rogerAjacto
Well-known member
Essa solução e emergência é cómica.
O travão de pé não chega...?
Ao fazeres isso vais baralhar a leitura dada à centralina do ABS e o ESP pode entrar de forma errada.
Provavelmente "a electronica" do carro não deixa ativar em andamento! Deve aparecer uma mensagem simpática no CB a dizer para 1º imobilizar o veiculo...[Ja agora...
Pode usar o travao electrico como auxiliar numa travagem de emergencia ?
Ou arrebenta o sistema ?
Por isso é que tenho dois hábitos: deixar sempre o carro engatado e dar à chave sempre com o pé na embraiagem.A mim sempre me fez confusão esse "extra"...
Não só pelo facto aqui relatado como pelo depositar confiança em algo que simplesmente para um carro... Ora, milhares de pessoas deixam o carro sempre desengatado, apenas travado com o travão de mão (Manual ou eletrico).... Manual sempre ofereceu alguma segurança.... agora eletrico não oferece qualquer segurança.... basta a eletronica ter um "bit armado em parvo) que "byte" dar uma despesa avultada se o carro estiver numa rampa....
Será que alguem já pensou nisso? :sh)
Como é que o travão de mão pode ser útil numa travagem de emergência? O travão de pé costuma ter força mais que suficiente para parar as rodas.Ja agora...
Pode usar o travao electrico como auxiliar numa travagem de emergencia ?
Ou arrebenta o sistema ?
Essa solução e emergência é cómica.
Por isso é que tenho dois hábitos: deixar sempre o carro engatado e dar à chave sempre com o pé na embraiagem.
Como é que o travão de mão pode ser útil numa travagem de emergência? O travão de pé costuma ter força mais que suficiente para parar as rodas.
Posso dizer que num carro com travão de pé, pouco usas os travões traseiros....
Quem conhece a estrada da fonte da telha para a costa da caparica, tem um entroncamento a meio (salvo erro junto à praia da saúde)... uma pessoa vai descansada com a familia em passeio e de repente sai uma vw sharan do lado dessa praia e atravessa o entroncamento ficando imobilizado a meio do mesmo.... trava lá em cima daquele "alcatrão" polido..... teve que ser mesmo a puxar o travão de mão e o carro virar 90º..... fiquei lado a lado com ele..... a resposta desse traste foi so um simples "Relaxaaaa.... tá tudo bem"....
Antes que perguntes, o carro tem ABS (que actuou constantemente devido à falta de aderência) e tinha/tem pneus em bom estado e de boas marcas.
Ainda hoje penso no reflexo que me deu para fazer aquilo, mas se nao o tivesse feito, provavelmente teria sido mesmo de frente com o artolas.... e não ia a mais de 40/50kmh...
Como é que o travão de mão pode ser útil numa travagem de emergência? O travão de pé costuma ter força mais que suficiente para parar as rodas.
Comprei precisamente a minha Peugeot 308 SW II modelo Active em vez do Allure precisamente por causa da parvoíce do travão de mão eléctrico.. isso e das jantes de 17".. muito bonitas, mas para as nossas estradas cheias de buracos são óptimas para o reumático e para empenarem!
Ainda no outro dia um a reclamar do novo Mazda MX5 não ter travão de mão eléctrico... OMFG!!! o mundo ande virado do avesso! [8b]
É para a malta que não sabe usar nas subidas..Nunca percebi o porquê dos travões eléctricos.
É mesmo inconveniente puxar uma alavanca e de acesso rápido, ai que chatice.
Enfim.

Nunca percebi o porquê dos travões eléctricos.
É mesmo inconveniente puxar uma alavanca e de acesso rápido, ai que chatice.
Enfim.
vai para um sitio que não tenha transito e experimenta travar e afundo e dosear o travão de mão (não é puxar para sacar pião! )