Tripadvisor - Quem Usa?

Eu uso e abuso de todas as ferramentas disponíveis. Mas sim, filtrar é muito importante mesmo. Não só nas internauticas, no mundo real também.

Cada um tem as suas expectativas... mas desde dizer que Paris é horrivel (a minha cidade preferida), ou que o país X era porreiro porque a cerveja e o café eram muito parecidos com os nossos... já ouvi de tudo no meu grupo de conhecidos/amigos. É preciso ter muita atenção ao "gosto dos outros".

Uso bastante.

Até agora nao me desiludiu, é preciso saber filtrar, mas sempre que existem dezenas/centenas de bons comentarios, nunca fiquei desiludido com as escolhas.

Por vezes em cidades que desconheço leva-me a restaurantes fantásticos que nunca iria experimentar sem a app.

Verdade. Mas até hoje, em coisas com centenas de avaliações recentes em que seja maioritariamente positiva a opinião, nunca apanhei nenhum barrete.

Já me correu mal uma ou duas vezes. Mas sim, corre quase sempre bem.

Isso faz-me lembrar aquele pessoal que dá pontuação baixa a determinado hotel porque a estação do metro mais próxima estava fechada para obras.:sh)

Sim, ou porque o mar em frente ao resort tinha algas....

Pois, é desse tipo de comentários que me referia. Nos hotéis, então, a Malta queixa-se do Wi-Fi, de qualquer coisa da água da torneira, etc.

É um site que utilizo com bastante frequência tanto a nível pessoal como profissional. Sempre que marco um hotel / restaurante gosto de ir ver o feedback e normalmente não falha. Os rankings é que por vezes não são os mais certos. Só mais recentemente é que comecei a deixar algumas reviews passando a ser um utilizar mais activo.

Em termos profissionais uso diariamente [;)].

Uso no estrangeiro em situações em que e' complicado perguntar aos locais os melhores sítios.
A percepção das pessoas em relação 'a comida e' sempre subjectivo, principalmente quando são estrangeiros e nos seus países de origem a cozinha e' fraca.
Mas da' para ter uma ideia geral da qualidade do restaurante e serviço.
Em Portugal, da' para rir alguns restaurantes "de assinatura" ultra valorizados que não passam de restaurantes caros com comida mediana.

Uso muito tanto para extrair informação como para fazer reviews e responder a questões específicas em fóruns. Sou colaborador nível 6. Não tenho qualquer tipo de beneficio por isso. É das melhores coisinhas que a internet oferece e das que mais utilidade tem (pelo menos para mim).

Uma coisa que me intriga, é como será que estas aplicações gratuitas geram receitas?

- será que é de publicidade?

- os hoteis, restaurantes pagam para aparecer?

- os hoteis, restaurantes pagam para serem promovidos?

Eu uso, mas acho que é preciso filtrar muito. É comum termos comentários díspares sobre o mesmo restaurante, o que nos leva ao engano.

A Malta crítica coisas parvas, assim como elogia muito coisas banais.

Tens toda a razão, por vezes critica-se sem saber ou se conhecer o que estamos a criticar, dai eu optei por não por o meu restaurante nesse site, prefiro ter noutro que me permite defender com advogado caso seja uma avaliação de calúnia e falsidade, por parte da pessoa que está a fazer a avaliação, está escrito que o cliente é responsável pela sua liguagem ou comentário que não prove a verdade, judicialmente.

Tens toda a razão, por vezes critica-se sem saber ou se conhecer o que estamos a criticar, dai eu optei por não por o meu restaurante nesse site, prefiro ter noutro que me permite defender com advogado caso seja uma avaliação de calúnia e falsidade, por parte da pessoa que está a fazer a avaliação, está escrito que o cliente é responsável pela sua liguagem ou comentário que não prove a verdade, judicialmente.

Hum... se eu for ao teu restaurante e depois escrever no tal site que a tua comida é uma porcaria, levo com um processo em tribunal?

Uso regularmente nas minhas escolhas. Do mesmo modo, contribuo com as minhas opiniões.
Como em tudo na vida, é preciso ler com atenção os comentários e tomar uma decisão.
A decisão é sempre nossa e baseada em dados.

Hum... se eu for ao teu restaurante e depois escrever no tal site que a tua comida é uma porcaria, levo com um processo em tribunal?

Exacto, vês como sabes, e porquê? Cabe-te a ti justificar e provar o que dizes, senão podes mentir só por que te apetece, deves fundamentar e provar o que dizes, só nesse caso te safas.
Foi um do pontos que consta no contrato que tenho com o site, que representa a maioria dos restaurante no luxemburgo, eles propios me propuseram.
Aceito todo o tipo de crítica que me permita melhorar o que possa fazer-se mal, aos olhos do cliente caso tenha razão, mas não admito que utilizando sempre produtos frescos, que respeitam os controis do estado, e as normas comunitárias, que alguém venha dizer mal dos meus produtos, no meu site internet, tenho vídeo do meu trabalho, mostrando todos os produtos que utilizo, e tenho as fotos dos meus produtos expostos, a transparência e qualidade é a minha arma número um, e honestidade e o saber trabalhar os produtos respeitando as tradições e normas italianas, visto que é um restaurante italiano.

Aqui tens o que está escrito no site:

* Votre adresse email ne sera pas affiché
** En validant le formulaire je certifie que mon commentaire reflète ma propre expérience et mon opinion personnelle, que je ne suis en aucun cas lié(e) personnellement ou professionnellement à un établissement et que je n'ai reçu aucune compensation financière ou en nature pour la rédaction de cet avis.
De même, en cas de litige ( propos injurieux, racistes etc. ), vous serez tenu pour responsable du contenu que vous avez publié.
Votre adresse IP sera conservée en même temps que votre commentaire ( 83.99.6.244 )

Last edited:
MRF, não ponho em causa a qualidade do teu restaurante até porque nunca lá fui, mas a situação que descrevi era hipotética. Há gostos para tudo, em qualquer restaurante do Tripadvisor ou similar tens votos de Excelente e de Ruim, a comida que te agrada a ti a mim pode-me saber mal e eu achar que não tem qualidade, e o inverso também. Isso merece um processo em tribunal? Achas que ganhas uma coisa dessas? Como é que eu provo em tribunal uma opinião? Se eu disser que a tua comida não presta isso não é um facto, é apenas a minha opinião. E em tribunal só podes provar factos pois opiniões cada um tem a sua.

Para te ser sincero parece-me que isso foi a maneira que arranjaste de intimidar clientes que queiram ir lá deixar potenciais críticas negativas. Mas tu é que sabes, o tasco é teu.

Na maior parte das vezes,mais do que as opiniões,valho-me do TA para vêr as fotos do espaço e mesmo dos pratos.
Quem tiver um bocadinho de tacto já se consegue aperceber de muita coisa...
Claro que não é tudo.
E depois por vezes,como diz o ditado,é mais fácil descobrir um mentiroso do que um coxo.
Principalmente quando numa maioria quase absoluta de comentários bons ou muito bons,aparece alguém a dizer que o atendimento é "terrivel" ou que encontrou cabelos no prato.
Há dias estava a ler um comentário de alguém nesse sentido em determinado espaço,e na mesma localidade e práticamente há mesma hora a tecer outro comentário muito negativo.
Passado algum tempo tinha lá uma resposta ao seu comentário,do gerente de um dos espaços,a questionar tamanha coincidência.

Screenshot_2016_05_20_01_18_17.png

Screenshot_2016_05_20_01_18_30.png

Ai está uma provação, como clientes actuam de má fé, procurando denegrir uma casa, sem motivo válido, cada vez existem mais filhos da mãe, umas das coisas que tento fazer até aos dias de hoje, e que me tem custado muito, é fazer respeitar o horário de fecho do restaurante, se tiver clientes depois da hora, sou eu que fecho a casa, mas se alguém vier clientes e o horário de abertura chegou ao fim, não aceito mais pessoas.
Quem quer comer, venha no horário de abertura, nada mais.
É fácil ser cliente, e utilizar as redes sociais para criticar, ou por vezes falar mal sem fundamentos credíveis, mas passando essa pessoa a ser processado judicialmente por falta de provas, já pensa duas vezes, antes de tentar afundar uma casa.
Quando como num restaurante, quando vou uma oficina, quando vou a um super mercado, se tiver de dizer algo, é simples: chamo o responsável e falo com ele, nada mais, não preciso de me esconder detrás de um teclado para escrever mal, isso é cobardia em algumas situações sem fundamento, ( existe casos e casos )

Não digas baboseiras.

Qualquer cliente pode referenciar o teu restaurante e pode adioná-lo.

Se entras pela via judicial, não serás muito inteligente. A história da internet já mostrou que terias mais a perder.

Exacto, vês como sabes, e porquê? Cabe-te a ti justificar e provar o que dizes, senão podes mentir só por que te apetece, deves fundamentar e provar o que dizes, só nesse caso te safas.
Foi um do pontos que consta no contrato que tenho com o site, que representa a maioria dos restaurante no luxemburgo, eles propios me propuseram.
Aceito todo o tipo de crítica que me permita melhorar o que possa fazer-se mal, aos olhos do cliente caso tenha razão, mas não admito que utilizando sempre produtos frescos, que respeitam os controis do estado, e as normas comunitárias, que alguém venha dizer mal dos meus produtos, no meu site internet, tenho vídeo do meu trabalho, mostrando todos os produtos que utilizo, e tenho as fotos dos meus produtos expostos, a transparência e qualidade é a minha arma número um, e honestidade e o saber trabalhar os produtos respeitando as tradições e normas italianas, visto que é um restaurante italiano.

Aqui tens o que está escrito no site:

* Votre adresse email ne sera pas affiché
** En validant le formulaire je certifie que mon commentaire reflète ma propre expérience et mon opinion personnelle, que je ne suis en aucun cas lié(e) personnellement ou professionnellement à un établissement et que je n'ai reçu aucune compensation financière ou en nature pour la rédaction de cet avis.
De même, en cas de litige ( propos injurieux, racistes etc. ), vous serez tenu pour responsable du contenu que vous avez publié.
Votre adresse IP sera conservée en même temps que votre commentaire ( 83.99.6.244 )
Já pensaste que os produtos podem ser muito bons e frescos mas a confecção ser uma treta ou o serviço menos atencioso.

Eu não teria qualquer problema em dizer o que penso do teu restaurante.

Back