Travagens de emergencia - como se comportam?

citação:Originalmente colocada por telmauto

Para mim, nada de ABS, quem manda nos travões sou eu!
Não quero centrais hidráulicas a estragar o meu serviço, não deixam desequilibrar o carro, que é isso?
Não se faz.
Controlo de tracção idem. Os semi-eixos são meus, estão pagos, não têm nada que andar lá a prender.
Já não há respeito!!!

O ser Humano faz muitas coisas melhore do que as máquinas e ainda mais do que as máquinas imperfeitas. Mas se o ABS estiver bem concebido é impossível o Homem fazer melhor do que a máquina. Já o G. Berger (ex-piloto F1) dizia o mesmo....

citação:Originalmente colocada por ciber007

Na moto já tive em algumas situações de aperto, tal como no carro. Como a moto tem um poder de travagem maior que um carro trava muito mais depressa e portanto para acompanhar com a caixa torna-se muito complicado. Eu nessas situções acabo por carregar na embraiagem porque sinto a caixa "atrofiar" toda e não consigo reduzir proporcionalmente à velocidade que estou a perder. Isto é, carregar na embraiagem, reduzir, largar embraiagem, voltar a carregar na embraiagem, reduzir, largar embraiagem em poucos segundos é praticamente impossível (a não ser que se metam directas mas não sei se será muito boa ideia).
Pois eu, numa mota que não era minha e numa travagem a 70-80km/h (os travoes tbm n tavam de boa saude[xx(]) pra nao me espetar na traseira do 205:( reduzi de 6a pra 4a directas..coitadinha da DT..[}:)]

Há 2 dias tive que fazer uma travagem de emergência:

ia na A5 com trânsito, ora parado, ora a andar, distraí-me com qualquer coisa dentro do carro... e quando olhei para a frente o carro estava parado, logo ali e eu is, talvez a uns 80...

Travão a fundíssimo de sapatada (instinto) e na cabeça "vou bater, vou bater, já não vai ser muito mas vou bater" o carro parou tão perto do da frente que "quase tive dúvidas se tinha batido".

Reflexões:

- Não me lembro o que fiz com a embraiagem.
- Foi em seco, com uns pneus 225/45-17 em muito bom estado e o ABS foi sempre a funcionar
- O carro foi sempre direitinho a travar
- O ABS foi uma excelente invenção, pois além de permitir encurtar a travagem em fracas condições de aderência (não era o caso), permite manter a direcionalidade
- Acredito que a maior parte dos acidentes são causados por distrações, que é com quem diz falhas humanas.

um ensino ligeiramente menos ranhoso que o actual ja fazia uma ENORME diferença neste tipo de situaçoes. mas e´a velocidade que mata...isto nao tem importancia.

Travei a fundo,juntamente com o pedal de embraiagem.As rodas bloquearam à passagem por um traço continuo ( funcionou tipo gelo ) e tive de largar o pedal do travao e voltar a pressioná-lo para não me enfiar no carro da frente...

O carro não tem ABS.Deveria ter efectuado a travagem de outra maneira,mas o tempo não deu para mais...

citação:Originalmente colocada por SilverArrow

Outra:

Travei com força, não actuou o ABS, o reduzir só 1 ou 2 mudança. Mas a mão vai logo aos 4 Piscas.

Especialmente em AE's, se tenho de travar de forma mais vigorosa, por um acidente ou qualquer outro impedimento a primeira coisa que faço é ligar os 4 piscas, gosto muito da traseira da Fabia como ela está...

Pé na embraiagem e no travão a fundo, ver se há algum sítio para onde me possa desviar em segurança e esperar não bater.

Mas já vi aí pessoal que trava, reduz, liga luzes e o diabo a 7. Sim senhor, temos aqui gente com bons reflexos. :)

citação:KarmaCop213
AH Membro Platinium

11600 Posts
Colocado - 05/10/2006 : 12:17:38
--------------------------------------------------------------------------------

Pé na embraiagem e no travão a fundo, ver se há algum sítio para onde me possa desviar em segurança e esperar não bater.

Mas já vi aí pessoal que trava, reduz, liga luzes e o diabo a 7. Sim senhor, temos aqui gente com bons reflexos. :)

--------------------------------------------------------------------------------
Editado por - KarmaCop213 em 05/10/2006 12:18:07

Ou então com "vontade" de os ter ;)

Tive duas situações

VCI 6:50 da manhã Porto->Gaia
(Naquela curva perigosa debaixo da avenida da boavista)
3 faixas, vou na da esquerda a 90-100km/h
A meio da curva um fiat uno escostado ao muro de betão a ocupar 75% da faixa da esquerda virado para mim!!!!

Pé no travão a fundo, pé na embraiagem a fundo consigo parar activando o ABS (foi o que me valeu porque a estrada estava molhada!)
Fiquei :( com o carro! 5 estrelas mesmo.
Logo a seguir saí dali "a fundo" pela faixa do meio pois o tir que tinha ultrapassado já tinha passado para a da direita quando se apercebeu.
Ainda vi o uno a começar a fazer inversão de marcha e voltando a andar no sentido certo!
Eu pagava para poder ter a filmagem disto das camaras que estão na VCI.

2 situação

N109 00:30 Aveiro -> Figueira Foz
Antes de chegar ao primeiro semaforo depois do fim da AE 17
Apanho um cão, pareceu-me "enorme" travei a fundo mas vi que ia bater e mesmo em cima desviei-me (como o teste do alce), senti o ESP a actuar e vi a luz a acender(piscar).
Acabou tudo em bem, excepto uma nodoa negra numa coxa da minha esposa que foi contra a porta do lado dela.
(ela ia no banco de trás sem cinto, com o meu filho na cadeirinha)

Voltar
Superior