eu, como formadora/professora de línguas, já trabalhei como tradutora "ao lado", como complemento
além disso já trabalhei numa empresa de traduções, distribuia as traduções, procurava e contactava os tradutores, recebia as traduções.
As desventuras são muitas: os prazos, os clientes querem sempre para ontem, mas querem qualidade, e querem pagar pouco. Além disso, muitas vezes os clientes reclamam, às vezes com razão outras vezes sem, o documento tem que voltar para o tradutor, o tradutor refila porque já está a trabalhar noutra coisa.
Sem contar os tradutores que me deixaram pendurada com os prazos...às vezes tinha que ficar até às tantas à espera duma tradução.
O stress não compensava, despedi-me, detestava aquilo.
A partir do momento que tive um filho, deixei completamente de fazer traduções pois não tenho tempo.
Ou seja, a menos que sejas especializado numa área de conhecimentos e que possas cobrar um preço justo, as chatices e o trabalho (além do que se gasta em contas da luz por causa do pc sempre ligado, comprar softwares) não compensam...mas é a minha opinião.