Tripadvisor - Quem Usa?

MRF, não ponho em causa a qualidade do teu restaurante até porque nunca lá fui, mas a situação que descrevi era hipotética. Há gostos para tudo, em qualquer restaurante do Tripadvisor ou similar tens votos de Excelente e de Ruim, a comida que te agrada a ti a mim pode-me saber mal e eu achar que não tem qualidade, e o inverso também. Isso merece um processo em tribunal? Achas que ganhas uma coisa dessas? Como é que eu provo em tribunal uma opinião? Se eu disser que a tua comida não presta isso não é um facto, é apenas a minha opinião. E em tribunal só podes provar factos pois opiniões cada um tem a sua.

Para te ser sincero parece-me que isso foi a maneira que arranjaste de intimidar clientes que queiram ir lá deixar potenciais críticas negativas. Mas tu é que sabes, o tasco é teu.
Ele não vai a lado nenhum com isso. Deve ter sido um directório pago que lhe meteu essa ideia e ficou com a sensação que estaria protegido de críticas negativas.

Na maior parte das vezes,mais do que as opiniões,valho-me do TA para vêr as fotos do espaço e mesmo dos pratos.
Quem tiver um bocadinho de tacto já se consegue aperceber de muita coisa...
Claro que não é tudo.
E depois por vezes,como diz o ditado,é mais fácil descobrir um mentiroso do que um coxo.
Principalmente quando numa maioria quase absoluta de comentários bons ou muito bons,aparece alguém a dizer que o atendimento é "terrivel" ou que encontrou cabelos no prato.
Há dias estava a ler um comentário de alguém nesse sentido em determinado espaço,e na mesma localidade e práticamente há mesma hora a tecer outro comentário muito negativo.
Passado algum tempo tinha lá uma resposta ao seu comentário,do gerente de um dos espaços,a questionar tamanha coincidência.
Isso também me acontece. Não faço as críticas na hora e às vezes faço duas ou três seguidas e ficam com horas aproximadas.

Ai está uma provação, como clientes actuam de má fé, procurando denegrir uma casa, sem motivo válido, cada vez existem mais filhos da mãe, umas das coisas que tento fazer até aos dias de hoje, e que me tem custado muito, é fazer respeitar o horário de fecho do restaurante, se tiver clientes depois da hora, sou eu que fecho a casa, mas se alguém vier clientes e o horário de abertura chegou ao fim, não aceito mais pessoas.
Quem quer comer, venha no horário de abertura, nada mais.
É fácil ser cliente, e utilizar as redes sociais para criticar, ou por vezes falar mal sem fundamentos credíveis, mas passando essa pessoa a ser processado judicialmente por falta de provas, já pensa duas vezes, antes de tentar afundar uma casa.
Quando como num restaurante, quando vou uma oficina, quando vou a um super mercado, se tiver de dizer algo, é simples: chamo o responsável e falo com ele, nada mais, não preciso de me esconder detrás de um teclado para escrever mal, isso é cobardia em algumas situações sem fundamento, ( existe casos e casos )
Mas qual falta de provas? Até o próprio administrador não negou que a pessoa terá lá ido no período de encerramento tentar almoçar. Agora também há castigo para quem diz a verdade?

E só para que saibas, conheço restaurantes que me atendem a qualquer hora, mesmo fechados e olha que não me conhecem de lado nenhum.

Essa situação só mostra que o restaurante cumpre os horários. Pode ser negativo para essa pessoa mas pode ser positivo para outros leitores.

Nisto das tecnologias é preciso é um pouco de noção e bom senso. Como disse e bem o sempreabrir, uma vista de olhos na média de comentários gerais, nas fotos, etc e fica-se com uma boa ideia. Depois não convém prestar demasiada atenção a extremismos positivos ou negativos porque podem ter uma origem duvidosa.

Faz-me lembrar aquela malta que se atira ao lago por causa do GPS. A ferramenta é boa mas convém um pouco de bom senso a usá-la.

As reviews sao um fenómeno engraçado. Não conhecemos os críticos de lado nenhum, mas de alguma forma confiamos neles.
E depois maioritariamente, as pessoas para se darem ao trabalho de escrever uma review, ou adoram ou detestam. O meio termo, e' so' para a malta que tem por habito escrever reviews.
Ha' muitas validações de fraude antes de uma review ser aprovada. Ate' ha empresas manhosas que so' servem para criar reviews fictícias. E' uma area engraçada.

Mas qual falta de provas? Até o próprio administrador não negou que a pessoa terá lá ido no período de encerramento tentar almoçar. Agora também há castigo para quem diz a verdade?

E só para que saibas, conheço restaurantes que me atendem a qualquer hora, mesmo fechados e olha que não me conhecem de lado nenhum.

Essa situação só mostra que o restaurante cumpre os horários. Pode ser negativo para essa pessoa mas pode ser positivo para outros leitores.

Tens um horário de abertura, terminou esse horário fechou, é a lei, não existe discussão, se deres boa comida e produtos de boa qualidade e bom serviço, as pessoas voltam sempre.
Ninguém é mais especial que ninguém, a vida é simples.
Todo o trabalhador que terminou o seu horário deve ter o seu descanso, não é um badamer...as que vem fora do horário de trabalho e se sente especial, que deve ser tratado como se fosse um ministro, quando terminas o teu trabalho e vais para casa, vão te lá buscar fim de 20 minutos para voltares porque ficou algo por fazer ou existe algo para fazeres?

Tens um horário de abertura, terminou esse horário fechou, é a lei, não existe discussão, se deres boa comida e produtos de boa qualidade e bom serviço, as pessoas voltam sempre.
Ninguém é mais especial que ninguém, a vida é simples.
Todo o trabalhador que terminou o seu horário deve ter o seu descanso, não é um badamer...as que vem fora do horário de trabalho e se sente especial, que deve ser tratado como se fosse um ministro, quando terminas o teu trabalho e vais para casa, vão te lá buscar fim de 20 minutos para voltares porque ficou algo por fazer ou existe algo para fazeres?

Não baralhes as situações. Ao fim de 1 minuto já tinham o restaurante arrumado e já estavam em casa? Provavelmente ainda tinham pessoas na sala de jantar.

E tudo tem a ver com a atitude. Se chego 1 minuto depois do encerramento, o restaurante está no direito de recusar o atendimento, mas por outro lado poderia escolher o meio termo. Isto é, muito provavelmente tendo já pessoas na sala, imagina que tinham entrado 5 minutos antes e pediram um prato que não é do dia e que demora 20 minutos a fazer. Bastava ao restaurante dizer que até poderiam atender, mas só poderiam servir os pratos do dia já prontos uma vez que a cozinha já estava encerrada para novos pratos. E sendo prato do dia, havia grande probabilidade das pessoas que chegaram atrasadas até comerem primeiro e sairem primeiro do quem lá estava dentro à espera de um prato à carta.

Como dizes, e bem, nem precisa de haver discussão, é o restaurante que fica a perder com a falta de jogo de cintura...

Essa questão do fecho é complexa num restaurante.

Numa casa que conheço bem já os vi fecharem a porta às 20H00. Era um dia de afluência anormal e já tinham gente dentro à espera de pé. Depois o dono do restaurante prefere manter a qualidade de serviço a desenrascar em cima do joelho. Se fosse outro era capaz de aproveitar para fazer caixa nem que tivesse de "dar um jeito" e quem perdia era a qualidade.

É uma área com as suas complexidades mas também dada a algum pato-bravismo. Há de tudo, mas no global temos melhorado bastante felizmente.

Já pensaste que os produtos podem ser muito bons e frescos mas a confecção ser uma treta ou o serviço menos atencioso.

Eu não teria qualquer problema em dizer o que penso do teu restaurante.

Exactamente como se a qualidade dos ingredientes fosse sinonimo da comida ser boa, é um factor importante, mas é apenas mais um factor...o serviço para mim também é dos factores de maior relevo quando vou comer fora, se a comida for boa e o serviço/atendimento for má, não ponho lá mais os pés.
Fui uma vez a um restaurante com preços bem acima da média, onde a comida foi bastante boa mas todos os empregados pareciam estagiários, não sabiam explicar os pratos, não sabiam os nomes dos peixes que estavam na montra, demasiada informalidade no tratamento, muita risada entre os empregados, erros na conta, ficaram riscados do mapa.

Tens toda a razão, por vezes critica-se sem saber ou se conhecer o que estamos a criticar, dai eu optei por não por o meu restaurante nesse site, prefiro ter noutro que me permite defender com advogado caso seja uma avaliação de calúnia e falsidade, por parte da pessoa que está a fazer a avaliação, está escrito que o cliente é responsável pela sua liguagem ou comentário que não prove a verdade, judicialmente.

Com todo o devido respeito, a tua atitude é no mínimo arrogante. Pelo teu jeito de escrever sobre o assunto já sei que nunca me sentiria bem no teu restaurante. Fizeste-me lembrar um casal que apareceu pelo kitchen's nightmare:

https://www.youtube.com/watch?v=pIMPqJrePUI

Provar em tribunal estas situações é virtualmente impossível.

Quanto ao tripadvisor, fornece-me pistas que me vão ajudar a decidir. ate hoje não tive problemas e só dei uma review negativa a um restaurante porque me senti enganado. Curiosamente não consultei o serviço antes de la ir.

Na minha opinião, e em casos com Tripadvisor ou Zomato, quem não está "na net" por ter receio de reviews inconvenientes, não sabe lidar com clientes, sejam eles físicos ou virtuais.

Hum... se eu for ao teu restaurante e depois escrever no tal site que a tua comida é uma porcaria, levo com um processo em tribunal?

Exacto, vês como sabes!

Então vamos por fazes, o site oficial dos restaurantes aqui,é o www.gastronomie.lu onde podes consultar e fazer a crítica construtiva, sem falsas demagógia, imagina: tens pessoas que te querem mal, escrevem o que querem e põem fotos falsas de produtos que não prestam, só para te baixar a nota do teu restaurante e mandar abaixo, neste caso, o site permite, disseres o que pensas, sem entrar no campo racista ou da difamação barata.
.
Já agora nunca precisei de processar clientes, e sempre colaborei nas ideias deles, no sentido de poder melhorar o meu trabalho, já levei críticas e pedi qual a solução que me dariam para esse caso em particular, aí pude constatar o que o cliente sabe ao nível da gastronomia.

Bom, já disse como funciono e pus o meu ponto de vista, as redes sociais são formidáveis, e fazem publicidade a uma velocidade vertiginosa, mas também podem destruir uma empresa, á base de calúnias e falsas declarações.

Na minha opinião, e em casos com Tripadvisor ou Zomato, quem não está "na net" por ter receio de reviews inconvenientes, não sabe lidar com clientes, sejam eles físicos ou virtuais.

Tenho quase a certeza que os donos dos estabelecimentos não podem apagar a sua pagina/perfil destas plataformas. Isso desvirtuava a lógica das reviews.

... é fazer respeitar o horário de fecho do restaurante, se tiver clientes depois da hora, sou eu que fecho a casa, mas se alguém vier clientes e o horário de abertura chegou ao fim, não aceito mais pessoas.
Quem quer comer, venha no horário de abertura, nada mais.

Muito sinceramente, ainda bem que te podes dar ao luxo de fechar a porta na cara de clientes após o horário de abertura..sobretudo na rigidez do mesmo (1 minuto depois não ser possível). É sinal que o teu negócio vai de vento em popa (e ainda bem acredita, garanto-te que não estou a ser irónico). Mas não sei será uma boa estratégia a longo prazo... senso comum diria eu.

Just my 2 cents anyway..

Tenho quase a certeza que os donos dos estabelecimentos não podem apagar a sua pagina/perfil destas plataformas. Isso desvirtuava a lógica das reviews.

Sim, tens razão, não me lembrava desse pormenor. Mas acho que quem não tem estômago para ler opiniões negativas e saber responder corretamente, não tem estofo para ter um um negócio aberto ao público. Todos nós temos dias maus e dias bons, é normal que, por vezes, surjam más reviews do serviço que prestamos, ainda por cima tendo em conta todas as variáveis que envolvem este tipo de serviço... seja o staff, o cozinheiro, o ambiente do estabelecimento, uma marcação que corre mal, uma fila de espera inesperada, n coisas. O estabelecimento até pode sair beneficiado ao saber lidar com as críticas negativas. Já vi várias más reviews a ser completamente "esmagadas" (no bom sentido) por uma excelente resposta do restaurante.

Em casos como o dessas apps, até é melhor o restaurante saber o que é dito e poder, de alguma forma, controlar respondendo, do que ignorar completamente a plataforma e as opiniões.

Muito sinceramente, ainda bem que te podes dar ao luxo de fechar a porta na cara de clientes após o horário de abertura..sobretudo na rigidez do mesmo (1 minuto depois não ser possível). É sinal que o teu negócio vai de vento em popa (e ainda bem acredita, garanto-te que não estou a ser irónico). Mas não sei será uma boa estratégia a longo prazo... senso comum diria eu.

Just my 2 cents anyway..

Faz 5 anos que estou aberto e cada ano trabalho mais, posso dizer a minha receita a todos sem problemas, aqui vai: humildade, transparência, exelente qualidade dos produtos, preços muito acessíveis, muita negociação com os fornecedores para ter a melhor qualidade ao melhor preço, da minha parte: muita dedicação e horas sem conta, nunca deixar nada por fazer, tira me uma certa qualidade de vida é verdade.
Tenho atualmente 5 restaurantes á minha volta, quando comecei não havia nenhum, e todos italianos, mas a minha casa já tem reputação que ganhou á custa de muito trabalho, recuso sempre que for depois do horário de trabalho, ontem e até hoje recusei, pus fora todos os clientes indesejáveis ao longo de 5 anos, limpei a casa de má influências.

Como referi tenho o site www. Gastronomie.lu e pago 120 euros ao mês, para gerirem a minha imagem no site, admito a crítica que me permita melhorar, todos os dias aprendemos coisas novas, e tenho clientes que tem as suas próprias pizzas e pratos que eles criaram ao longo deste anos, eu faço e sirvo com todo o gosto, afinal eles também tiveram ideias, mas crítico a crítica destrutiva com o sentido, de destruir e fazer mal ás pessoas que querem ganhar a vida com dignidade.

Só uso a/o Zomato, mas praticamente só para sushi que é o que como quando vou a restaurantes[:p].

Já utilizo à algum tempo mas só recentemente comecei a dar reviwes

Back