Transporte de Combustivel

Henri

New member
Boas, não sei se este tópico ja foi colocado.

Ultimamente tenho andado com um jerrycan de 5L de gasolina no porta bagagens. Posso pagar multa?

O transporte de combustivel num veículo particular sem licença para tal, acho que é ilegal, mas se eu me fosse a preocupar com todas as ilegalidades, nem saía de casa.

Boas, não sei se este tópico ja foi colocado.

Ultimamente tenho andado com um jerrycan de 5L de gasolina no porta bagagens. Posso pagar multa?

Também depende do "jerrycan", há uns específicos para isso...
Além de não ser muito seguro a vários níveis, nem quero imaginar o cheiro se isso derrama... [:vm)]
Em alguns postos de abastecimento nem te deixam colocar combustível num "jerrycan" se não for próprio para esse fim...

Existe legislação própria para o transporte de mercadorias perigosas, que acho que devias tentar encontrar na net e ler....
Penso que a forma como é transportado e a quantidade é que diferenciam o que é legal e o que não é...

Mas estou só a dar a minha opinião, não tenho certeza que seja mesmo assim...

Fiquei apeado ontem e tive de ir comprar um jerrycan, enchi o deposito e depois ainda fui encher com 2,5L para em caso de ficar apeado outra vez ter ali a gasolina. Confiei no ponteiro do 106 e deu barraca.

Última edição:
Não te aconselhava a fazeres isso (andar com gasolina no interior do carro, constantemente).

1º - Gasolina é um líquido muito volátil (evapora-se facilmente), podendo, num caso extremo, originar risco de explosão, se a concentração do vapor de gasolina for muito elevado.

2º - Pelo facto de a gasolina também ser volátil, o mais provável é esta, passado 2 ou 3 meses, se ter evaporado toda do pote, e este ficar vazio.

Legal ou ilegal não sei, já ouvi tantas opiniões contraditórias sem nunca me ter dedicado a pesquisar. Mas se se vendem jerrycan´s homologados para o efeito duvido que seja ilegal. Tenho 5 jerrys desses homologados, de 10 litros cada, de 2 em 2 meses vou a Espanha, encho o depósito, os 5 jerrys e ainda trago duas botijas de gás. No caminho de regresso venho alegremente fumando um cigarrinho com a minha Maria. Se algum dia fizer buummmm... bem, o crematório não chega a ser opção.

Legal ou ilegal não sei, já ouvi tantas opiniões contraditórias sem nunca me ter dedicado a pesquisar. Mas se se vendem jerrycan´s homologados para o efeito duvido que seja ilegal. Tenho 5 jerrys desses homologados, de 10 litros cada, de 2 em 2 meses vou a Espanha, encho o depósito, os 5 jerrys e ainda trago duas botijas de gás. No caminho de regresso venho alegremente fumando um cigarrinho com a minha Maria. Se algum dia fizer buummmm... bem, o crematório não chega a ser opção.

Não sei se isso não te pode correr mal um dia...
Já alguma vez foste fiscalizado na fronteira?
Acho que isso pode trazer problemas por causa da "importação de produtos petrolíferos".

Já, mais que uma, nunca pediram para abrir o porta bagagens. Perguntam se bebi, alguns mais curiosos o que vim fazer, ao que respondo que vim meter gasolina, como é muito comum, mandam seguir. Já pensei nisso, mas é uma "banalidade" para quem vivo junto à fronteira. Eu acho que fecham os olhos porque gostam de vender.

Para além do que já disseram, a gasolina deteriora-se com o tempo pelo que quando a fosses utilizar daqui a sabe-se lá quantos meses provavelmente já não estaria em muito bom estado.

só espero um dia não bater na traseira do teu carro

Voltar
Superior