, 2 meses a 2 anos sem carta!
Passado um ano e meio (ou seja, agora), recebi a decisão em casa ....30 dias sem conduzir!

Podes transpor se estiver um agente da autoridade a mandar-te avançar.
Caso contrário, é ilegal e estarás por tua própria conta e risco.

São as ilegalidades que todos cometemos diariamente na selva do trânsito.
:)

Michael

Tirei a carta há mais de meia dúzia de anos e, na altura, já não se podia estacionar se não sobrassem 3 metros entre o nosso veículo e uma linha contínua. [;)]

É possível que seja mais antigo do que me pareceu (o tempo passa muito rápido), mas quando tirei a carta, há mais de trinta anos, não fazia parte (que me lembre).

Essa de não se poder pisar a linha contínua em nenhuma circunstância, como alguns querem fazer crer, não é verdade. Caso a via esteja impedida e não se trate de uma vulgar ultrapassagem, é legal!

Atenção que pisar a linha contínua da berma é igualmente uma manobra de gravidade semelhante.

Não se pode pisar traços continuos em nenhuma situação!

Na escola de condução ensinaram-me que se aparece-se um obstáculo na via tinha pedir autorização ao instrutor para passar, ou ao engenheiro se fosse em exame.

Na estrada se vir um obstáculo obviamente que passo pelo constinuo, mas se lá estiver um policia peço sempre autorização. [;)]

Na escola de condução ensinaram-me que se aparece-se um obstáculo na via tinha pedir autorização ao instrutor para passar, ou ao engenheiro se fosse em exame.

Na estrada se vir um obstáculo obviamente que passo pelo constinuo, mas se lá estiver um policia peço sempre autorização. [;)]

É um facto, é isto mesmo.

O CE não contempla nenhum regime de excepção para a transposição de uma faixa contínua.

Então em que ficamos, pode-se ou não? E nem o instrutor nem o examinador são autoridades de trânsito! E também me lembro de um programa/concurso que passou na TVI sobre o trânsito, em que os instrutores meteram água até dizer chega!

Não acredito que algum Juiz condenasse alguém por pisar uma linha contínua, depois de tomadas as devidas precauções, no caso da via estar impedida!

Bem, eu quando tirei a carta ensinaram-me que um traço continuo é como um muro. No entanto há situações em que obviamente temos que o pisar, se num exame de condução perguntarem se posso ou não posso pisar responderia que não, pois o código diz que não.

Essa minha resposta não era para aqui. Respondendo ao tópico, sim podes. Se quiseres podes dizer ao examinador que vais passar, para mostrares que sabes. Mas não é obrigatorio. Agora tens que abrandar, ou mesmo parar o carro e fazer todas as precauções de seguranca. Ver bem se vem carros, fazer o maximo pela direita e isso. Mas nao exagerar para nao bateres com o espelho. [:D]

Voltar
Superior