troca direta (mudanças)

define troca directa
sem embraiagem?
é possivel,mas é dificil e inutil, porque ao levantares o pé do acelerador vais ter de esperar de qualquer das maneiras que a rotaçao desca até ao ponto em que consegues engrenar a proxima (ou anterior). nao ganhas nada,pelo contrario, imagino que as trocas de relaçao demorem mais tempo.
só mesmo caso haja algum problema com a embraiagem...
quanto a possiveis problemas...epá, se souberes os pontos todos nao deve haver, mas se nao souberes e andares a tentar vais causar desgaste a mais. mas nao parte nada que nao se partisse de outro modo

Eu acho que ele se está a referir a trocas de mudança rápidas sem perder o embalo da aceleração...

Tambem compreendi isso, e tambem chamo trocas directas, ou seja, é fazer uma diagonal entre a 2ª e a 3ª (por exemplo) de modo a trocar de mudança o mais rapido possivel.

Depende do carro, no Qashqai isso é complicado e a caixa nao aceita bem, noto que a mudança é colocada de uma forma muito forçada, no geral nao da saude como é claro, estamos a forçar todo o conjunto incluindo a embraiagem e so deve ser feito numa conduçao desportiva que nada tem haver com uma conduçao normal em estrada.

Se for em caso de nao usar a embraiagem, depende, se sincronizar-mos a caixa com o motor e a mudança nao arranjar nem demonstrar dificuldade a entrar em principio nao afecta o funcionamento do sistema de transmissao, mas para isso é necessario meter a mudança devagar em ponto morto para a rotaçao descer e depois engrenar a mudança pretendida no ''momento certo'' para que tudo entre de forma normal.

eu com troco directa refiro-me mais propriamente a uma redução de 4 para 3, mas com o pé do acelerador a fundo, e reduzindo, sem utilizar a embraiagem, dá um pouco de mais disparo ao carro x)

oh não vou a esganar 4ª, so faço isso quando o carro começa a morrer, ou quero ultrapassar alguem... o motor nao vai a berrar xd

não faças isso que dás cabo da caixa!! no primeiro post ainda pensei que estavas a falar em duplas(como nos camiões),agora diretas sem embraiagem é meio caminho andado para partir aquilo tudo!!

Para tirar mudanças, ou por outras palavras desengatar determinada mudança e colocar em ponto morto (ex: ir em 3ª e meter em ponto morto) e em desaceleração é relativamente fácil, basta saber qual o ponto certo para fazê-lo sem carregar na embraiagem.

Agora meter mudanças sem carregar na embraiagem é estragar material.

Qual o sentido de fazer isso? É possível fazê-lo mas é preciso muita perícia e minúcia, pois cada carro tem a sua especificidade.

Mas na maior parte das vezes vai ter como consequência o "arranhar" dos carretos e inevitavelmente estes vão ficar moídos ou mesmo com os dentes partidos. Passado uns tempos bye bye caixa de velocidades.

Nao percebo qual a vantagem de nao usar a embraigem ... compra um carro automatico se calhar é melhor.

eu com troco directa refiro-me mais propriamente a uma redução de 4 para 3, mas com o pé do acelerador a fundo, e reduzindo, sem utilizar a embraiagem, dá um pouco de mais disparo ao carro x)

É bem!! [:D]

De facto nunca percebi para que é que são precisas as embraiagens.....engenheiros dum raio!!

Eu no tractor do meu pia (riam-se à vontade) consigo desengrenar sem carregar na embraiagem, bastante fácil até, e não noto qualquer lamento por parte da caixa, é uma manobra bastante suave. Agora, engrenar outra mudança sem embraiagem, é preciso ir à velocidade certa, aí ele engrena, mas um pouco forçado.

Troca directa? Mas que raio vem a ser isso?

Eu acho que um dia destes estás aqui a perguntar onde se arranja uma caixa de velocidades ou embraiagem novas. sinceramente não vejo nenhuma vantagem nisso.
Se queres trocar de velocidade mais rápido, treina muito em modo manual ou compra um carro com uma boa caixa automática.

Não percebo a parte da redução de 4ª para 3ª com o pé a fundo no acelerador e sem embraiagem, ou seja engrenando a mudança directamente.
Já tens carta?

É teoricamente possível, pois ao desengatar a 4.ª, mantendo o acelerador (teoricamente tens sempre que largar o acelerador por momentos para a mudança sair facilmente sem a embraiagem) pois as rotações vão subir, coisa necessária para engrenar a 3.ª, isto é, a embraiagem não faz mais do que acertar a rotação da transmissão com o motor, mas na verdade não é necessária para trocar mudanças em andamento.

É muito fácil, sem aranhar, nudar de 2.ª para 3.ª, por exemplo!

Back