nto
New member
Para travar carrego sempre no botão, apenas por comodismo ao ouvido, nada mais.
Faço-o precisamente, pela mesma questão.
Mas é certo, que ganhei o hábito de o fazer, pressionando o botão.
Já me é natural.
Para travar carrego sempre no botão, apenas por comodismo ao ouvido, nada mais.
Agora estou na dúvida se utilizo ou não o botão! Só mesmo pegando no carro para ver. Mas este travão de mão já teve histórias engraçadas, o ano passado a minha mãe ia travar o carro e conseguiu partir o cabo do travão de mão!
Eu tenho que o puxar bastante para cima ou então o carro não fica bem travado, as vezes quando não travo tanto até me assusto quando largo os pés e vejo o carro a descer lentamente o.o
Puxo o travão de mão carregando no botão e a altura vai depender da inclinação do terreno. Se for um terreno completamente plano, vai só com um bocadinho de nada. (O carro fica sempre engatado)
Mas para deixar o carro travado tenho uma espécie de ritual, que passo a explicar:
Com o pé no travão de pé, puxo o travão de mão até à altura que acho conveniente. Depois largo o travão de pé e sinto o carro a criar tensão sobre o travão de mão. Depois volto a pisar o travão de pé e destravo o travão de mão, para logo a seguir voltar a puxá-lo novamente. Só aí é que desligo o carro, largo tudo, e vou-me embora.
Eu puxo o travão sem carregar no botão. O próprio manual do carro apenas refere para "puxar firmemente" o travão, não diz para carregar no botão e puxar.
Com excepção de descidas/subidas, não tenho o hábito de deixar o carro engatado, deixo-o sempre em ponto morto. Basta 1 clic para o carro não sair do sitio, mas quando puxo o travão de mão ele deve fazer 2 ou 3 clics (nao ando a contar []). Só em subidas/descidas é que puxo mais um pouco.
Os carros aqui de casa utilizam discos atrás, mas a minha tia tem um Yaris de 99 de tambores. É engraçado que aquilo com 1 ou 2 clics não trava nada porque desde que o carro esteja em ponto morto dá para empurrar à mesma. Uma vez deu-me na cabeça para ir puxar o travão todo até cima e no fim quando a minha prima pegou no carro fui eu que tive de tirar o travão de mão porque ela não conseguia []
A fazer pontos de embraiagem ai o meu pai carrega no botão, mas eu não utilizo o travão de mão para fazer ponto de embraiagem, basta um pouco de treino que facilmente se faz pontos de embraiagem em subidas sem usar o travão de mão.
Isto... O manual do meu carro também diz para puxar o travão de mão para travar, apenas faz referência a pressionar o botão para destravar. E também foi assim que aprendi na minha escola de condução, bem como com o meu velhote.Eu puxo o travão sem carregar no botão. O próprio manual do carro apenas refere para "puxar firmemente" o travão, não diz para carregar no botão e puxar.
Agora pode-se criar outro tópico com sondagem: Quantos estalidos dá o teu travão de mão?
Isto... O manual do meu carro também diz para puxar o travão de mão para travar, apenas faz referência a pressionar o botão para destravar. E também foi assim que aprendi na minha escola de condução, bem como com o meu velhote.
eu mando usar uma vaselina especial