Travão de mão automático: como desactivar sem bateria?

Ja agora...

Pode usar o travao electrico como auxiliar numa travagem de emergencia ?

Ou arrebenta o sistema ?

O travão de pé não chega...?

Ao fazeres isso vais baralhar a leitura dada à centralina do ABS e o ESP pode entrar de forma errada.

O travão de pé não chega...?

Ao fazeres isso vais baralhar a leitura dada à centralina do ABS e o ESP pode entrar de forma errada.

Pois, o travão eléctrico, mexe com isso tudo, além disso em caso de emergência as mãos devem estar no guiador, penso eu.

O travão de mão "normal" já me safou....

Agora com este, nunca ocasiao para testar

Levantar o carro, retirar rodas e fazer o resto do procedimento?

Quem é que é o maluco que se vai meter debaixo de um carro sem preguiças e sem qualquer tipo de segurança? [8b]

É que nem se encontra grande informação sobre isto..... ridiculo!

Ja agora...

Ou arrebenta o sistema ?
Provavelmente "a electronica" do carro não deixa ativar em andamento! Deve aparecer uma mensagem simpática no CB a dizer para 1º imobilizar o veiculo...[:D]

Quando comprei a minha carrinha queria colocar como extra os sensores de pressão dos pneus, mas como tinha de vir obrigatoriamente com o travão de mão eléctrico, desisti da ideia por esse motivo. Se calho de estacionar numa garagem de frente e fico sem bateria, tenho de passar pelo filme descrito... Ou arranjo boost, ou tenho de ter uns cabos de 5 metros...
Não faz sentido. O sistema de destravar manualmente, deveria ser obrigatório, para estas situações de emergência.
Presenciei uma situação caricata à uns meses atrás...
Era inverno e já de noite, e numa rua com muito pouco transito, diria que não deve passar um carro por hora sequer, numa zona estreita em que só passa um carro, estavam lá um veiculo parado com dois indivíduos no exterior, o que não permitia a passagem de ninguém. Fiquei de pé atrás e parei a uns metros. Ao fim de uns segundos um deles vem na minha direcção e aí pensei, não vem ai coisa boa. Abri o vidro e o tipo pediu imensa desculpa e disse que o carro estava sem bateria e travado, não conseguia destravar pois o travão de mão era eléctrico, caso contrario já o teria empurrado mais para a frente, para permitir a passagem de outros carros. Lá tive de fazer marcha a trás e arranjar alternativa.

A mim sempre me fez confusão esse "extra"...

Não só pelo facto aqui relatado como pelo depositar confiança em algo que simplesmente para um carro... Ora, milhares de pessoas deixam o carro sempre desengatado, apenas travado com o travão de mão (Manual ou eletrico).... Manual sempre ofereceu alguma segurança.... agora eletrico não oferece qualquer segurança.... basta a eletronica ter um "bit armado em parvo) que "byte" dar uma despesa avultada se o carro estiver numa rampa....

Será que alguem já pensou nisso? :sh)
Por isso é que tenho dois hábitos: deixar sempre o carro engatado e dar à chave sempre com o pé na embraiagem.

Ja agora...

Ou arrebenta o sistema ?
Como é que o travão de mão pode ser útil numa travagem de emergência? O travão de pé costuma ter força mais que suficiente para parar as rodas.

"Travão de estacionamento eléctrico e sua forma fácil de destravar quando a bateria dá o prego"

Mais uma das maravilhosas invenções dos automóveis dos últimos anos que ao invés de facilitarem a vida, vem complicar e bastante (tal como os FAPs) !!!!!

A propósito do Prius, ele tem um relé que se pode remover "antes de desligar o carro" para que o travão de parque não seja atuado. Este atua diretamente na transmissão. É uma cavilha que trava o movimento das rodas.

Por isso é que tenho dois hábitos: deixar sempre o carro engatado e dar à chave sempre com o pé na embraiagem.

Como é que o travão de mão pode ser útil numa travagem de emergência? O travão de pé costuma ter força mais que suficiente para parar as rodas.

Posso dizer que num carro com travão de pé, pouco usas os travões traseiros....

Quem conhece a estrada da fonte da telha para a costa da caparica, tem um entroncamento a meio (salvo erro junto à praia da saúde)... uma pessoa vai descansada com a familia em passeio e de repente sai uma vw sharan do lado dessa praia e atravessa o entroncamento ficando imobilizado a meio do mesmo.... trava lá em cima daquele "alcatrão" polido..... teve que ser mesmo a puxar o travão de mão e o carro virar 90º..... fiquei lado a lado com ele..... a resposta desse traste foi so um simples "Relaxaaaa.... tá tudo bem"....

Antes que perguntes, o carro tem ABS (que actuou constantemente devido à falta de aderência) e tinha/tem pneus em bom estado e de boas marcas.

Ainda hoje penso no reflexo que me deu para fazer aquilo, mas se nao o tivesse feito, provavelmente teria sido mesmo de frente com o artolas.... e não ia a mais de 40/50kmh...

Posso dizer que num carro com travão de pé, pouco usas os travões traseiros....

Quem conhece a estrada da fonte da telha para a costa da caparica, tem um entroncamento a meio (salvo erro junto à praia da saúde)... uma pessoa vai descansada com a familia em passeio e de repente sai uma vw sharan do lado dessa praia e atravessa o entroncamento ficando imobilizado a meio do mesmo.... trava lá em cima daquele "alcatrão" polido..... teve que ser mesmo a puxar o travão de mão e o carro virar 90º..... fiquei lado a lado com ele..... a resposta desse traste foi so um simples "Relaxaaaa.... tá tudo bem"....

Antes que perguntes, o carro tem ABS (que actuou constantemente devido à falta de aderência) e tinha/tem pneus em bom estado e de boas marcas.

Ainda hoje penso no reflexo que me deu para fazer aquilo, mas se nao o tivesse feito, provavelmente teria sido mesmo de frente com o artolas.... e não ia a mais de 40/50kmh...

Já me aconteceu semelhante. Na altura falei mal do ABS, com alcatrão vidrado ele passa-se... felizmente não vinha ninguém.

vai para um sitio que não tenha transito e experimenta travar e afundo e dosear o travão de mão (não é puxar para sacar pião! )

Comprei precisamente a minha Peugeot 308 SW II modelo Active em vez do Allure precisamente por causa da parvoíce do travão de mão eléctrico.. isso e das jantes de 17".. muito bonitas, mas para as nossas estradas cheias de buracos são óptimas para o reumático e para empenarem!

Ainda no outro dia um a reclamar do novo Mazda MX5 não ter travão de mão eléctrico... OMFG!!! o mundo ande virado do avesso! [8b]

Comprei precisamente a minha Peugeot 308 SW II modelo Active em vez do Allure precisamente por causa da parvoíce do travão de mão eléctrico.. isso e das jantes de 17".. muito bonitas, mas para as nossas estradas cheias de buracos são óptimas para o reumático e para empenarem!

Ainda no outro dia um a reclamar do novo Mazda MX5 não ter travão de mão eléctrico... OMFG!!! o mundo ande virado do avesso! [8b]

isso das jantes depende muito do pneuzito ou da boia que tenha à volta [:D]

Quanto ao MX5 com travão de mão eletrico...... [8b] so falta dizer que também queria ESP, TPMS (Pressao pneus), e afins extras inuteis [:)]

Nunca percebi o porquê dos travões eléctricos.

É mesmo inconveniente puxar uma alavanca e de acesso rápido, ai que chatice.

Enfim.

Nunca percebi o porquê dos travões eléctricos.

É mesmo inconveniente puxar uma alavanca e de acesso rápido, ai que chatice.

Enfim.

Não se trata disso! O principal argumento é libertar espaço! Ficas com toda aquela zona mais limpa e desimpedida, podendo inclusive criar mais locais de arrumação.

Quanto à fiabilidade do sistema e bugs do mesmo... é outra história!

vai para um sitio que não tenha transito e experimenta travar e afundo e dosear o travão de mão (não é puxar para sacar pião! )

Se travar a fundo as 4 rodas bloqueiam, i.e., param. Que diferença faz o travão de mão?

Se tiver ABS não bloqueiam mas fazem a força máxima de travagem possível sem bloquear.

Back