Traduções

Ton

New member
Há no fórum quem trabalhe como tradutor(a)? Na semana passada aconteceu-me ter que fazer uma tradução, muito de improviso e numa emergência, e fiquei com curiosidade de saber mais sobre esta actividade.

Pretendo talvez vir a trabalhar como tradutor, é uma das saídas profissionais do meu curso, mas ainda não tive nenhuma cadeira mais directamente orientada para essa actividade. Como tal, também tenho curiosidade de ler algumas experiências, se as houver. ;)

Sou tradutor freelancer há 9 anos e estou disposto a contar algumas das minhas "desventuras" nesta actividade (que infelizmente são muito mais comuns do que seria desejável) :sh) O que pretendem saber?

Como trabalha um tradutor? Utiliza ferramentas informáticas ou faz o trabalho todo à mão? Quanto tempo demora uma tradução "normal"? (Falo de uma obra literária). E se for um documento técnico?

Estas são questões que me ocorreram, mas haverá muitas mais.

Como trabalha um tradutor? Utiliza ferramentas informáticas ou faz o trabalho todo à mão? Quanto tempo demora uma tradução "normal"? (Falo de uma obra literária). E se for um documento técnico?

Estas são questões que me ocorreram, mas haverá muitas mais.

Existem ferramentas informáticas profissionais para os tradutores ... que nao fazem a tradução por eles ... mas ajuda na execução!

Que tipo de desventuras, Lino? Alguma relacionada com aquele tipo de pessoa que pensa que, só por saber uma dada língua, já é capaz de fazer uma tradução satisfatória de um qualquer artigo ou documento técnico? :P

Do lado do utilizador tenho a dizer que os tradutores devem ter um dos trabalhos mais ingratos...

Não deve haver um único livro (para adultos) que seja fácil de traduzir...livros técnicos ou muito específicos devem ser uma dor de cabeça! Traduzir um romance sem desvirtuar o estilo do autor deve ser complicadíssimo, e no final suponho que não tenham o devido reconhecimento.

Conflitos com autores, editoras, etc não devem faltar.

Eu, sempre que possível, leio os originais. Obviamente que me limita nas línguas que posso ler, mas acabo por melhorar nessa língua, e os livros são mais baratos...

Mas é papel dos tradutores trazer a um grupo mais alargado de consumidores o que de bom/genial esses livros possam conter. Além disso, pelo menos por cá, pouca gente há que seja fluente em Alemão ou Italiano, para sugerir dois exemplos.

De resto, pessoalmente também prefiro ler os originais...quando são em línguas que estou a aprender ou das quais tenho bases mínimas. Isso ajuda a evoluír. Já agora, acabo por concordar na íntegra.

eu, como formadora/professora de línguas, já trabalhei como tradutora "ao lado", como complemento
além disso já trabalhei numa empresa de traduções, distribuia as traduções, procurava e contactava os tradutores, recebia as traduções.

As desventuras são muitas: os prazos, os clientes querem sempre para ontem, mas querem qualidade, e querem pagar pouco. Além disso, muitas vezes os clientes reclamam, às vezes com razão outras vezes sem, o documento tem que voltar para o tradutor, o tradutor refila porque já está a trabalhar noutra coisa.
Sem contar os tradutores que me deixaram pendurada com os prazos...às vezes tinha que ficar até às tantas à espera duma tradução.
O stress não compensava, despedi-me, detestava aquilo.

A partir do momento que tive um filho, deixei completamente de fazer traduções pois não tenho tempo.
Ou seja, a menos que sejas especializado numa área de conhecimentos e que possas cobrar um preço justo, as chatices e o trabalho (além do que se gasta em contas da luz por causa do pc sempre ligado, comprar softwares) não compensam...mas é a minha opinião.

Do lado do utilizador tenho a dizer que os tradutores devem ter um dos trabalhos mais ingratos...

Não deve haver um único livro (para adultos) que seja fácil de traduzir...livros técnicos ou muito específicos devem ser uma dor de cabeça! Traduzir um romance sem desvirtuar o estilo do autor deve ser complicadíssimo, e no final suponho que não tenham o devido reconhecimento.

Conflitos com autores, editoras, etc não devem faltar.

Eu, sempre que possível, leio os originais. Obviamente que me limita nas línguas que posso ler, mas acabo por melhorar nessa língua, e os livros são mais baratos...

eu, como formadora/professora de línguas, já trabalhei como tradutora "ao lado", como complemento
além disso já trabalhei numa empresa de traduções, distribuia as traduções, procurava e contactava os tradutores, recebia as traduções.

As desventuras são muitas: os prazos, os clientes querem sempre para ontem, mas querem qualidade, e querem pagar pouco. Além disso, muitas vezes os clientes reclamam, às vezes com razão outras vezes sem, o documento tem que voltar para o tradutor, o tradutor refila porque já está a trabalhar noutra coisa.
Sem contar os tradutores que me deixaram pendurada com os prazos...às vezes tinha que ficar até às tantas à espera duma tradução.
O stress não compensava, despedi-me, detestava aquilo.

A partir do momento que tive um filho, deixei completamente de fazer traduções pois não tenho tempo.
Ou seja, a menos que sejas especializado numa área de conhecimentos e que possas cobrar um preço justo, as chatices e o trabalho (além do que se gasta em contas da luz por causa do pc sempre ligado, comprar softwares) não compensam...mas é a minha opinião.

e para receber o dinheiro das traduções,boa sorte! anda tudo a pagar com meses e meses de atraso

Estes 3 posts resumem, quase na totalidade, as desventuras de que falava.

Como caso concreto na 1.ª pessoa, posso dizer-vos que existe uma empresa que me está a dever mais de 5000 € (sim, cinco mil!!! [8b] [s)]) há perto de 2 anos de 2 livros que traduzi e já foram publicados há bastante tempo. O caso está em tribunal...

Back