Travão de mão: como utilizar?

Travão de mão: como utilizar?

• Puxo a alavanca, sem carregar no botão

Votes: 58 53.7%
  • Puxo a alavanca, carregando no botão

Votes: 50 46.3%

• Total voters
    108
Agora estou na dúvida se utilizo ou não o botão! Só mesmo pegando no carro para ver. Mas este travão de mão já teve histórias engraçadas, o ano passado a minha mãe ia travar o carro e conseguiu partir o cabo do travão de mão!

Eu tenho que o puxar bastante para cima ou então o carro não fica bem travado, as vezes quando não travo tanto até me assusto quando largo os pés e vejo o carro a descer lentamente o.o

Se calhar o mesmo está a precisar de uma afinação. [;)]

É que dá para afinar o travão de mão.

Eu puxo o travão sem carregar no botão. O próprio manual do carro apenas refere para "puxar firmemente" o travão, não diz para carregar no botão e puxar.

Com excepção de descidas/subidas, não tenho o hábito de deixar o carro engatado, deixo-o sempre em ponto morto. Basta 1 clic para o carro não sair do sitio, mas quando puxo o travão de mão ele deve fazer 2 ou 3 clics (nao ando a contar [:D]). Só em subidas/descidas é que puxo mais um pouco.

Os carros aqui de casa utilizam discos atrás, mas a minha tia tem um Yaris de 99 de tambores. É engraçado que aquilo com 1 ou 2 clics não trava nada porque desde que o carro esteja em ponto morto dá para empurrar à mesma. Uma vez deu-me na cabeça para ir puxar o travão todo até cima e no fim quando a minha prima pegou no carro fui eu que tive de tirar o travão de mão porque ela não conseguia [:)]

A fazer pontos de embraiagem ai o meu pai carrega no botão, mas eu não utilizo o travão de mão para fazer ponto de embraiagem, basta um pouco de treino que facilmente se faz pontos de embraiagem em subidas sem usar o travão de mão.

Puxo o travão de mão carregando no botão e a altura vai depender da inclinação do terreno. Se for um terreno completamente plano, vai só com um bocadinho de nada. (O carro fica sempre engatado)

Mas para deixar o carro travado tenho uma espécie de ritual, que passo a explicar:

Com o pé no travão de pé, puxo o travão de mão até à altura que acho conveniente. Depois largo o travão de pé e sinto o carro a criar tensão sobre o travão de mão. Depois volto a pisar o travão de pé e destravo o travão de mão, para logo a seguir voltar a puxá-lo novamente. Só aí é que desligo o carro, largo tudo, e vou-me embora.

Puxo o travão de mão carregando no botão e a altura vai depender da inclinação do terreno. Se for um terreno completamente plano, vai só com um bocadinho de nada. (O carro fica sempre engatado)

Mas para deixar o carro travado tenho uma espécie de ritual, que passo a explicar:

Com o pé no travão de pé, puxo o travão de mão até à altura que acho conveniente. Depois largo o travão de pé e sinto o carro a criar tensão sobre o travão de mão. Depois volto a pisar o travão de pé e destravo o travão de mão, para logo a seguir voltar a puxá-lo novamente. Só aí é que desligo o carro, largo tudo, e vou-me embora.

É isto.
Chama-se sensibilidade, e conhecimento do mecanismo. [;)]

Será só impressão minha ou o travão de mão manual é cada vez mais um equipamento com aspecto pré-histórico, principalmente nos carros em que o automático é opcional.

Exemplo:

$T2eC16d,!yME9s5qIGEoBR-ZlmPfKQ~~48_1.JPG

$T2eC16dHJHgE9n0yHD2zBQ007!74WQ~~_19.JPG

Eu puxo o travão sem carregar no botão. O próprio manual do carro apenas refere para "puxar firmemente" o travão, não diz para carregar no botão e puxar.

Com excepção de descidas/subidas, não tenho o hábito de deixar o carro engatado, deixo-o sempre em ponto morto. Basta 1 clic para o carro não sair do sitio, mas quando puxo o travão de mão ele deve fazer 2 ou 3 clics (nao ando a contar [:D]). Só em subidas/descidas é que puxo mais um pouco.

Os carros aqui de casa utilizam discos atrás, mas a minha tia tem um Yaris de 99 de tambores. É engraçado que aquilo com 1 ou 2 clics não trava nada porque desde que o carro esteja em ponto morto dá para empurrar à mesma. Uma vez deu-me na cabeça para ir puxar o travão todo até cima e no fim quando a minha prima pegou no carro fui eu que tive de tirar o travão de mão porque ela não conseguia [:)]

A fazer pontos de embraiagem ai o meu pai carrega no botão, mas eu não utilizo o travão de mão para fazer ponto de embraiagem, basta um pouco de treino que facilmente se faz pontos de embraiagem em subidas sem usar o travão de mão.

Talvez não fosse má ideia, a tua tia afinar o travão de mão. [;)]

Bem, apesar de ter uma amostra pequena, confesso que esperava um resultado mais desequilibrado na votação, com maioria para a primeira opção: Puxo a alavanca, sem carregar no botão.

Nada mais errado do que a minha expectativa, os resultados chegaram a andar com mais votos na segunda opção (Puxo a alavanca, carregando no botão), mas, aparentemente, passado um dia, o resultado é próximo de 50%-50%.

Isto... O manual do meu carro também diz para puxar o travão de mão para travar, apenas faz referência a pressionar o botão para destravar. E também foi assim que aprendi na minha escola de condução, bem como com o meu velhote.

Isto... O manual do meu carro também diz para puxar o travão de mão para travar, apenas faz referência a pressionar o botão para destravar. E também foi assim que aprendi na minha escola de condução, bem como com o meu velhote.

E é exactamente isso que é ensinado e parece ser o correcto.

Deixar o carro em segurança, primeiro engatar o carro (coisa que muita gente não faz, basta uma falha no travão de mão e lá vai o carro começar a andar e até a direito pode andar, basta estar vento para isso), segundo puxar o travão de mão sem carregar em nada, apenas puxar, terceiro desligar o carro.

Depois podemos acrescentar algo que também ensinam na escola e muita gente não faz, primeiro olhar pelo espelho antes de sair para ver se é seguro abrir a porta, segundo sair.

[:D]

Geralmente os manuais dos carros até costumam indicar quantos cliques é preciso para o carro travar.
Por exemplo 1 ou 2 cliques quando em piso plano. E 3 a 5 em inclinação. E dizem para ir a uma oficina afinar caso sejam precisos mais.
Por isso penso que os cliques do travão sirvam para indicar ao utilizador se o travão está afinado correctamente.

Sendo assim, duvido seriamente que o clique cause desgaste. E acredito que usar o botão para travar leve a que se trave o carro com demasiada força, aí sim desgastando os seus componentes.

Posto isto, geralmente não carrego no botão e dou uns 4 cliques (costumo estacionar em inclinação). Se o carro descair dou o quinto clique e ele deixa de descair e engato a mudança apropriada (normalmente a marcha atrás)

Acho que vocês levam o manual do carro e o diz que disse muito a sério.

Andar a contar cliques?! :sh)

Não es o primeiro a dizer me isso...
Conheci um senhor que tambem era mecanico que ao mexer nos carros travava sempre com o dedo no gatilho lol
Pessoalmente eu uso os clicks para saber se está bem travado...se for numa rua plana, tento nao puxar muito o travao, apenas o essencial..se for em declive, conforme a inclinaçao do mesmo faço mais força ou nao.

Se travarem a carregar no botão conseguem puxar mais o cabo porque não têm a resistência dos dentes.

Back